Kursthemen
-
Obrigado a todos pela participação!
Abaixo você encontram seu certificado de voluntariado emitido pelo Arrastão. (Clique na seta em frente à pasta para ver os certificados)
-
Programa adaptado e outras informações (revisado em 07/05):
Ciclo 1: 26/03 a 16/04 - Contato e entendimento do problema
26/3 - 8h30 Google meet para iniciar atividades e tirar dúvidas (todos devem participar)
02/04 - Reunião para dúvidas
09/04 - Reunião para dúvidas (opcional - Semana Santa)
16/4 - Entrega e Apresentação Need finding (por Zoom, entregar a apresentação no moodle)
Ciclo 2: 16 a 30/4 - Elaboração da persona
23/4 - 8h30 Zoom para tirar dúvidas e passagem de informações (todos devem participar)
30/4 - Entrega e Apresentação da Persona (por Zoom)
07/5 - 8h30 Zoom para atualização das personas e brainstorming para benchmarking (todos devem participar)
Ciclo 3: 07/5 a 28/5 - Benchmarking
14/5 - 8h30 Zoom para tirar dúvidas e passar informações (todos devem participar)
28/5 - Entrega e Apresentação do Benchmarking (por Zoom)
Ciclo 4: 28/5 a 11/6 - Ideação
04/06 - Reunião para tirar dúvidas
11/6 - Apresentação da Ideação
Ciclo 5: 11/6 a 25/6 - Protótipo da Função crítica
18/6 - Reunião para dúvidas
25/6 - Apresentação do protótipo da Função crítica
Ciclo 6: a definir conforme o final do semestre - Protótipo funcional
a definir
Vamos fazer o projeto utilizando o revezamento (Rat Relay): uma equipe faz uma parte e passa para a outra, que continua o trabalho.
A planilha contém informações e os contatos dos proponentes dos desafios.
Além dos contatos da planilha, os seguintes também podem ajudar:
Henrique (o que dirigiu a atividade do carrinho) 94724-2386 - pode ajudar nos contatos
Luiz 97195-8500 - é o educador da turma
-
Espaço dedicado para armazenar as ATAs das aulas online que abordará de forma escrita as discussões realizadas no encontro. O objetivo é ter o registro para orientar melhor os alunos em suas atividades e mapear seus progressos/dificuldades.
Ao final de cada aula via GoogleMeets será disponibilizado a ATA redigida pela monitora da matéria. Caso haja algum erro, entrar em contato com a responsável. -
A comunicação da coordenação com os educadores é feita através de uma agenda impressa (no CCA) e por grupo de Whatsapp (no CJ), mas é frequente a falha de comunicação.
-
O Arrastão promove reuniões com os pais dos alunos, para apresentar o trabalho, ter retorno, e solicitar apoio e auxílio. Muitas vezes os pais assumem a postura de “clientes”, com baixo envolvimento. O Arrastão gostaria que a relação com os pais fosse mais colaborativa, com maior participação no andamento das atividades.
-
O Arrastão tem uma iniciativa na qual os alunos trocam garrafas PET por uma moeda interna, o peixecoin, que pode ser usada para compras no local. O controle da emissão e uso do peixecoin precisa ser aperfeiçoado.
-
Os empregadores consideram os alunos do Arrastão bem preparados no que se refere ao trabalho e capacidade de relacionamento, mas avaliam que a capacidade de comunicação oral e escrita é limitada. Sem que haja sobreposição com o ensino formal, é preciso melhorar essas habilidades.
-
O Arrastão promove assembleias nas salas de cada idade, em gerais, entre salas, para estimular a discussão e solução de problemas de forma participativa. A participação nas assembleias é limitada e precisa ser aprimorada.
-
A cada ano um novo grupo é admitido no CJ , que precisa se integrar ao existente. Apesar das atividades programadas, a integração dos novos alunos poderia ser melhorada.
-
Design Thinking é um método para desenvolvimento de soluções para problemas mal definidos ou complexos.
Ele tem 2 características fundamentais: compreender o problema do ponto de vista de quem o enfrenta, e prototipar rapidamente soluções para desenvolver o projeto
Vídeo do desafio do carrinho de supermercado:
Vídeo em inglês sobre Design Thinking:
-
O Design Thinking propõe ciclos rápidos de prototipação, para testar ideias sem aplicação de muitos recursos. Uma vez testadas e aprovadas, então são desenvolvidas plenamente.
Prototipação rápida do google glass:
Protótipos:
Protótipos de papelão:
-
Entender o problema do ponto de vista do usuário
Vídeo sobre need finding:
Video Need Finding em Hospital:
Vídeo sobre Benchmarking:
-
Persona
Vídeo sobre o processo de criação de uma Persona no projeto de Design Thinking: -
Marvel https://marvelapp.com/