Discipinas Interdepartamentais de Ciências Biológicas da FMRP
Fornecer as bases para o entendimento dos componentes e das interações moleculares que governam a fisiologia celular, tecidual e do desenvolvimento do organismo. Ao final da disciplina o estudante deverá ser capaz de: - Entender as reações bioquímicas envolvidas no metabolismo de organismos vivos, assim como ter habilidade para entender outros processos, envolvendo proteínas e outras macromoléculas estudadas neste curso. - Compreender a organização do genoma eucarioto e procarioto, bem como os processos de replicação, transcrição, tradução e regulação da expressão gênica. - Compreender as bases da tecnologia do DNA recombinante e da engenharia genética. - Compreender os fundamentos da herança genética, da fonte de variabilidade genética, e os mecanismos moleculares das doenças genéticas. - Entender a composição e as diferentes funções exercidas pelas organelas celulares. - Compreender a estrutura e função do citoesqueleto, o transporte intracelular, as estratégias gerais de comunicação célula-célula, célula-matriz e as diversas vias de transdução do sinal intracelular. - Entender os mecanismos que regulam o crescimento, proliferação e morte celular, o conceito de célula tronco e entender os mecanismos moleculares pelos quais as células adquirem sua especificidade morfológica e funcional. - Compreender os princípios para integração de informações e redes em biologia.
Fornecer ferramental/meio para delineamento e modelagem formal de experimentos. Ao término do curso, o estudante deve ser capaz de: - Modelar problemas biológicos de forma matemática e conduzir experimentos e análises quantitativas de uma série destes. Mais do que o domínio de conteúdo específico, a competência principal a ser adquirida é o domínio da forma peculiar de interrogar a Biologia que as áreas ditas de Exatas oferecem, criando assim uma ponte em termos de linguagem e idéias, entre os profissionais/literatura daquelas áreas e o biocientista.
- Capacitar o estudante a executar métodos e abordagens experimentais empregadas para a solução de problemas biológicos. - Fornecer ao estudante os fundamentos dos métodos analíticos utilizados em laboratórios de pesquisa. - Permitir ao estudante o desenvolvimento das práticas laboratoriais embasadas nos fundamentos da metodologia. - Aplicar os conceitos de precisão, exatidão e reprodutibilidade nos trabalhos de laboratório.