Programação

  • Esta disciplina foi criada na segunda metade da década de 1970. Era uma época na qual as empresas tinham estruturas e comportamentos relativamente bem definidos: os papéis das pessoas eram previsíveis, desde o presidente até o operário. O estudante de Engenharia de Produção tinha que aprender como ele deveria organizar o trabalho em sistemas de produção ao ingressar numa empresa. De lá para cá, houve uma enorme complexificação das coisas: as empresas desenvolveram formas muito diferenciadas de se estruturar e os papéis a serem desempenhados pelas pessoas ficaram menos previsíveis, mais ambíguos. A transformação digital promete uma disruptiva transformação em todas as esferas da atividade humana e no trabalho em particular.

    Assim, em 2020, o objetivo da disciplina é prover os recursos e criar as capacidades de previsão para que cada aluno/aluna possa entender e antecipar os desenvolvimentos futuros que irão influenciar a organização de empresas e do trabalho e, consequentemente, o seu projeto profissional e pessoal.

    A primeira parte do curso trata dos métodos tradicionais de organização do trabalho na produção industrial. A gênese da disciplina está na indústria mas os conceitos e métodos foram sendo gradualmente adotados pelos outros setores econômicos, especialmente os serviços. Em última instância, a aprendizagem sobre Organização do Trabalho deve ser iniciada com o entendimento da indústria, a partir do qual é possível o desenvolvimento de referenciais analíticos para qualquer outro tipo de sistema de produção.

    A segunda parte do curso procura tratar dos fatores que estão revolucionando a organização do trabalho, especialmente a transformação digital. Vários seminários vão ser preparados para abordar esses diferentes fatores. Vamos também ter palestras com pessoas que estão militando no cotidiano da gestão abordando temas como Gestão de Pessoas na Empresa, Responsabilidade Social Corporativa, entre outras.

    Exercício individual: Espera-se que cada aluno vá, gradual e sistematicamente, construindo a sua posição e o seu modelo de Organização do Trabalho na Produção. Para isso, cada aluno deverá elaborar cinco exercícios Individuais respondendo à pergunta “Qual é a minha teoria/abordagem para organização do trabalho?”.

    Exercício em grupo: análise crítica da organização do trabalho em alguma empresa, com a entrega de dois documentos parciais e um relatório  a ser apresentado no final do curso.

    Finalmente, a disciplina se propõe a tratar, na medida do possível, de auxiliar o/a aluno/aluna a entender que tipo de trabalho e que tipo de empresa é mais interessante para a montagem de sua carreira num futuro bem próximo.

  • Tópico 1

    ARTIGOS E VÍDEOS - O FUTURO DO TRABALHO

    • Traz uma série de links de vídeos relacionados ao futuro da organização do trabalho

    • Relatório da McKinsey sobre os trabalhos que irão desaparecer e os que irão surgir na transição para uma era de automação digital. Com base nesse contexto, avalia alguns países como EUA, China e Alemanha.

    • Delloitte Insights - what is work apresenta uma definição de trabalho para compreender como ele se comportará na economia digital

    • Através de três personas, ilustra como se desenvolverá o trabalho em manufatura no futuro com as tecnologias digitais 

    • Transcrição de entrevista com Michael Arena, executivo da GM, onde ele explica os espaços adaptativos e o redesenho das organizações para o futuro

    • Relatório do Forum Econômico Mundial que discute a necessidade de requalificação da força de trabalho para adaptação à quarta revolução industrial. Sob essa lente, analisa diversos setores e os caminhos para sua requalificação.

    • No artigo publicado no Linkedin, Bersin sugere organizações flexíveis de times multifuncionais que devem substituir a rigidez dos organogramas

    • O artigo da McKinsey Quarterly explica os efeitos da tecnologia, particularmente a inteligência artificial, no ambiente de trabalho e na economia em geral, considerando que postos de trabalho serão extintos e perdidos do mundo físico para o virtual. Propõe algumas soluções para o problema que ele propõe.

    • Artigo da Revista Valor Econômico por JOrge Arbache, VP do Banco de Desenvolvimento da América Latina. Discute o desaparecimento e a criação de empregos no futuro, imagina um balanço positivo mas assimétrico para a criação de novos empregos. Países que são criadores, gestores e distribuidores das tecnologias digitais teriam impacto positivo, enquanto os que são só usuários teriam impacto negativo. Discute o futuro da América Latina e sua situação vulnerável neste conexto

  • Tópico 2

    Aula 1 - 18 de fevereiro

    Apresentação da disciplina - visão sintética da evolução dos modos de se pensar a organização do trabalho.

  • Tópico 3

     Aula 2 - 20 de fevereiro

    Nesta aula, dois conceitos foram apresentados para um primeiro posicionamento dos alunos: o conceito de competência (e gestão por competência) e o de aprendizagem. O que está por trás é a idéia de que a atuação profissional exige uma postura de "lifelong learning" (aprendizagem permanente). Por outro lado, as empresas estão fazendo a gestão de pessoas a partir do conceito de competência, o qual, em poucas palavras, está associado a ação/entrega e a verbos que descrevem essa ação/entrega.

  • Tópico 4

     Aula 3 - 27 de fevereiro - Taylorismo

    O mais importante, nesta aula, é entender a lógica utilizada por Frederick Taylor para formular os seus Princípios de Administração Científica.

  • Tópico 5

    03 de março - Aula 4 - Taylorismo / Fordismo nos dias de hoje

    Nesta aula faremos uma síntese dos Princípios de Administração Científica e discutiremos como Henry Ford desenvolveu a fábrica-modelo de River Rouge (Detroit), aí estabelecendo as bases do Fordismo.

    O texto "As propostas de Taylor e Ford: aspectos conceituais", capítulo 1 do livro "Organização do trabalho" de Afonso Fleury e Nilton Vargas, sintetiza as principais idéias do Taylorismo e do Fordismo e faz uma revisão crítica.

  • Tópico 6

    05/3/2020 - AULA ESPECIAL


    Solenidade de premiação do melhor trabalho de formatura (TF) de 2019.
    Apresentação dos trabalhos concorrentes pelos seus(as) autores(as), considerações dos jurados, e veridito final.


    Será passada lista de presença.

  • Tópico 7

    Aula Virtual   - para acesso aos materiais

    Job design: a perspectiva social - teorias da motivação - enriquecimento de cargos

    Nesta aula trataremos dos experimentos de Hawthorne e como os seus resultados ampliaram o campo de análise requerido para se tratar da Organização do Trabalho na Produção.

    Anexo: texto Smart Working: the impact of work organisation and job design - Este documento, produzido pela Capgemini, fornece algumas orientações sobre como fazer o job design seguindo as propostas da Escola de Relações Humanas

    Video: Herzberg's explanation of job enrichment

  • Tópico 8

    12 de março


    Escola sociotécnica. Princípios sociotécnicos de organização do trabalho, grupos semiautônomos (times autogeridos, equipes de alto desempenho, etc)


  • Tópico 9

    17/03/2020

    SÓCIOTÉCNICA: PRINCÍPIOS DE PROJETO

    1) Revisão dos princípios de projeto do trabalho
        1.1 Escola clássica ("taylorismo/fordismo)
        1.2 Escola soiotécnica
    2) Princípios de projeto organizacional baseados na sociotécnica ("sociotecnologia moderna" - escola holandesa")
    3) Exercício
  • Tópico 10

    19/3/2020 

    Exercício individual 1 - entrega abaixo até o início da aula (9:20h)

    Sociotécnica / sociotecnologia moderna (continmuação)


  • Tópico 11

    24/3/2020

    Sistema Toyota de Produção

    Ohnismo, Toyotismo, características da organização do trabalho, tipo de grupo (time) toyotista


  • Tópico 12

    26/3/2020

    O ambiente e a organização do trabalho

    1) Sistemas sociais de apoio: avaliação, remuneração, carreira

    2) O ambiente influenciando a organização do trabalho - coloca limites, abre oportunidades.

    • Belíssimo vídeo da BBC (passado no Brasil pela GNT) de série comemorativa do século XX. Discute a evolução da organização da produção, com foco na linha de montagem e na produção em massa - sua origem, difusão e críticas. Aborda também a produção em massa como modelo de acumulação e de crescimento econômico.

      53:38 minutos.

    • Vídeo da série People's Century, da BBC, veiculada no Brasil pela GNT.

      (em arquivo de vídeo)

    • Assista ao vídeo On the Line (link acima)

      Questão 1) Mostre em que passagens do vídeo se pode perceber limites colocados pelo ambiente à liberdade da empresa definir a organização do trabalho.

      Questão 2) Mostre em que passagens o vídeo aborda as resistência ao método taylorista / fordista e como essa resistência foi "vencida".

      Questão 3) O vídeo aborda a produção em massa de produtos padronizados e a linha de montagem. Quais fatores do ambiente contribuíram para a viabilidade da produção em massa e como a linha de montagem e a luta sindical foram aderentes a esse ambiente. 

  • Tópico 13

    31/3/202 

    S1 - GESTÃO À BRASILEIRA (leituras mínimas: Sull e Escobari, 2004; Fleury, 1978 ou 1983) 

    Grupo:

    Alex Tetsu Miyagi

    Flavio Kiyoshi

    Gabriel Victor Soares Andriani

    Giulia Ribeiro Lima

    José Mathias


  • Tópico 14

    02/4/2020

    S2 - WEF: READINESS FOR THE FUTURE OF PRODUCTION 2018


    Grupo  S2

    Allan Korukian Freiberg

    Andre Charity Egydio Martins

    Bruno Motono Chojniak

    Gabriel de Mare Geras

    Leonardo Lemos de Carvalho



  • Tópico 15

    14/4/2020

    1) Levantamento das condições de aula: acesso a equipamento, conexão etc.

    2) REVISÃO GERAL DA MATÉRIA VISTA ATÉ O MOMENTO

  • Tópico 16

    16/4/2020

    Revisão geral (continuação)

    Modelo da competência para gestão de recursos humanos

    Hibridização de modelos de organização: escola, clássica e sociotécnica se misturando?


  • Tópico 17

    23/4/2020

    RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA 

    Nesta aula, a Profa. Roberta de Castro Souza Pião irá discorrer sobre CSR (Corporate Social Responsability). 

  • Tópico 18

    28/4/2020 - 

    COMO A CRISE ESTÁ AFETANDO AS EMPRESAS?


    Conversa com Julien Gazier, executivo financeiro (CFO) da Obramax (Grupo Leroy) - www.obramax.com.br, que apresentará a empresa, os desafios da crise, e as ações tomadas, com destaque para célula de crise.

  • Tópico 19

    30/4/2020 - AULA INVERTIDA

    Atividade prévia (em casa)

    1. Alunos com número USP final ímpar leem o texto A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL (Rogers, cap.1, link abaixo)

    2. Alunos com número USP par leem AUTOMAÇÃO E TRABALHO ( McKinsey 2017 - Jobs Gained, Jobs Lost, link abaixo)

    Preparar apresentação escrita sobre o texto (powerpoint ou similar). Não é preciso descrever o texto todo, mas sim os principais argumentos. Fazer análise crítica desses argumentos.

    Andamento da aula:
    1) Algumas apresentações do texto 1
    2) Discussão
    3) Algumas apresentações do texto 2
    4) Discussão



  • Tópico 20

    05/maio/2020 (continua na aula de 07/05/2020)

    BUSINESS & COVID (I)

    Baseado na edição especial da Harvard Business Review

    Coletânea de artigos que discutem os impactos do COVID19 em diferentes aspectos da gestão, e como enfrentar tais impactos.

    ATIVIDADE PRÉVIA (EM CASA)

    1) Conforme a planilha anexa, cada aluno tem atribuído 1 capítulo da revista (HBR)

    2) Leitura do texto atribuído

    3) Preparação de apresentação (estilo powerpoint ou assemelhado) sobre o capítulo lido, contendo:

    • apresentação do texto (autor, tema etc.)

    • apresentação do conteúdo do texto: o que o texto diz, qual sua importância

    • análise crítica do texto, busca de outras referências sobre o assunto.

    • síntese: o que aprendemos com o texto?

    NA AULA

    Serão sorteados alunos(as) para apresentar os textos em, no máximo 5 minutos.  Um(a) aluno(a) que for sorteado(a) para o mesmo tema já apresentado deve acrescentar à apresentação inicial, não repetindo o que já foi feito. Isso dá mais dinâmica, e incentiva os primeiros apresentadores(as)

    Discussão do tema.


  • Tópico 21

    07/05/2020

    BUSINESS & COVID (II) - continuação

    Baseado na edição especial da Harvard Business Review

    Coletânea de artigos que discutem os impactos do COVID19 em diferentes aspectos da gestão, e como enfrentar tais impactos.

    ATIVIDADE PRÉVIA (EM CASA)

    1) Conforme a planilha anexa, cada aluno tem atribuído 1 capítulo da revista (HBR)

    2) Leitura do texto atribuído

    3) Preparação de apresentação (estilo powerpoint ou assemelhado) sobre o capítulo lido, contendo:

    • apresentação do texto (autor, tema etc.)

    • apresentação do conteúdo do texto: o que o texto diz, qual sua importância

    • análise crítica do texto, busca de outras referências sobre o assunto.

    • síntese: o que aprendemos com o texto?

    NA AULA

    Serão sorteados alunos(as) para apresentar os textos em, no máximo 5 minutos.  Um(a) aluno(a) que for sorteado(a) para o mesmo tema já apresentado deve acrescentar à apresentação inicial, não repetindo o que já foi feito. Isso dá mais dinâmica, e incentiva os primeiros apresentadores(as)

    Discussão do tema.


  • Tópico 22

    12/05/2020 - SEMINÁRIOS S3 E S4


    APRESENTAÇÃO DE GRUPO - S3 - O impacto da Inteligência Artificial na Organização do Trabalho

    Grupo S3 – André Izay, Caio Dias Lucas Fernandes, Pedro de Andrade


    APRESENTAÇÃO DE GRUPO - S4 - O impacto da Internet-das-coisas na Organização do Trabalho

    Grupo S4 – Gabriel Menezes, Gabriel Santos, Henrique Imaeda, Juliana Segawa, Rodrigo Sonoda



  • Tópico 23

    14/05/2020 - SEMINÁRIOS S5 E S6


    APRESENTAÇÃO DE GRUPO - S5 - O impacto da manufatura aditiva na Organização do Trabalho

    Grupo S5 – Arnaldo Sima, Marcos Hirasawa, Mauricio Barranco, Rafael Ribeiro, Victor Mattos


    APRESENTAÇÃO DE GRUPO - S6 - CO-WORKING E TRABALHO REMOTO

    Grupo S6 – Angelo Inoue, Gabriel Mattos, Gabriel Martins, Michele Filho, Renan Barros

  • Tópico 24

    19/05/2020 -  

    AULA PARA PREPARAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES - GRUPOS 1, 2, 3, 4 E 5


    21/5/2020 - FERIADO ESTADUAL - NÃO HAVERÁ AULA

    • Esta apresentação descreve os fenômenos de mudança sociais como migração, xenofobia e questões de gênero sob a ótica da questão do trabalho através de um comparativo entre a situação em países como Brasil, Itália, Japão e Peru.

  • Tópico 25

    26/5/2020 - GRUPOS TEMÁTICOS - bancos comerciais e de investimentos


    APRESENTAÇÃO DE GRUPO: Organização do trabalho em bancos comerciais  (hoje e no futuro)
    Grupo 1 – Arthur Shimizu, Caio Rossetti, Deborah Aspis, Gabriel da Silva, Luis Cipparrone

    APRESENTAÇÃO DE GRUPO - Organização do Trabalho em bancos de investimentos (hoje e no futuro)
    Grupo 2 – Enrico Tominaga, Luciana Ferreira, Luiza Marques, Marcel Koga, Patrick Bittencourt, Vinicius Geroto

  • Tópico 26

    Destaque

    28/5 - MATURIDADE DIGITAL - IMPACTOS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

    Nesta aula, revisamos a definição de transformação digital. Veremos os modelos que buscam medir a maturidade digital de uma empresa, em particular o modelo da  Acatech - "Industrie 4.0 Maturity Index" como o aumento de maturidade digital influi na Organização do Trabalho.

  • Tópico 27

    02/06/2020 - Aula de preparação para apresentações dos Grupos

    Grupos 6,7 e 8




  • Tópico 28

    04/6/2020 - GRUPOS TEMÁTICOS - Organizações Financeiras

    ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM ORGANIZAÇÕES FINANCEIRAS - HOJE E NO FUTURO

    Grupo 4 – Ariel Hara, Fabio Ono, Gabriela Veronesi, Gustavo de Marco, João Accorsi, Leonardo Lopes, Nicholas Jinsi

    Grupo 5 – Leonardo Dias, Mateus Rezende, Michel Chitman, Victor Tessari

  • Tópico 29

    09/06/2020 - APRESENTAÇÕES TEMÁTICAS - INDÚSTRIA E COMÉRCIO


    Organização do trabalho em empresas industriais (hoje e no futuro)
    Grupo 6 – Ana Beatriz, Bruno Gaeta, Gustavo Kimura, Helena Guo, Leonardo Kamada, Lyvia de Castro, Tiago Soares

    Organização do trabalho em empresas comerciais (hoje e no futuro)
    Grupo 8 – Gabriel Gomes, Guilerme Esper, Ingrid de Lima, Pedro Mauro



  • Tópico 30

    16/6/2020 GRUPOS TEMÁTICOS - Empresas de Consultoria e Start-ups

    APRESENTAÇÃO DE GRUPO - Organização do Trabalho em Consultorias - hoje e no futuro
    Grupo 3 – Cezar de Souza, Gabriela Yoshida, Giulia Fujiwara, Isabella Amatuzzi, Pedro Mossi

    APRESENTAÇÃO DE GRUPO - Organização do trabalho em start-ups
    Grupo 7 – Bárbara Beltrami, Benny Lewi, Bruno Costa, Daniel Lemes Guilerme Kishida, Gustavo Oharomari, Maysa Ohashi, Pedro Exposito

  • Tópico 31

    18/6/2020

    Exercício: simulação da prova e revisão geral da matéria

    Providenciar equipamento com com áudio e vídeo - vídeo será usado. Preferencialmente, use micro ao invés de celular.

    O simulado será feito simultaneamente no Zoom e no e-disciplinas. O Zoom deverá estar com a câmara ligada e o microfone desligado. As questões estarão no e-disciplinas, e lá devem ser respondidas. 
    Sua imagem no Zoom deve estar com seu nome completo - ajuste-o clicando nos três pontinhos (...) que aparecem ao passar o cursor sobre o sua imagem. Daí "rename" e coloque seu nome completo. A frequência da prova será dada pelo Zoom - quem não tiver nome completo não será reconhecido.

    Após o simulado haverá revisão da matéria. Ela será feita a partir das dúvidas que forem trazidas pelo(a)s aluno(a)s.

    • O simulado consta de 2 partes. Na 1a parte estão testes de múltipla escolha. A 2a parte é uma questão dissertativa obrigatória.

      Cada parte tem uma duração máxima automática. Iniciada uma parte, começa a contagem de tempo relativa à essa parte, e o sistema automaticamente fecha a janela após o intervalo definido.

      Ainda, há horários para início e fim de cada partre. Ser alguém começar uma parte quando faltarem 5 minutos para seu final, só terá 5 minutos para respondê-la, independentemente de quanto foi o período alocado a ela.

      O prazo para a 1a parte é de 15 minutos, e a janela se fecha às 7:45h de 18/6/2020.

    • Questão dissertativa obrigatória. Sem resposta a ela a prova não terá validade.

      Você tem no máximo 25 minutos para responder essa parte da prova. O tempo passa a contar quando de seu clique para acessar a questão.


  • Tópico 32

    23/06/2020 - PROVA - toda a matéria dada

    Será obrigatório estar com câmara ligada e microfone desligado no Zoom. Sua imagem no Zoom deve estar com seu nome completo - ajuste clicando nos três pontinhos (...) que aparecem ao passar o cursor sobre o sua imagem. Daí "rename" e coloque seu nome completo. A presença (frequência) na prova será dada pelo Zoom - quem não tiver nome completo não será reconhecido.
    A prova será disponibilizada no e-disciplinas, e as respostas devem ser dadas no e-disciplinas de cada aluno(a) - link abaixo.


    Caso haja problema de conexão comprovado durante a prova que a inviabilize para algum(a) aluno(a), e apenas nesse caso excepcional, será oferecida ao discente afetado a possibildade de realização de avaliação adaptada ao caso - pode ser prova oral, escrita ou outro: forma e data/hora a definir.

  • Tópico 33

    30/6/2020 -  PROVA SUBSTITUTIVA 

    Será obrigatório estar com câmara ligada e microfone desligado no Zoom. Sua imagem no Zoom deve estar com seu nome completo - ajuste clicando nos três pontinhos (...) que aparecem ao passar o cursor sobre a sua imagem. Daí "rename" e coloque seu nome completo. A presença (frequência) na prova será dada pelo Zoom - quem não tiver nome completo não será reconhecido.
    A prova será disponibilizada no e-disciplinas, e as respostas devem ser dadas no e-disciplinas de cada aluno(a) - link abaixo.


    Caso haja problema de conexão comprovado durante a prova que a inviabilize para algum(a) aluno(a), e apenas nesse caso excepcional, será oferecida ao discente afetado a possibildade de realização de avaliação adaptada ao caso - pode ser prova oral, escrita ou outro: forma e data/hora a definir.