Programação
-
-
Esse fórum foi criado para estimular a discussão sobre as atividades crédito trabalho da disciplina de Física Moderna I do segundo semestre de 2020.
-
-
-
-
-
Perguntas sobre o vídeo de apresentação do professor e do curso.
-
-
Documento com cronograma e método de avaliação. Regras do curso e atividades.
Sujeito a alterações durante o curso!
-
Atualizado em 10 de setembro de 2020.
Alteração do cronograma da aula do dia 09 de setembro e do dia 16 de setembro.
-
Slides contendo informações do curso.
-
-
-
Uma discussão sobre o panorama da física no final do século XIX e a confiança geral na física clássica. Uma visão sobre conceitos fundamentais por trás das três leis de Newton e que serão alterados com a perspectiva da mecânica quântica.
-
Perguntas sobre a aula 1 com uma introdução ao curso
-
-
Nesta aula fizemos uma discussão sobre várias possibilidades de mídias para serem exploradas em atividades de divulgação científica e que podem ser adotadas na atividade do curso.
-
-
Nesta aula veremos uma análise da radiação térmica de corpo negro e a explicação proposta por Planck que impõe a quantização da energia.
-
Perguntas sobre a aula 2 de evidências da mecânica quântica.
-
Lista com exercícios da aula 2.
-
-
Nesta aula veremos como as interpretações de Einstein e Compton para processos de interação de radiação com a matéria modificaram a interpretação da natureza da luz. -
Perguntas sobre a aula 3 de evidências da mecânica quântica.
-
Lista de execícios da aula 3.
-
-
Nesta aula veremos mais alguns processos de interação da radiação com a matéria e como as suas interpretações modificaram a interpretação da natureza da luz. Veremos a necessidade de se aprimorar o modelo atômico vigente com as novas evidências experimentais e como a física clássica fica cada vez mais desafiada com novas evidências experimentais sobre espectros de emissão e absorção atômicas.
-
Perguntas sobre a aula 4 de evidências da mecânica quântica.
-
Lista de exercícios da aula 4.
-
-
Nesta aula, discutimos o postulado de de Broglie, a dualidade onda-partícula e o modelo atômico proposto por Bohr que incorpora o postulado de de Broglie. -
Perguntas sobre o vídeo aula 5 sobre o postulado de de Broglie e o átomo de Bohr.
-
Lista de exercícios da vídeo aula 5.
-
-
Esta atividade de avaliação consiste em um documento com questões que devem ser elaboradas e entregues em até 48 horas na plataforma Moodle.
A tarefa será encerrada no Moodle no dia 2 de Setembro de 2020, às 8 horas (am). Submissões atrasadas serão bloqueadas!
O único formato aceito será em um único arquivo no formato pdf de até 50 Mb.
Seja sucinto nas suas resposta, isso facilitará a correção!
Discussões em grupo são permitidas, mas cada estudante deve apresentar a sua própria resposta para as perguntas. Para estimular as discussões em grupo, estou criando um fórum específico para isso abaixo.
Plágio não será admitido!
Não serão aceitos arquivos submetidos de outra forma (e-mail, mensageiro eletrônico, redes sociais, etc.) para que fique registrado na plataforma a data e a hora da submissão do arquivo.
-
Este fórum é dedicado à discussões sobre as questões da primeira atividade de avaliação do curso. Aqui os alunos podem postar suas dúvidas e discutir com seus colegas.
-
Soluções esperadas para a avaliação 1.
-
-
-
Este link serve para a submissão das propostas e dos nomes que compõem os grupos de trabalho na atividade de crédito trabalho da disciplina.
-
-
Nesta aula discutiremos alguns argumentos lógicos para se chegar à equação de Schrödinger e a interpretação de Copenhague para a nova mecânica quântica. -
Questionário da aula 6 sobre a equação de Schrödinger.
-
Lista de exercícios da vídeo aula 6.
-
-
Nesta aula continuamos estudando as propriedades das funções de onda e da equação de Schrödinger. Veremos que a partículas livre necessita de um tratamento especial e que uma interpretação qualitativa da equação diferencial pode revelar propriedades importantes de nova teoria quântica.
-
Perguntas sobre a vídeo aula 7 sobre a quantização na teoria de Schrödinger.
-
Lista de exercícios da vídeo aula 7.
-
-
Nesta aula resolvemos a equação de Schrödinger para alguns potenciais simples: potencial degrau e potencial barreira. Discutimos as diferenças com a física clássica e o efeito túnel. -
Questões sobre a aula 8.
-
Lista de exercícios da aula 8.
-
-
Nesta aula resolvemos a equação de Schrödinger para o potencial quadrado finito e infinito. Trata-se do potencial de confinamento mais simples e que traz aspectos importantes para o entendimento da mecânica quântica e da quantização na teoria de Schrödinger.
-
Questões sobre a aula 9.
-
Lista de exercícios da aula 9.
-
-
Esta atividade de avaliação consiste em um documento com questões que devem ser elaboradas e entregues em até 48 horas na plataforma Moodle.
A tarefa será encerrada no Moodle no dia 13 de Novembro de 2020, às 8 horas (am). Submissões atrasadas serão bloqueadas!
O único formato aceito será em um único arquivo no formato pdf de até 50 Mb. Não submeta links para documentos do Google Drive!
Seja sucinto nas suas resposta, isso facilitará a correção!
Discussões em grupo são permitidas, mas cada estudante deve apresentar a sua própria resposta para as perguntas. Para estimular as discussões em grupo, estou criando um fórum específico para isso abaixo.
Plágio não será admitido!
Não serão aceitos arquivos submetidos de outra forma (e-mail, mensageiro eletrônico, redes sociais, etc.) para que fique registrado na plataforma a data e a hora da submissão do arquivo.
-
Este fórum é dedicado à discussões sobre as questões da segunda atividade de avaliação do curso. Aqui os alunos podem postar suas dúvidas e discutir com seus colegas.
-
Respostas esperadas para as questões da segunda atividade de avaliação.
-
-
-
Entrega de um relatório de meio período dos projetos de atividade crédito trabalho.
-
-
Nesta aula, resolvemos a equação de Schrödinger para o potencial do oscilador harmônico simples. É um potencial muito importante para a física por representar uma série de situações de sistemas físicos reais. Vemos a discretização da energia e um resultado surpreendente emerge das soluções.
-
Questões sobre a vídeo aula 10.
-
Lista de exercícios da aula 10.
-
Lista de exercícios da aula 10 com exercícios sobre a solução da equação de Schrödinger para uma caixa tridimensional.
-
-
Nesta aula iniciamos o estudo da equação de Schödinger para o átomo de hidrogênio. Para isso, utilizamos o potencial Coulombiano para o núcleo e fizemos o desacoplamento das equações diferenciais para as três coordenadas no sistema esférico. Por enquanto, resolvemos as equações para as coordenadas angulares e discutimos as propriedades do momento angular. Vimos brevemente as distribuições angulares e voltaremos nisso para discutir os orbitais eletrônicos.
-
Perguntas sobre a vídeo aula 11.
-
Exercícios da aula 11.
-
-
Perguntas da vídeo aula 12.
-
Nesta aula terminamos de resolver a equação de Schrödinger para o átomo de hidrogênio. Obtivemos a solução da parte radial e a quantização da energia. Com as densidades de probabilidade tivemos uma visualização das nuvens de probabilidade e os "aspecto" do átomo de hidrogênio sob a luz do modelo de Scrhödinger. Chegamos ao final do curso de física moderna 1 com uma descrição do átomo de apenas um elétron.
-
Lista de exercícios da aula 12.
-
-
Esta atividade de avaliação consiste em um documento com questões que devem ser elaboradas e entregues em até 48 horas na plataforma Moodle.
A tarefa será encerrada no Moodle no dia 11 de Dezembro de 2020, às 8 horas (am). Submissões atrasadas serão bloqueadas!
O único formato aceito será em um único arquivo no formato pdf de até 50 Mb. Não submeta links para documentos do Google Drive!
Seja sucinto nas suas resposta, isso facilitará a correção!
Discussões em grupo são permitidas, mas cada estudante deve apresentar a sua própria resposta para as perguntas. Para estimular as discussões em grupo, estou criando um fórum específico para isso abaixo.
Plágio não será admitido!
Não serão aceitos arquivos submetidos de outra forma (e-mail, mensageiro eletrônico, redes sociais, etc.) para que fique registrado na plataforma a data e a hora da submissão do arquivo.
-
Este fórum é dedicado à discussões sobre as questões da segunda atividade de avaliação do curso. Aqui os alunos podem postar suas dúvidas e discutir com seus colegas.
-
Respostas esperadas para as questões da segunda atividade de avaliação.
-
-
-
Prova substitutiva para compensação de frequência (Quizz) Questionário
Essa prova substitutiva serve para compensação da atividade de Quizz para os alunos que não obtiveram 50% de aproveitamento em pelo menos 70% das atividades.
-
Prova substitutiva para compensação de nota Questionário
Prova substitutiva para aqueles alunos que perderam alguma prova ou que tiveram média de notas menor que 5,0.
-