Opções de inscrição

RPA5749- ANTROPOLOGIA FORENSE, RECONHECIMENTO E IDENTIFICAÇÃO HUMANA

Número de créditos: 8 

Duração : 8 semanas - 120 horas

Docentes Responsáveis: Prof. Dr. Marco Aurelio Guimarães e Prof. Dr. Ricardo Henrique Alves da Silva

Objetivos:

Apresentar ao aluno conceitos teóricos e práticos sobre Antropologia Forense, reconhecimento e identificação de seres humanos aplicados à Medicina e Odontologia Legal. Desenvolver atividades práticas relacionadas às diferentes metodologias (quando possível), de forma a habilitar o participante para o entendimento e execução de um processo de exame antropológico forense e identificação utilizando as tecnologias disponíveis.

Justificativa:

A Medicina Legal é uma área ampla dentro da medicina e tem relações com diferentes especialidades médicas, além de outras ciências, biológicas, exatas humanas e sociais. O aprendizado de conteúdos avançados em Antropologia Forense, área de referência no Centro de Medicina Legal da FMRP-USP, visa uma melhor formação profissional para o pós-graduando, que, conhecendo em detalhes de diferentes assuntos da área, poderá no futuro exercer com mais desenvoltura sua atividade profissional como docente e/ou pesquisador no que tange aos seus aspectos legais. 

Por sua intrínseca interação com assuntos da Bioética, permite ainda ao pós-graduando reflexões sobre assuntos variados que podem afetar o seu trabalho. 

Quando se trata de reconhecimento e identificação em Medicina e Odontologia Legal, o assunto adquire ainda mais importância, devido ao surgimento constante de novos métodos e necessidade de atualização contínua sobre aqueles existentes. 

Métodos aplicados no reconhecimento como arquivos de fotografias, superposição de imagens e as reconstruções faciais plástica e computadorizada serão abordados e suas validades judiciais discutidas. 

A metodologia de análise antropológica forense de ossadas será apresentada em teoria e prática, assim como outros métodos, como a odontologia legal, impressões digitais, análise de DNA nuclear e mitocondrial. A importância destes métodos na investigação de vítimas de desastres de massa será analisada, de acordo com as normas internacionais da INTERPOL. Aspectos de investigação relacionados à Patologia Forense, como o diagnóstico de lesões também serão abordados.

A carência de um curso específico sobre o tema é uma realidade em todo país, tanto em nível de graduação como de pós-graduação. A intenção do mesmo é suprir uma lacuna de formação na área de Medicina Legal e Identificação Humana.

Conteúdo:

As atividades do curso ocorrem 8 semanas sucessivas, interrompidas somente em casos de feriados nacionais, às terças-feiras das 8:30 às 12:00 h pela manhã e das 14:00 às 18:00 h à tarde (atividades on-line via Moodle) e aos sábados das 8:30 às 12:00 h pela manhã e das 14:00 às 18:00 h à tarde (atividades práticas presenciais no LAF - Laboratório de Antropologia Forense) do CEMEL-FMRP/USP na Rua Tenente Catão Roxo, 2418 - Monte Alegre - Ribeirão Preto - SP.


Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.