Diagrama de temas
-
-
NUT 5710 - Oficina de Projetos Científicos
16/04 a 21/06/2019
4 créditos - 60 horas Teórica 2h/semana; Prática 2h/semana; Estudo 2h/semana
DATA
tema
Conteúdo
Docente
16/04/2019
1.Apresentação e funcionamento da disciplina
Apresentação e rotina de trabalho.
Paula e Rosa
23/04/2019
2.Qual a pergunta do seu trabalho?
Porque estudar o tema?; Quais os fundamentos para formular a pergunta?; qual a relevância do problema/tema?
Rosa
30/04/2019
3.Qual o objetivo do projeto?
Quais os objetivos específicos devo percorrer para responder ao objetivo do estudo?; Qual a importância (justificativa) desse estudo?
Paula
07/05/2019
4.O que farei para responder a pergunta?
Desenho do estudo e métodos.
Paula e Rosa
14/05/2019
5.Como pesquisar o tema?
Biblioteca: descritores, base de dados, citações.
Paula
21/05/2019
6.Introdução
O que já foi feito sobre o assunto? Quais as perguntas ainda não respondidas? [Originalidade (lacunas), o que fizeram e o que falta fazer]; Apresentação do problema com dados (antecedentes); Articulação da pergunta e dos objetivos com a literatura.
Rosa
28/05/2019
7. Formalização do método
Detalhamento do método tendo em consideração outros estudos e ajustes realizados entre objetivo e a resposta que o estudo dará. O método responde à pergunta?
Paula
04/06/2019
8. Título
Identificação do trabalho nas bases de dados. Palavras chaves; descritores no resumo título e palavras chaves.
Rosa
11/06/2019
9. Apresentação de projetos
Seminários
Paula e Rosa
18/06/2019
10.Apresentação de projetos e avaliação final
Seminários e avaliação da disciplina
Paula e Rosa
-
Qual a pergunta do seu projeto?
Hulley, Stephen B.; Cummings, Steven R.; Browner, Warren S.; Grady, Deborah G.; Newman, Thomas B. Title: Designing Clinical Research, 3rd Edition. http://www.med.mcgill.ca/epidemiology/courses/EPIB660/2010/EPIB%20660%20-%202010-%20session%202%20-%20pdf%201.pdf
Faça a pergunta do seu projeto:
Aplique a “FINER Criteria for a Good Research Question”
-
Reescreva sua pergunta e responda aos critérios FINER para ela. Responda até o meio-dia de 30 de abril.
-
-
1. Escrevam os objetivos gerais e específicos do seu projeto.
2. Exercícios: Leia dois artigos relacionados ao seu projeto e grife os objetivos. Analise se os resultados responderam os objetivos. Não é necessário enviar o exercício mas leve-o para a próxima aula (artigo, grifos e comentários).
Obrigada
-
-
-
Site bastante completo e diversificado, com checklists, artigos e outras ferramentas para auxiliar na organização de um projeto ou publicação científica. Naveguem e explorem todo o conteúdo em busca da melhor orientação para a redação de seu projeto. Bom proveito!
-
-
-
Use as suas respostas para as questões abaixo na organização desta seção:
1. Qual seria seu título para esta seção? Sujeitos/Indivíduos/Pacientes/Material/Animais...
2. Quais informações você teria que fornecer para conhecermos quem ou o que você vai estudar? Alguma patologia/ sexo/ idade/ tratamento...
3. Você terá grupos de estudo? Precisará de grupo controle? Placebo?
4. Qual será seu tamanho amostral? Precisou ou precisa de auxílio estatístico?
5. Quais são seus critérios de inclusão/ exclusão
6. Como está a situação com relação ao comitê de ética?
-
Gráfico que pode ajudar a visualizar o guideline mais apropriado para o desenho de seu estudo
-
-
-
Descreva os métodos que serão usados para você conseguir seus resultados.
Para facilitar na organização você pode pensar em cada variável que terá. Depois vá informando como conseguirá este dado.
Avalie, com o auxílio da literatura, se você usará o melhor método para cada finalidade!
-
-
-
Prepare um texto para a seção Introdução, ou organize um já existente, que seja composto por partes como as descritas abaixo. Nesta tarefa você deverá separar em sua Introdução, os parágrafos que:
1. Apresentem o problema principal ou um problema mais específico, dentro de um tema maior (apresente o tema; se ele tem importância mundial e/ou local; se existem informações mais locais ou mais detalhadas sobre ele...)
2. Antecedentes (literatura robusta/ trabalhos que sustentem sua proposta; mostre o que já se fez sobre o problema para preparar a entrada do seu projeto)
3. Gap (qual será a contribuição diferencial/original do seu trabalho; "o que os outros não fizeram/ou fizeram de um jeito diferente e o meu vai fazer"; aqui você pode ressaltar originalidade e relevância de seu projeto)
4. Justificativa (use as informações anteriores para explicar o motivo de se realizar este projeto; para que vão servir os resultados de seu projeto?)
-