Programação
-
Sejam bem-vindos a disciplina PRO 5824 – Organizações orientadas a projetos.
Critério de avaliação:
MF = 0,1 Fichamentos+0,2*Resenha+0,30* trabalho em Duplas+ 0,40* Artigo individual.
Trabalho individual:
- Elaboração de uma resenha de um artigo, atribuído pela professora de acordo com a temática do dia, conforme instruções.
- Elaboração e apresentação de um artigo que aborde um tema relacionado com o conteúdo da disciplina e que use o ferramental teórico apresentado, o qual deverá ser submetido ao término da disciplina para veículo de publicação orientado pela professora e em co-autoria.
- Entregar em todas as aulas o fichamento dos artigos a serem debatidos em sala, conforme formulário padrão.
- Trabalho em grupo (2 a 3): Realização de uma revisão sistemática de literatura, sobre um dos temas relacionados na lista referencial, que deverá ser submetido ao término da disciplina para veículo de publicação orientado pela professora e em co-autoria.
Bibliografia base:
CARVALHO, M. M.; RABECHINI Jr, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 5ª edição, 2018.
Bibliografia Complementar:Notas de aula e outros textos indicados ao longo do curso.
Artigos diversos de periódicos acadêmicos indexados
25/nov/20
Apresentação artigo em grupo
02/dez/20
Apresentação artigo individual
-
ID da reunião: 912 830 8243
Senha de acesso: 290259
-
Vídeo aulas do curso só poderão ser acessadas pelo e-mail USP.
Se for primeiro acesso criar uma conta.
Nesse ambiente virtual há vários cursos gratuitos, procure o curso de Gestão de Projetos.
-
Introdução:
Plano geral do curso
Tópicos
Critérios de avaliação
Entregas:
- Grupo e tema do trabalho.
- Escolha da resenha.
-
Escolha a resenha que quer fazer, observe não somente o tema, mas também a data, pois não poderá faltar nesse dia.
-
Conceitos-chave
Abordagem Contingencial
Sucesso em projeto
Estudo dirigido:
A) Leia capítulos 2, e 19 do livro-texto
B) Assista na plataforma Veduca, disciplina de Gestão de Projetos (acesso gratuito), os vídeos da aulas 2 - Conceitos Básicos de Gestão de Projetos.
C) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 2.
-
Metodologia de GP
Abordagem soft e hard
BoKs
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 3 do livro-texto
B) Assista na plataforma Veduca, disciplina de Gestão de Projetos (acesso gratuito), os vídeos da aulas 2 - Conceitos Básicos de Gestão de Projetos.
C) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 3.
-
Escritórios de Gestão de Projetos (PMO)
Estruturas de GP
Projetos colaborativos, distribuídos e virtuais
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 15 do livro-texto
B) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 4.
-
Estratégia
Governança
Gestão de Portfolio
- Seleção
- Priorização
- Balanceamento
- Alocação de Recursos
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 15 e 18 do livro-texto
B) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 5.
C) Assista as vídeo aulas nos links na área da aula 5.
-
Gestão de Stakeholders
Gestão da Comunicação
Gestão do Conhecimento
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 4, 10 e 13 do livro-texto
B) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 6.
C) Assista aos vídeos na plataforma Veduca sobre Stakeholders
-
Modelos de maturidade
Competências em Gestão de Projetos
Capacidades dinâmicas e capacidade de absorção
Livro-texto: cap15 e 16
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 16 e 17 do livro-texto
B) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 7.
-
Gestão de Riscos e Incertezas
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 11 do livro-texto e assita às video-aulas sobre o tema.
B) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 8.
-
Gestão Ágil de Projeto
Gestão Lean de Projeto
Abordagens híbridas
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 20 do livro-texto e assita às video-aulas sobre o tema.
B) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 9.
-
Sustentabilidade em Gestão de Projetos
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 13 do livro-texto e assita às video-aulas sobre o tema.
B) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 10.
-
Aluno responsável pela resenha
· Escolher uma aula para apresentação (caso haja conflito será arbitrado pela professora)
· Fazer a resenha do artigo alocado, (até 1500 palavras), conforme contador do MS_Word, contendo os seguintes tópicos: síntese do quadro teórico (principais autores e construtos), as hipóteses/proposições, as conclusões do(s) autor(es), seguido dos comentários do aluno.
· Elaborar uma apresentação em MS_PowerPoint de aproximadamente 20 minutos (~ 20 slides)
· Comprimir (zipar) os dois arquivos doc e ppt e fazer o upload dos por esse site, identificando-os da seguinte forma: 2020_PRO5824_Resenha + sobrenome do aluno
· Entregas em pdf não serão aceitas. Todas as entregas devem ser aceitas até 1 hora antes do início da aula.
Observações Gerais:
· Qualquer alteração de cronograma deve ser negociada com a professora e com os colegas de turma para eventuais trocas e com pelo menos 15 dias de antecedência. A ausência do aluno nas apresentações anulará a nota da resenha.
· A nota levará em consideração o conteúdo dos dois arquivos o texto da resenha e a apresentação em sala do seminário.
Obs: No dia em que o aluno é responsável pela resenha ele está dispensado de fazer os fichamentos.
Todos os demais alunos fazem o fichamento
· Entregar em todas as aulas o fichamento dos artigos a serem debatidos em sala (ver formulário). Fazer o upload dos fichamento da aula até 1 hora antes do início da aula, pelo site da disciplina (Depois não será aceito).
Alocação das resenhas
23/set/20 Izabelle, Daniel 30/set/20 Marcel, Samuel 07/out/20 José Luis, Manoela 14/out/20 Caio, Felipe 21/out/20 Mariana, Edivan 28/out/20 Ely, Achiles, 04/nov/20 André, Marcela, Fabio 11/nov/20 Rafael, Ricardo, Guilherme 18/nov/20 Josivan, Gabriela
-
Entrega Final do Artigo Individual (Revisado - Submetido)
Elaboração de um artigo versando sobre os tópicos da disciplina, no formato abaixo:
O artigo completo deve ter no mínimo 5000 palavras e no máximo 8000, escrito em Word for Windows e configurados para página A4, com todas as margens 2,5 cm. Utilizar fonte Times New Roman 12 e espaçamento entre linhas simples. A primeira página deve apresentar a seguinte estrutura: título, resumo (usar modelo estruturados de abstract) e palavras-chave (mínimo 3). O corpo do trabalho deve ter as seguintes seções: introdução, revisão da literatura, método, resultados, discussão e conclusões, seguido das referências e apêndices. Não devem ser utilizadas notas de rodapé. Os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, e numerados com algarismos arábicos e os apêndices em letras). As figuras e tabelas devem ser legendadas abaixo das mesmas. O artigo pode ser feito em português ou inglês.
· Entregar os arquivos (artigo e arquivos de apoio - planilhas e dados) pelo site, identificando-os arquivos da seguinte forma: Ex: 2020_PRO5824_Artigo_SANTOS.doc
· Entregas em pdf não serão aceitas. Todas as entregas são aceitas até 1 hora antes do início da aula programada.
Importante: A professora revisará sugerindo modificações e o trabalho só será considerado concluído após revisado e submetido a veículo de publicação sugerido em co-autoria com a professora.
-
Escolher um dos temas sugeridos (caso haja conflito será arbitrado pela professora) a seguir:
1.Project Management AND ("Dynamic Capability" OR "Absorptive Capacity") Ely, Guilherme e Josivan 2.Project Management AND Ecosystem Gabriela, Caio, André 3.Project Management AND Stakeholder* Marcela, Edivam, Felipe, Manoela 4. Project Management AND (Uncertaint* OR improvisation OR effectuation) Ricardo, Izabelle, Rafael 5. Projectification Achiles, Mariana, José e Daniel 6. Project Management AND ("4.0" OR "digital transformation" OR "digital twin*") Fabio, Marcel, Samuel Formatação do Artigo:
- Fazer um artigo de revisão de literatura (seguindo a mesma formatação do artigo individual). Também esse artigo deverá ser revisado e submetido em co-autoria com a professora.
- As bases científicas de referência são: ISI e Scopus. No Brasil a Scielo.
- Os softwares Sitkis e CiteSpace estão disponíveis nesta página, bem como o link para o Sci2Tools e VosViewer
- Para o dia da apresentação:
- Elaborar uma apresentação em MS_PowerPoint de 20 minutos (aproximadamente 20 slides).
- Fazer o upload dos arquivos (artigo em doc, apresentação e planilha de metadados, arquivos Sitkis e Ucinet) no site da disciplinas. O nome dos arquivos deve ser da seguinte forma: 2020_PRO5824_tema do trabalho.
- Entregas em pdf não serão aceitas. Todas as entregas são aceitas até 1 hora antes do início da aula.
- Abordagem metodológica, seguir a estrutura de revisão sistemática de literatura
Carvalho, M.M. ; Fleury, A; Lopes, A.P. An overview of the literature on technology roadmapping (TRM): Contributions and trends. Technological Forecasting & Social Change Volume 80, Issue 7, September 2013, Pages 1418–1437
Fleury, A.L.; Stabile, H.; Carvalho M.M., 2016. An Overview of the Literature on Design Thinking: Trends and Contributions. International Journal of Engineering Education Vol. 32, No. 4, pp. 1704–1718.
Takey, S.M., Carvalho M.M., 2016. Fuzzy front end of systemic innovations: A conceptual framework based on a systematic literature review. Technological Forecasting and Social Change, Volume 111, October 2016, Pages 97-109