Programação
-
PRO 3331 - ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
2. semestre de 2020
-
NOTAS FINAIS 2020
-
18/08/2020
Apresentação da disciplina e das regras gerais
Pergunta que procuraremos responder: o que é e por que é necessário administrar e organizar? quais são os limites das decisões das empresas?
Empresa / organização como sistema: elementos de teoria de sistemas para análise da empresa. A organização e seu ambiente (apoio de transparências)
-
(Art 299 do código penal tipifica falsidade ideológica e atribui pena de 1 a 5 anos mais multa)
-
20/08/2020
Pergunta que procuraremos responder: o que é e por que é necessário administrar e organizar? quais são os limites das decisões das empresas?
FINALIDADE E MISSÃO DA EMPRESA: para que serve uma organização?
Discussão a partir de atividade em aula
-
25/08/2020
FINALIDADE E MISSÃO DA EMPRESA
Texto básico
DRUCKER, Peter. Introdução à Administração. Cap 5: A finalidade e a missão da empresa. São Paulo: Pioneira, 1998. (Há exemplares do livro na biblioteca e do capítulo no CAEP; cópia digital do texto está disponível abaixo)
Exercício a partir do texto (entrega até 9:15, no Moodle USP)
A partir da metodologia de Peter Drucker no texto acima, discuta qual a finalidade e a missão das duas empresas que você trabalhou em sala de aula. Quem faltou à aula: fazer das 5 empresas - Google, GM, Natura, Nubank, Hospital Universitário (HU).
Lembre-se que você é engenheiro(a), que analisa, projeta e modifica organizações. Para tanto, precisa conhecer quais os aspectos constitutivos essenciais de uma organização, mesmo que eles não saltem aos olhos: se saltarem aos olhos de todos, não haveria necessidade de engenheiros para tal análise...
PARA PRÓXIMA AULA: ver na próxima aula (modelo estrela de Galbraith) -
27/8/2020
MODELO "ESTRELA" DE GALBRAITH - COMPONENTES DE UMA ORGANIZAÇÃO
Modelo de análise de empresa
Elementos organizacionais e o projeto de uma organização reconfigurável.Atividade para próxima aula, a ser entregue até 9:15h no Moodle USP
1) Leitura prévia obrigatória do texto
GALBRAITH, Jay; DOWNEY, Diane; KATES, Amy. Projeto de organizações dinâmicas: um guia prático para líderes de todos os níveis. Porto Alegre: Bookman, 2011. Cap. 1: O ponto de partida, p. 23-39. Atenção em cada ponto da estrela e na relação entre eles.; atenção na figura 1.2, p.27.2) Exercício a partir do texto: discuta as relações lógicas entre estratégia e estrutura da organização. Como a estratégia molda a estrutura organizacional e como a estrutura organizacional molda a estratégia?
-
(texto do livro)
-
-
01/09/2020
Modelo estrela de Galbraith
Estrutura, mecanismos de ligação lateral, sistemas de indicadores e sistemas de pessoas.
Relação entre as "pontas" - como estratégia se liga com estrutura e vice-versa, e assim por diante. Uma organização (empresa, ONG etc.) precisa ter um projeto coerente. Por exemplo, o sistema de pessoas precisa ser coerente com a estrutura; o sistema de métricas deve apontar os aspectos importantes para análise de como a estratégia está se dandp na prática, e assim por diante.
Exercício em aula: análise da Poli conforme o modelo estrela de Galbraith
-
03/09/2020
ATIVIDADE A SER FEITA EM CASA, POR ESCRITO, E ENTREGA NO MOODLE USP ATÉ 5 min ANTES DO INÍCIO DA AULA
Leitura das "Notas para o Leitor" e do Capítulo 1 do livro de H.Mintzberg (edições de capa preta - 2015, de capa azul - mais antiga, ou de capa vermelha, original em inglês). Há inúmeros exemplares na biblioteca.
Responda às seguintes questões:
1) Do que trata o texto lido e qual a importância do assunto?
2) Resuma a definição dos mecanismos de coordenação e dê exemplos justificados de cada um deles. Ou seja, não é nome da empresa, é exemplo do mecanismo.
Bibliografia:
MINTZBERG, Henry. Structure in fives: designing effective organizatiosn. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1993. Cap 1: Foundations of organization design. (capa vermelha)
Há edição brasileira, mas com vários problemas de tradução:
MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo: Atlas (1a edição: capa azul; 2a edição: capa preta)
Complemento facultativo ao livro anterior (texto semelhante, mas menos detalhado e mesclado com outros assuntos):
MINTZBERG, Henry; QUINN, James B. O processo da estratégia. 3ª.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. Cap. 8.1
-
08/09/2020
ENTREGA DO RELATÓRIO 1 (por escrito): última entrega às 9:15, no moodle usp, sem atraso.
Veja nas normas do trabalho o que é solicitado para o relatório.Discussão do Capítulo 1 do Mintzberg, exercício em aulaPara a próxima aula, ler e fichar capítulo 2 de Mintzberg (espaço para subir o exercício na aula seguinte, até 9:15, Moodle USP)-
(livro original, em inglês)
-
-
10/09/2020
Cap 2 Mintzberg -
-
15/09/2020
DELINEANDO A ESTRUTURA
Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 3 - "Designing the Superstructure".
ATIVIDADE A SER FEITA EM CASA, POR ESCRITO, E ENTREGA ATÉ 5 min ANTES DO INÍCIO DESTA AULA: 1) Explique os critérios de agrupamento
2) Explique as vantagens e desvantagens dos agrupamentos por função e por mercado
-
(com Mario Sergio Salerno)
-
17/09/2020
PLANEJAMENTO E CONTROLE; MECANISMOS DE LIGAÇÃO LATERAL (mecanismos de integração entre funções organizacionais)
Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 4 - "Fleshing out the Superstructure" - Planning and Control Systems.
-
Documentos capturados no site da UFABC - setembro de 2019
-
22/09/2020
PODER & DESCENTRALIZAÇÃO: Por que descentralizar a estrutura?
Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 5 - "Untangling Decentralization".
ATIVIDADE A SER FEITA EM CASA, POR ESCRITO, E ENTREGAR ATÉ 5 min ANTES DO INÍCIO DA AULA: Fichamento do Cap 5 "Untangling Decentralization", destacando os conceitos principais que estruturam o texto.
-
24/09/2020
FATORES SITUACIONAIS
Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 6 - "Fitting Design to Situation".
Exercício a ser feito em casa (entrega no Moodle USP, conforme regras da disciplina): qual a diferença entre ambiente (do ponto de vista sistêmico - teoria de sistema) e fatores situacionais de Mintzberg? Justifique.
-
29/09/2020
CONFIGURAÇÕES DE MINTZBERG - Visão geral e estrutura simples
Leituras prévias obrigatórias: MINTZBERG, H. Structure in fives.
Cap. 7 - "Design as Configuration"
Cap. 8 - "The Simple Structure"
1. Dúvidas sobre os textos lidos
2. Estrutura simples
3. Introdução às configurações burocráticas: a emergência da "burocracia mecanizada"
-
01/10/2020
BUROCRACIA MECANIZADA / MÁQUINA BUROCRÁTICA / ORGANIZAÇÃO MÁQUINA
BUROCRACIA - Características básicas
Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 9 - "The Machine Bureaucracy".
Exercício prévio (conforme as regras da disciplina, entrega no Moodle até 5 min antes do início da aula)
1) Descreva e discuta as características básicas da configuração "burocracia mecanizada"
2) Explique como o mecanismo básico de coordenação da configuração se adequa ao ambiente típico da configuração.
-
06/10/2020
ATIVIDADE para CASA - TRAZER POR ESCRITO, entregar no moodle, até 9:15
Cada grupo (do trabalho da disciplina) deve preparar um roteiro visando levantamento de dados baseado em entrevistas, visando o trabalho final da disciplina. Cada grupo traz por escrito 1 e só 1 roteiro. O roteiro deve contemplar:
1) Nome da empresa, setor da empresa onde o trabalho está sendo realizado (se pertinente), nome completo dos membros do grupo em ordem alfabética
2) Objetivos do levantamento de dados
3) Definição de quem será entrevistado: pessoas / cargos / funções
4) Roteiro / questionário para as entrevistas, contemplando as diferentes pessoas / cargos / funções
5) Cuidados a serem tomados durante as entrevistas
Os roteiros serão discutidos em aula, a partir do que for entregue por escrito.
Metodologia de Pesquisa em Organizações: abordagem para levantamento de dados e pesquisas qualitativas
O levantamento de dados via entrevistas é muito importante e comum nas organizações. Há teorias e métodos para que tal levantamento seja bem sucedido, isto é, que os dados tenham poucas distorções, representem um certo universo (e não a opinião de alguns poucos): só com isso o trabalho posterior com os dados pode ser confiável. Uma das piores coisas que podem acontecer é o dado ser questionado ou levar o analista a conclusões erradas ou duvidosas.
Há vasta literatura sobre metodologia de pesquisa. Abaixo, alguns textos que podem ajudar. Cada texto tem um viés, um foco e um público-alvo: é preciso adaptá-los para os problemas de levantamento que cada um enfrenta.
LEITURA RECOMENDADAS
1. WEISS, Robert S. Aprendendo com estranhos : a arte e o método de estudos de entrevistas qualitativas. New York: Free Press, 1995. Cap 1: Introdução + Cap 2: Entrevistados - escolhendo-os e recrutando-os. [texto no CAEP e no link abaixo]
2. EISENHARDT, K.M. Building theories from case studies research. Academy of Management Review, v.14, n.4, p.532-550, 1989 (link abaixo). É um dos textos clássicos sobre estudos de caso em empresas, dos mais utilizados pra pesquisa em organizações. Discute como fazer os levantamentos, como tratar os dados, qual o número mínimo de casos etc, a partir da experiência e reflexões da autora, Prof. de Stanford (EUA).
3. BOOTH et al. A arte da pesquisa. Cap.1. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (link abaixo). Texto geral sobre metodologia de pesquisa.
ATIVIDADE EM CASA - TRAZER POR ESCRITO, entregar no moodle, até 9:15
Cada grupo (do trabalho da disciplina) deve preparar um roteiro visando levantamento de dados baseado em entrevistas, visando o trabalho final da disciplina. Cada grupo traz por escrito 1 e só 1 roteiro. O roteiro deve contemplar:
1) Nome da empresa, setor da empresa onde o trabalho está sendo realizado (se pertinente), nome completo dos membros do grupo em ordem alfabética
2) Objetivos do levantamento de dados
3) Definição de quem será entrevistado: pessoas / cargos / funções
4) Roteiro / questionário para as entrevistas, contemplando as diferentes pessoas / cargos / funções
5) Cuidados a serem tomados durante as entrevistas
Os roteiros serão discutidos em aula, a partir do que for entregue por escrito.
-
08/10/2020
BUROCRACIA MECANIZADA / MÁQUINA BUROCRÁTICA / ORGANIZAÇÃO MÁQUINA
BUROCRACIA - Características básicas
Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 9 - "The Machine Bureaucracy"
Problemas da burocracia mecanizada. Atividade em aula a a partir do video "On the line"
-
13/10/2020
Revisão geral: modelo estrela, mecanismos de coordenação, parâmetros de projeto (design), lógica de configurações.
Introdução à burocracia profissional.
-
15/10/2020
BUROCRACIA PROFISSIONAL
Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 10 - "The Professional Bureaucracy".
Atividade em casa: destaque e discuta os principais parâmetros e características da configuração burocracia profissional. Entregar no Moodle até 5 minutos antes da aula.
-
22/10/2020
Discussão do trabalho a partir dos relatórios
ENTREGA DO RELATÓRIO 2 (por escrito, em linguagem acadêmico-profissional):
Na sala de aula. Cada grupo deverá estar presente no horário. O relatório deve ser entregue no moodle antes da aula, até 9:15hs. Todos os membros do grupo devem estar presentes - os ausentes terão nota zero na atividade.
Turma prof. Roberto Marx
-
27/10/2020
ADHOCRACIA - Administrando a Inovação
Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structrure in Fives. Cap.12: The Adhocracy.
Leitura complementar opcional: MINTZBERG, H. A organização inovadora. In: MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia. São Paulo: Bookman, 2006, Capítulo 16.1, p.337-348.
Exercício em casa (entrega na Secretaria até o início da aula, 9:15hs, no moodle):
1) Quais as principais características da configuração inovadora?2) Cite 3 exemplos de organizações que se enquadram nessa configuração e que não estejam no texto. Justifique a razão da aderência à configuração.
-
Texto da revista Exame, da tranformação do banco ING de funcional / departamental para grupos (adhocracia administrativa)
-
Fim da era do domínio do seis sigma, início da era da experimentação
-
29/10/2020
ADHOCRACIA - Administrando a Inovação
Continuação...
-
03/11/2020
Cultura Organizacional
Atividades prévias obrigatórias (em casa, entregar no espaço abaixo as respostas às 2 perguntas):
1) Leitura de: FLEURY, Maria Tereza L. O desvendar a cultura de uma organização: uma discussão metodológica. In: FLEURY, Maria T. L.; FISCHER, Rosa M. (orgs). Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, p.15-27.
2) Do texto acima, discuta os três níveis de captação da cultura de uma organização propostos por Schein (antropólogo do MIT)
3) Do texto acima, sintetize, explicando, os passos que a autora propões para que um analista capture a cultura de uma dada organização.
05/11/2020
Cultura Organizacional (cont.)
Exercício em aula
-
10/11/2020
Apresentação e discussão do trabalho - entrega/apresentação do relatório 3
Na classe, entregar o R3 até 5 minutos antes da aula, no Moddle.
Aula dedicada à apresentação do R3 do trabalho final.
É o último relatório antes da entrega final do trabalho.
O relatório deve ser uma minuta do trabalho final, integral, desde o início.Cada grupo deverá preparar uma apresentação de no máximo 10 minutos (tempo total, contando com set up - colocação de arquivo no micro, ajustes, etc. - isso pode ser feito antes da aula), focando nos pontos principais.
ENQUANTO UM GRUPO APRESENTA, OS DEMAIS ALUNOS CUMPREM A FUNÇÃO DE CONSULTORES DO GRUPO, APONTANDO PROBLEMAS NO QUE FOI FEITO E SUGESTÕES DE MELHORIA. Devem entregar este material até o final da aula.
A discussão das apresentações deve ser feita com base na teoria. Aproveitemos a oportunidade para o desenvolvimento de conceitos.
-
13/11/2019
A configuração divisionalizada e a visão dinâmica (Mintzberg, cap.13)
Discussão e Exercício em aula
-
19/11/20120 - Palestra Eng. Milton Jungmann
-
24/11/2020 - Prova P1
-
INSTRUÇÕES:
Leia a prova com cuidado e justifique / explique todas as suas respostas com base nos conceitos, métodos e técnicas discutidos na disciplina. Enuncie os conceitos e métodos utilizados. Não serão consideradas respostas sem justificativa / explicação.
Não é permitida consulta.
-
-
26/11/20 - P2 Substitutiva
INSTRUÇÕES:
Leia a prova com cuidado e justifique / explique todas as suas respostas com base nos conceitos, métodos e técnicas discutidos na disciplina. Enuncie os conceitos e métodos utilizados. Não serão consideradas respostas sem justificativa / explicação.
Esta prova não permite consulta nem a materiais e nem a outras pessoas (sejam elas colegas ou não). Não há uma fiscalização sobre isso, mas espera-se comportamento ético dos alunos. A prova foi feita de tal forma que não é necessário consulta a livros ou anotações do aluno.
Caso precise falar com o Professor, fale pelo Chat no modo 'privado', mas não faça perguntas relacionada a questão da prova. As perguntas devem se limitar a dúvidas quanto a operacionalização. Caso queira questionar alguma questão da prova, isso deverá feito por e-mail e será respondido posteriormente pelo Professor.
As questões precisam ser respondidas na ordem que aparecem. O aluno não poderá voltar para responder questões anteriores.
-
Entrega obrigatório do trabalho final de TODOS OS GRUPOS até dia 30/11 às 18 horas.
-
18/01/2021 - PROVA REC
Toda a matéria.
Sem consulta. Sem acesso a celular ou a quaisquer meios telemáticos.