Programação
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CALENDÁRIO ATUALIZADO Turma 2
06/06: 2ª Avaliação
27/06: Visita ao Assentamento Milton Santos
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Apresentação da disciplina, e do sistema de avaliação.
Histórico e contextualização da extensão rural enquanto politica de Desenvolvimento.
A Extensão Rural no Brasil e na America Latina. Origem, contextos e sua introdução nos países em desenvolvimento.
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A nova proposta de ATER: Novos paradigmas de desenvolvimento rural.
Lei de ATER. -
Serviços de Extensão Rural: Público e Privados
ANATER
Políticas Públicas para agricultura familiar.
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Princípios pedagógicos: O processo de ensino aprendizagem na extensão rural. A educação de adultos.
A comunicação do conhecimento:Comunicação difusionista e comunicação dialógica. -
Gestão e decisão para adoção de tecnologia.
Estratégias de Ação extensionista difusionistas e dialógicas.
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Excursão: Trabalho e grupos e organização. O caso da COOPAMSP.
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1ª Avaliação
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UNIVERSIDADE OPERACIONAL E EXTENSÃO
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HISTÓRIA DA AGRICULTURA. LEI DE TERRAS. ESTRUTURA FUNDIÁRIA. REFORMA AGRÁRIA
1ª parte da aula no anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais, para acompanhar a palestra sobre "ciência e uso do solo no Brasil"
2ª parte da aula, a partir de 16h.
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COSTA, Emilia Viotti. Da monarquia a República: momentos decisivos. LECH, SP, 1979.
Cap. IV Política de Terras no Brasil e nos Estados Unidos.
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PERSPECTIVA HISTÓRICA DA LUTA PELA TERRA NO BRASIL
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DESIGUALDADES O MUNDO RURAL E A DIVERSIDADE NO CAMPO. POPULAÇÕES TRADICIONAIS, QUILOMBOLAS, RIBEIRINHAS, INDÍGENAS. CONHECIMENTO TRADICIONAL
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BRANDÃO, C.R. Tempos e espaços nos mundos rurais do Brasil. Ruris: Revista do Centro de Estudos Rurais CERES-IFCH, UNICAMP. vol.1, nº 1, março de 2007, p.36-44
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DIEGUES, A. C. S. O Mito Moderno da Natureza Intocada. S. P.: HUCITEC, 1998, pp. 87-91
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É UM ERRO ESCOLARIZAR O CONHECIMENTO TRADICIONAL - Conferência de da professora Maria Manuela Carneiro da Cunha
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O DEBATE SOBRE AS FUNÇÕES DA AGRICULTURA. AGRICULTURA FAMILIAR, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E ASSENTAMENTOS RURAIS
Reportagem da TV USP sobre o "Ano Internacional da Agricultura Familiar"
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Responda a seguinte questão até dia 23/05/2019 às 18h:
Por que a noção de multifuncionalidade da agricultura se associa com o debate sobre o desenvolvimento sustentável?
Escreva um parágrafo de no máximo 6 linhas
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MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2014), “Reconhecimento de excelência nas Ciências Sociais: a trajetória de Norbert Elias em foco”. Estudos de Sociologia, v. 19, Araraquara: UNESP, p. 269-274.
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MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo; LUCAS, Ademir de e GASPARI, Luciane de (2014), “Desenvolvimento territorial em questão: estudo sobre assentamento periurbano no estado de São Paulo”. Retratos de Assentamentos, v. 17, Araraquara: UNIARA, pp. 161-178.
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MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo; KHATOUNIAN, Carlos Armênio; GASPARI, Luciane Cristina; RETIERE, Morgane (2016), “Justificações em torno de assentamento periurbano da modalidade PDS no estado de São Paulo: uma justiça ecológica em questão”. Retratos de Assentamentos, v. 19, p. 21-40.
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MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo; GASPARI, Luciane Cristina; ALMEIDA, Bruna (2017). “Organização de Controle Social (OCS) e engajamento agroecológico das famílias do assentamento Milton Santos no estado de São Paulo”. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 25, nº 3, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, p. 545-560.
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2ª Avaliação
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Por que o assentamento Milton Santos representa uma perspectiva inovadora para a reforma agrária e quais são seus principais desafios?
Envio do texto respondendo esta questão (com até 5.000 caracteres) até o dia de 29 de junho às 18h00. Além de elementos de resposta obtidos na visita ao assentamento, considerem para a elaboração do trabalho os artigos disponibilizados acima.
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VISITA AO ASSENTAMENTO MILTON SANTOS
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Formule 3 questões para estimular o debate com os interlocutores do assentamento Milton Santos.
Enviar até dia 06/06/2019 às 18h
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