Topic outline
-
-
Aqui vocês podem enviar os trabalhos completos dos grupos, de preferência em formato pdf.
O prazo para envio é até o dia 18 de maio de 2022.
-
AULA - Avaliação de sistemas e serviços de saúde
Professora Marília Louvison
Sala: José Maria Gomes
- Apresentação da disciplina
- Introdução à avaliação em saúde
- Divisão de grupos, e respectivos professores apoiadores, para elaboração do trabalho final da disciplina (elaborar um projeto de avaliação de sistemas ou serviços de saúde)
🙂 Atividade prévia: Assistir o vídeo avaliação em saúde. Oswaldo Tanaka:
Leitura obrigatória:
- Tanaka, Oswaldo Y. Avaliação de Programas de Saúde do Adolescente: Um Modo de Fazer/ Oswaldo Y. Tanaka, Cristina Melo. – 1. ed., 1. reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.
- Tanaka, O. Y., Ribeiro, E. L., & Almeida, C. A. L. de. (2017). Avaliação em saúde: contribuições para incorporação no cotidiano. Rio de Janeiro: Atheneu. Capítulo 1.
Questões disparadoras da aula:
- Quais são os principais conceitos em avaliação em saúde abordados no livro?
- Como estes conceitos estão articulados com o aprendizado acumulado durante a sua formação como sanitarista?
-
AULA - Avaliação de políticas públicas
Sala: Borges Vieira
Professor Paulo Frazão
- O conceito ampliado de saúde e o controle dos riscos e das causas
- Política pública: tradições, definições e domínios
- O contexto, as ideias e os atores
- Dinâmica da política pública: continuidade/descontinuidade; ampliação/redução; construção/desconstrução
- O caso do controle do tabaco no Brasil
Texto de apoio:
Portes, Leonardo Henriques, Machado, Cristiani Vieira e Turci, Silvana Rubano BarrettoTrajetória da política de controle do tabaco no Brasil de 1986 a 2016. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2018, v. 34, n. 2 [Acessado 6 Março 2022] , e00017317. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311X00017317>. Epub 19 Fev 2018. ISSN 1678-4464. https://doi.org/10.1590/0102-311X00017317.
-
AULA - Avaliação da Atenção Básica
Sala: José Maria Gomes
Professora Aylene Bousquat
- Trajetória da avaliação da APS no Brasil
- Atributos da APS
- PMAQAB
Leitura obrigatória:
Bousquat, AEM; Lima, JG; Mota, PHS; Fausto, MCR. Cap. 9 Avaliação da Atenção Primária à Saúde.
-
AULA 3 – Planejamento dos projetos para seminários
- Primeira discussão dos grupos entre os alunos e professores para definir os projetos de avaliação em saúde
Sala: Grupo 1 - Atividade de campo conforme combinado com a professora Laura.
Grupo 2 - Atividade com a professora Marília na sala de reuniões do departamento de Política, Gestão e Saúde das 15h as 17h.
Grupo 3 - Atividade com o professor Paulo na sala Walter Belda das 14:30h as 16h. -
Aula - O que a avaliação de políticas públicas intersetoriais poderia ampliar o saber e a prática do(a) sanitarista?
Sala: aula online via Google MeetDas 10h as 12h
Link da videochamada: https://meet.google.com/rpc-taub-xhu
Professor Marco Akerman
Olá Pessoal
Para quem não cursou minha disciplina de Promoção da Saúde no ano passado, ou não teve tempo de ver/ler o material oferecido siga esse roteiro, abaixo, de 1 a 4:
1. Assistir a videoaula sobre "INTERSETORIALIDADE" que ministrei em um Seminário da FSP. Ver link ;
2. Levantar e anotar os assuntos da videoaula que mais te chamaram a sua atenção em relação a sua futura prática profissional;
3. Ler esses dois artigos: (1) https://
politica.estadao.com.br/blogs/ ; (2) https://www.scielo.br/pdf/gestao-politica-e-sociedade/ so-a-saude-resolve-a-urgencia- de-acoes-intersetoriais-na- crise-do-covid-19 csc/v19n11/1413-8123-csc-19- ;11-4291.pdf 4. Levantar e anotar os temas dos dois textos que te parecem relevantes para a avaliação da gestão intersetorial de políticas públicas.
E para todos os participantes da Disciplina, e, especificamente, com relação à aula de hoje, IMPRESCINDÍVEL, ler “Avaliação de Políticas intersetoriais” e indique que elementos poderiam ser levantados para evidenciar que o arranjo intersetorial proposto pelo município em questão pode fazer mais e melhor do que se fazia antes de modo setorial. Esse artigo desse link apoia essa discussão: https://www.scielo.
br/scielo.php?pid=S1413- 81232009000300021&script=sci_ abstract&tlng=pt E ler também sobre avaliação participativa – PDF está no Moodle da minha aula.
Para complementar a leitura
1. Avaliação dos Recursos Intersetoriais na composição de redes para o cuidado ao usuário de crack https://www.scielo.br/pdf/ean/
v21n4/pt_1414-8145-ean-2177- 9465-EAN-2017-0149.pdf 2. A intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: avaliação do processo político-gerencial e das práticas de trabalho https://www.scielosp.
org/pdf/csc/2017.v22n6/1781- 1790/pt Como Marília trabalhou com vocês na aula passada é muito importante formular perguntas avaliativas!
Para a avaliação em intersetorialidade é da mesma forma.
Tomando como referência a aula passada da Profa. Marília e o texto sugerido para leitura "Avaliação de iniciativas e programas intersetoriais em saúde: desafios e aprendizados", que perguntas avaliativas vocês sugeririam para a temática da aula de hoje, considerando, por exemplo, um Projeto Intersetorial para a volta às aulas que foi o tema do grupo que orientei no ano passado?
Obrigado!
Abraços.
Marco
-
AULA - Planejamento dos projetos para seminários
- Encontro dos alunos dos grupos para discussão e desenvolvimento dos projetos de avaliação em saúde.
Agenda disponível com a monitora para uso da sala de informática e apoio no levantamento de dados e tabnet.
Local: Sala de informática no subsolo.
-
Aula - Avaliação de políticas de cuidado e trabalho em saúde
Sala: Vídeo aula assíncrona
Professora Laura Feuerwerker
Fala disparadora da aula: "Para transformar, avaliação precisa fazer sentido para os envolvidos no processo em questão. Como avaliar depende das perguntas que queremos responder!"
- Avaliação em políticas e na gestão em saúde numa perspectiva cartográfica
- Construção compartilhada para favorecer mudanças
- Análises de políticas
- Dispositivos/ estratégias/apostas de uma política
- Processo de trabalho em saúde
Leitura obrigatória:Pensando avaliação em Políticas e na Gestão em Saúde numa perspectiva cartográfica - construção compartilhada que favorece a mudança. In: Tanaka, Oswaldo Yoshimi; Ribeiro, Edith Lauridsen; Almeida, Cristiane Andrea Locatelli. (Org.). Avaliação em saúde: contribuições para incorporação no cotidiano. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2017, v. 1, p. 29-36
-
AULA - Levantamento de dados e campo dos projetos para seminários
- Encontro dos alunos dos grupos para discussão e desenvolvimento dos projetos de avaliação em saúde.
- Agenda disponível com a monitora para uso da sala de informática e apoio no levantamento de dados e tabnet
Grupos 1 e 2: atividades em campo
Grupo 3: encontro presencial na sala Edmundo Juarez das 14h as 17h com professor Paulo Frazão -
Aula - Avaliação de redes de atenção
Sala: não haverá aula presencial, será disponibilizado o período para as atividades dos projetos de avaliação, em auto gestão ou com os professores supervisores.
Professora Marília Louvison
- Avaliação das redes de atenção à saúde no SUS
- Condição traçadora
- Avaliação da atenção hospitalar
- Avaliação de tecnologias em saúde
- Uma experiência de avaliação - Daiane Sousa Melo. "Análise de implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil".
Leitura obrigatória
1 - Louvison, MCP. Avaliação das Redes Regionais de Atenção à Saúde no SUS. in Tanaka, OY; Ribeiro, EL; Almeida, CAL. Avaliação em Saúde. Contribuições para Incorporação no Cotidiano. Atheneum. 1ed; Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5360027/mod_resource/content/1/Cap%C3%ADtulo%2011.pdf
2 - Chaves, LDP; et al. Condições sobre a Condição Traçadora. in Tanaka, OY; Ribeiro, EL; Almeida, CAL. Avaliação em Saúde. Contribuições para Incorporação no Cotidiano. Atheneum. 1ed; Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5360033/mod_resource/content/1/Cap%C3%ADtulo%2013.pdf
-
AULA - Discussão dos resultados dos projetos para seminários
- Segundo encontro presencial dos grupos com os professores apoiadores para discussão e desenvolvimento dos projetos de avaliação em saúde.
Encontro as 14:00h
Local:Grupo 1 - Profa. Laura, sala Pedro Egydio (1º andar)Grupo 2 - Profa. Marília, sala Fernando A. Guimarães (1º andar)Grupo 3 - Prof. Paulo Frazão, sala Diógenes Augusto Certain (térreo) -
AULA - Seminários de apresentação dos projetos
- Sala José Maria Gomes- Apresentação dos projetos dos grupos 1, 2 e 3
- Avaliação
- Encerramento da disciplina