Programação
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(2) Conhecer o que é e as condições para se estabelecer o Aconselhamento nutricional
(3) O que é aconselhamento e diferenciar consultas convencionais e aconselhamento
(CT - 3) Expectativas do usuário/cliente/paciente em relação ao nutricionistaBibliografiaTrindade, I; Teixeira, JAC. Aconselhamento psicológico em contextos de saúde e doença – Intervenção privilegiada em psicologia da saúde. Análise Psicológica (2000), 1 (XVIII): 3-14.Figueiras, SL e Deslandes S F. Avaliação das ações de aconselhamento. Análise de uma perspectiva de prevenção centrada na pessoa. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 15(Sup. 2):121-131, 1999Curry, K. R.and Jaffe, A. Nutrition Counseling & Communication Skills. Philadelphia: WB Saunders Company, 1998.Motta, DG; Motta, CG; Ferretti, MG. Aspectos psicológicos do Aconselhamento dietético. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pg 44-55, 2017.Rodrigues, E. Soares, FPTP e Boog, MCF. Resgate do conceito de aconselhamento no contexto do atendimento nutricional 1Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005Figueiras, SL e Deslandes S F. Avaliação das ações de aconselhamento. Análise de uma perspectiva de prevenção centrada na pessoa. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 15(Sup. 2):121-131, 1999
Motta, DG; Motta, CG; Ferretti, MG. Aspectos psicológicos do Aconselhamento dietético. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pg 44-55, 2017.
Rodrigues, E. Soares, FPTP e Boog, MCF. Resgate do conceito de aconselhamento no contexto do atendimento nutricional 1Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005
(CT )Oliveira JAN et al. Percepção dos obesos sobre o discurso dos nutricionistas.https://books.google.com.br/books?hl=pt BR&lr=&id=GADmCQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA175&dq=percep%C3%A7%C3%A3o+da+popula%C3%A7%C3%A3o+sobre+o+nutricionista&ots=xyOCALc7uS&sig=FL7ijhhK5QwQAIrwk7HMGUwXXYo#v=onepage&q&f=falseFreitas, MCS, Fontes, GAV; Oliveira, N. Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. EDUFBA, 2008 -
Objetivos
(1) Compreender fatores psicológicos que aproximam e como estabelecem relações e como as expectativas sobre o profissional operam na consulta.
(2) Conhecer e desenvolver habilidades para estabelecer vínculo e realizar contrato sobre a relação terapêutica.
(3) Desenvolver uma consulta organizada em etapas. Estrutura de consulta
(1) Compreender fatores psicológicos que aproximam e como estabelecem relações e como as expectativas sobre o profissional operam na consulta.
(2) Conhecer e desenvolver habilidades para estabelecer vínculo e realizar contrato sobre a relação terapêutica.
(3) Desenvolver uma consulta organizada em etapas. Estrutura de consulta
Bibliografia (vejam no programa a bibliografia destacada em azul, as demais são complementares)
Silva et al. Comunicação interpessoal como instrumento que viabiliza a qualidade da consulta de enfermagem ginecológica. v. 12 n. 1 (2009).
Formoza, et al. As relações interpessoais no cuidado à saúde: uma aproximação ao problema. Rev. Enferm.UERJ, RJ, 20(1):124-7, 2012.
Carraro, TE e Radünz, Empatia no relacionamento terapêutico: um instrumento do cuidado. Cogitare Enferm, 1(2): 50-52, 1996
A Revolução da Empatia | Tati Fukamati | TEDxPedradoPenedo
Gahagan, J. Comportamento interpessoal e de grupo. Zahar Editores, (1976).
(2) Zimerman, DF. Entrevista Inicial: indicações, contra indicações e contrato. Fundamentos da psicanálise, pag 281-290. Ed Artmed 1999.
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Objetivos:
(1) Compreender e desenvolver habilidades para conduzir uma consulta em nutrição
(2) Entender quais elementos estão presentes na história alimentar e como utiliza-los na condução da entrevista, visando o diagnóstico. Compreender e desenvolver habilidade para consultas de casos novos e retornos, finalização e síntese das consultas e tratamento.
(3) Desenvolver habilidades para lidar com conhecimento científico tanto na interpretação como na transmissão.
Ulian, M; Sato, P; Alvarenga, M; Scagliusi, F. Aconselhamento nutricional versus prescrição. In: Alvarenga M, et.al. (organizadora). Nutrição comportamental. Barueri: Manole; 2018, 161-190 p
American Dietetic Association. Position of the ADA: food and nutrition misinformation. Journal of American Dietetic Association. 2006, 106(4): 601-607.
Rios, ERG et al. Senso comum, ciência e filosofia - elo dos saberes necessários à promoção da saúde Ciência e Saúde Coletiva, 2007, 12(2):501-509.
Andrade, B.L. e Ferrari, N. As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Ensaio –Pesquisa em Educação em Ciências. 2000, 02(2): 182-192
Farias, M.E. e Bandeira, K.S. O uso das analogias no estudo de ciências e de biologia. Ensino, Saúde e ambiente. 2009, 2930: 60-70.
Natividade, JC; Camargo, BV. Representações sociais, conhecimento científico e fontes de informação sobre aids. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2011, vol.21, n.49 [cited 2020-03-17], pp.165-174. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2011000200004&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0103-863X. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200004. [Sobre Representações sociais]
NATIONAL RESEARCH COUNCIL OF THE NATIONAL ACADEMIES Duschl, RA; Schweingruber, HA; and Shouse, AW (editors). Taking science to school : learning and teaching science in grades K-8 / Committee on Science Learning, Kindergarten Through Eighth Grade ; ISBN 0-309-66069-6 (pdf) https://www.nap.edu/read/11625/chapter/1
ATIVIDADE À DISTÂNCIA:Parte 1
- Levante os pontos importantes do vídeo sobre Empatia (aula anterior/ moodle);
- Pontue comentando, qual aplicação desse conteúdo em uma consulta de nutrição;
Parte 2
- Organizar uma estrutura de consulta em nutrição/grupo
- Aplicar a consulta a um conhecido e avaliar se as informações permitem: fazer diagnóstico alimentar e nutricional; quais são os pontos importantes que você usaria para estabelecer um seguimento alimentar e nutricional para esse sujeito. (Não foi realizado)
Parte 3 - Conhecimento científico e senso comum
- Anotações de aula e exercício.
- Aula à distância ( a ser agendada )
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ATIVIDADE À DISTÂNCIA:
Parte 1
1. Levante os pontos importantes do vídeo sobre Empatia (aula anterior/ moodle);
2. Pontue comentando, qual aplicação desse conteúdo em uma consulta de nutrição;
Parte 2
3. Organizar uma estrutura de consulta em nutrição/grupo
4. Aplicar a consulta a um conhecido e avaliar se as informações permitem: fazer diagnóstico alimentar e nutricional; quais são os pontos importantes que você usaria para estabelecer um seguimento alimentar e nutricional para esse sujeito.
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1. Senso comum e conhecimento científico. 2. Analogias e metáforas na comunicação. 3. Qualidade da informação em nutrição
1. Compreender e desenvolver habilidades para conduzir uma consulta em nutrição.
2. Entender quais elementos estão presentes na história alimentar e como utiliza-los na condução da entrevista, visando o diagnóstico. Compreender e desenvolver habilidade para consultas de casos novos e retornos, finalização e síntese das consultas e tratamento.
3. Desenvolver habilidades para lidar com conhecimento científico tanto na interpretação como na transmissão.
Bibliografia:
Andrade, B.L. e Ferrari, N. As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Ensaio –Pesquisa em Educação em Ciências. 2000, 02(2): 182-192
American Dietetic Association. Position of the ADA: food and nutrition misinformation. Journal of American Dietetic Association. 2006, 106(4): 601-607Natividade, JC; Camargo, BV. Representações sociais, conhecimento científico e fontes de informação sobre aids. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2011, vol.21, n.49 [cited 2020-03-17], pp.165-174. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2011000200004&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0103-863X. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200004NATIONAL RESEARCH COUNCIL OF THE NATIONAL ACADEMIES. Duschl, RA; Schweingruber, HA; and Shouse, AW (editors). Taking science to school : learning and teaching science in grades K-8 / Committee on Science Learning, Kindergarten Through Eighth Grade. ISBN 0-309-66069-6 (pdf)Aula EADExercícios: (um dos exercícios foi suspenso)
(Entregar no dia 4/04/2020) 1. Analisar os componentes do vídeo enviado.
(Entregar no dia 13/04/2020) 2. Escolham um vídeo/grupo sobre alimentação, usando o artigo: American Dietetic Association. Position of the ADA: food and nutrition misinformation. Journal of American Dietetic Association. 2006, 106(4): 601-607. Enviem o link para passar para os demais.
(Entrega no dia 27/04/2020)Preparar e testar material de orientação científica para ambulatório. Grupo 1 (açúcar), 2 (dieta e resistência insulínica), 3 (gorduras saturada, poli e mono insaturada, hidrogenada e trans) 4 (antioxidantes) e 5 (Nova classificação de alimentos). -
Curry, K. R.and Jaffe, A. Nutrition Counseling & Communication Skills. Philadelphia: WB Saunders Company, 1998.
[Cap 4 estratégias de aconselhamento nutricional]
Yonekuraa et al. Perceptions of patients, physicians, and medical students on physicians’ appearance. Rev Assoc Med Bras. 2013;59(5):452-459.
Assistir o vídeo:
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Objetivo:
Conhecer como o gosto e as emoções se constituem elementos estruturantes e associados ao comportamento alimentar.
Referências bibliográficas:
Meirelles, C; Palazzo, C; Sicchieri, J.; Diez-Garcia, RW.Gosto e prazer na experiência alimentar. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 25-33, 2017.
Palazzo CC, Meirelles CS, Japur CC, Diez-Garcia RW. Gosto, sabor e paladar na experiência alimentar: reflexões conceituais. Interface (Botucatu). 2019; 23: e180078 https://doi.org/10.1590/Interface.180078
Canetti, L.; Bachar, E.; Berry, E. M. Food and emotion. Behavioural Processes, v. 60, n. 2, p. 157-164, Nov-Dec 2002. ISSN 0376-6357. Disponível em: < <Go to ISI>://WOS:000179343500007 >.
Wehling, Helena & Lusher, Jo. (2019). Cognitive and Emotional Influences on Eating Behaviour: A Qualitative Perspective. Nutrition and Metabolic Insights. 12. 1-6. 10.1177/1178638819855936.
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EAD: Aula gravada em 3 partes
Referências bibliográficas:
Japur, CC; Diez-Garcia, RW, Penaforte, FRO. Qualidade no atendimento nutricional ambulatorial. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag347-372
Japur, CC; Diez-Garcia, RW; Chiarello, PG; Navarro, AM. Atendimento nutricional do paciente hospitalizado. In: Navarro, et. Al. Atualidades em Alimentação e Nutrição Hospitalar. São Paulo, Ed Atheneu Pag 97-140, 2017.
C.S. Meirelles, R.W. Diez-Garcia / Clinical Nutrition ESPEN xxx (2018) 1-7 https://doi.org/10.1016/j.clnesp.2018.05.004.
Vídeo 1 Anamnese 1 https://drive.google.com/file/d/11ZdsRfs9RJr6ibQ7-fYIdDTHwxTs5u9h/view?usp=sharing
Vídeo 2 Anamnese 2 https://drive.google.com/file/d/1Xr-wo3hiiFi1kZi4pasqT2nRVW9hJYji/view?usp=sharing
Vídeo 3 Anamnese 3 https://drive.google.com/file/d/1jJL7JoO8PyaUQPpfEbBMfxvDGb1ca2Fn/view?usp=sharing
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Aula EADLinhas de aconselhamento por ação e por insight
Vídeo aula (Mindful e Intuitive)
https://drive.google.com/file/d/1Gq5WslDy_Ys22pLI2J-nOaBgGAa0edMB/view?usp=sharing
Referência Bibliográfica
Obesidade como problema social e na experiência individual. Assistir ao vídeo. Flávio Gicovate. Construir o simples: emagrecer
Motta, DG; Motta, CG; Ferretti, MG. Aspectos psicológicos do Aconselhamento dietético. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 44-55, 2017.
(1) Rahimi-Ardabili, H., Reynolds, R., Vartanian, L.R. et al. Mindfulness (2018) 9: 388. A systematic review of the efficacy of interventions that aim to increase self-compassion on nutrition habits, eating behaviours, body weight and body image. https://doi.org/10.1007/s12671-017-0804-0
Polacow, V.; Costa, AC; Figueiredo, M. lvarenga, M; Figueiredo, M. Comer com atenção plena. In: Alvarenga M, et.al. (organizadora). Nutrição comportamental. Barueri: Manole; 2018, 263- 280 p
Alvarenga, M; Figueiredo, M. Comer intuitivo. In: Alvarenga M, et.al. (organizadora). Nutrição comportamental. Barueri: Manole; 2018, 237- 262 p
Curry, K. R.and Jaffe, A. Nutrition Counseling & Communication Skills. Philadelphia: WB Saunders Company, Cap 5 Selected perspectives of Psychology and Counselling. 1998.
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