Agenda do Curso

    • Discord, media, social icon https://discord.gg/C2wV55

      Espaço para que os grupos de discussão possam postar suas síntese.

      Não esqueçam de colocar nome completo e nusp de todos que participaram e contribuíram.

    • Inserir o nome dos integrantes do grupo, núemro USP e tema escolhido. Veja se o tema que você escolheu não foi selecionado por outro grupo.
    • Vídeo de 25 min no e-aulas. Você precisa fazer o login no e-aulas utilizando a senha única da USP.

      Retificação: diferente do que coloco no vídeo de apresentação, nossas aulas ocorrerão nas terças-feiras das 10h-12h (para o diurno) e 21h-23h (para o noturno) e nas sextas-feiras das 8h-10h (para o diurno) e 19h-21h (para o noturno).

  • S 1 | 17 - 21/08

    Aqui está o exercício que discutiremos na primeira semana do curso.

    • 1. Faça um levantamento dos significados do conceito de “FÍSICA”.

      Selecione ao menos 4 das seguintes fontes bibliográficas:

      a) dicionário ou enciclopédia;

      b) livros de física do Ensino Médio;

      c) o livro de física utilizado na disciplina de Fundamentos de Mecânica ou Física Fundamental;

      d) livro de Ensino Superior;

      e) livro de divulgação científica;

      f) revista de divulgação científica.

      Copie as definições ou trechos que caracterizam o conceito de FÍSICA. Faça isso para cada uma das bibliografias consultadas indicando claramente a fonte da citação (autor, nome do livro, editora, data da publicação e a página em que se encontra a citação).

    • Veja a autobiografia do Ramalho, um dos mais populares autores de livros didáticos de Física para o ensino médio. Leia o capítulo II.

  • S 2 | 24 -28/08

    • Alves, R. (1981). Pescadores e anzóis. In Filosofia das ciências: Introdução ao jogo e suas regras (pp. 75–88 do pdf). São Paulo: Brasiliense.
    • 1. Qual a relação entre teoria e experiência?

      2. O que é metodologia para o autor?

      3. O que você entendeu por metodologia?

  • S 3 | 31/8 - 4/9

    • Bunge, M. (1973). Filosofia: Farol ou armadilha. In Filosofia da física (pp. 11–20). Lisboa: Edições 70.
    • 1. Qual a relação entre observação e realidade? (Axiomas I e II)
      2. O que pode ser explicado com um fato experimental?  (Axiomas III e IV)
      3. O que é verdade em física? (Axiomas VI e VII)
      4. O que são conceitos primitivos para o autor? Qual sua relação com a necessidade de definir conceitos? (Axioma VIII)

  • S 4 | 7 - 11/9

    • 1. Qual a relação entre desenvolvimento científico e dominação política?
      2. Como poderia, segundo o autor, se evitar uma nova "grande guerra”?
      3. Qual seria a função da ciência na integração de diferentes culturas?

  • S 5 | 14 - 18/9

    • 1. O que é "ciência normal”?
      2. O que é "paradigma”?
      3. Como se dá o aprendizado da ciência em relação ao paradigma vigente?
      4. Como um "paradigma” obtém sucesso?
      5. O que existe além da ciência normal?

  • S 6 | 21 - 25/9

    No dia 25 teremos a entrega do primeiro ensaio.
  • S 7 | 28/9 - 2/10

  • S 8 | 5 - 9/10

  • S 9 | 12 -16/10

    Semana da licenciatura (ver programação).

  • S 10 | 19 - 23/10

    • 1. O que estuda a psicologia do desenvolvimento?
      2. Qual é o papel do professor do ponto de vista da Psicologia da Aprendizagem?
      3. Qual a diferença entre a aprendizagem nas situações cotidianas e o aprendizado escolar?
      4. Qual é a visão de homem na concepção ambientalista de desenvolvimento?
  • S 11 | 26 - 30/10

    • 1. Qual é, do ponto de vista da teoria de Piaget, os dois mecanismos acionados para se alcançar os estados de equilíbrio na interação indivíduo-meio? E quais as suas funções?
      2. O que é "zona de desenvolvimento potencial”?
      3. Quais as principais diferenças entre as teorias de Piaget e Vigotski?

  • S 12 | 2 - 6/11

    • 1. O que é um conceito? (NÃO precisa ser de acordo com o texto)


  • S 13 | 9 - 13/11

  • S 14 | 16 - 20/11

  • S 15 | 23 - 27/11

    Aula de fechamento do bloco 2.

  • S 16 | 30/11 - 4/12

    No dia 1 de dezembro teremos a entrega do segundo ensaio.

  • S 18 | 7 - 11/12

    No dia 8 teremos a entrega do terceiro ensaio.

    • Escolha qualquer tópico abordado em um dos seminários. Não pode ser seminário que você mesmo apresentou.

      Não esqueça de delimitar o tópico a ser desenvolvido no ensaio e o seminário associado.

    • 1) Faça uma breve avaliação da disciplina.

      2) Faça uma breve autoavaliação da sua participação da disciplina.

      3) Atribua uma nota para sua participação no curso: ___________