Programação
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Turma 11 - Escolha de Grupos Escolha um grupo
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Turma 12 - Escolha de Grupos Escolha um grupo
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Turma 21 - Escolha de Grupos Escolha um grupo
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Turma 22 - Escolha de Grupos Escolha um grupoAs atividades serão realizadas em grupos de 2 ou 3 alunos.
Os grupos deverão permanecer inalterados por todo semestre.
As notas dos trabalhos serão atribuídas aos integrantes dos grupos.
Todos os alunos deverão escolher um grupo.
Na entrega dos trabalhos, basta que um integrante do grupo faça o envio do arquivo. Recomendo que os demais verifiquem se o arquivo correto foi realmente enviado. -
Para ingressar na sala virtual bastará ao aluno ativar o endereço eletrônico abaixo:
https://meet.google.com/mdv-njbw-imf -
Aproveito a oportunidade para apresentar as regras gerais que nortearão nossa disciplina durante este semestre.
Regra 1. Todos os alunos deverão instalar em seus computadores pessoais a ferramenta Scilab, disponível em https://www.scilab.org/download/6.1.0.
Regra 2. A cada aula, os alunos encontrarão no ambiente virtual uma apostila onde se apresentam as tarefas laboratoriais a serem realizadas.
Regra 3. Os alunos deverão se organizar em grupos de 2 ou, no máximo, 3 estudantes.
Regra 4. Uma vez constituídos, não serão permitidas alterações na composição dos grupos.
Regra 5. Os alunos deverão ler atentamente essas apostilas e, sempre que tiverem dúvidas, procurar esclarecê-las com o professor.
Regra 6. Ao final da aula, cada grupo receberá uma avaliação, associada ao número de tarefas corretamente concluídas. O conjunto dessas avaliações irá compor uma nota C.
Regra 7. As tarefas remanescentes propostas na apostila deverão ser concluídas após a aula, em horários da conveniência dos diversos grupos de alunos.
Regra 8. Mediante a elaboração de relatórios técnicos, cada grupo apresentará e discutirá os resultados obtidos, devendo entregá-los até a data-limite estabelecida durante a respectiva aula. O conjunto desses relatórios irá compor uma nota R.
Regra 9. No dia 10 de dezembro será realizada uma prova versando sobre todo o conteúdo do curso. Essa prova, de caráter individual, e intermediada pelo sistema e-disciplinas, receberá uma nota P.
Regra 10. Os alunos que não fizerem a prova do dia 10 de dezembro, deverão fazer a prova substitutiva no dia 17 de dezembro.
Regra 11. A nota final é obtida pela fórmula
N1=C x 0,3 + R x 0,4 + P x 0,3
Regra 12: O aluno estará aprovado em primeira avaliação caso tenha, ao menos, 70% de presença em aulas e média da primeira avaliação N1>=5.
Regra 13: O aluno estará reprovado se tiver menos do que 70% de presença em aula ou se sua média da primeira avaliação for N1<3,0.
Regra 14: O aluno poderá fazer a prova de recuperação, em data a ser definida oportunamente, caso tenha comparecido ao menos em 70% das aulas e obtido média N1 tal que 3,0<= N1 <=5,0.
Regra 15: A nota da segunda avaliação é dada pela fórmula:
N2 = 0,5 x N1 + 0,5 x PR,
onde PR é a nota da prova de recuperação.
Regra 16: O aluno estará aprovado em segunda avaliação se N2>=5,0 e reprovado em caso contrário.
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Prof. Dr. Walter Ponge-Ferreira
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Prof. Ponge
Equações diferenciais ordinárias. Solução algébrica e por integração numérica. Problema do valor inicial.
Métodos de integração numérica, Euler, Heun, Runge-Kutta.
Diagrama de blocos para representar a dinâmica do sistema.
Modelagem e simulação de crescimento exponencial e logístico.
Implementação em Scilab, Octave e MODELICA.
Serão utilizados o Scilab, GNU Octave e OpenModelica. Favor providenciar a instalação.
- https://www.gnu.org/software/octave/
- https://www.scilab.org/
- https://openmodelica.org/
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Solução do problema de valor inicial para o crescimento exponencial e logístico.
Utilização e implantação de métodos de integração numérica de sistemas em tempo contínuo.
Cada grupo deverá solucionar as questões propostas e elaborar um relatório com a solução apresentada. Deverão ser apresentados os algoritmos / códigos utilizados, os resultados gráficos, a análise e interpretação dos resultados.
O relatório deverá ser enviado por um único integrante do grupo em um único arquivo em formato PDF com a seguite designação: <<E1TxxGyy2020.pdf>>, onde "xx" deverá ser o número da turma (11, 12, 21 ou 22) e "yy" o número do grupo.
A entrega deverá ser realizada exclusivamente através desse campo do Moodle. Trabalhos em outros formatos, atrasados ou enviados por outros meios não serão considerados.
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Dados oficiais sobre a evolução da pandemia da Covid-19 no Brasil para serem utilizados no exercício E1.
O arquivo atualizado também está disponíveis no site https://covid.saude.gov.br/
Os dados serão utilizados apenas com finalidade didática, não sendo feita qualquer avaliação ou consideração sobre sua validade, abrangência ou significado. Os dados apresentados são de responsabilidade dos órgãos e instituições que publicaram em 26.08.2020 estas informações no site citado. Não há qualquer aprovação, endosso ou reprovação sobre o conteúdo desse arquivo por parte da USP, seus representantes, professore e alunos. Ressaltamos a importância da divulgação de informações corretas e transparentes para a solução dos problemas da sociedade. Em caso de dúvida, recomenda-se verificar junto à fonte dessas informações ou em outras fontes de dados públicas e confiáveis.
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Prof. Ponge
Erro de truncamento e arredondamento.
Instabilidade e convergência da solução.
Modelagem e simulação de sistema térmico.
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Sistema térmico de condução de calor.
Estudo de erros de truncamento, arredondamento e estabilidade da solução numérica.
Cada grupo deverá solucionar as questões propostas e elaborar um relatório com a solução apresentada. Deverão ser apresentados os algoritmos / códigos utilizados, os resultados gráficos, a análise e interpretação dos resultados.
O relatório deverá ser enviado por um único integrante do grupo em um único arquivo em formato PDF com a seguite designação: <E2TxxTyy2020.pdf>, onde "xx" deverá ser o número da turma (11, 12, 21 ou 22) e "yy" o número do grupo.
A entrega deverá ser realizada exclusivamente através desse campo do Moodle. Trabalhos em outros formatos, atrasados ou enviados por outros meios não serão considerados. -
O erro de arredondamento decorre da precisão finita dos números reais no computador digital. Uma variável de precisão dupla (doble) típica do Octave/Scilab ou MODELICA (Real) representa os valores reais em 64bits, sendo 52 deles utilizados para representar a mantissa, que corresponde de 15 a 17 algarismos significativos na base 10.
Muitas operações sucessivas acumulam os erros de arredondamento, limitando o número de passos possíveis na integração numérica.
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`Prof. Ponge
Formas de representação da dinâmica de sistemas, sistemas de equações diferenciais e algébricas, diagrama de blocos, modelagem acausal por componentes.
Modelagem com a linguagem de simulação MODELICA e utilização do ambiente de desenvolvimento integrado do OpenMODELICA.
Modelagem e simulação de sistemas hidráulicos. Analogia elétrica.
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Sistema hidráulico com bomba volumétrica e acionamento por motor elétrico.
Formas de representação de modelos e modelagem com MODELICA.
Cada grupo deverá solucionar as questões propostas e elaborar um relatório com a solução apresentada. Deverão ser apresentados os algoritmos / códigos utilizados, os resultados gráficos, a análise e interpretação dos resultados.
O relatório deverá ser enviado por um único integrante do grupo em um único arquivo em formato PDF com a seguite designação: <E3TxxTyy2020.pdf>, onde "xx" deverá ser o número da turma (11, 12, 21 ou 22) e "yy" o número do grupo.
A entrega deverá ser realizada exclusivamente através desse campo do Moodle. Trabalhos em outros formatos, atrasados ou enviados por outros meios não serão considerados. -
Perda de carga distribuida em uma tubulação.
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Modelica by Example
Michael M. Tiller
https://mbe.modelica.university/
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Nesta aula apresentam-se alguns fundamentos teóricos relacionados ao tema 'Dinâmica de Partícula Material' bem como as tarefas a serem desenvolvidas pelos alunos durante e após a aula.
O arquivo 'Modelo de Programa Scilab' contém um código mínimo escrito em Scilab, que permite a integração de sistemas de equações diferenciais ordinárias e a apresentação dos resultados gráficos.
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Nesta aula realiza-se a a modelagem, simulação e análise de um mecanismo assimilável a um sistema mecânico composto por 3 partículas materiais.
O equacionamento é realizado pelo método de Lagrange.
Os principais assuntos tratados na aula, são: 1) diferenças entre comportamentos dinâmicos de sistemas lineares e não-lineares; 2) determinação das freqüências naturais e dos modos de vibrar de sistemas lineares; 3) investigação do fenômeno de 'transferência de oscilações'.
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Aula 5 - Simulação da dinâmica de um sistema material Arquivo
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E5 - Simulação da dinâmica de um sistema material - Turma 11 Tarefa
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E5 - Simulação da dinâmica de um sistema material - Turma 21 Tarefa
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E5 - Simulação da dinâmica de um sistema material - Turma 12 Tarefa
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E5 - Simulação da dinâmica de um sistema material - Turma 22 Tarefa
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Notas - Atividade de classe - Aula 5 - Turma11 Arquivo
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Notas - Atividades de classe - Aula 5 - Turma 12 Arquivo
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Notas - Atividades de classe - Aula 5 - Turma 21 Arquivo
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Notas - Atividades de classe - Aula 5 - Turma 22 Arquivo
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Nesta aula realiza-se a modelagem do movimento de um corpo rígido de forma arbitrária em torno de seu centro de massa, por hipótese mantido fixo.
São adotadas duas abordagens: 1) euleriana, para descrever a evolução temporal do eixo instantâneo de rotação do corpo; 2) lagrangeana, para descrever a evolução temporal dos ângulos de Euler.
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Notas de avaliação de classe e relatórios.