Programação
-
Estrutura do curso, calendário, critério de avaliação e revisão da arquitetura do 80C51
-
Aula1 –Conjunto de instruções do microcontrolador utilizado, Fluxograma, Diretivas e apresentação do Simulador
1 -Apresentação do conjunto de instruções do microcontrolador utilizado;
2- implementação lógica de um programa com fluxogramas;
3 - principais diretivas usadas na programação;
4 - apresentação do simulador utilizado para edição, compilação e simulação de programas.
-
Implementação de dois programas para familiarização com as instruções de subtração, comparação e acesso a área de dados em memória EPROM.
-
São propostos dois programas para busca do maior elemento de uma lista de dados em EPROM, com os seguintes objetivos:
1 - familiarização com o uso de ponteiro em área de dados em EPROM;
2 - uso de registrador para implementar um contador decrescente
-
São propostos dois programas sobre acesso aleatório a tabela de dados, sendo um para tabela em EPROM e outro para tabela em RAM interna, evidenciando as diferenças de recursos do microcontrolador para cada caso.
-
É proposto um programa que faça a conversão de dois códigos ASCII para um número hexadecimal de dois dígitos. O programa tem por objetivo:
. implementar uma subrotina para teste da validade de um código ASCII, para as duas faixas do Código ASCII que representam os dígitos do sistema hexadecimal: a de caracteres numéricos e a de letras (A até F)
. uso de FLAG para sinalizar a validade do código ASCII
-
São propostos dois programas para acionamento de motor de passo: o primeiro para giro livre e o segundo para uma única volta completa.
Os objetivos são os seguinte:
1- implementar uma subrotina de atraso em loop aninhado, cuja duração deve ser determinada de acordo com a frequência de acionamento do motor de passo.
2. usar o simulador para estimar a frequência de acionamento gerada pelo software implementado.
3. usar o simulador para estimar a duração de uma volta completa.
4 . teste do programa implementado em hardware.
-
São propostos dois programas para acionamento de motor de passo: o primeiro para giro livre e o segundo para uma única volta completa.
Os objetivos são os seguinte:
1- implementar uma subrotina de atraso usando o Timer0 do microcontrolador, cuja valor dos registradores deve ser determinado de acordo com a frequência de acionamento do motor de passo.
2. usar o simulador para estimar a frequência de acionamento gerada pelo software implementado.
3. usar o simulador para estimar a duração de uma volta completa.
4 . teste do programa implementado em hardware -
São propostos dois programas para acionamento de um conjunto de oito chaves e oito leds interconectados a um microcontrolador:
programa1 - cada chave, quando acionada deve acender o led correspondente
programa2 - cada led é acendido sequencialmente, mantendo o anterior aceso, e posteriormente apagado no sentido inverso.
O objetivo do programa2 é usar uma subrotina de atraso que permita ao usuário a visualização confortável das transições de estado nos leds.
Os programas devem ser testados em hardware.
-
É utilizado um hardware com 4 displays de 7 segmentos, interconectado com um microcontrolador. É proposto um programa para acionamento dos displays, de forma que apresentem dígitos do sistema de numeração hexadecimal, cujos códigos devem ser armazenados em memória EPROM e acessados de forma aleatória.
Os objetivos dese programa incluem:
1- uso de acesso aleatório a tabela em EPROM
2 - construção da tabela dos códigos que poderão ser visualizados nos displays
3 - uso de subrotina de atraso com o Timer0 ,de maneira a se poder visualizar todos os quatro dígitos simultaneamente.
-
São abordados os seguintes tópicos:
1 - conceitos de comunicação serial
2 - padrão RS 232 C
3 - programação dos registradores do módulo de comunicação serial para o microcontrolador utilizado
4 - apresentação de dois programas, sendo um para exemplificar a comunicação serial e o segundo estruturado para comunicação serial com interrupção
-
É utilizado o mesmo hardware da aula 10 (4 displays de 7 segmentos interconectados com o microcontrolador), com a diferença que o microcontrolador é agora conectado serialmente com um microcomputador PC.
O objetivo é adaptar o programa desenvolvido na aula 10 para possibilitar a comunicação serial com o microcomputador PC, com interrupção, de forma a permitir a interação com o usuário, que pode escolher, via teclado, os dígitos hexadecimais que serão mostrados nos displays de 7 segmentos.