Programação
-
Propostas e Projetos para o Ensino de Física 2020
Prof. Cristiano Mattos
crmattos@usp.br
Monitores:
Felipe Lopez - fsanches@if.usp.br
Felipe Soeiro - felipe.soeiro@usp.br
Vinícius Valfogo - viniciusvalfogo@usp.br
Welington Barbosa - welington.barbosa.souza@usp.br -
-
-
KRASILCHIK, M. O professor e o Currículo de Ciências. São Paulo EDUSP. p. 5-21, 1987.
-
GASPAR, A., Cinqüenta Anos de Ensino de Física: Muitos Equívocos,Alguns Acertos e a Necessidade de Recolocar o Professor no Centro do Processo Educacional, Rev. Estudos da Educação, Ano 13, n. 21, 2004, p. 71-91
-
Texto adicional sobre o ensino de ciências na África
-
-
Propostas e Projetos Nacionais e Internacionais
Neste bloco serão estudados alguns internacionais (PSSC, Nuffield, Harvard, Unesco, etc.) e alguns projetos nacionais (FAI, PEF, GREF, Apostila do Estado de SP, etc.). Pretendemos usar os critérios desenvolvidos na primeira parte do curso para avaliar este material.
Projetos e Referências sobre os Projetos
O Site do ProFis tem digitalizado projetos que não estão disponíveis aqui. Além disso, possui algumas referências bibliográficas sobre os projetos, que enriquecem o entendimento sobre o desenvolvimento do projeto. (http://fep.if.usp.br/~profis/projetos-ef.html)
PINHO ALVES, J. Atividades Experimentais: do Método à Prática Construtivista. 448 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. (Clique aqui para baixar)
Material sobre o HavardJEFFERSON, Bernardo; JUNIOR, Olival Freire. Uma conversa com Gerald Holton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 315-328, set. 2008. ISSN 2175-7941. (https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/5810/5800)Materiais sobre o Telecurso 2000Sites referente a história do PSSC e os vídeos
-
Vídeo sobre a história do Ensino de Ciências
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Neste bloco serão estudados e analisados alguns livros didáticos do mercado nacional. Pretendemos usar os critérios desenvolvidos na primeira parte do curso e a experiência adquirida no segundo bloco para avaliar este material.
-
FRACALANZA, Livros didáticos × Projetos de ensino. In O Livro Didático de Ciências no Brasil. Campinas: UNICAMP.127-152.2006
-
ALVARENGA, B. Livro didático: análise e seleção. In Tópicos em Ensino de Ciências. Moreira & Axt (orgs.). Porto Alegre: Sagra. p. 18-46.1991.
-
MEGID&FRACALANZA O livro didático de Ciências: problemas e soluções.In O Livro Didático de Ciências no Brasil. Camp.: UNICAMP.153-171.2006.
-
-
-
-
-
-
-
-