Aperçu des sections
-
Sobre a continuação do curso
Como conversado com vocês, a disciplina de Práticas em Ensino de Física é pensada em três dimensões: aulas, oficinas e atividades nas escolas. Dado que são nas oficinas que vocês elaboram, organizam e avaliam os planos a serem aplicados nas escolas, elas também fazem parte da carga horária de estágio prevista para a disciplina. Com a suspensão das aulas nas escolas de educação básica, não podemos considerar o estágio presencial nesse momento, mas tentaremos, na medida do possível e para evitar mais prejuízos, dar continuidade ao curso com vídeo-aulas e oficinas virtuais.
As primeiras vídeo-aulas estão disponíveis na página do curso e na terceira vídeo-aula vocês encontrarão uma proposta de cronograma para o encaminhamento das próximas atividades, que poderão ser feitas em dupla ou individualmente.
Para auxiliar vocês no planejamento dessas atividades e orientá-los em eventuais dúvidas sobre o curso, serão realizadas oficinas virtuais com os educadores e monitores. Separamos os horários possíveis para os encontros das oficinas no moodle e pedimos para que vocês selecionem aquele em que puderem participar, com a limitação de até 5 alunos(as) por horário.
Caso algum de vocês não possa participar em nenhum dos horários disponibilizados, por favor, nos avise.
Lembramos que também criamos um grupo de whatsapp para facilitar a comunicação com e entre vocês. Caso queiram participar, acessem o link: https://chat.whatsapp.com/KJo7dbbCQt4FfdYhMN0fz5.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.Contatos da Equipe
Professora:
Cristina Leite (crismilk@if.usp.br)
Educadores:
Maurício Correa (mfccorrea@gmail.com)
Érica de Oliveira (erica2.oliveira@usp.br)
Monitores:
Camila Deodato (camila.macedo.barbosa@usp.br)
Hanna Morilhas (hanna.morilhas@usp.br)
Marta de Souza (martadesouza@gmail.com)
Rubens Parker (rubens.huaman@usp.br)
Thais Alexandre (thais.alexandre@usp.br)
Canal da disciplina no YouTube: "Práticas em Ensino de Física"
https://www.youtube.com/channel/UC0F_ptqASbF_ulmVfAQwWuw -
-
-
-
-
-
-
Vamos deixar este fórum aberto para darmos continuidade às discussões e/ou para que vocês apresentem as dúvidas sobre as vídeo-aula
-
-
-
-
Poste aqui o tema e a habilidade da BNCC que serão trabalhadas na produção da video-aula.
-
-
-
Modelo com estrutura e orientações para a produção do plano da videoaula.
-
Envie aqui o arquivo correspondente ao plano de sua videoaula.
Caso esteja trabalhando em dupla, é necessário que apenas um dos integrantes faça a postagem.
-
-
-
Envie a apresentação de slides e/ou outros os recursos visuais que serão utilizados na videoaula.
Caso esteja trabalhando em dupla, é necessário que apenas um dos integrantes faça a postagem.
-
-
-
-
Para os estudantes que não pudera estar presentes, gravação da aula/encontro com a turma realizado em 19 de maio de 2020.
-
-
A atividade é individual e deve ser estruturada a partir das orientações disponíveis no roteiro.
-
-
Para os estudantes que não puderam estar presentes, gravação da aula/encontro com a turma realizado em 09 de junho de 2020.
-
-
-
-
-
Links para os vídeos utilizados na aula:
Nilva Sales:
Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=-abUSBg2qA0&list=PLOGz7fab4mnxkEJy6_OKZbQYp5zF4V3mo
Parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=KNpCUczueJQ&list=PLOGz7fab4mnxkEJy6_OKZbQYp5zF4V3mo&index=2
Vanessa Albuquerque - O Caso Plutão:
https://www.youtube.com/watch?v=MqIGE0xy0wE&list=PLOGz7fab4mnxkEJy6_OKZbQYp5zF4V3mo&index=3
-
-
-
-
Pelo cronograma da disciplina, nessa semana se iniciam as regências previstas no curso.
-
-
17 a 20/11 - Semana 33 - Aula (conversa com professores), Oficina e Atividade na escola (conversa com professor supervisor)
-
Link do Padlet para postagem dos pôsteres: https://padlet.com/crismilk/1lscr94yfxxrfzfg
senha: noturno2020
-
-
A carga horária indicada na ficha (em vermelho) é uma sugestão/valor médio estimado.
No segundo semestre, as atividades na escola podem ser inseridas de acordo com as experiências mais particulares de cada grupo.
Observações:
- Indica-se a assinatura do(a) prof.(a) supervisor(a) no campo "Assinatura do responsável" (última coluna) nas atividades feitas na escola. Se houver algum problema para obtê-la, o campo deve ser deixado em branco. A natureza da atividade realizada na escola também deve ser indicada (síncrona/assíncrona).
- A carga horária do tópico "Oficinas" indicado na ficha deverá ser preenchida pelos monitores, de acordo com a frequência de cada estagiário(a) nessa atividade. -
Pedimos que a ficha de estágio seja enviada em formato de texto (editável).
-