Programação

  • 1.Introdução ao Aconselhamento

    (1) Acordos e funcionamento da disciplina

    (2) Conhecer o que é e as condições para se estabelecer o Aconselhamento nutricional

    (3) O que é aconselhamento e diferenciar consultas convencionais e aconselhamento

    (CT - 3) Expectativas do usuário/cliente/paciente em relação ao nutricionista
    Bibliografia
     
    Trindade, I;  Teixeira, JAC. Aconselhamento psicológico em contextos de saúde e doença – Intervenção privilegiada em psicologia da saúde. Análise Psicológica (2000), 1 (XVIII): 3-14. 

    Figueiras, SL e Deslandes S F. Avaliação das ações de aconselhamento. Análise de uma perspectiva de prevenção centrada na pessoa. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 15(Sup. 2):121-131, 1999

    Curry, K. R.and Jaffe, A. Nutrition Counseling & Communication Skills. Philadelphia: WB Saunders Company, 1998. 

    Motta, DG; Motta, CG; Ferretti, MG. Aspectos psicológicos do Aconselhamento dietético. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pg 44-55, 2017.

    Rodrigues, E. Soares, FPTP e Boog, MCF. Resgate do conceito de aconselhamento no contexto do atendimento nutricional 1Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005

    Figueiras, SL e Deslandes S F. Avaliação das ações de aconselhamento. Análise de uma perspectiva de prevenção centrada na pessoa. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 15(Sup. 2):121-131, 1999

    Motta, DG; Motta, CG; Ferretti, MG. Aspectos psicológicos do Aconselhamento dietético. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pg 44-55, 2017.

    Rodrigues, E. Soares, FPTP e Boog, MCF. Resgate do conceito de aconselhamento no contexto do atendimento nutricional 1Rev. Nutr., Campinas, 18(1):119-128, jan./fev., 2005

    (CT )
     Oliveira JAN et al. Percepção dos obesos sobre o discurso dos nutricionistas. 
    https://books.google.com.br/books?hl=pt BR&lr=&id=GADmCQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA175&dq=percep%C3%A7%C3%A3o+da+popula%C3%A7%C3%A3o
    +sobre+o+nutricionista&ots=xyOCALc7uS&sig=FL7ijhhK5QwQAIrwk7HMGUwXXYo#v=onepage&q&f=false

    Freitas, MCS, Fontes, GAV; Oliveira, N. Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura. EDUFBA, 2008  


  • 1. Relação interpessoal 2. Consulta inicial e contrato 3. Consulta

    Objetivos

    (1) Compreender fatores psicológicos que aproximam e como estabelecem relações e como as expectativas sobre o profissional operam na consulta.

    (2) Conhecer e desenvolver habilidades para estabelecer vínculo e realizar contrato sobre a relação terapêutica.  

    (3) Desenvolver uma consulta organizada em etapas. Estrutura de consulta

    Estratégia de ensino e crédito trabalho : 

    (1) Compreender fatores psicológicos que aproximam e como estabelecem relações e como as expectativas sobre o profissional operam na consulta.

    (2) Conhecer e desenvolver habilidades para estabelecer vínculo e realizar contrato sobre a relação terapêutica.  

    (3) Desenvolver uma consulta organizada em etapas. Estrutura de consulta

    Bibliografia (vejam no programa a bibliografia destacada em azul, as demais são complementares)

    Silva et al. Comunicação interpessoal como instrumento que viabiliza a qualidade da consulta de enfermagem ginecológica. v. 12 n. 1 (2009).

    Formoza, et al.  As relações interpessoais no cuidado à saúde: uma aproximação ao problema. Rev. Enferm.UERJ, RJ, 20(1):124-7, 2012.

    Carraro, TE e Radünz, Empatia no relacionamento terapêutico: um instrumento do cuidado.  Cogitare Enferm, 1(2): 50-52, 1996

    A Revolução da Empatia | Tati Fukamati | TEDxPedradoPenedo 

    Gahagan, J. Comportamento interpessoal e de grupo. Zahar Editores, (1976).

    (2) Zimerman, DF. Entrevista Inicial: indicações, contra indicações e contrato. Fundamentos da psicanálise, pag 281-290. Ed Artmed 1999.

    (3) Ramos, V. A consulta em sete passos. Rev Port Clin Geral 2009.25:208-20.

  • 1. Consulta em nutrição 2. História alimentar 3. Conteúdos: senso comum e conhecimento científico

    Objetivos:

    (1) Compreender e desenvolver habilidades para conduzir uma consulta em nutrição

    (2) Entender quais elementos estão presentes na história alimentar e como utiliza-los na condução da entrevista, visando o diagnóstico. Compreender e desenvolver habilidade para consultas de casos novos e retornos, finalização e síntese das consultas e tratamento.

    (3) Desenvolver habilidades para lidar com conhecimento científico tanto na interpretação como na transmissão.

    Referências bibliográficas

    Ulian, M; Sato, P; Alvarenga, M;  Scagliusi, F. Aconselhamento nutricional versus prescrição. In: Alvarenga M, et.al. (organizadora). Nutrição comportamental. Barueri: Manole; 2018, 161-190 p

    American Dietetic Association. Position of the ADA: food and nutrition misinformation. Journal of American Dietetic Association. 2006, 106(4): 601-607.

    Rios, ERG et al. Senso comum, ciência e filosofia - elo dos saberes necessários à promoção da saúde  Ciência e Saúde Coletiva, 2007, 12(2):501-509. 

    Andrade, B.L. e Ferrari, N.  As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Ensaio –Pesquisa em Educação em Ciências. 2000, 02(2): 182-192

    Farias, M.E. e Bandeira, K.S. O uso das analogias no estudo de ciências e de biologia. Ensino, Saúde e ambiente. 2009, 2930: 60-70.

    Natividade, JC; Camargo, BV. Representações sociais, conhecimento científico e fontes de informação sobre aids. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2011, vol.21, n.49 [cited  2020-03-17], pp.165-174. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2011000200004&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0103-863X.  https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200004.  [Sobre Representações sociais]

    NATIONAL RESEARCH COUNCIL OF THE NATIONAL ACADEMIES Duschl, RA; Schweingruber, HA; and Shouse, AW (editors). Taking science to school : learning and teaching science in grades K-8 / Committee on Science Learning, Kindergarten Through Eighth Grade ; ISBN 0-309-66069-6 (pdf)  https://www.nap.edu/read/11625/chapter/1

    ATIVIDADE À DISTÂNCIA:

    Parte 1

    1. Levante os pontos importantes do vídeo sobre Empatia (aula anterior/ moodle); 
    2. Pontue comentando, qual aplicação desse conteúdo em uma consulta de nutrição;

    Parte 2

    1. Organizar uma estrutura de consulta em nutrição/grupo
    2. Aplicar a consulta a um conhecido e avaliar se as informações permitem: fazer diagnóstico alimentar e nutricional; quais são os pontos importantes que você usaria para estabelecer um seguimento alimentar e nutricional para esse sujeito. (Não foi realizado)

    Parte 3 - Conhecimento científico e senso comum

    1. Anotações de aula e exercício. 
    2. Aula à distância ( a ser agendada ) 

    • ATIVIDADE À DISTÂNCIA:

      Parte 1

      1. Levante os pontos importantes do vídeo sobre Empatia (aula anterior/ moodle);

      2. Pontue comentando, qual aplicação desse conteúdo em uma consulta de nutrição;

      Parte 2

      3. Organizar uma estrutura de consulta em nutrição/grupo

      4. Aplicar a consulta a um conhecido e avaliar se as informações permitem: fazer diagnóstico alimentar e nutricional; quais são os pontos importantes que você usaria para estabelecer um seguimento alimentar e nutricional para esse sujeito.


  • 1. Senso comum e conhecimento científico. 2. Analogias e metáforas na comunicação. 3. Qualidade da informação em nutrição

    1. Compreender e desenvolver habilidades para conduzir uma consulta em nutrição.

    2. Entender quais elementos estão presentes na história alimentar e como utiliza-los na condução da entrevista, visando o diagnóstico. Compreender e desenvolver habilidade para consultas de casos novos e retornos, finalização e síntese das consultas e tratamento.

    3. Desenvolver habilidades para lidar com conhecimento científico tanto na interpretação como na transmissão.

    Bibliografia: 

    Andrade, B.L. e Ferrari, N.  As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Ensaio –Pesquisa em Educação em Ciências. 2000, 02(2): 182-192

    American Dietetic Association. Position of the ADA: food and nutrition misinformation. Journal of American Dietetic Association. 2006, 106(4): 601-607

    Natividade, JC; Camargo, BV. Representações sociais, conhecimento científico e fontes de informação sobre aids. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2011, vol.21, n.49 [cited  2020-03-17], pp.165-174. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2011000200004&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0103-863X.  https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200004

    NATIONAL RESEARCH COUNCIL OF THE NATIONAL ACADEMIES. Duschl, RA; Schweingruber, HA; and Shouse, AW (editors). Taking science to school : learning and teaching science in grades K-8 / Committee on Science Learning, Kindergarten Through Eighth Grade. ISBN 0-309-66069-6 (pdf)

    Aula EAD

    Exercícios: (um dos exercícios foi suspenso)

    (Entregar no dia 4/04/2020)  1. Analisar os componentes do vídeo enviado. 

    (Entregar no dia 13/04/2020) 2. Escolham um vídeo/grupo sobre alimentação, usando o artigo: American Dietetic Association. Position of the ADA: food and nutrition misinformation. Journal of American Dietetic Association. 2006, 106(4): 601-607.  Enviem o link para passar para os demais. 

    (Entrega no dia 27/04/2020)
    Preparar e testar material de orientação científica para ambulatório. Grupo 1 (açúcar), 2 (dieta e resistência insulínica), 3 (gorduras saturada, poli e mono insaturada, hidrogenada e  trans)  4 (antioxidantes) e 5 (Nova classificação de alimentos).

  • 1. Bases da comunicação

    Curry, K. R.and Jaffe, A. Nutrition Counseling & Communication Skills. Philadelphia: WB Saunders Company, 1998.

    [Cap 4 estratégias de aconselhamento nutricional]

     

    Yonekuraa et al.  Perceptions of patients, physicians, and medical students on physicians’ appearance.  Rev Assoc Med Bras. 2013;59(5):452-459.

     

    Assistir o vídeo: 

    Linguagem corporal

  • 1. Emoção. 2. Gosto na consulta em nutrição

    Objetivo: 

    Conhecer como o gosto e as emoções se constituem elementos estruturantes e associados ao comportamento alimentar.

    EAD: Foram dadas em duas aula: uma sobre emoção e outra sobre gosto. 

    Referências bibliográficas:

    Meirelles, C; Palazzo, C; Sicchieri, J.; Diez-Garcia, RW.Gosto e prazer na experiência alimentar. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 25-33, 2017.

    Palazzo CC, Meirelles CS, Japur CC, Diez-Garcia RW. Gosto, sabor e paladar na experiência alimentar: reflexões conceituais. Interface (Botucatu). 2019; 23: e180078 https://doi.org/10.1590/Interface.180078

    Canetti, L.; Bachar, E.; Berry, E. M. Food and emotion. Behavioural Processes, v. 60, n. 2, p. 157-164, Nov-Dec 2002. ISSN 0376-6357. Disponível em: < <Go to ISI>://WOS:000179343500007 >.

     Wehling, Helena & Lusher, Jo. (2019). Cognitive and Emotional Influences on Eating Behaviour: A Qualitative Perspective. Nutrition and Metabolic Insights. 12. 1-6. 10.1177/1178638819855936. 


  • 1. Abordagem em consulta da anamnese alimentar

    EAD: Aula gravada em 3 partes

    Referências bibliográficas:

    Japur, CC; Diez-Garcia, RW, Penaforte, FRO. Qualidade no atendimento nutricional ambulatorial. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional.  Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag347-372

    Japur, CC; Diez-Garcia, RW; Chiarello, PG; Navarro, AM. Atendimento nutricional do paciente hospitalizado. In: Navarro, et. Al. Atualidades em Alimentação e Nutrição Hospitalar. São Paulo, Ed Atheneu Pag 97-140, 2017. 

    C.S. Meirelles, R.W. Diez-Garcia / Clinical Nutrition ESPEN xxx (2018) 1-7 https://doi.org/10.1016/j.clnesp.2018.05.004.

    Vídeo 1 Anamnese 1 https://drive.google.com/file/d/11ZdsRfs9RJr6ibQ7-fYIdDTHwxTs5u9h/view?usp=sharing

    Vídeo 2 Anamnese 2 https://drive.google.com/file/d/1Xr-wo3hiiFi1kZi4pasqT2nRVW9hJYji/view?usp=sharing

    Vídeo 3 Anamnese 3 https://drive.google.com/file/d/1jJL7JoO8PyaUQPpfEbBMfxvDGb1ca2Fn/view?usp=sharing



  • 1.Linhas de aconselhamento Alimentar e Nutricional

    Aula EADLinhas de aconselhamento por ação e por insight 

    Vídeo aula (Mindful e Intuitive) 

    https://drive.google.com/file/d/1Gq5WslDy_Ys22pLI2J-nOaBgGAa0edMB/view?usp=sharing

    Referência Bibliográfica


    Obesidade como problema social e na experiência individual. Assistir ao vídeo. Flávio Gicovate. Construir o simples: emagrecer 

    Motta, DG; Motta, CG; Ferretti, MG. Aspectos psicológicos do Aconselhamento dietético. In: Diez-Garcia, RW e Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Alimentar e Nutricional. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. Pag 44-55, 2017.

    (1) Rahimi-Ardabili, H., Reynolds, R., Vartanian, L.R. et al. Mindfulness (2018) 9: 388. A systematic review of the efficacy of interventions that aim to increase self-compassion on nutrition habits, eating behaviours, body weight and body image. https://doi.org/10.1007/s12671-017-0804-0

    Polacow, V.; Costa, AC; Figueiredo, M. lvarenga, M; Figueiredo, M. Comer com atenção plena. In: Alvarenga M, et.al. (organizadora). Nutrição comportamental. Barueri: Manole; 2018, 263- 280 p

    Alvarenga, M; Figueiredo, M. Comer intuitivo. In: Alvarenga M, et.al. (organizadora). Nutrição comportamental. Barueri: Manole; 2018, 237- 262 p

    Curry, K. R.and Jaffe, A. Nutrition Counseling & Communication Skills. Philadelphia: WB Saunders Company, Cap 5 Selected perspectives of Psychology and Counselling. 1998.

     


  • 1. Avaliação Final

  • Tópico 10