Programação

  • Tecnologia assistiva: Fundamentos para a prática da Terapia Ocupacional

    Espera‐se que o estudante conheça os aspectos gerais da atuação do terapeuta ocupacional usando a tecnologia como recurso terapêutico

  • Tecnologia Assistiva para as AVDs (básicas e instrumentais)

    Espera‐se que o estudante compreenda os impactos da deficiência e do envelhecimento sobre a capacidade funcional para a realização das AVDs e como os recursos de TA podem otimizar o desempenho ocupacional.

    Espera-se que o estudante participe da Aula dialogada, Discussão Leitura de textos





  • Oficina: Materiais e confecção de TA

    Nesta aula teremos a prática da confecção de TAs com focos nas AVDs.

    Experimentação de situações problemas e desenvolvimento de habilidades para a prática profissional

  • Instrumentos de avaliação de Tecnologia Assistiva

    Pretende-se desenvolver habilidades para o uso de instrumentos de avaliação da satisfação do uso de TA e de monitoramento do abandono.



  • Tecnologia Assistiva para mobilidade e transporte em ambientes internos e externos

    Espera‐se que o estudante desenvolva conhecimento para a avaliação e prescrição de recursos assistivos para a mobilidade e de transporte.






  • Normas da ABNT

    Conhecer as normas que regulam as edificações, construções e sinalização visando a acessibilidade das pessoas com deficiência e idosas e também conheça os fundamentos do desenho universal.

  • Produtos e tecnologias usados em projeto, arquitetura e construção de edifício público e privado

    Avaliação ambiental e análise das condições de acessibilidade e inovações.

    Aula externa para a avaliação ambiental

  • Seating: Tecnologias para a adequação postural e prescrição de cadeira de rodas

    Discutir habilidades para a prescrição, avaliação e adaptação de recursos assistivos para a adequação postural e de cadeiras de rodas


  • Tecnologia Assistiva para a comunicação

    Conhecer os recursos de comunicação aumentativa e alternativa das pessoas com deficiência.

  • Conhecer os recursos de comunicação aumentativa e alternativa das pessoas com deficiência.

    Conhecer os recursos de TA utilizados em diferentes contextos e objetivos



  • a Oficina: Materiais e confecção de TA

     Oficina: Materiais e confecção de TA


    Experimentação de situações problemas e desenvolvimento de habilidades para a prática profissional

  • Tecnologias Digitais aplicadas à saúde

    Experimentação de situações práticas e de recursos digitais para o uso do terapeuta ocupacional Reflexão sobre a prática