Programação
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Esta disciplina foi criada na segunda metade da década de 1970. Era uma época na qual as empresas tinham estruturas e comportamentos relativamente bem definidos: os papéis das pessoas eram previsíveis, desde o presidente até o operário. O estudante de Engenharia de Produção tinha que aprender como ele deveria organizar o trabalho em sistemas de produção ao ingressar numa empresa. De lá para cá, houve uma enorme complexificação das coisas: as empresas desenvolveram formas muito diferenciadas de se estruturar e os papéis a serem desempenhados pelas pessoas ficaram menos previsíveis, mais ambíguos. A transformação digital promete uma disruptiva transformação em todas as esferas da atividade humana e no trabalho em particular.
Assim, em 2020, o objetivo da disciplina é prover os recursos e criar as capacidades de previsão para que cada aluno/aluna possa entender e antecipar os desenvolvimentos futuros que irão influenciar a organização de empresas e do trabalho e, consequentemente, o seu projeto profissional e pessoal.
A primeira parte do curso trata dos métodos tradicionais de organização do trabalho na produção industrial. A gênese da disciplina está na indústria mas os conceitos e métodos foram sendo gradualmente adotados pelos outros setores econômicos, especialmente os serviços. Em última instância, a aprendizagem sobre Organização do Trabalho deve ser iniciada com o entendimento da indústria, a partir do qual é possível o desenvolvimento de referenciais analíticos para qualquer outro tipo de sistema de produção.
A segunda parte do curso procura tratar dos fatores que estão revolucionando a organização do trabalho, especialmente a transformação digital. Vários seminários vão ser preparados para abordar esses diferentes fatores. Vamos também ter palestras com pessoas que estão militando no cotidiano da gestão abordando temas como Gestão de Pessoas na Empresa, Responsabilidade Social Corporativa, entre outras.
Exercício individual: Espera-se que cada aluno vá, gradual e sistematicamente, construindo a sua posição e o seu modelo de Organização do Trabalho na Produção. Para isso, cada aluno deverá elaborar cinco exercícios Individuais respondendo à pergunta “Qual é a minha teoria/abordagem para organização do trabalho?”.
Exercício em grupo: análise crítica da organização do trabalho em alguma empresa, com a entrega de dois documentos parciais e um relatório a ser apresentado no final do curso.
Finalmente, a disciplina se propõe a tratar, na medida do possível, de auxiliar o/a aluno/aluna a entender que tipo de trabalho e que tipo de empresa é mais interessante para a montagem de sua carreira num futuro bem próximo.
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Não houve reprovações dentre os que cursaram regularmente.
Não haverá, portanto, prova de recuperação.
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ARTIGOS E VÍDEOS - O FUTURO DO TRABALHO
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Traz uma série de links de vídeos relacionados ao futuro da organização do trabalho
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Relatório da McKinsey sobre os trabalhos que irão desaparecer e os que irão surgir na transição para uma era de automação digital. Com base nesse contexto, avalia alguns países como EUA, China e Alemanha.
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Delloitte Insights - what is work apresenta uma definição de trabalho para compreender como ele se comportará na economia digital
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Através de três personas, ilustra como se desenvolverá o trabalho em manufatura no futuro com as tecnologias digitais
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Transcrição de entrevista com Michael Arena, executivo da GM, onde ele explica os espaços adaptativos e o redesenho das organizações para o futuro
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Relatório do Forum Econômico Mundial que discute a necessidade de requalificação da força de trabalho para adaptação à quarta revolução industrial. Sob essa lente, analisa diversos setores e os caminhos para sua requalificação.
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No artigo publicado no Linkedin, Bersin sugere organizações flexíveis de times multifuncionais que devem substituir a rigidez dos organogramas
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O artigo da McKinsey Quarterly explica os efeitos da tecnologia, particularmente a inteligência artificial, no ambiente de trabalho e na economia em geral, considerando que postos de trabalho serão extintos e perdidos do mundo físico para o virtual. Propõe algumas soluções para o problema que ele propõe.
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Artigo da Revista Valor Econômico por JOrge Arbache, VP do Banco de Desenvolvimento da América Latina. Discute o desaparecimento e a criação de empregos no futuro, imagina um balanço positivo mas assimétrico para a criação de novos empregos. Países que são criadores, gestores e distribuidores das tecnologias digitais teriam impacto positivo, enquanto os que são só usuários teriam impacto negativo. Discute o futuro da América Latina e sua situação vulnerável neste conexto
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Aula 1 - 18 de fevereiro
Apresentação da disciplina - visão sintética da evolução dos modos de se pensar a organização do trabalho.
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Evolução da OT, objetivos do curso
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Aula 2 - 20 de fevereiro
Nesta aula, dois conceitos foram apresentados para um primeiro posicionamento dos alunos: o conceito de competência (e gestão por competência) e o de aprendizagem. O que está por trás é a idéia de que a atuação profissional exige uma postura de "lifelong learning" (aprendizagem permanente). Por outro lado, as empresas estão fazendo a gestão de pessoas a partir do conceito de competência, o qual, em poucas palavras, está associado a ação/entrega e a verbos que descrevem essa ação/entrega.
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Aula 3 - 27 de fevereiro - Taylorismo
O mais importante, nesta aula, é entender a lógica utilizada por Frederick Taylor para formular os seus Princípios de Administração Científica.
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03 de março - Aula 4 - Taylorismo / Fordismo nos dias de hoje
Nesta aula faremos uma síntese dos Princípios de Administração Científica e discutiremos como Henry Ford desenvolveu a fábrica-modelo de River Rouge (Detroit), aí estabelecendo as bases do Fordismo.
O texto "As propostas de Taylor e Ford: aspectos conceituais", capítulo 1 do livro "Organização do trabalho" de Afonso Fleury e Nilton Vargas, sintetiza as principais idéias do Taylorismo e do Fordismo e faz uma revisão crítica.
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Aula Virtual - para acesso aos materiais
Job design: a perspectiva social - teorias da motivação - enriquecimento de cargos
Nesta aula trataremos dos experimentos de Hawthorne e como os seus resultados ampliaram o campo de análise requerido para se tratar da Organização do Trabalho na Produção.
Anexo: texto Smart Working: the impact of work organisation and job design - Este documento, produzido pela Capgemini, fornece algumas orientações sobre como fazer o job design seguindo as propostas da Escola de Relações Humanas
Video: Herzberg's explanation of job enrichment
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Experiência de Hawthorne, abordagens de motivaçao de Herzberg e Maslow
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12 de março
Escola sociotécnica. Princípios sociotécnicos de organização do trabalho, grupos semiautônomos (times autogeridos, equipes de alto desempenho, etc)-
Origem, lógica, objetivos, contingências, princípios e técnic as de projeto do trabalho na perspectiva sociotécnica
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17/03/2020
SÓCIOTÉCNICA: PRINCÍPIOS DE PROJETO
1) Revisão dos princípios de projeto do trabalho
1.1 Escola clássica ("taylorismo/fordismo)
1.2 Escola soiotécnica
2) Princípios de projeto organizacional baseados na sociotécnica ("sociotecnologia moderna" - escola holandesa")
3) Exercício
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Baseado em Salerno (1999, 2009)
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(baseado em casos reais)
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19/3/2020
Exercício individual 1 - entrega abaixo até o início da aula (9:20h)
Sociotécnica / sociotecnologia moderna (continmuação)
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Primeira entrega de trabalho individual - Minha teoria sobre organização do trabalho (Versão 1)
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24/3/2020
Sistema Toyota de Produção
Ohnismo, Toyotismo, características da organização do trabalho, tipo de grupo (time) toyotista
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Slides sobre as mudanças na Toyota pós-guerra, e características do Toyotismo. Transparências do Prof. Afonso Fleury
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Ver capítulo 5, p. 86 - 118. No início, discute os diferentes tipos de trabalho em grupo. Mais o final, apresenta casos reais de trabalho em grupo.
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Arquivo traz uma amostra do material utilizado para aprendizado do material avaliado no teste "monodzukuri" do JIPM - Japan Institute of Plant Maintenance
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fábrica Toyota Kentucky - insights visita - revisado na aula 15 - 24/abril/2018 - abordamos as principais características desta planta gigantesca da Toyota nos Estados Unidos
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Livro de Womack, Jones e Roos que descreve o sistema lean de produção como visto pelos norte-americanos
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Faça análise comparativa entre o sistema Toypta de Produção ("toyotismo", "ohnismo") com a Escola Clássica ("taylorismo/ fordismo") e com a proposta de grupos semiautônomoe da Escola Sociotécnica. Quais princípios sociotécnicos obedeceria o esquema de grupos estilo toyotista?
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26/3/2020
O ambiente e a organização do trabalho
1) Sistemas sociais de apoio: avaliação, remuneração, carreira
2) O ambiente influenciando a organização do trabalho - coloca limites, abre oportunidades.
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Belíssimo vídeo da BBC (passado no Brasil pela GNT) de série comemorativa do século XX. Discute a evolução da organização da produção, com foco na linha de montagem e na produção em massa - sua origem, difusão e críticas. Aborda também a produção em massa como modelo de acumulação e de crescimento econômico.
53:38 minutos.
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Vídeo da série People's Century, da BBC, veiculada no Brasil pela GNT.
(em arquivo de vídeo)
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Assista ao vídeo On the Line (link acima)
Questão 1) Mostre em que passagens do vídeo se pode perceber limites colocados pelo ambiente à liberdade da empresa definir a organização do trabalho.
Questão 2) Mostre em que passagens o vídeo aborda as resistência ao método taylorista / fordista e como essa resistência foi "vencida".
Questão 3) O vídeo aborda a produção em massa de produtos padronizados e a linha de montagem. Quais fatores do ambiente contribuíram para a viabilidade da produção em massa e como a linha de montagem e a luta sindical foram aderentes a esse ambiente.
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31/3/202
S1 - GESTÃO À BRASILEIRA (leituras mínimas: Sull e Escobari, 2004; Fleury, 1978 ou 1983)
Grupo:
Alex Tetsu Miyagi
Flavio Kiyoshi
Gabriel Victor Soares Andriani
Giulia Ribeiro Lima
José Mathias
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Slides da apresentação do grupo.
Apresenta modelo de sobrevivência e prosperidade no turbulento ambiente brasileira, baseado no livro "Sucesso Made in Brasil" de Sull e Escobari, além dos casos de sucesso da Embraer e Ambev
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02/4/2020
S2 - WEF: READINESS FOR THE FUTURE OF PRODUCTION 2018
Grupo S2
Allan Korukian Freiberg
Andre Charity Egydio Martins
Bruno Motono Chojniak
Gabriel de Mare Geras
Leonardo Lemos de Carvalho
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Esse relatório do Forum Econômico Mundial discute como os países estão se preparando para os desafios da quarta revolução industrial e seus efeitos na produção.
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14/4/2020
1) Levantamento das condições de aula: acesso a equipamento, conexão etc.
2) REVISÃO GERAL DA MATÉRIA VISTA ATÉ O MOMENTO
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23/4/2020
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Nesta aula, a Profa. Roberta de Castro Souza Pião irá discorrer sobre CSR (Corporate Social Responsability).
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Questionário para avaliação de empresas
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Artigo do jornal Valor 18/março/2019
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HBR - reflexão sobre os 25 anos do "triple bottom line" por John Elkington
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28/4/2020 -
COMO A CRISE ESTÁ AFETANDO AS EMPRESAS?
Conversa com Julien Gazier, executivo financeiro (CFO) da Obramax (Grupo Leroy) - www.obramax.com.br, que apresentará a empresa, os desafios da crise, e as ações tomadas, com destaque para célula de crise.
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30/4/2020 - AULA INVERTIDA
Atividade prévia (em casa)
1. Alunos com número USP final ímpar leem o texto A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL (Rogers, cap.1, link abaixo)
2. Alunos com número USP par leem AUTOMAÇÃO E TRABALHO ( McKinsey 2017 - Jobs Gained, Jobs Lost, link abaixo)
Preparar apresentação escrita sobre o texto (powerpoint ou similar). Não é preciso descrever o texto todo, mas sim os principais argumentos. Fazer análise crítica desses argumentos.
Andamento da aula:1) Algumas apresentações do texto 12) Discussão3) Algumas apresentações do texto 24) Discussão-
Apresentação do Gabriel Rodrigues Santos sobre o relatório da McKinsey
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Apresentação sobre o relatório "jobs lost jobs gained" de Giulia Moreira
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O relatório da McKinsey descreve os postos de trabalho que serão criados com a quarta revolução industrial e aqueles que serão eliminados
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05/maio/2020 (continua na aula de 07/05/2020)
BUSINESS & COVID (I)
Baseado na edição especial da Harvard Business Review
Coletânea de artigos que discutem os impactos do COVID19 em diferentes aspectos da gestão, e como enfrentar tais impactos.
ATIVIDADE PRÉVIA (EM CASA)
1) Conforme a planilha anexa, cada aluno tem atribuído 1 capítulo da revista (HBR)
2) Leitura do texto atribuído
3) Preparação de apresentação (estilo powerpoint ou assemelhado) sobre o capítulo lido, contendo:
apresentação do texto (autor, tema etc.)
apresentação do conteúdo do texto: o que o texto diz, qual sua importância
análise crítica do texto, busca de outras referências sobre o assunto.
síntese: o que aprendemos com o texto?
NA AULA
Serão sorteados alunos(as) para apresentar os textos em, no máximo 5 minutos. Um(a) aluno(a) que for sorteado(a) para o mesmo tema já apresentado deve acrescentar à apresentação inicial, não repetindo o que já foi feito. Isso dá mais dinâmica, e incentiva os primeiros apresentadores(as)
Discussão do tema.
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Veja aqui qual artigo você deve ler e preparar para as aulas dos dias 5 e 7 de maio.
A revista está disponibilizada no Moodle (há cópias nas aulas de ambos os dias). Os artigos selecionados são aqueles com mais afinidade com nossa disciplina e com o curso em geral.
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Edição especial da revista Harvard Business Review dedicada à questão do COVID19 e ao futuro da economia,
Discutiremos alguns dos artigos relacionados à organização do trabalho desta edição.
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Artigo HBR apresentado pelo Gabriel Rodrigues Santos - "The Coronavirus crisis doesn't have to lead to layoffs"
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Apresentação de Ana Beatriz Malheiros sobre o artigo da HBR
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apresentação de Helena Liu Guo sobre o artigo HBR how chinese companies have responded to coronavirus
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Apresentação de Patrick Bittencourt sobre o artigo HBR - How chinese companies have responded to coronavirus
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apresentação da Deborah Aspis sobre o artigo "a guide to managing your (newly) remote worker, compartilhada em aula
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apresentação do Pedro Moya sobre o artigo "a guide to managing your newly remote workers" (material adicional que cobre o artigo apresentado em aula pela Deborah)
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Apresentação por Pedro Mossi do artigo da HBR - 15 questions about remote work - answered
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Apresentação de João Accorsi do artigo HBR - Lead your business through the coronavirus crisis
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07/05/2020
BUSINESS & COVID (II) - continuação
Baseado na edição especial da Harvard Business Review
Coletânea de artigos que discutem os impactos do COVID19 em diferentes aspectos da gestão, e como enfrentar tais impactos.
ATIVIDADE PRÉVIA (EM CASA)
1) Conforme a planilha anexa, cada aluno tem atribuído 1 capítulo da revista (HBR)
2) Leitura do texto atribuído
3) Preparação de apresentação (estilo powerpoint ou assemelhado) sobre o capítulo lido, contendo:
apresentação do texto (autor, tema etc.)
apresentação do conteúdo do texto: o que o texto diz, qual sua importância
análise crítica do texto, busca de outras referências sobre o assunto.
síntese: o que aprendemos com o texto?
NA AULA
Serão sorteados alunos(as) para apresentar os textos em, no máximo 5 minutos. Um(a) aluno(a) que for sorteado(a) para o mesmo tema já apresentado deve acrescentar à apresentação inicial, não repetindo o que já foi feito. Isso dá mais dinâmica, e incentiva os primeiros apresentadores(as)
Discussão do tema.
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Edição especial da revista Harvard Business Review dedicada à questão do COVID19 e ao futuro da economia,
Discutiremos alguns dos artigos relacionados à organização do trabalho desta edição.
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Apresentação de Renan Barros do artigo HBR Don't Hide Bad News in Times of Crisis
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Apresentação do artigo HBR por Flavio Yamamoto - Communicating through the coronavirus crisis
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Apresentação de Giulia Ribeiro Lima sobre o artigo "Communicating through the Coronavirus Crisis" - HBR
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Apresentação de Leonardo Brandão sobre o artigo HBR - Slow Down to Make Better Decisions in a Crisis.
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12/05/2020 - SEMINÁRIOS S3 E S4
APRESENTAÇÃO DE GRUPO - S3 - O impacto da Inteligência Artificial na Organização do Trabalho
Grupo S3 – André Izay, Caio Dias Lucas Fernandes, Pedro de Andrade
APRESENTAÇÃO DE GRUPO - S4 - O impacto da Internet-das-coisas na Organização do Trabalho
Grupo S4 – Gabriel Menezes, Gabriel Santos, Henrique Imaeda, Juliana Segawa, Rodrigo Sonoda
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Seminário S3 - O impacto da Inteligência Artificial na Organização do Trabalho
Apresentação de Pedro André Izay, Caio Dias e Pedro Andrade
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Seminário S4 - Apresentação do grupo: Gabriel Santos, Gabriel Manetti, Henrique Imaeda, Juliana Segawa e Rodrigo Sanoda
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Ao final da aula, os alunos deverão subir nesta tarefa uma síntese dos seminários apresentados. O trabalho é individual. O formato do arquivo a subir é livre.
A tarefa estará disponível para upload das 10:45 às 11:15 do dia da aula.
Quem apresentar no dia está dispensado da tarefa.
Seminário S3 - Impacto da Inteligência Artificial na Organização do Trabalho
Seminário S4 - Impacto da Internet das Coisas (IoT) na Organização do Trabalho
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14/05/2020 - SEMINÁRIOS S5 E S6
APRESENTAÇÃO DE GRUPO - S5 - O impacto da manufatura aditiva na Organização do TrabalhoGrupo S5 – Arnaldo Sima, Marcos Hirasawa, Mauricio Barranco, Rafael Ribeiro, Victor Mattos
APRESENTAÇÃO DE GRUPO - S6 - CO-WORKING E TRABALHO REMOTO
Grupo S6 – Angelo Inoue, Gabriel Mattos, Gabriel Martins, Michele Filho, Renan Barros
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Seminário S5 apresentado por: Arnaldo Sima, Marcos Hirasawa, Rafael Ribeiro e Victor Mattos
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Apresentação do grupo S6 - Co-working e trabalho remoto
Apresentado por: Ângelo Inoue, Gabriel Viola, Gabriel Martins, Michele Maselli Filho, Renan Barros
Links úteis:
https://www.robertwalters.com.br/dicas/os-efeitos-do-isolamento-social-na-dinamica-do-trabalho.html
https://forbes.com.br/negocios/2020/03/por-que-o-novo-coronavirus-pode-levar-a-wework-ao-fim/
https://fortune.com/2020/04/01/coronavirus-wework-the-wing-shared-workspaces-future-predictions/
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512018000100152
https://john-joseph-horton.com/papers/remote_work.pdf
https://www.nber.org/papers/w26948.pdf
https://www.entrepreneur.com/article/347772
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Seminário S5 - Impacto da Manufatura Aditiva na Organização do Trabalho
Seminário S6 - Co-working e Trabalho Remoto
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19/05/2020 -
AULA PARA PREPARAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES - GRUPOS 1, 2, 3, 4 E 5
21/5/2020 - FERIADO ESTADUAL - NÃO HAVERÁ AULA
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Esta apresentação descreve os fenômenos de mudança sociais como migração, xenofobia e questões de gênero sob a ótica da questão do trabalho através de um comparativo entre a situação em países como Brasil, Itália, Japão e Peru.
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26/5/2020 - GRUPOS TEMÁTICOS - bancos comerciais e de investimentos
APRESENTAÇÃO DE GRUPO: Organização do trabalho em bancos comerciais (hoje e no futuro)
Grupo 1 – Arthur Shimizu, Caio Rossetti, Deborah Aspis, Gabriel da Silva, Luis Cipparrone
APRESENTAÇÃO DE GRUPO - Organização do Trabalho em bancos de investimentos (hoje e no futuro)
Grupo 2 – Enrico Tominaga, Luciana Ferreira, Luiza Marques, Marcel Koga, Patrick Bittencourt, Vinicius Geroto-
Apresentação do grupo de Organização do Trabalho em bancos comerciais:
Arthur Shinzo Fernandes Shimizu, Caio de Bonis Rossetti, Deborah Lara Aspis, Gabriel Malta Caetano da Silva, João Vitor Morales, Luis Flavio Carvalho Cipparrone
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Apresentação do Grupo 2 - Organização do Trabalho em bancos de investimentos
Erico Tominaga, Luciana Ferreira, Luiza Marques, Marcel Koga, Patrick Bittencourt, Vinicius Geroto
Link para artigo mencionado: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/GPR-B858.pdf
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Grupo 1 - Organização do Trabalho em Bancos Comerciais
Grupo 2 - Organização do Trabalho em Bancos de Investimentos
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28/5 - MATURIDADE DIGITAL - IMPACTOS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Nesta aula, revisamos a definição de transformação digital. Veremos os modelos que buscam medir a maturidade digital de uma empresa, em particular o modelo da Acatech - "Industrie 4.0 Maturity Index" como o aumento de maturidade digital influi na Organização do Trabalho.
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Maturidade Digital e a Organização do Trabalho - slides de aula 28/5/2020
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Versão 2020 do índice de maturidade digital da Acatech
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Aplicações do indice de maturidade digital da Acatech
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O arquivo traz um descritivo das 4 dimensões do índice de maturidade para cada área funcional da empresa: desenvolvimento, produção, logística, serviços, marketing/vendas
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Artigo do Economist publicado no jornal O Estado de São Paulo sobre a organização do trabalho na Amazon
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Maturidade Digital
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04/6/2020 - GRUPOS TEMÁTICOS - Organizações Financeiras
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM ORGANIZAÇÕES FINANCEIRAS - HOJE E NO FUTURO
Grupo 4 – Ariel Hara, Fabio Ono, Gabriela Veronesi, Gustavo de Marco, João Accorsi, Leonardo Lopes, Nicholas Jinsi
Grupo 5 – Leonardo Dias, Mateus Rezende, Michel Chitman, Victor Tessari-
Apresentação do Grupo 4 - Organização do Trabalho no Setor Financeiro
Ariel Hara, Fabio Ono, Gabriela Bechara Macari Veronesi, João Gabriel Soares Accorsi, Leonardo Acioli Rei Lopes, Nicholas Campos Jinsi
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Grupo 5 - Instituições Financeiras e a Organização do Trabalho
Leonardo Brandão, Mateus Rezende, Michel Chitman, Victor Tessari
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Grupos 4 e 5 - Organização do Trabalho em Organizações Financeiras
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09/06/2020 - APRESENTAÇÕES TEMÁTICAS - INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Organização do trabalho em empresas industriais (hoje e no futuro)
Grupo 6 – Ana Beatriz, Bruno Gaeta, Gustavo Kimura, Helena Guo, Leonardo Kamada, Lyvia de Castro, Tiago Soares
Organização do trabalho em empresas comerciais (hoje e no futuro)
Grupo 8 – Gabriel Gomes, Guilerme Esper, Ingrid de Lima, Pedro Mauro-
Apresentação do Grupo 6 - Organização do Trabalho na Indústria
Ana Beatriz Malheiros, Bruno Gaeta, Gustavo Kimura, Helena Liu, Leonardo Kenji, Lyvia Cassolari, Tiago Zilio
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Apresentação do Grupo 8 - Organização do trabalho em empresas de e-commerce
Gabriel Henrique Gomes, Ingrid Moreno de Lima, Pedro Rodrigues Mauro
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Grupo 6 - Organização do Trabalho em Organizações Industriais
Grupo 8 - Organização do Trabalho em Organizações Comerciais
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16/6/2020 GRUPOS TEMÁTICOS - Empresas de Consultoria e Start-ups
APRESENTAÇÃO DE GRUPO - Organização do Trabalho em Consultorias - hoje e no futuro
Grupo 3 – Cezar de Souza, Gabriela Yoshida, Giulia Fujiwara, Isabella Amatuzzi, Pedro MossiAPRESENTAÇÃO DE GRUPO - Organização do trabalho em start-ups
Grupo 7 – Bárbara Beltrami, Benny Lewi, Bruno Costa, Daniel Lemes Guilerme Kishida, Gustavo Oharomari, Maysa Ohashi, Pedro Exposito-
Apresentação do Grupo 3 - Organização do Trabalho em empresas de consultoria
Cezar Vieira de Souza, Gabriela Ikeda Yoshida, Giulia Fujiwara, Isabella Gondim Amatuzzi, Pedro Franke Mossi, Pedro Henrique Constante Moya
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Apresentação do Grupo 7 - Organização do Trabalho em Start-ups
Barbara Moreira Beltrami, Benny Mathiason Lewi, Bruno Rossa Taino Costa, Daniel Harada Lemes, Guilherme Issamu Nascimento Kishida, Gustavo Naoki Dias Oharomari, Maysa Ohashi, Pedro Antonio Cardoso Exposito
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Grupo 3 - Organização do Trabalho em Consultorias
Grupo 7 - Organização do Trabalho em Start-ups
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18/6/2020
Exercício: simulação da prova e revisão geral da matéria
Providenciar equipamento com com áudio e vídeo - vídeo será usado. Preferencialmente, use micro ao invés de celular.
O simulado será feito simultaneamente no Zoom e no e-disciplinas. O Zoom deverá estar com a câmara ligada e o microfone desligado. As questões estarão no e-disciplinas, e lá devem ser respondidas.
Sua imagem no Zoom deve estar com seu nome completo - ajuste-o clicando nos três pontinhos (...) que aparecem ao passar o cursor sobre o sua imagem. Daí "rename" e coloque seu nome completo. A frequência da prova será dada pelo Zoom - quem não tiver nome completo não será reconhecido.Após o simulado haverá revisão da matéria. Ela será feita a partir das dúvidas que forem trazidas pelo(a)s aluno(a)s.
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O simulado consta de 2 partes. Na 1a parte estão testes de múltipla escolha. A 2a parte é uma questão dissertativa obrigatória.
Cada parte tem uma duração máxima automática. Iniciada uma parte, começa a contagem de tempo relativa à essa parte, e o sistema automaticamente fecha a janela após o intervalo definido.
Ainda, há horários para início e fim de cada partre. Ser alguém começar uma parte quando faltarem 5 minutos para seu final, só terá 5 minutos para respondê-la, independentemente de quanto foi o período alocado a ela.
O prazo para a 1a parte é de 15 minutos, e a janela se fecha às 7:45h de 18/6/2020.
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Questão dissertativa obrigatória. Sem resposta a ela a prova não terá validade.
Você tem no máximo 25 minutos para responder essa parte da prova. O tempo passa a contar quando de seu clique para acessar a questão.
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23/06/2020 - PROVA - toda a matéria dada
Será obrigatório estar com câmara ligada e microfone desligado no Zoom. Sua imagem no Zoom deve estar com seu nome completo - ajuste clicando nos três pontinhos (...) que aparecem ao passar o cursor sobre o sua imagem. Daí "rename" e coloque seu nome completo. A presença (frequência) na prova será dada pelo Zoom - quem não tiver nome completo não será reconhecido.
A prova será disponibilizada no e-disciplinas, e as respostas devem ser dadas no e-disciplinas de cada aluno(a) - link abaixo.
Caso haja problema de conexão comprovado durante a prova que a inviabilize para algum(a) aluno(a), e apenas nesse caso excepcional, será oferecida ao discente afetado a possibildade de realização de avaliação adaptada ao caso - pode ser prova oral, escrita ou outro: forma e data/hora a definir. -
30/6/2020 - PROVA SUBSTITUTIVA
Será obrigatório estar com câmara ligada e microfone desligado no Zoom. Sua imagem no Zoom deve estar com seu nome completo - ajuste clicando nos três pontinhos (...) que aparecem ao passar o cursor sobre a sua imagem. Daí "rename" e coloque seu nome completo. A presença (frequência) na prova será dada pelo Zoom - quem não tiver nome completo não será reconhecido.
A prova será disponibilizada no e-disciplinas, e as respostas devem ser dadas no e-disciplinas de cada aluno(a) - link abaixo.
Caso haja problema de conexão comprovado durante a prova que a inviabilize para algum(a) aluno(a), e apenas nesse caso excepcional, será oferecida ao discente afetado a possibildade de realização de avaliação adaptada ao caso - pode ser prova oral, escrita ou outro: forma e data/hora a definir.