05Nov
Aula 11
Novos paradigmas da Gestão Ambiental
Este é um quiz especial que avalia o progresso da assimilação de algumas das ferramentas estudadas até o presente momento. Mais longo do que um quiz normal de presença, permanecerá disponível apenas durante o horário normal da aula.
Em todas as respostas numéricas, use o ponto para separação decimal e dois algarismos depois do ponto
(Ex.: um milhão = 1000000.00; quatro vírgula trinta e dois = 4.32; setecentos = 700.00)
Leia com atenção as questões e use os conhecimentos adquiridos até agora para resolvê-las. Se achar necessário, recorra a apostilas, ao material discutido e estudado em aulas anteriores e aos recursos do Excel. Esses recursos são suficientes para a solução deste quiz.
Novos paradigmas
Esta palestra do economista americano Jeremy Rifkin (curto CV em português), também conhecido pela sua atividade como sociólogo, escritor, conferencista, consultor político e ativista, oferece uma profunda e detalhada descrição da atual transição pela qual passa a humanidade.
Pela sua importância, a palestra abre a última fase desta disciplina e oferece caminhos para as propostas de estudo que deverão ser desenvolvidas nas próximas aulas. O vídeo é longo e está legendado. Programe-se para dedicar umas duas horas a este vídeo. Faça apontamentos, enquanto assiste, e procure responder as seguintes perguntas:
- Quais são as três revoluções industriais às quais o palestrante se refere?
- Quais são os três pilares citados pelo palestrante que mudam e geram cada uma das três revoluções?
- Como as atuais gerações (milênios) poderão usar as suas habilidades para encarar essa revolução?
Referências que despertam a nossa preocução:
- Relatório especial do IPCC para acréscimos de 1,5 oC na temperatura média
- Projeções sobre população no mundo
- Bem vindos ao Antropocênio
- Além do Antropocênio
- Cinco políticas de transformação para um futuro próspero e sustentável
Links para iniciativas inspiradoras:
Para mais informação sobre as limitações do nosso planeta que desafiam o nosso desenvolvimento:
Planetary boundaries, Johan Rockström
(diretor do Stockholm Resilience Centre, Suécia)