Programação

  • PRO 3331 - ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

    2. semestre de 2020


    • NOTAS FINAIS 2020

  • Tópico 1

    18/08/2020

    Apresentação da disciplina e das regras gerais

    Pergunta que procuraremos responder: o que é e por que é necessário administrar e organizar? quais são os limites das decisões das empresas?

    Empresa / organização como sistema: elementos de teoria de sistemas para análise da empresa. A organização e seu ambiente (apoio de transparências)

  • Tópico 2

    20/08/2020

    Pergunta que procuraremos responder: o que é e por que é necessário administrar e organizar? quais são os limites das decisões das empresas?

    FINALIDADE E MISSÃO DA EMPRESA: para que serve uma organização?

    Discussão a partir de atividade em aula

  • Tópico 3

    25/08/2020

    FINALIDADE E MISSÃO DA EMPRESA

    Texto básico
    DRUCKER, Peter. Introdução à Administração. Cap 5: A finalidade e a missão da empresa. São Paulo: Pioneira, 1998. (Há exemplares do livro na biblioteca e do capítulo no CAEP; cópia digital do texto está disponível abaixo)
    Exercício a partir do texto (entrega até 9:15, no Moodle USP)
    A partir da metodologia de Peter Drucker no texto acima, discuta qual a finalidade e a missão das duas empresas que você trabalhou em sala de aula. Quem faltou à aula: fazer das 5 empresas - Google, GM, Natura, Nubank, Hospital Universitário (HU).
    Lembre-se que você é engenheiro(a), que analisa, projeta e modifica organizações. Para tanto, precisa conhecer quais os aspectos constitutivos essenciais de uma organização, mesmo que eles não saltem aos olhos: se saltarem aos olhos de todos, não haveria necessidade de engenheiros para tal análise...


    PARA PRÓXIMA AULA: ver na próxima aula (modelo estrela de Galbraith)
  • Tópico 4

    27/8/2020

    MODELO "ESTRELA" DE GALBRAITH - COMPONENTES DE UMA ORGANIZAÇÃO

    Modelo de análise de empresa
    Elementos organizacionais e o projeto de uma organização reconfigurável.

    Atividade para próxima aula, a ser entregue até 9:15h no Moodle USP

    1) Leitura prévia obrigatória  do texto
    GALBRAITH, Jay; DOWNEY, Diane; KATES, Amy. Projeto de organizações dinâmicas: um guia prático para líderes de todos os níveis. Porto Alegre: Bookman, 2011. Cap. 1: O ponto de partida, p. 23-39. Atenção em cada ponto da estrela e na relação entre eles.; atenção na figura 1.2, p.27. 

    2) Exercício a partir do texto: discuta as relações lógicas entre estratégia e estrutura da organização. Como a estratégia molda a estrutura organizacional e como a estrutura organizacional molda a estratégia?

     

  • Tópico 5

    01/09/2020

    Modelo estrela de Galbraith

    Estrutura, mecanismos de ligação lateral, sistemas de indicadores e sistemas de pessoas.

    Relação entre as "pontas" - como estratégia se liga com estrutura e vice-versa, e assim por diante. Uma organização (empresa, ONG etc.) precisa ter um projeto coerente. Por exemplo, o sistema de pessoas precisa ser coerente com a estrutura; o sistema de métricas deve apontar os aspectos importantes para análise de como a estratégia está se dandp na prática, e assim por diante. 

    Exercício em aula: análise da Poli conforme o modelo estrela de Galbraith

  • Tópico 6

    03/09/2020

    Introdução à abordagem de configurações organizacionais de H. Mintzberg

    ATIVIDADE A SER FEITA EM CASA, POR ESCRITO, E ENTREGA NO MOODLE USP ATÉ  5 min ANTES DO INÍCIO DA AULA

    Leitura das "Notas para o Leitor" e do Capítulo 1 do livro de H.Mintzberg (edições de capa preta - 2015, de capa azul - mais antiga, ou de capa vermelha, original em inglês). Há inúmeros exemplares na biblioteca.

    Responda às seguintes questões:

    1) Do que trata o texto lido e qual a importância do assunto?

    2) Resuma a definição dos mecanismos de coordenação e dê exemplos justificados de cada um deles. Ou seja, não é nome da empresa, é exemplo do mecanismo.


    Bibliografia:

    MINTZBERG, Henry. Structure in fives: designing effective organizatiosn. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1993. Cap 1: Foundations of organization design. (capa vermelha)

    Há edição brasileira, mas com vários problemas de tradução:

    MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações.  São Paulo: Atlas (1a edição: capa azul; 2a edição: capa preta)

    Complemento facultativo ao livro anterior (texto semelhante, mas menos detalhado e mesclado com outros assuntos):

    MINTZBERG, Henry; QUINN, James B. O processo da estratégia. 3ª.ed.  Porto Alegre: Bookman, 2001. Cap. 8.1

     

  • Tópico 7

    08/09/2020

                

    ENTREGA DO RELATÓRIO 1 (por escrito): última entrega às 9:15, no moodle usp, sem atraso.

    Veja nas normas do trabalho o que é solicitado para o relatório.

    Discussão do Capítulo 1 do Mintzberg, exercício em aula

    Para a próxima aula, ler e fichar capítulo 2 de Mintzberg (espaço para subir o exercício na aula seguinte, até 9:15, Moodle USP)


  • Tópico 8

  • Tópico 9

    15/09/2020

    DELINEANDO A ESTRUTURA

    Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 3 - "Designing the Superstructure".

    ATIVIDADE A SER FEITA EM CASA, POR ESCRITO, E ENTREGA ATÉ  5 min ANTES DO INÍCIO DESTA AULA: 1) Explique os critérios de agrupamento 

    2) Explique as vantagens e desvantagens dos agrupamentos por função e por mercado

  • Tópico 10

    17/09/2020

    PLANEJAMENTO E CONTROLE; MECANISMOS DE LIGAÇÃO LATERAL (mecanismos de integração entre funções organizacionais)

    Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 4 - "Fleshing out the Superstructure" - Planning and Control Systems. 

  • Tópico 11

    Destaque

    22/09/2020 

    PODER & DESCENTRALIZAÇÃO: Por que descentralizar a estrutura?

    Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 5 - "Untangling Decentralization".

    ATIVIDADE A SER FEITA EM CASA, POR ESCRITO, E ENTREGAR ATÉ  5 min ANTES DO INÍCIO DA AULA: Fichamento do Cap 5 "Untangling Decentralization", destacando os conceitos principais que estruturam o texto.

  • Tópico 12

    24/09/2020

    FATORES SITUACIONAIS

    Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 6 - "Fitting Design to Situation".

    Exercício a ser feito em casa (entrega no Moodle USP, conforme regras da disciplina): qual a diferença entre ambiente (do ponto de vista sistêmico - teoria de sistema) e fatores situacionais de Mintzberg? Justifique.

  • Tópico 13

    29/09/2020 

    CONFIGURAÇÕES DE MINTZBERG - Visão geral e estrutura simples

    Leituras prévias obrigatórias: MINTZBERG, H. Structure in fives.

    Cap. 7 - "Design as Configuration"

    Cap. 8 - "The Simple Structure"

    1. Dúvidas sobre os textos lidos

    2. Estrutura simples

    3. Introdução às configurações burocráticas: a emergência da "burocracia mecanizada"

  • Tópico 14

    01/10/2020

    BUROCRACIA MECANIZADA /  MÁQUINA BUROCRÁTICA / ORGANIZAÇÃO MÁQUINA 

    BUROCRACIA - Características básicas

    Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 9 - "The Machine Bureaucracy".

    Exercício prévio (conforme as regras da disciplina, entrega no Moodle até 5 min antes do início da aula)

    1) Descreva e discuta as características básicas da configuração "burocracia mecanizada"

    2) Explique como o mecanismo básico de coordenação da configuração se adequa ao ambiente típico da configuração.

  • Tópico 15

    06/10/2020

    ATIVIDADE para CASA - TRAZER POR ESCRITO, entregar no moodle, até 9:15

    Cada grupo (do trabalho da disciplina) deve preparar um roteiro visando levantamento de dados baseado em entrevistas, visando o trabalho final da disciplina. Cada grupo traz por escrito 1 e só 1 roteiro. O roteiro deve contemplar:

    1) Nome da empresa, setor da empresa onde o trabalho está sendo realizado (se pertinente), nome completo dos membros do grupo em ordem alfabética 

    2) Objetivos do levantamento de dados 

    3) Definição de quem será entrevistado: pessoas / cargos / funções

    4) Roteiro / questionário para as entrevistas, contemplando as diferentes pessoas / cargos / funções 

    5) Cuidados a serem tomados durante as entrevistas


    Os roteiros serão discutidos em aula, a partir do que for entregue por escrito.


    Metodologia de Pesquisa em Organizações: abordagem para levantamento de dados e pesquisas qualitativas

    O levantamento de dados via entrevistas é muito importante e comum nas organizações. Há teorias e métodos para que tal levantamento seja bem sucedido, isto é, que os dados tenham poucas distorções, representem um certo universo (e não a opinião de alguns poucos): só com isso o trabalho posterior com os dados pode ser confiável. Uma das piores coisas que podem acontecer é o dado ser questionado ou levar o analista a conclusões erradas ou duvidosas.

    Há vasta literatura sobre metodologia de pesquisa. Abaixo, alguns textos que podem ajudar. Cada texto tem um viés, um foco e um público-alvo: é preciso adaptá-los para os problemas de levantamento que cada um enfrenta.

    LEITURA RECOMENDADAS

    1. WEISS, Robert S.  Aprendendo com estranhos : a arte e o método de estudos de entrevistas qualitativas. New York: Free Press, 1995. Cap 1: Introdução + Cap 2: Entrevistados - escolhendo-os e recrutando-os.  [texto no CAEP e no link abaixo]

    2. EISENHARDT, K.M. Building theories from case studies research. Academy of Management Review, v.14, n.4, p.532-550, 1989 (link abaixo). É um dos textos clássicos sobre estudos de caso em empresas, dos mais utilizados pra pesquisa em organizações. Discute como fazer os levantamentos, como tratar os dados, qual o número mínimo de casos etc, a partir da experiência e reflexões da autora, Prof. de Stanford (EUA).

    3. BOOTH et al. A arte da pesquisa. Cap.1. São Paulo: Martins Fontes, 2000 (link abaixo). Texto geral sobre metodologia de pesquisa.


    ATIVIDADE EM CASA - TRAZER POR ESCRITO, entregar no moodle, até 9:15

    Cada grupo (do trabalho da disciplina) deve preparar um roteiro visando levantamento de dados baseado em entrevistas, visando o trabalho final da disciplina. Cada grupo traz por escrito 1 e só 1 roteiro. O roteiro deve contemplar:

    1) Nome da empresa, setor da empresa onde o trabalho está sendo realizado (se pertinente), nome completo dos membros do grupo em ordem alfabética 

    2) Objetivos do levantamento de dados 

    3) Definição de quem será entrevistado: pessoas / cargos / funções

    4) Roteiro / questionário para as entrevistas, contemplando as diferentes pessoas / cargos / funções 

    5) Cuidados a serem tomados durante as entrevistas


    Os roteiros serão discutidos em aula, a partir do que for entregue por escrito.



  • Tópico16

    08/10/2020

    BUROCRACIA MECANIZADA /  MÁQUINA BUROCRÁTICA / ORGANIZAÇÃO MÁQUINA 

    BUROCRACIA - Características básicas

    Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 9 - "The Machine Bureaucracy"

    Problemas da burocracia mecanizada. Atividade em aula a a partir do video "On the line"

     


  • Tópico 17

    13/10/2020

    Revisão geral: modelo estrela, mecanismos de coordenação, parâmetros de projeto (design), lógica de configurações.


    Introdução à burocracia profissional.

  • Tópico 18

    15/10/2020

    BUROCRACIA PROFISSIONAL

    Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structure in fives. Cap. 10 - "The Professional Bureaucracy".

    Atividade em casa: destaque e discuta os principais parâmetros e características da configuração burocracia profissional. Entregar no Moodle até 5 minutos antes da aula.

  • Topico 19

    22/10/2020

    Discussão do trabalho a partir dos relatórios


    ENTREGA DO RELATÓRIO 2 (por escrito, em linguagem acadêmico-profissional):

    Na sala de aula. Cada grupo deverá estar presente no horário. O relatório deve ser entregue no moodle antes da aula, até 9:15hs. Todos os membros do grupo devem estar presentes - os ausentes terão nota zero na atividade. 

    Turma prof. Roberto Marx



  • Tópico 20

    27/10/2020

    ADHOCRACIA - Administrando a Inovação

    Leitura prévia obrigatória: MINTZBERG, H. Structrure in Fives. Cap.12: The Adhocracy.

    Leitura complementar opcional: MINTZBERG, H. A organização inovadora. In: MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia. São Paulo: Bookman, 2006, Capítulo 16.1, p.337-348.

    Exercício em casa (entrega na Secretaria até o início da aula, 9:15hs, no moodle): 

    1) Quais as principais características da configuração inovadora?
    2) Cite 3 exemplos de organizações que se enquadram nessa configuração e que não estejam no texto. Justifique a razão da aderência à configuração.


  • Tópico 21

    29/10/2020

    ADHOCRACIA - Administrando a Inovação

    Continuação...

  • Tópico 22 e 23

    03/11/2020

    Cultura Organizacional


    Atividades prévias obrigatórias (em casa, entregar no espaço abaixo as respostas às 2 perguntas):

    1) Leitura de: FLEURY, Maria Tereza L. O desvendar a cultura de uma organização: uma discussão metodológica. In: FLEURY, Maria T. L.; FISCHER, Rosa M. (orgs). Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, p.15-27.

    2) Do texto acima, discuta os três níveis de captação da cultura de uma organização propostos por Schein (antropólogo do MIT) 

    3) Do texto acima, sintetize, explicando, os passos que a autora propões para que um analista capture a cultura de uma dada organização.

    05/11/2020

    Cultura Organizacional (cont.)


    Exercício em aula


  • Tópico 24

    10/11/2020

    Apresentação e discussão do trabalho - entrega/apresentação do relatório 3

    Na classe, entregar o R3 até 5 minutos antes da aula, no Moddle.

    Aula dedicada à apresentação do R3 do trabalho final.
    É o último relatório antes da entrega final do trabalho.
    O relatório deve ser uma minuta do trabalho final, integral, desde o início.

    Cada grupo deverá preparar uma apresentação de no máximo 10 minutos (tempo total, contando com set up - colocação de arquivo no micro, ajustes, etc. - isso pode ser feito antes da aula), focando nos pontos principais.
     ENQUANTO UM GRUPO APRESENTA, OS DEMAIS ALUNOS CUMPREM A FUNÇÃO DE CONSULTORES DO GRUPO, APONTANDO PROBLEMAS NO QUE FOI FEITO E SUGESTÕES DE MELHORIA. Devem entregar este material até o final da aula.
    A discussão das apresentações deve ser feita com base na teoria. Aproveitemos a oportunidade para o desenvolvimento de conceitos.


  • Tópico 25

    13/11/2019

    A configuração divisionalizada e a visão dinâmica (Mintzberg, cap.13)

     

    Discussão e Exercício em aula

  • Tópico 26

    19/11/20120 - Palestra Eng. Milton Jungmann


  • Tópico 27

    24/11/2020 - Prova P1


     

     


    • INSTRUÇÕES:

      Leia a prova com cuidado e justifique / explique todas as suas respostas com base nos conceitos, métodos e técnicas discutidos na disciplina. Enuncie os conceitos e métodos utilizados. Não serão consideradas respostas sem justificativa / explicação.

      Não é permitida consulta.


  • Tópico 28

    26/11/20 - P2 Substitutiva

    INSTRUÇÕES:

    Leia a prova com cuidado e justifique / explique todas as suas respostas com base nos conceitos, métodos e técnicas discutidos na disciplina. Enuncie os conceitos e métodos utilizados. Não serão consideradas respostas sem justificativa / explicação.

    Esta prova não permite consulta nem a materiais e nem a outras pessoas (sejam elas colegas ou não). Não há uma fiscalização sobre isso, mas espera-se comportamento ético dos alunos. A prova foi feita de tal forma que não é necessário consulta a livros ou anotações do aluno.

    Caso precise falar com o Professor, fale pelo Chat no modo 'privado', mas não faça perguntas relacionada a questão da prova. As perguntas devem se limitar a dúvidas quanto a operacionalização. Caso queira questionar alguma questão da prova, isso deverá feito por e-mail e será respondido posteriormente pelo Professor. 

    As questões precisam ser respondidas na ordem que aparecem. O aluno não poderá voltar para responder questões anteriores.



     

  • Tópico 29

    Entrega obrigatório do trabalho final de TODOS OS GRUPOS até dia 30/11 às 18 horas.

  • Tópico 32

    18/01/2021 - PROVA REC

    Toda a matéria.

    Sem consulta. Sem acesso a celular ou a quaisquer meios telemáticos.