Programação

  • Programa

    Programa adaptado e outras informações (revisado em 07/05):


    Ciclo 1: 26/03 a 16/04 - Contato e entendimento do problema

    26/3 - 8h30 Google meet para iniciar atividades e tirar dúvidas (todos devem participar)

    02/04 - Reunião para dúvidas

    09/04 - Reunião para dúvidas (opcional - Semana Santa)

    16/4 - Entrega e Apresentação Need finding (por Zoom, entregar a apresentação no moodle)


    Ciclo 2: 16 a 30/4 - Elaboração da persona

    23/4 - 8h30 Zoom para tirar dúvidas e passagem de informações (todos devem participar)

    30/4 - Entrega e Apresentação da Persona (por Zoom)

    07/5 - 8h30 Zoom para atualização das personas e brainstorming para benchmarking (todos devem participar)


    Ciclo 3: 07/5 a 28/5 - Benchmarking

    14/5 -  8h30 Zoom para tirar dúvidas e passar informações (todos devem participar)

    28/5 - Entrega e Apresentação do Benchmarking (por Zoom)


    Ciclo 4: 28/5 a 11/6 - Ideação

    04/06 - Reunião para tirar dúvidas

    11/6 - Apresentação da Ideação


    Ciclo 5: 11/6 a 25/6 - Protótipo da Função crítica

    18/6 - Reunião para dúvidas

    25/6 - Apresentação do protótipo da Função crítica


    Ciclo 6: a definir conforme o final do semestre - Protótipo funcional

    a definir


    Vamos fazer o projeto utilizando o revezamento (Rat Relay): uma equipe faz uma parte e passa para a outra, que continua o trabalho.

    A planilha contém informações e os contatos dos proponentes dos desafios.

    Além dos contatos da planilha, os seguintes também podem ajudar:

    Henrique (o que dirigiu a atividade do carrinho)  94724-2386 - pode ajudar nos contatos

    Luiz 97195-8500 - é o educador da turma


  • ATA das Aulas Online

    Espaço dedicado para armazenar as ATAs das aulas online que abordará de forma escrita as discussões realizadas no encontro. O objetivo é ter o registro para orientar melhor os alunos em suas atividades e mapear seus progressos/dificuldades.

    Ao final de cada aula via GoogleMeets será disponibilizado a ATA redigida pela monitora da matéria. Caso haja algum erro, entrar em contato com a responsável.
  • Melhorar comunicação coordenação/educadores

    A comunicação da coordenação com os educadores é feita através de uma agenda impressa (no CCA) e por grupo de Whatsapp (no CJ), mas é frequente a falha de comunicação.

  • Aumentar o envolvimento dos pais

    O Arrastão promove reuniões com os pais dos alunos, para apresentar o trabalho, ter retorno, e solicitar apoio e auxílio.  Muitas vezes os pais assumem a postura de “clientes”, com baixo envolvimento.  O Arrastão gostaria que a relação com os pais fosse mais colaborativa, com maior participação no andamento das atividades.

  • Controle do Peixecoin

    O Arrastão tem uma iniciativa na qual os alunos trocam garrafas PET por uma moeda interna, o peixecoin, que pode ser usada para compras no local.  O controle da emissão e uso do peixecoin precisa ser aperfeiçoado.

  • Melhorar a capacidade de comunicação e expressão

    Os empregadores consideram os alunos do Arrastão bem preparados no que se refere ao trabalho e capacidade de relacionamento, mas avaliam que a capacidade de comunicação oral e escrita é limitada.   Sem que haja sobreposição com o ensino formal, é preciso melhorar essas habilidades.

  • Aperfeiçoar o funcionamento das Assembleias

    O Arrastão promove assembleias nas salas de cada idade, em gerais, entre salas, para estimular a discussão e solução de problemas de forma participativa. A participação nas assembleias é limitada e precisa ser aprimorada.

  • Acolhimento de novos alunos

    A cada ano um novo grupo é admitido no CJ , que precisa se integrar ao existente. Apesar das atividades programadas, a integração dos novos alunos poderia ser melhorada.

  • O que é Design Thinking?

    Design Thinking é um método para desenvolvimento de soluções para problemas mal definidos ou complexos.

    Ele tem 2 características fundamentais: compreender o problema do ponto de vista de quem o enfrenta, e prototipar rapidamente soluções para desenvolver o projeto


    Vídeo do desafio do carrinho de supermercado: 

    Vídeo em inglês sobre Design Thinking: 


  • Prototipação

    O Design Thinking propõe ciclos rápidos de prototipação, para testar ideias sem aplicação de muitos recursos. Uma vez testadas e aprovadas, então são desenvolvidas plenamente.


    Prototipação rápida do google glass: 


    Protótipos: 


    Protótipos de papelão: 

  • Need finding e benchmarking

    Entender o problema do ponto de vista do usuário

    Vídeo sobre need finding: 

    Video Need Finding em Hospital: 

    Vídeo sobre Benchmarking: 

  • Mais sobre Design Thinking

  • Persona

    Persona

    Vídeo sobre o processo de criação de uma Persona no projeto de Design Thinking: 

  • Prototipagem app