Programação

  • cronograma de atividades

  • Orientações sobre as atividades na enfermaria e ambulatório

    Orientações sobre as atividades  práticas na Disciplina de Terapia Nutricional Enteral.

    I - Para as atividades de enfermarias

    Será disponibilizada uma ficha para preenchimento do caso clínico. 

    1-      Anotem o dia do atendimento

    2-      Dados do paciente (não coloquem o nome, apenas as iniciais, por questões éticas, mas coloquem o registro e o restante das informações).

    3-      Diagnósticos e motivo da internação - olhem no prontuário eletrônico.

    4-      Motivo pela qual o paciente está recebendo a nutrição enteral - olhem no prontuário eletrônico

    5-      IMC calculado ou estimado, assim como as necessidades de energia e proteína mínimas e máximas - se houver a informação no prontuário sobre peso e altura, podem utilizar essa informação. Caso não haja, obtenha o peso e altura do paciente. Caso isso não seja possível, trabalharemos com o peso e altura obtida por equações preditivas (procurem Profa. Selma). O cálculo de energia e proteína são especificados no formulário próprio, disponibilizado aos alunos 

    6-      Exames laboratoriais: não precisa comentar. Mas informe se função renal estiver alterada. Olhem o valor de ureia e creatitina mais próximo à data da avaliação. Sobre a glicemia, pesquise no prontuário qual o comportamento da glicemia anterior à avaliação. Anote caso o paciente tenha história de diabete melito. 

    7-      Informe se o paciente está recebendo VO e a aceitação aproximada. Há diarreia?

    8-      Entre os valores mínimos e máximos de energia, qual valor seria indicado para este paciente, considerando as condições atuais?

    9-      A prescrição do paciente está de acordo com a sua lógica em relação à dieta prescrita, ao volume e a forma de infusão? Se não, porque? Somente depois de feito os seus cálculos, compare os resultados obtidos da oferta energética e proteica com a prescrição. 

    10 - Durante o semestre, cada aluno passará 2 vezes nas atividades de enfermaria. Escolha um paciente para fazer o relatório. 

     

    II - Para as atividades ambulatoriais

    As atividades ambulatoriais começam mais cedo - as 13 horas. Isso porque o ambulatório ANED começa realmente às 12:30 horas. Não podemos deixar os pacientes esperando (a grande maioria é acamado). Sugiro que tragam um lanche para fazerem às 15 horas - no final do corredor tem uma copinha onde vocês podem se alimentar; mas nunca façam isso nos corredores. 

    Cada aluno entra em uma sala de atendimento, onde o médico residente atende o paciente. Em geral, o tempo dos residentes é bem corrido e ele (ou ela) não terão tempo de discutir muitos aspectos com vocês. Depois do atendimento médico efetuado,os casos são discutidos com o responsável e com os nutricionistas do setor, para definir condutas. Participe dessa discussão. 

    Anotem: 

    1-      Dados do paciente (não coloquem o nome, apenas as iniciais, por questões éticas, mas coloquem o registro).

    2-      Diagnósticos clínicos prévios (não confunda diagnóstico com sinais e sintomas).

    3-      Motivo pela qual o paciente está recebendo a nutrição enteral. Há quanto tempo ele recebe nutrição enteral?

    4-      Informe se o paciente está recebendo VO concomitante e a aceitação aproximada.

    5-      Há diarreia ou alteração da função renal?

    6-      O paciente tem sonda transnasal ou gastrostomia?

    7-      Qual a oferta energética que o paciente vinha recebendo pela dieta enteral?

    8-      Há alguma necessidade de alterar a oferta proteica? Se positivo, explique.

    9-      Que tipo de dieta o paciente está recebendo? Industrializada, semi-artesanal ou artesanal?

    10-   Você acha que a família está preparando e administrando corretamente a dieta enteral prescrita anteriormente?

    11-   Qual foi a conduta da equipe?

    12-   A conduta da equipe do ambulatório foi adequada neste caso? Caso negativo, o que você acha que poderia ter sido feito para melhorar a terapia?

    Não usem símbolos, siglas, nomes comerciais de produtos. 

    A partir dessas informações, vocês farão um relatório. O formato do relatório é livre, mas sugiro que discutam as perguntas acima. Sugiro que o relatório não ultrapasse duas folhas.


    • Peço que venham para a aula com o protocolo impresso, para que possam preenche-los durante a aula. 

      É muito importante seguir um roteiro pré-determinado, que irá orientá-los sobre o preenchimento e padronizar suas informações com os demais colegas. A partir das informações obtidas, nós iremos discutir os casos avaliados, em grupo. 

    • De forma muito resumida, apresentamos os tipos de dietas enterais industrializadas e suas principais indicações. Esta tabela será útil durante as atividades nas enfermarias. Imprima uma cópia e tenha-a em mãos durante as aulas nas enfermarias. 

  • Material bibliográfico básico

    O material bibliográfico é para consulta - sugerimos que leiam os temas antes das aulas práticas, a fim de fixar o aprendizado. 

  • Seminários apenas para os alunos 14 a 27

    Os seminários I e II ocorrerão nas seguintes datas:

    29 de agosto,  das 14 horas às 16 horas, no Bloco Didático.

    26 de setembro,  às 14 horas, no  Bloco Didático. 


    Temas e subdivisões de alunos

    Alunos 14, 15 e 16 - dia 29 de agosto. Tema: Dietas enterais artesanais e semiartesanais: vantagens e desvantagens. 

    Alunos 17, 18, 19 e 20 - dia 29 de agosto. Tema: Síndrome de Realimentação

    Alunos 21, 22 e 23 - dia 26 de setembro. Tema: Gasto energético após procedimento cirúrgico

    Alunos 24, 25, 26 e 27 - dia 26 de setembro. Tema: Terapia nutricional em pacientes críticos

  • Seminários apenas para os alunos 1 a 13

    Os seminários I e II ocorrerão nas seguintes datas:

    10 de outubro,  das 14 horas às 16 horas, no Bloco Didático.

    21 de novembro,  às 14 horas, no  Bloco Didático. 


    Temas e subdivisões de alunos

    Alunos 1, 2 e 3 - dia 10 de outubro. Tema: Dietas enterais artesanais e semiartesanais: vantagens e desvantagens. 

    Alunos 5, 6 e 7  - dia 10 de outubro. Tema: Síndrome de Realimentação

    Alunos 8, 9 e 10  - dia 21 de novembro. Tema: Gasto energético após procedimento cirúrgico

    Alunos 11, 12 e 13  - dia 21 de novembro. Tema: Terapia nutricional em pacientes críticos