Parte 1 - Formulação matemática do problema básico da gestão florestal
Apresenta-se o modelo básico de programação linear para gestão florestal. Nesta primeira parte da aula, desenvolvemos a formulação matemática e na segunda parte aplicamos a formulação em um exemplo ilustrado pelos dados da Fazenda Modelo. A apostilacom notas complementares sobre esta aula deve ser consultada para análise mais detalhada dos dados da Fazenda Modelo e do modelo matemático de programação linear apresentado.
Parte 2 - Aplicação do modelo básico de P.L. em um exercício de gestão da Fazenda Modelo
Nesta segunda parte da aula, usamos o modelo básico de programação linear para escolher os melhores regimes de talhadia simples que atendem à condição de gerar um piso mínimo de produção de vinte mil metros cúbicos de madeira por ano na Fazenda Modelo. Uma planilha MS-Excel® é usada para formular e resolver este problema. Você deve terminar de preparar essa planilha (escrevendo as funções no LHS, e parametrizando o Solver).
Muitas vezes, no meio de um curso, nos perguntamos para que serve o que estamos estudando. Pode ser que você esteja se perguntando isso agora, enquanto aprendemos uma nova ferramenta matemática com enorme potencial para nos ajudar, que permite resolver problemas difíceis, mas que parece muito difícil. De certa forma, ao avançarmos no desenvolvimento de novas habilidades, acabamos nos expondo a conteúdos cada vez menos triviais e que são resultado da evolução das ciências.
Acompanhar essa evolução nem sempre é muito fácil, mas consola saber que essas ciências foram desenvolvidas por pessoas como nós. São transformadoras, no âmbito profissional e pessoal, e precisam ser conhecidas para podermos apreciar o quanto temos evoluído na solução de problemas cada vez mais difíceis.
Para inspirar-nos um pouco nessas questões, sugere-se, como atividade complementar, uma reflexão sobre a forma como a humanidade vêm se transformando. Que tal uma palestra que nos oferece uma visão bastante plausível do futuro?
O vídeo abaixo dá acesso a uma palestra do economista americano Jeremy Rifkin (curto CV em português), também conhecido pela sua atividade como sociólogo, escritor, conferencista, consultor político e ativista, oferece uma profunda e detalhada descrição da atual transição pela qual passa a humanidade.
O vídeo é longo e está legendado. Programe-se para dedicar umas duas horas a esse vídeo. Faça apontamentos, enquanto assiste, e procure responder as seguintes perguntas:
Quais são as três revoluções industriais às quais o palestrante se refere?
Quais são os três pilares citados pelo palestrante que mudam e geram cada uma das três revoluções?
Como as atuais gerações (milênios) poderão usar as suas habilidades para encarar essa revolução?