Programação

  • Apresentação da disciplina

    RNM 4304 – Educação Alimentar e Nutricional e Mudanças Alimentares - 2020

    Profa. Dra. Rosa Wanda Diez Garcia

    Objetivos: Desenvolver programas de educação alimentar e nutricional para promoção à alimentação saudável, recorrendo a recursos teóricos e metodológicos de diversas áreas de conhecimento, considerando os determinantes econômicos, psicossociais, culturais e histórico das práticas alimentares. 

    Ementa: Compreender a complexidade de determinantes do comportamento e das práticas alimentares, bem como as mudanças alimentares contemporâneas. Conhecer as políticas de educação alimentar e nutricional do Brasil, bem como de outros países, para a promoção de mudanças alimentares saudáveis. Capacitar o aluno para diagnosticar problemas alimentares e desenvolver programas e estratégias em educação alimentar e nutricional dirigidos à grupos e instituições, no âmbito da promoção à saúde, partindo de recursos teóricos e metodológicos interdisciplinares com ênfase em educação. 

    Conteúdo programático: disciplina será dividida em partes:

    i.                Contextualização das mudanças alimentares: aspectos biológicos, ambientais, sociais, econômicos que geram problemas alimentares a serem abordados em EAN no Brasil;

    ii.               Fases e fundamentos para o desenvolvimento de um programa de educação nutricional (diagnóstico e programas: etapas, fundamentos, estratégias, indicadores, avaliação).


  • Apresentação de EAN

    Aula sobre apresentação do objeto da disciplina de EAN

    https://drive.google.com/file/d/1B3fxuhD-01IYVu1GAj4kZdkB1BXHOF-d/view


    Disponível se: Você faz parte de T-RNM4304-20202T1
  • Problemas Alimentares e Nutricionais e a EAN

    Este tema trata do objeto da EAN que são os problemas alimentares e nutricionais atuais. 

    1. Obesidade infantil / Tarefa 1

    EXERCÍCIO de estudo sobre o documentário MUITO ALÉM DO PESO

     2. Alimentação e meio ambiente / Tarefa 2

     EXERCÍCIO de estudo sobre o documentário:

    Cowspiracy: Destruição do meio ambiente


  • Histórico de nutrição e da EAN

    Aula:  ppt e on line

    Nesta aula há vários links e bibliografia que devem ser assistidos/lidos na íntegra. 



  • Mudanças alimentares e desafios da EAN: EAN no contexto do DHAAS / DHANA

    Atividades realizadas: 

    Aula on-line

    Curso sobre DHAA (Internet)

    Aula – (ppt). 

    Realizar leitura e realizar o Curso sobre Direito Humano a Alimentação Adequada. 

    Discussão on-line dos trabalhos aula 1 (Vídeo1)

    Conhecer exemplos de intervenções em escolas (Inglaterra) e com adolescentes (Brasil). 

    Exemplo de um processo de intervenção educativa em escola: "Transforming School Foods"

    Comer pra que? Vídeo de um projeto de EAN para adolescentes sobre a temática da aula. 

    Vídeo: 

    O que é o projeto Comer pra que? (Atenção para o método utilizado)


  • Mudanças alimentares e desafios da EAN. Alimentação saudável

    Aula on line e Podcast

    Podcast: https://www.youtube.com/watch?v=P01wy2ZiNTY

    Dieta do Antropoceno 

    Food in The Anthropocene: the EAT-Lancet Commission on Healthy Diets From Sustainable Food Systems. The entire Commission can be found online at thelancet.com/commissions/EAT. https://eatforum.org/eat-lancet-commission/eat-lancet-commission-summary-report/

    EAT-Lancet_Alimento Planeta Saúde [Commission_Summary_Report_Portugese.pdf] 

    https://www.thelancet.com/commissions/global-syndemic

    https://eatforum.org/eat-lancet-commission/


    NOVA classificação de alimentos

    Guia Alimentar para a População Brasileira


  • NOVA classificação dos alimentos

    Aulas 

    NOVA classificação dos alimentos: 

    Alimentação saudável: desafios do século XXI - Carlos Augusto Monteiro


    Alimentação saudável: desafios do século XX - Maria Laura Louzada


    Leituras: 

    Monteiro CA, Cannon G, Levy RB et al. NOVA. A estrela brilha.[Classificação dos alimentos. Saúde Pública.] World Nutrition Janeiro-Março 2016, 7, 1-3, 28-40 

    https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/896/o/Nova_classifica%C3%A7%C3%A3o_dos_alimentos.pdf

    Maria Laura da Costa Louzada ... [et al.] Alimentação e saúde: a fundamentação científica do guia alimentar para a população brasileira / -- São Paulo : Faculdade de Saúde Pública da USP, 2019.  132 p. : il. colorhttp://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/download/339/298/1248-1?inline=1


  • Guia Alimentar para a População Brasileira

    Guia Alimentar para a População Brasileira 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 156 p. : il. ISBN 978-85-334-2176-9

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf

    Tarefa: Relacionar os tópicos do Guia Alimentar com os conteúdos acima. Elaborar um Quadro com duas colunas: na primeira vocês colocam os tópicos/aspectos do Guia Alimentar e na segunda, comente relacionando o tópico com o conteúdo das aulas Mudanças alimentares e desafios da EAN: (i) Dieta do Antropoceno, (ii) NOVA classificação dos alimentos. Data de entrega em duplas. 05/10/2020

    Leitura complementar: 

    Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: como as políticas, programas e ações de Educação alimentar e Nutricional devem contemplar as ODS. 

    Agenda 2030:  https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ 

    Empresas signatárias do Pacto Global - https://www.unglobalcompact.org/what-is-gc/participants

    Transforming our world. The 2030 Agenda for  Sustainable Development



  • Cultura alimentar e a EAN

    Leitura do texto: 

    Ler o texto para discussão na semana que vem, dia 28/09

    Leitura e discussão:

    MINNER, Horace: “Body Ritual among the Nacirema”. In American Anthropologist, vol. 58 (1956), pp. 503-50. Tradução para o português, “Ritos corporais entre os Nacirema” (ou, “entre os Sonacirema”) de Eduardo Viveiros de Castro.

    Tarefa: leitura do texto sobre Antropologia aplicada à nutrição

    Garcia, R. W. D. Diálogos das ciências humanas com a nutrição A antropologia aplicada às diferentes áreas da nutrição. In: Canesqui, Ana Maria e Rosa Wanda Diez Garcia  (org). Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005.  306p. (Coleção Antropologia e Saúde)

    http://books.scielo.org/id/v6rkd/pdf/canesqui-9788575413876-15.pdf

  • Marco de Referência para EAN para Políticas Públicas

    Aula on line

    Material de leitura

    Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as politicas públicas. – Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012. 68 p.ISBN: 978-85-60700-59-2 

    http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/seguranca_alimentar/caisan/Publicacao/Educacao_Alimentar_Nutricional/1_marcoEAN.pdf

    Ministério do Desenvolvimento Social– MDS e Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN. (vários autores). Princípios e Práticas para Educação Alimentar e Nutricional, Brasília,  2018.

    (http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2018/08/CADERNO_EAN_semmarca.pdf)



    Aula sobre o tema: 

    https://www.google.com/search?q=marco+de+refer%C3%AAncia+de+educa%C3%A7%C3%A3o+alimentar+e+nutricional+ppt&oq=marco+de+refer%C3%AAncia&aqs=chrome.1.69i57j69i59l2.7104j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8


  • Elaboração de programa para EAN

    Elaborar um programa a partir das referências:

    Video: Culinária, saúde e prazer 

    Castro IRR, Souza TSN, Maldonado LA, Caniné ES, Rotenberg S, Gugelmin AS. A culinária na promoção da alimentação saudável: delineamento e experimentação de método educativo dirigido a adolescentes e a profissionais das redes de saúde e de educação. Rev. Nutr. 2007; 20(6): 571-88.

    Castro, IRR; Souza, TSN; Maldonado, LA. Projeto “Culinária, Saúde, Prazer. Formação de profissionais para a promoção da alimentação adequada e saudável.  In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 225- 234, 2017.

    Cervato-Mancuso. AM.  Elaboração de Programas Educativos em alimentação e nutrição.  In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 174- 181, 2017. (cap 19)

    Pava-Cárdenas, A., Vieira, VL., Alzate-Yepes, T e Cervato-Mancuso. AM.  Concepções e aplicações da avaliação do processo educativo.  In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 373-382, 2017


  • Avaliação Parcial [19/10/2020]

    Olá, boa tarde a todos, 

    Postar a avaliação conforme as instruções na prova. 

  • Trabalho Final da Disciplina RNM4304

    O trabalho será no formato teórico porém com conotação/proposta de conteúdo prático. 

    Cada grupo irá apresentar um Projeto de Programa de EAN para uma intervenção de 2 meses, no qual vocês apresentarão o planejamento do Programa, com descrição e justificativa/objetivo das atividades a serem desenvolvidas por etapas do programa. No material postado há capítulos e artigos sobre método e exemplo de  desenvolvimento de programas. 

    O conteúdo deve ser denso porém sintético. Gastem  mais tempo na reflexão e na criação (criatividade). Lembrando que o trabalho é para esta disciplina o que representa que vocês devem se inspirar e usar referências dela e outras relacionadas ao tema. 

    A avaliação estará voltada para a capacidade de síntese e de reflexão, para aplicação de conteúdos teóricos na prática, pelo método e pela qualidade geral do trabalho (escrito e apresentado). Não limitarei páginas porém, 10 páginas é um bom tamanho (anexos e bibliografia fica fora). Por favor, evitem copiar e colar mesmo que reformando o texto. Procurem pensar, discutir e elaborar um texto de vocês. 

    Cada grupo irá gravar a apresentação do seu trabalho pelo google meet (de 8 minutos) e enviar até o dia  24 de novembro. Nessa data também deverão ser postados os trabalhos escritos. 

    Os locais devem ser sorteados entre os grupos. Se precisarem de informações dos locais podem buscar na Internet e está em aberto, caso queiram fazer algum recorte dentro do seu local. Por exemplo, se sortear o tema 8, pode escolher um CAPS específico ou um grupo dentro de algum CAPS. Outro  exemplo, não conhecemos um centro que recebe e adapta refugiados em Ribeirão Preto. Então vocês podem se inspirar em algum local onde há esse trabalho. Podem também, por exemplo, eleger pais de uma escola para trabalhar ou crianças, ou professores, ou ainda integrando os 3 segmentos, ou ainda propor um programa para uma Diretoria de Ensino Regional de Educação. Ou seja, terão certa liberdade  dentro do local determinado. 

    Elabore um Projeto de Programa de EAN  para: 

    1. Escola pública de ensino fundamental do bairro Jardim Aeroporto 

    2. Escola pública de ensino médio do bairro Jardim Aeroporto

    3. Centro comunitário Ribeirão Verde

    4. Casa das Mangueiras 

    5. Mulheres do Brasil - voltado para mães de comunidades carentes que trabalham fora e tem filhos menores de 7 anos. 

    6. Grupo de refugiados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), que se instalaram em Ribeirão Preto. 

    7. Prefeitura visando integração de famílias em risco social. 

    8. Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)


  • O método Paulo Freire

    Freire, P. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 25ª. Edição, 1996.


    https://www.youtube.com/watch?v=4M69rga5ENo&ab_channel=InstitutoClaro


    Última entrevista com Paulo Freire, 1997:  https://www.youtube.com/watch?v=Ul90heSRYfE


  • Links com inspirações

    https://ojoioeotrigo.com.br/quem-somos/

    https://www.youtube.com/watch?v=fSsc5TX0rtA

    https://www.youtube.com/channel/UCf_kPuUMZ7wWKDPQ4PwMS_Q

    https://www.youtube.com/watch?v=E899xC32MWk&t=121s

    https://www.youtube.com/watch?v=bxQDJSaL3T4

    https://www.youtube.com/watch?v=RWuAwS8IJJk

    https://www.youtube.com/results?search_query=sesc+experimenta

  • Experiência educacional holística envolvendo educação alimentar e nutricional

    Caros alunos, 

    Segue aqui o link de defesa da dissertação de mestrado da Natália da Silva Rego que trabalhou com EAN para crianças. Caso queiram se inteirar dessa experiência, segue o link: 


    https://drive.google.com/file/d/1-pm19nEEgUFeung6Z5DC0qwJkdl58WGC/view?usp=sharing