Section outline
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Queridos alunos, alunas e alunes, lhes damos boas-vindas à disciplina Gestão da Atenção à Saúde - HSP0160.
Objetivos da disciplina
Apresentar e discutir elementos da gestão e planejamento em saúde, tendo a produção do cuidado como referência, para possibilitar a compreensão da gestão pública do SUS nas três esferas de governo e nos vários serviços de saúde.
Avaliação
Participação em aula e seminários em grupos.
Horário
Os encontros acontecerão das 14h às 18h, na sala Borges Vieira.
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Leitura obrigatória
MEHRY, Emerson Elias; FEUERWEKER, Laura Camargo Macruz; SANTOS, Mara Lisiane de Moraes; BERTUSSI, Debora Cristina; BADUY, Rossana Staevie. Rede Básica, campo de forças e micropolítica: implicações para a gestão e cuidado em saúde. Saúde em Debate, v. 43, n. esp. 6, p 4-9, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042019S606
Leitura complementar
BADUY, R.S.; KULPA, S.; TALLEMBERG, C. A. A.; SEIXAS, C. T.; CRUZ, K. T.; SLOMP JUNIOR, H.; LOPES, C. V. A. “Mas ele não adere!” – o desafio de acolher o outro que é complexo para mim. In: MERHY, Emerson Elias et al. (Org.). Avaliação compartilhada do cuidado em saúde: surpreendendo o instituído nas redes. Rio de Janeiro: Hexis, 2016. Vol. 1, p. 220-227. Disponível online: https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Livro-Politicas-e-Cuidados-em-Saude-Livro-1-%E2%80%93-Avaliacao-Compartilhada-do-Cuidado-em-Saude-Surpreendendo-o-Instituido-nas-Redes.pdf -
Leitura obrigatória
BERTUSSI, Débora; FEUERWERKER, Laura; LOUVISON, Marília. A “regulação a quente” e a “atenção especializada viva” como dispositivos de compartilhamento do cuidado em saúde. In: Avaliação compartilhada do cuidado em saúde: surpreendendo o instituído nas redes / organização MERHY, Emerson Elias. et. al. (Orgs.). Rio de Janeiro: Hexis, 2016. p. 357-360. Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/colecao-micropolitica-do-trabalho-e-o-cuidado-em-saude/politicas-e-cuidados-em-saude-livro-1-avaliacao-compartilhada-do-cuidado-em-saude-surpreendendo-o-instituido-nas-redes
Leitura complementar
PASSOS, José Eduardo Fogolin; ROCHA, Luciana Moraes; VASCONCELOS, Leda Lucia Couto de. Estratégia de cuidado na atenção especializada ambulatorial: qualificação e ampliação do acesso. Divulgação em Saúde para Debate, v. 51, p.121 a 128, 2014. Disponível em: http://cebes.org.br/site/wp-content/uploads/2014/12/Divulgacao-51.pdf
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Leitura obrigatória
FEUERWERKER, Laura C. M.; MERHY, Emerson Elias. A contribuição da atenção domiciliar para a configuração de redes substitutivas de saúde: desinstitucionalização e transformação de práticas. Revista Panamericana de Salud Publica, v. 24, n. 3, p. 180-188, 2008. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/rpsp/v24n3/a04v24n3.pdf
Leitura complementar
SIQUEIRA, P.M.; FEUERWERKER, L.C.M. Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência como dispositivo de trabalho em rede – para além dos serviços e próximos da vida. In: BERTUSSI, D.C. et al. (Org.). O CER que precisa ser: os desafios de ser rede viva com o outro. Porto Alegre: Rede Unida, 2021. Série Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde. Vol. 14. p. 138-153. (Disponibilizado no moodle)
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Leitura obrigatória
CECILIO, Luís Carlos de Oliveira; MEHRY, Emerson Elias. A integralidade do cuidado como eixo da gestão hospitalar. In: PINHEIRO, Roseni; MATTOS, Ruben Araujo de (Org.). Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro: IMS/Uerj, Abrasco, 2007. p.199-212. Disponível em: https://lappis.org.br/site/wp-content/uploads/2017/12/Constru%C3%A7%C3%A3o-da-Integralidade-cotidiano-saberes-e-pr%C3%A1tica-em-sa%C3%BAde.pdf
Leitura complementar
JORGE, Alzira de Oliveira et al. Entendendo os desafios para a implementação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Brasil: uma análise crítica. Divulgação em Saúde para Debate, n. 52: Redes de Atenção à Saúde – Construindo o Cuidado Integral, p. 125-145, 2014. Disponível em: http://cebes.org.br/site/wp-content/uploads/2014/12/Divulgacao-52.pdf -
Leitura obrigatória
SOUZA, Tadeu de Paula; CARVALHO, Sérgio Resende. Apoio territorial e equipe multirreferencial: cartografias do encontro entre o apoio institucional e a redução de danos nas ruas e redes de Campinas, SP, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 18, suppl 1, p. 945-956, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0518
Leitura complementar
ALMEIDA, José Miguel Caldas de. Política de saúde mental no Brasil: o que está em jogo nas mudanças em curso. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n. 11, e00129519, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00129519
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Leitura obrigatórias:
CECILIO, Luiz Carlos Oliveira. Modelos tecnoassistenciais em saúde: da pirâmide ao círculo, uma possibilidade a ser explorada. Cadernos de Saúde Pública, v. 13, n. 3, p. 469-478, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1997000300022
Leitura complementar:
Capítulo 9. Rede de atenção à saúde e organização do cuidado no território. In: CONASEMS COSEMS-RJ, LAPPIS/IMS/UERJ. Manual do(a) Gestor(a) Municipal do SUS: “Diálogos no Cotidiano”. Rio de Janeiro: CEPESC/IMS/UERJ. 2.ed. Rio de Janeiro: CEPESC, 2019. p. 200-238. Disponível em: https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2019/07/manual_do_gestor_F02_tela.pdf
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Leitura obrigatórias:
MERHY, Emerson Elias; FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz. Educação Permanente em Saúde: educação, saúde, gestão e produção do cuidado. In: MANDARINO, A.C.S. et al. (Org.) Informar e educar em saúde: análises e experiências. Salvador, BA: Edufba, Fiocruz; 2014. p. 9-26. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4448009/mod_resource/content/1/TRABALHO2.pdf
Leitura complementar:
LOZEKAM, C.; SIQUEIRA, P.M.; FEUERWERKER, L.C.M. A. construção viva de uma equipe cuidadora no CER II de São Mateus In: BERTUSSI, D.C. et al. (Org.). O CER que precisa ser: os desafios de ser rede viva com o outro. Porto Alegre: Rede Unida, 2021. Série Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde. Vol. 14. p. 154-160. (Disponibilizado no moodle)
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Leitura obrigatória
GALAVOTE, Heletícia Scabelo et al. A gestão do trabalho na estratégia saúde da família: (des)potencialidades no cotidiano do trabalho em saúde. Saúde e Sociedade, v. 25, n. 4, pp. 988-1002, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902016158633
Leitura complementar
FEUERWERKER, Laura. Micropolítica do trabalho e o cuidado em saúde. In: FEUERWERKER, Laura. Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação. Porto Alegre: Rede Unida, 2014. pp. 35-62. Disponível em: http://historico.redeunida.org.br/editora/biblioteca-digital/colecao-micropolitica-do-trabalho-e-o-cuidado-em-saude/micropolitica-e-saude-pdf/view
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Leitura obrigatória
Informação, planejamento e gestão como ferramentas para a educação permanente em saúde. In: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde : unidades de aprendizagem – análise do contexto da gestão e das práticas de saúde. Brasil. Ministério da Saúde. Rio de Janeiro, FIOCRUZ. 2005. Pp 145-161. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/curso_facilitadores_analise.pdf
Leitura complementar
Capítulo 3. Planejando o SUS no Município. In: Manual do(a) Gestor(a) Municipal do SUS: “Diálogos no Cotidiano” / CONASEMS COSEMS-RJ, LAPPIS/IMS/UERJ – Rio de Janeiro : CEPESC/IMS/UERJ, organizadores. – 2.ed. revisada, ampliada. – Rio de Janeiro: CEPESQ, 2019. https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2021/02/manual_do_gestor_2021_F02-1.pdf -
Leitura obrigatória
EPS em Movimento. Novos dispositivos de gestão: construindo o apoio e a função apoiadora em nós. (Disponibilizado no moodle).
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Apresentação de seminários G1 e G2
GRUPO 01tema: HIV-AIDScomposição: Camila F; Gabriela C; Isadora P; Kawni R; Fernanda LGRUPO 02tema: doenças rarascomposição: Helena Mega; Júlia Moraes; Letícia Godoi; Rosee; Silvia Letícia; Sonia -
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GRUPO 03
tema: Saúde Indígenacomposição: Rosangela; Matheus; Rafael Franca; Letícia Silva; Mariana Leão; Fernanda P; Fernanda NGRUPO 04tema: Oncologia infantilcomposição: Beatriz C.; Beatriz S.; Maria Clara; Rafaela C.
Avaliação final e encerramento da disciplina