Oferecer ao aluno informações sobre morfologia, biologia e classificação para o reconhecimento básico dos grandes grupos de artrópodes, com ênfase naqueles que participam na epidemiologia das doenças, tanto como agentes, vetores mecânicos ou vetores biológicos.
Capacitar os alunos para identificar os gêneros e espécies de Culicidae, com ênfase em espécies de vetores que participam da dinâmica de transmissão de patógenos que podem causar doenças em humanos, em especial a malária, arboviroses e filarioses. Além disso, será dado foco em espécies que se tornam pragas e causam desconforto para os seres humanos. Fornecer informações e discutir a ecologia das espécies e aspectos da epidemiologia dessas doenças.
Possibilitar a compreensão dos processos e ações que, em diferentes sociedades, levam à formulação e implementação de políticas públicas e os modos como estas impactam os níveis de saúde-doença em populações. Para isto, abordam-se os diferentes tipos de necessidades em saúde e as ações, individuais e coletivas que, intra e extra-setor saúde são desenvolvidas para lidar com essas necessidades, enfatizando-se as implicações teóricas e práticas dos conceitos de direito à saúde, integralidade em saúde, intersetorialidade, participação social e gestão participativa. Além disso, serão enfatizados temas relacionados com as modalidades de gestão pública de serviços e sistemas de saúde, os aspectos econômicos relacionados com a vigilância da saúde, bem como a importância da ciência e tecnologia para as práticas de vigilância em saúde e os processos de trabalho no setor, no contexto do capitalismo contemporâneo.
Conhecer conceitos sobre os inter-relacionamentos dos seres vivos na biosfera. Entender as interrelações entre os determinantes físicos, biológicos, socioeconômicos e suas consequências para a saúde e bemestar das pessoas. Parte-se do princípio de que a própria sociedade constitui fenômeno ecológico, embora de evolução, predominantemente, cultural. Nesse sentido, a problemática da saúde pública está intimamente relacionada aos aspectos ecológicos resultantes das interações do homem com o ambiente físico, biológico e socioeconômicos. As modificações resultantes propiciam o fenômeno da domiciliação de organismos e do artificialismo cada vez maior da vida humana. Daí a origem de novas necessidades, cada vez em maior número, e sua implicação com a qualidade de vida e bem-estar
Fornecer elementos básicos a respeito da investigação científica, segundo fundamentos da teoria e da construção do processo científico no campo da epidemiologia e entomologia.
Facilitar ao aluno o uso e acesso às bases de dados de interesse para a área de Entomologia, informar sobre as normas de referência e citações no texto e instruir sobre a estrutura dos textos acadêmicos e artigos científicos.
Oferecer aos alunos conhecimentos básicos do método epidemiológico, com ênfase na epidemiologia descritiva, de forma a familiarizá-los com a caracterização e quantificação de agravos à saúde.
Fornecer fundamentos da teoria estatística aplicada na descrição e na tomada de decisão em entomologia; capacitar o aluno a identificar métodos de análise e a aplicar o desenho estatístico adequado à área de entomologia
Propiciar ao aluno oportunidade para a identificação de grupos de artrópodes vetores das endemias: Oncocercose, Peste, Rickettsioses e Scabiose, bem como de outros grupos que atuam como vetores mecânicos de agravos ao homem: Dipteras e Dictyoptera (baratas) ou como agentes etiológicos de dermatites, intoxições e miíases e ministrar informações sobre a bio-ecologia desses artrópodes e epidemiologia dos agravos e de dos principais de insetos de importância forense.
Propiciar aos alunos informações sobre fundamentos da vigilância de populações de artrópode que atuam como vetores biológicos. Apresentar e discutir os indicadores e metodologias empregadas na vigilância. Realizar discussão conceitual atualizada sobre o controle integrado de artrópodes. Com base nas reflexões sobre o passado e diante das inovações tecnológicas que têm surgido recentemente, procura-se instigar o aluno a uma visão crítica, dos processos e das políticas que permeiam essa esfera. Nesse contexto, levando-se em consideração os aspectos bio-ecológicos dos organismos alvos, a disciplina segue rota abordando os principais problemas de saúde pública e respectivas estratégias de monitoramento ou controle seletivo de seus vetores