Programação
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Apresentação da Disciplina
Tópicos a serem abordados na teoria e na pratica
Recapitular os princípios do SUS
Politicas Publicas de Atenção Básica a Saúde
Atividade pratica - Dispositivos de Atenção Básica a Saúde - realizar a tarefa
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O tema principal da disciplina é a Terapia Ocupacional em Atenção Básica. Levar o aluno a conhecer a Atenção Básica no primeiro momento e em seguida conhecer a atuação do Terapeuta Ocupacional nesse nível de atenção e complexidade em saúde, assim como o funcionamento de uma equipe multiprofissional. Para isso a disciplina em seu planejamento possibilita que o aluno conheça a população atendida neste nível de atenção, pois para a formação do Terapeuta Ocupacional é necessário que o discente além de conhecer também possa entrar em contato com o campo de atuação desse profissional em diferentes níveis de atenção e complexidade em saúde. Ao longo da formação, essa disciplina é uma das primeiras onde o aluno vai tomar contato com situações reais, em que ele tem contato direto com a população atendida, assim como com o funcionamento de unidade de saúde em atenção básica e a Estratégia de Saúde da Família e Saúde do Escolar. Fundamental para que inicie seu aprendizado teórico e pratico para o futuro trabalho em equipe.
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Programa de Saude na Escola Site da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - SP
https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/programas/i16ind-escola.php
Programa Saúde na Escola
- Introdução
- Ações de Diagnóstico e Promoção em Saúde
- Distritalização
- Impressos
- Ficha de Acuidade Visual
- Ficha de Atendimento Escolar
- Ficha de Vacinação Escolar
- Lista das Escolas Vinculadas ao PSE
- Comunicações à Família
- Guia Encaminhamento de Saúde Escolar
- Planilha de Registro de Atividades
- Planilha de Avaliação Nutricional (PROASE)
- Nota Técnica – Relatório de Processamento/Validação – fichas válidas
- Cartão SUS e PSE
- Documento Orientador: Indicadores e Padrões de Avaliação - PSE Ciclo 2017/2018
- Ficha Autoimagem Hanseníase, Verminoses e Tracoma
- Nota Técnica Saúde Bucal e Atendimento desacompanhado dos pais
- Nota Técnica de avaliação de acuidade visual a partir da utilização do Teste de Snellen
Material de Apoio- Caderno Saúde e Educação Ambiental
- Caderno Práticas Corporais Atividade Física e Lazer
- Caderno Direitos Humanos
- Cadernos temáticos do PSE - Saúde Ocular
- Manual de Orientação Triagem de Acuidade Visual
- Cadernos temáticos do PSE - Promoção da Saúde Bucal
- Instrumento Saúde Auditiva
- Orientações Gerais PSE Ação Saúde Bucal
- Orientações Gerais PSE Ação Doenças em Eliminação
- Orientações Gerais PSE Ação de Combate ao Mosquito Aedes
- Orientações Gerais sobre as ações de Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
- Orientações Gerais sobre as ações de Direitos Sexual e Direito Reprodutivo e Prevenção das IST/AIDS e Hepatites Virais
- Orientações Gerais sobre as ações de Promoção de Práticas Corporais, da atividade física e do lazer
Cartilhas- Caderneta de saúde do adolescente - Feminino
- Caderneta de saúde do adolescente - Masculino
- Cartilha Instrumento para realização da ação de promoção da saúde auditiva
- Cartilha higiene e piolho 1
- Cartilha higiene e piolho 2
- Cartilha piolho
- Cartilha Violência
- Cartilha tabagismo
- Cartilha Dengue 1
- Cartilha dengue 2
- cartilha dengue 3
- Cartilha dengue 4
- Checklist dengue
- Cartaz criadouros para colorir
- Jogo Caminho do mosquito
- Alimentação e Nutrição
- Saúde Bucal
- Direito Sexual e Reprodutivo
- Práticas Corporais e Lazer nas escolas
- Prevenção do Uso de álcool, Tabaco e Outras Drogas
- Prevenção das violências e dos acidentes
- Cidadania e Direitos Humanos
Legislação- Portaria Interministerial nº 1.413, de 10 de julho de 2013
Redefine as regras e critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) por Estados, Distrito Federal e Municípios e dispõe sobre o respectivo incentivo financeiro para custeio de ações. - Portaria Interministerial nº 1.055, de 25 de abril de 2017
Redefine as regras e os critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola - PSE por estados, Distrito Federal e municípios e dispõe sobre o respectivo incentivo financeiro para custeio de ações. - Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007
Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências.
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Programa de Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto - SP
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Terapia Ocupacional nos Serviços de Atenção Primaria a Saúde
TBL - Artigos
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Atenção primaria Atenção Básica e Saúde da Família: sinergias e singularidades do contexto brasileiro
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A pratica do apoio Matricial e os seus efeitos na Atenção Primaria à Saúde
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A atuação da terapia ocupacional na atenção básica à saúde: uma revisão de literatura
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Terapia Ocupacional na Atenção Primaria à saúde : atribuições ações e tecnologias
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Terapia Ocupacional e atuação em contextos de vulnerabilidade social: distinções e proximidades entre a área social e o campo de atenção básica em saúde
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Ações de saúde mental na atenção básica: caminho para ampliação da integralidade da atenção
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1. As diretrizes do NASF-AB:
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O Papel do NASF na ESF 29 min
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Saúde Coletiva e a Terapia Ocupacional
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1. Modelo Tradicional X Estratégia Saúde da Família 5:34 min
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Programas e Projetos para o atendimentos de Diferentes ciclos de vida e diferentes populações na Atenção Básica.
Atividade a distância - exclusiva no moodle.
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1. Projeto Terapêutico Singular | NASF-AB 7:38 min
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3. Projeto Terapêutico Singular – Formação em Debate 58:56 min
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Uso de Instrumentos Utilizados na atenção à saúde:
- Territorialização
- Matriciamento
- Projeto Terapêutico Singular
- Visitas Domiciliares
- Genograma
- Ecomapa
- Programa de Saúde na Escola - PSE
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1. Apoio Matricial - NASF-AB
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1. Genograma , Ecomopama e Mapa de rede social 19:07 min
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1. Genograma Familiar 3:08 min
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2. Ecomapa 2:14 min
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Programa de Saude na Escola Site da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - SP
https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ssaude/programas/i16ind-escola.php
Programa Saúde na Escola
- Introdução
- Ações de Diagnóstico e Promoção em Saúde
- Distritalização
- Impressos
- Ficha de Acuidade Visual
- Ficha de Atendimento Escolar
- Ficha de Vacinação Escolar
- Lista das Escolas Vinculadas ao PSE
- Comunicações à Família
- Guia Encaminhamento de Saúde Escolar
- Planilha de Registro de Atividades
- Planilha de Avaliação Nutricional (PROASE)
- Nota Técnica – Relatório de Processamento/Validação – fichas válidas
- Cartão SUS e PSE
- Documento Orientador: Indicadores e Padrões de Avaliação - PSE Ciclo 2017/2018
- Ficha Autoimagem Hanseníase, Verminoses e Tracoma
- Nota Técnica Saúde Bucal e Atendimento desacompanhado dos pais
- Nota Técnica de avaliação de acuidade visual a partir da utilização do Teste de Snellen
Material de Apoio- Caderno Saúde e Educação Ambiental
- Caderno Práticas Corporais Atividade Física e Lazer
- Caderno Direitos Humanos
- Cadernos temáticos do PSE - Saúde Ocular
- Manual de Orientação Triagem de Acuidade Visual
- Cadernos temáticos do PSE - Promoção da Saúde Bucal
- Instrumento Saúde Auditiva
- Orientações Gerais PSE Ação Saúde Bucal
- Orientações Gerais PSE Ação Doenças em Eliminação
- Orientações Gerais PSE Ação de Combate ao Mosquito Aedes
- Orientações Gerais sobre as ações de Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
- Orientações Gerais sobre as ações de Direitos Sexual e Direito Reprodutivo e Prevenção das IST/AIDS e Hepatites Virais
- Orientações Gerais sobre as ações de Promoção de Práticas Corporais, da atividade física e do lazer
Cartilhas- Caderneta de saúde do adolescente - Feminino
- Caderneta de saúde do adolescente - Masculino
- Cartilha Instrumento para realização da ação de promoção da saúde auditiva
- Cartilha higiene e piolho 1
- Cartilha higiene e piolho 2
- Cartilha piolho
- Cartilha Violência
- Cartilha tabagismo
- Cartilha Dengue 1
- Cartilha dengue 2
- cartilha dengue 3
- Cartilha dengue 4
- Checklist dengue
- Cartaz criadouros para colorir
- Jogo Caminho do mosquito
- Alimentação e Nutrição
- Saúde Bucal
- Direito Sexual e Reprodutivo
- Práticas Corporais e Lazer nas escolas
- Prevenção do Uso de álcool, Tabaco e Outras Drogas
- Prevenção das violências e dos acidentes
- Cidadania e Direitos Humanos
Legislação- Portaria Interministerial nº 1.413, de 10 de julho de 2013
Redefine as regras e critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) por Estados, Distrito Federal e Municípios e dispõe sobre o respectivo incentivo financeiro para custeio de ações. - Portaria Interministerial nº 1.055, de 25 de abril de 2017
Redefine as regras e os critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola - PSE por estados, Distrito Federal e municípios e dispõe sobre o respectivo incentivo financeiro para custeio de ações. - Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007
Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências.
- Territorialização
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Uso de Instrumentos Utilizados na atenção à saúde:
- Territorialização
- Matriciamento
- Projeto Terapêutico Singular
- Visitas Domiciliares
- Genograma
- Ecomapa
Matriciamento
Projeto Terapêutico Singular
Visitas Domiciliares - planejamento das visitas domiciliares
Em sala de aula
Construção e preparo das atividades a serem desenvolvidas nas visitas domiciliares
(Utilizar os mesmos artigos do tópico anterior abordados e discutidos em sala de aula)
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2. Vida Mental | Como deve ser o projeto terapêutico singular nas unidades de acolhimento? 20:20 min
- Territorialização
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Uso de Instrumentos Utilizados na atenção à saúde:
- Territorialização
- Matriciamento
- Projeto Terapêutico Singular
- Visitas Domiciliares
- Genograma
- Ecomapa
TBL - Simulação em Sala de Aula
Preparação para as atividades praticas
- Territorialização
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Atividade no Território do NSF 3
Endereço:
Trav. Ns. Sra. da Penha, 55 - Sumarezinho
Atividade Pratica:
TERRITORIALIZAÇÃO
Territorialização e Recursos Comunitários
IMPORTANTE: LEVAR IMPRESSO O MAPA DO TERRITÓRIO E O ROTEIRO DE TERRITORIALIZAÇÃO
OBS: levar garrafa de água, protetor solar, jaleco, e crachá
Vestir calça, camiseta e tênis.
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Mapa do território do Núcleo de Saúde da Família 3
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Manual do Programa de Saúde na Escola
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ATIVIDADE PRATICA PARA ELABORAÇÃO DA INTERVENÇÃO NO PSE
PRATICA - PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DA INTERVENÇÃO NO PSE
Cada grupo de alunos vai elaborar, planejar e organizar a intervenção sobre os temas solicitados pela equipe do NSF 3 - Dengue, Escabiose, Verminose e pediculose.
Elaboração do material para aintervenção
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Inserir as impressões e aspectos relacionados a visita domiciliar realizada.
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Discussão das atividades Praticas:
1. Territorialização
2. Visitas Domiciliares
Supervisão das ações / Planejamento das próximas ações
Discussão e Supervisão da Vivencia pratica - saída a campo
Cada grupo vai descrever a sua vivencia para a turma. O docente vai realizar e instrumentalizar a discussão e realizar as orientações necessárias
Cada grupo deve estar com as atividades realizas em mãos para apresentar durante a supervisão.
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1. Webpalestra - Matriciamento em Saúde Mental na Atenção Básica 44min
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Atividade Não Presencial - Avaliação Parcial
ATIVIDADE NÃO PRESENCIAL - MOODLE
Avaliação Parcial
Inserir o Projeto e o Planejamento das atividades para intervenção do PSE + Relatório da Territorialização do Grupo com o nome de cada participante.
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devolutiva da avaliação parcial Avaliação Parcial
Planejamento das atividades para intervenção do PSE + Relatório da Territorialização do Grupo
Devolutiva da avaliação
Trazer os aspectos que geraram duvidas durante as praticas e avaliação
Sugestões
Preparação para as aulas praticas:
- Projetos para as intervenções no PSE junto a equipe do NSF 3;
- Preparação para a segunda visita domiciliar;
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OBS: AS ATIVIDADES PRATICAS PODEM SOFRER ALTERAÇÃO POIS DEPENDEM DA PROGRAMAÇÃO E POSSIBILIDADES DO LOCAL (NSF 3 E ESCOLA - VISTO QUE O CRONOGRAMA FOI ELABORADO COM 6 MESES DE ANTECEDENCIA)
PSE - Programa de Saúde do Escolar
Vivencia pratica - saída a campo
O grupo responsável pelas atividades do PSE vai a campo realizar as ações solicitadas pelo NSF 3 para o PSE na escola que pertence ao território de abrangência.
Visita Domiciliar - de acordo com o planejado com as famílias selecionadas pelo NSF3
Vivencia pratica - saída a campo
Cada grupo de alunos vai realizar de acordo com os horários previamente agendados uma visita domiciliar juntamente com o docente e/ ou colaborador da disciplina.
Ao final da atividade todos os alunos serão avaliados por seus pares. e também farão a avaliação dos colegas que estiveram em seus respectivos grupos. -
OBS: AS ATIVIDADES PRATICAS PODEM SOFRER ALTERAÇÃO POIS DEPENDEM DA PROGRAMAÇÃO E POSSIBILIDADES DO LOCAL (NSF 3 E ESCOLA - VISTO QUE O CRONOGRAMA FOI ELABORADO COM 6 MESES DE ANTECEDENCIA)
PSE - Programa de Saúde do Escolar
Vivencia pratica - saída a campo
O grupo responsável pelas atividades do PSE vai a campo realizar as ações solicitadas pelo NSF 3 para o PSE na escola que pertence ao território de abrangência.
Visita Domiciliar - de acordo com o planejado com as famílias selecionadas pelo NSF3
Vivencia pratica - saída a campo
Cada grupo de alunos vai realizar de acordo com os horários previamente agendados uma visita domiciliar juntamente com o docente e/ ou colaborador da disciplina.
Ao final da atividade todos os alunos serão avaliados por seus pares. e também farão a avaliação dos colegas que estiveram em seus respectivos grupos.PSE - Programa de Saúde do Escolar
Vivencia pratica - saída a campo
O grupo responsável pelas atividades de sexta-feira vai a campo realizar as ações solicitadas pelo NSF 3 para o PSE.
Ao final da atividade todos os alunos serão avaliados por seus pares. e também farão a avaliação dos colegas que estiveram em seus respectivos grupos.
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Discussão e Supervisão da Vivencia pratica - atividades de Campo
Cada grupo vai descrever a sua vivencia para a turma. O docente vai realizar e instrumentalizar a discussão e realizar as orientações necessárias
Cada grupo deve estar com as atividades realizas em mãos para apresentar durante a supervisão.
Discussão e Analise das demandas da comunidade e famílias visitadas.Preparação para a Avaliação Final da Disciplina
Apresentação das propostas de cada grupo sobre a contribuição da Terapia Ocupacional para cada família visitada, devolutiva para os Núcleos de Saúde da Família
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Avaliação da Disciplina
· Avaliação da aprendizagem dos conceitos teóricos e sua aplicabilidade pratica dentro da especificidade da Terapia Ocupacional e sua atuação na Atenção Básica em Saúde;
Aplicação de avaliação escrita sobre a relação dos conhecimentos teóricos adquiridos relacionados a pratica realizada.
Avaliação formativa do alunoDevolutiva da Avaliação
Avaliação final
- Genograma das famílias visitadas
- Ecomapa das famílias visitadas
- Projeto Terapêutico Singular - PTS
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O MATERIAL DISPONIBILIZADO NESSE TÓPICO É COMPLEMENTAR A TODOS OS TÓPICOS ABORDADOS DURANTE A DISCIPLINA.
SE VOCÊ DESEJAR CONTRIBUIR, PODE COMPARTILHAR SEUS ACHADOS, ARTIGOS, REVISTAS, FILMES, PODE DAR SUGESTÕES PARA A TURMA E TAMBÉM PARA OS DOCENTES.
BOA DISCIPLINA!
ESPERAMOS PODER FAZER MUITAS TROCAS AO LONGO DESSE PERÍODO!!!
ÓTIMO SEMESTRE PRA NÓS!
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1. GESTÃO PARTICIPATIVA NO SUS 4:57 min
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1. Somos o SUS: Terapeuta Ocupacional
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ESSA PASTA CONTEM UM MODELO DE CADA FICHA UTILIZADA NA ATENÇÃO BASICA PARA O CDASTRO DAS FAMILIAS, AÇÕES REALIZADAS, ATENDIMENTOS PARA ALIMENTAR O SISAB
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SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA
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Políticas Públicas de Atenção Básica
Atualizações das políticas Públicas de Atenção Básica 2017
Material básico para preparação de seminários