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BIBLIOGRAFIA
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SILVEIRA, Jéssica Garcia da. Ciência, política e natureza na construção do 'parlamento ambiental' brasileiro: o Conama e a institucionalização do meio ambiente no Brasil (1981 - 1992). 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.
STENGERS, Isabelle. A invenção das ciências modernas. Tradução Max Altman. São Paulo: Editora 34, 2002.
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TELAROLLI Júnior, Rodolpho. Poder e saúde: as epidemias e a formação dos serviços de saúde em São Paulo. São Paulo: UNESP, 1996.
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O funcionamento das ciências.
Texto de seminário: LATOUR, Bruno. Capítulo 2. Referência Circulante. Amostragem do solo da floresta Amazônica, p. 39-96. In: A esperança de Pandora. Bauru, SP: EDUSC, 2001. Tradução Gilson César Cardoso de Sousa. ISBN 85-7460-062-8.
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O funcionamento das ciências: continuação.
LATOUR, Bruno. Capítulo 2. Referência Circulante. Amostragem do solo da floresta Amazônica, p. 39-96. In: A esperança de Pandora. Bauru, SP: EDUSC, 2001. Tradução Gilson César Cardoso de Sousa. ISBN 85-7460-062-8.
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Ilustração no Brasil.
DIAS, Maria Odila da Silva. Aspectos da ilustração no Brasil. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 278, p. 105-170, jan./mar., 1968.
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Viagens científicas.
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As ciências e suas redes.
LATOUR, Bruno. Pasteur e Pouchet: heterogênese da história das ciências. In: Elementos para uma história das ciências. Vol. III. De Pasteur ao computador. Portugal: Terramar, 1989. p. 49-76.
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Higiene e microbiologia.
CHALHOUB, Sidney. Cap. 1 – Cortiços 1 e Cap. 2 – Febre amarela. In: ________. Cidade febril. Cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 15-96.
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Revolta da Vacina.
CUKIERMAN, Henrique. Cap. 7 - Pata Preta. In: ________. Yes, nós temos Pasteur. Manguinhos, Oswaldo Cruz e a história da ciência no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará; FAPERJ, 2007. p. 220-309.
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Após a Revolta.
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PROVA
Prova dissertativa – com consulta.
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Conhecimento e ordem social.
JASANOFF, S. Capt. 2 - Ordering knowledge, ordering society. In: ______ (ed.). States of Knowledge. The co-production of science and social order. London and New York, Routledge. 2004. p. 13-45.
Estudo de caso – Doutoranda PPHS: Jéssica Garcia da Silveira.
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Conhecimento localizado.
HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: A questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Campinas: Cadernos Pagu, n. 5, 1995. p. 7-41. On-line.
Estudo de caso – Doutoranda PPHS: Isabella Bonaventura.
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SEM AULA - Participação do III Seminário de História das Ciências na Amazônia
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Ciência e nacionalidade
RAMOS, Jair de Souza. Como classificar indesejáveis? Tensões e convergência entre raça, etnia e nacionalidade na política de imigração das décadas de 1920 e 1930. In: Lima, Nísia Trindade; Sá Dominichi Miranda de (orgs.). Antropologia Brasiliana. Ciência e educação na obra de Edgar Roquette-Pinto. Belo Horizonte Editora UFMG e Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008, 179-211.
CORRÊA, Mariza. As ilusões da liberdade. A escola Nina Rodrigues e a antropologia no Brasil. Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001. p. 15 a 62.
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Aula 15 - 04/12/2019 – PROVA
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