Agenda do Curso
-
-
Espaço para que os grupos de discussão possam postar suas síntese.
Não esqueçam de colocar nome completo e nusp de todos que participaram e contribuíram.
-
Inserir o nome dos integrantes do grupo, núemro USP e tema escolhido. Veja se o tema que você escolheu não foi selecionado por outro grupo.
-
Vídeo de 25 min no e-aulas. Você precisa fazer o login no e-aulas utilizando a senha única da USP.
Retificação: diferente do que coloco no vídeo de apresentação, nossas aulas ocorrerão nas terças-feiras das 10h-12h (para o diurno) e 21h-23h (para o noturno) e nas sextas-feiras das 8h-10h (para o diurno) e 19h-21h (para o noturno).
-
Aqui está o exercício que discutiremos na primeira semana do curso.
-
1. Faça um levantamento dos significados do conceito de “FÍSICA”.
Selecione ao menos 4 das seguintes fontes bibliográficas:
a) dicionário ou enciclopédia;
b) livros de física do Ensino Médio;
c) o livro de física utilizado na disciplina de Fundamentos de Mecânica ou Física Fundamental;
d) livro de Ensino Superior;
e) livro de divulgação científica;
f) revista de divulgação científica.
Copie as definições ou trechos que caracterizam o conceito de FÍSICA. Faça isso para cada uma das bibliografias consultadas indicando claramente a fonte da citação (autor, nome do livro, editora, data da publicação e a página em que se encontra a citação).
-
Veja a autobiografia do Ramalho, um dos mais populares autores de livros didáticos de Física para o ensino médio. Leia o capítulo II.
-
-
Alves, R. (1981). Pescadores e anzóis. In Filosofia das ciências: Introdução ao jogo e suas regras (pp. 75–88 do pdf). São Paulo: Brasiliense.
-
1. Qual a relação entre teoria e experiência?
2. O que é metodologia para o autor?
3. O que você entendeu por metodologia?
-
-
Bunge, M. (1973). Filosofia: Farol ou armadilha. In Filosofia da física (pp. 11–20). Lisboa: Edições 70.
-
1. Qual a relação entre observação e realidade? (Axiomas I e II)
2. O que pode ser explicado com um fato experimental? (Axiomas III e IV)
3. O que é verdade em física? (Axiomas VI e VII)
4. O que são conceitos primitivos para o autor? Qual sua relação com a necessidade de definir conceitos? (Axioma VIII)
-
-
1. Qual a relação entre desenvolvimento científico e dominação política?
2. Como poderia, segundo o autor, se evitar uma nova "grande guerra”?
3. Qual seria a função da ciência na integração de diferentes culturas?
-
-
1. O que é "ciência normal”?
2. O que é "paradigma”?
3. Como se dá o aprendizado da ciência em relação ao paradigma vigente?
4. Como um "paradigma” obtém sucesso?
5. O que existe além da ciência normal?
-
No dia 25 teremos a entrega do primeiro ensaio.
-
-
Freire, P. (1996). A concepção “bancária” da educação como instrumento da opressão. In Pedagogia do Oprimido (pp. 57–76). São Paulo: Paz e Terra.
-
1. O que é o "saber” em uma educação bancária?
2. Como se transmite esse "saber”?
3. Como se dá a "educação problematizadora”?
4. Qual a concepção de homem em uma educação problematizadora?
-
-
-
Freire, P. (1974). A dialogicidade como prática da liberdade. In Pedagogia do Oprimido (pp. 91–112). São Paulo: Paz e Terra.
-
1. Quais as funções do diálogo para uma ruptura com a educação bancária?
2. O que é um "tema gerador” e como se relaciona com o conteúdo programático?
-
-
Semana da licenciatura (ver programação).
-
-
1. O que estuda a psicologia do desenvolvimento?
2. Qual é o papel do professor do ponto de vista da Psicologia da Aprendizagem?
3. Qual a diferença entre a aprendizagem nas situações cotidianas e o aprendizado escolar?
4. Qual é a visão de homem na concepção ambientalista de desenvolvimento?
-
-
1. Qual é, do ponto de vista da teoria de Piaget, os dois mecanismos acionados para se alcançar os estados de equilíbrio na interação indivíduo-meio? E quais as suas funções?
2. O que é "zona de desenvolvimento potencial”?
3. Quais as principais diferenças entre as teorias de Piaget e Vigotski?
-
-
1. O que é um conceito? (NÃO precisa ser de acordo com o texto)
-
-
-
1. Quais as principais componentes do modelo de mudança conceitual?
2. Segundo o autor o que é analogia? E qual o seu papel na ciência?
3. O que é conflito cognitivo? Dê um exemplo?
4. Por que o conflito cognitivo, por si só, não é suficiente para promover uma mudança conceitual?
5. Após criticar algumas estratégias de ensino-aprendizado o autor propõe a noção de "perfil conceitual” como alternativa de ensino e de análise da evolução conceitual dos indivíduos. Escreva o que você entendeu sobre "perfil conceitual”.
-
Aula de fechamento do bloco 2.
-
No dia 1 de dezembro teremos a entrega do segundo ensaio.
-
No dia 8 teremos a entrega do terceiro ensaio.
-
Escolha qualquer tópico abordado em um dos seminários. Não pode ser seminário que você mesmo apresentou.
Não esqueça de delimitar o tópico a ser desenvolvido no ensaio e o seminário associado.
-
1) Faça uma breve avaliação da disciplina.
2) Faça uma breve autoavaliação da sua participação da disciplina.3) Atribua uma nota para sua participação no curso: ___________
-