Programação

  • Prof.ª Dr.ª Aylene Bousquat

    Graduada em Medicina pela UFRJ, Mestrado e Doutorado no Departamento de Medicina Preventiva da USP, bolsista de produtividade do CNPq. Atualmente sou Professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP. Estudo políticas de saúde, minhas linhas de pesquisa são: "Espaço, Regiões e Redes" e "Sistemas de Saúde e Atenção Primária". Na primeira exploro as potencialidades de incorporar o espaço como categoria de análise no estudo das políticas de saúde. Desta perspectiva analiso a inter-relação entre saúde, espaço e organização territorial, com destaque para os processos de regionalização e a conformação das Redes de Assistência à Saúde. Na segunda, os objetivos são os de identificar e discutir os modelos de gestão de sistemas e serviços de saúde tendo como norte a universalidade e o de aprofundar as análises sobre a Atenção Primária à Saúde, seus constrangimentos e potencialidades para se configurar como prática estruturante dos sistemas de saúde. Participei(o) de 30 projetos de pesquisa, sendo que em 16 fui coordenadora ou coordenadora-adjunta. Sou Editora associada da Revista Interface e da Revista Ciência e Saúde Coletiva, na área de Políticas de Saúde.

    Currículo Lattes

                                              

                                              

                                              Paulo Mota

    Doutor pelo Programa de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor substituto do curso de Fisioterapia do Depto de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da faculdade de Medicina da USP, nas disciplinas de Fisioterapia em Atenção Primária à Saúde e Políticas Públicas em Saúde. Participante da Unidade Gestora da Pesquisa "Política, Planejamento e Gestão das Regiões e Redes de Atenção à Saúde no Brasil" desde 2014. Integrante da Unidade Gestora da Pesquisa " Gestão Regional e Redes em São Paulo". Mestre em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, sendo bolsista FAPESP. Graduado em Fisioterapia pela USP. Representante discente junto a Comissão coordenadora de Programa de pós graduação em Medicina Preventiva FMUSP (2013-2014).



                                              

                                             Simone Schenkman


    Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), residência em Medicina Preventiva e Social (1996) e mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Planejamento em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos ecológicos e de prevalência, mapeamento estratégico e contratos de gestão, agenda regulatória e boas práticas regulatórias.




                                                       


                                          Aline Kumow

                                                                                                                        

    Sanitarista formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) (2015-2020) e também Mestranda no Programa de Pós Graduação em Saúde Pública (PPG-SP) com ênfase em Epidemiologia e Sistemas de Informação em Saúde pela FSP-USP. Atualmente é Analista de Informações em Saúde no projeto Regionalização PROADI-SUS junto ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) discutindo temas como Redes de Atenção à Saúde, Avaliação em Saúde e Planejamento. Atuou como Pesquisadora Assistente no Projeto Coorte Qualiaids-BR na Fundação Faculdade de Medicina (FFM) entre 2020-2021. Estagiou na Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) da Secretária Municipal de São Paulo junto ao Sistema de Nascidos Vivos (SINASC) e produziu o boletim Epidemiológico "Nascer no município de São Paulo: um retrato dos partos não hospitalares"; e na Secretária de Saúde de Santo André junto a equipe de Apoio Institucional. Ademais, realizou, entre 2019 e 2020, intercâmbio acadêmico na Universidade de Copenhagen (Dinamarca), tendo ganhado bolsa de mérito por excelência acadêmica.