Possibilitar ao aluno de Pós-graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao ensino de Física, de Química e de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.
- Docente: Lucia Helena Sasseron Roberto
- Docente: Maira Batistoni e Silva
- Docente: Valeria Silva Dias
Possibilitar ao aluno de Pós-graduação o contato com diferentes áreas da pesquisa em Ensino de Ciências, especialmente no que se refere ao ensino de Física, de Química e de Biologia, propiciando o aprofundamento de conhecimentos específicos e atualização, através de seminários ministrados por especialistas convidados.
- Docente: Lucia Helena Sasseron Roberto
- Docente: Maira Batistoni e Silva
- Docente: Valeria Silva Dias
A disciplina busca desenvolver, de forma integrada, três objetivos principais: i) revisar os fundamentos e conceitos estruturantes da Física Moderna; ii) apresentar aspectos histórico-epistemológicos do desenvolvimento da Física do Século XX; iii) discutir o ensino de Física Moderna, em especial em cursos de nível superior.
- Docente: Iva Gurgel
- Docente: Marcelo Gameiro Munhoz
Desenvolver instrumental de conhecimentos físicos, relacionados à termodinâmica e à complexidade, para a análise e discussão de questões ambientais. Situar a vida e suas especificidades nas abordagens físicas, para discutir visões de ciência e interação ser humano/natureza compatíveis com essas questões. Identificar aspectos centrais na discussão de temas ambientais atuais, de relevância social, em uma perspectiva educacional.
- Docente: Maria Regina Dubeux Kawamura
Desenvolver instrumental de conhecimentos físicos, relacionados à termodinâmica e à complexidade, para a análise e discussão de questões ambientais. Situar a vida e suas especificidades nas abordagens físicas, para discutir visões de ciência e interação ser humano/natureza compatíveis com essas questões. Identificar aspectos centrais na discussão de temas ambientais atuais, de relevância social, em uma perspectiva educacional.
- Docente: Maria Regina Dubeux Kawamura
1. Estabelecer possíveis relações conceituais entre epistemologia, ciências naturais, ensino de ciências naturais e didática das ciências naturais.
2. Caracterizar as diversas contribuições teóricas da epistemologia ao campo da educação científica (ensino, avaliação, materiais, currículo, formação de professores, inovação e investigação).
3. Examinar alguns problemas epistemológicos chaves que têm incidência sobre questões de educação científica.
4. Reconhecer e utilizar ferramentas conceituais críticas para a construção de um resposta fundamentada à pergunta que ciência ensinar nos diferentes níveis educativos.
- Docente: Nora Lia Maidana