Programação
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Ilustrações da aula teórica
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Ilustrações de aula teórica
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artigo - Stratakis & Chrousos
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artigo
Schreier & Wright
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artigo
Repasky et al.
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artigo
Nohyneket al.
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artigo
León-Olea et al.
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Objetivos da Aula: Conhecer e compreender a importância da cronobiologia,
A oscilação é a essência de comportamentos. A oscilação determina alternâncias que são reguladas por sistemas que temporizam o nosso corpo regulando hormônios, humor, sono, disposição para o trabalho e para o lazer, metabolismo, temperatura e muitos outros aspectos da vida.
Os sistemas temporizadores ajustam as oscilações (ritmos) do nosso corpo com as oscilações do ambiente mantendo uma relação que tem uma certa flexibilidade mas também aspectos regulares e tem grande importância na adaptação do organismo ao ambiente onde vive.
Em 2017 o prêmio Nobel foi dado aos pesquisadores Jeffrey Hall of the University of Maine in Orono, Michael Rosbash of Brandeis University in Waltham, Massachusetts, and Michael Young of Rockefeller University in New York City. Eles identificaram os componentes de um sistema organizador circadiano (moléculas, genes, RNAs, etc) e descreveram a sua regulação para explicar os mecanismos que mantem oscilações celulares que dão origem ao ritmo circadiano e seres vivos e como sincronizam com o ciclo dia-noite.
Também abordaremos o funcionamento da Glândula Pineal, a síntese do hormônio Melatonina e algumas de suas ações.
Assistam os vídeos e leiam o texto sobre rítmos biológicos que foram anexados!
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Objetivos da Aula: Nessa aula vocês aprenderão os aspectos neurais e mecanismos neuroquímicos envolvidos nos estados de vigília e sono. Discutiremos as fases e ciclos do sono e a regulação das mudanças entre os estados vigília-sono-vigília. Por fim bordaremos alguns distúrbios do sono, tais como, insônia, hipersônia e parassônia,
Para a Medicina do sono é muito importante compreender em termos cronobiológicos que o desrespeito às necessidades orgânicas leva à uma situação de tensão temporal que cronicamente tem consequências catastróficas sobre a saúde dos seres humanos.
Assistam os Vídeos! -
Objetivos da Aula: Você sabe que o cérebro humano tem mecanismos que garantem a sobrevivência do organismo mesmo em condições de extremo estresse. Na aula de hoje você estudará o que acontece no cérebro humano quando sentimos uma emoção automática. Você compreenderá que o processamento elaborativo (à posteori) da emoção automática permite que essa informação fique associada à vivência através da memória e pode influenciar planejamentos futuros. Através do Sistema Límbico tudo que é processado no SN ganha um caráter afetivo, seja de forma automática ou vinculando aspectos afetivos nos acontecimentos que são armazenados na forma de memória.
Assistam os vídeos! Foram anexados vídeos que abordam diversos aspectos do processamento das emoções (Antônio Daumásio, neurocientista), tais como envolvimento da Amígdala (Joseph LeDoux), Hipocampo (Erin Bigler, Brigham Young University) e Hipotálamo (Columbia University) no processamento das emoções e formação de memória.
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O medo é uma emoção de antecipação desencadeada quando é percebida uma situação de risco para nossa segurança ou de outros. A principal função do medo é preparar o corpo para enfrentar o perigo. Avanços significantes tem sido feito para se compreender a neurobiologia do medo, em especial a circuitaria e os mecanismos envolvidos no medo. Disfunções na circuitaria e mecanismos envolvidos na resposta ao medo podem gerar desordens psiquiátricas crônicas, tais como vários tipos de fobias e desordem do estresse pós-traumático. Infelizmento o medo patológico é muito debilitante e ainda insuficientemente tratado.
A agressão reativa envolve ataques raivosos não planejados direcionados ao objeto percebido como fonte de ameaça ou frustração. Estudos em animais mostram que a agressão reativa é mediada por um circuito que permeia a amígdala medial, hipotálamo medial e substância cinzenta periaquedutal. Assume-se que a mesma circuitaria media a resposta agressiva em humanos e que tal circuitaria é regulada por regiões corticais como o Córtex Pré-frontal e Córtex Cingulado. Acredita-se que a agressão impulsiva e violência surgem da falta de regulação nesse sistema.
Objetivos da aula: Nessa aula discutiremos os mecanismos envolvidos no medo inato e aprendido com especial atenção na participação da amígdala e hipotálamo; e os mecanismos neurais envolvidos na resposta agressiva reativa. Disfunções relacionadas em processamento de informações salientes na amígdala podem desencadear condições como fobias e estresse pós-traumático; e disfunções entre as conexões amígdala-córtex pré-frontal podem ser reponsáveis por desencadear comportamentos agressivos impulsivos e anti-sociais.
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Questões de Neuro a serem respondidas. - Profa Eliane Comoli Tarefa
DESAFIO PARA VOCÊ! Responda as questões abaixo.
As questões apresentadas devem ser respondidas no próprio Stoa até a data prevista. Serão pontuadas e equivalerão a 30% do valor da minha parte da Nota de Neurofisiologia.
Data final para envio das respostas é dia 25 de Março de 2019 às 23:55.
ORIENTAÇÕES DE COMO DEVE SER FEITO
O arquivo deve: 1. estar em formato Word ou PDF;
2. ser nomeado com o Nome completo do Aluno;
No conteúdo do arquivo deve aparecer: Capeçalho com nome de disciplina, Atividade de Neurofisiologia; nome completo do aluno e turma; cada questão deve estar descrita e seguida da resposta.
Só serão aceitos arquivos enviados via Moodle. Material impresso ou enviado pelo email não serão aceitos.
Profa Eliane Comoli
Questões de Neuro para serem respondidas RCB-305-2019
1. Discuta o controle circadiano sobre a pineal e o efeito da intensidade de luz na secreção de Melatonina.
2. Descreva os mecanismos de ação da Melatonina e comente os seus efeitos.
3. Quais a principais regiões límbicas envolvidas na resposta do medo inato? Discuta como essas áres modulam o comportamento defensivo.
4. A Dopamina está envolvida com respostas às recompensas naturais. A ativação normal do sistema de recompensa é importante para satisfazer necessidades biológicas (ex: consumir comida) uma vez que está envolvido na associação de um estímulo com a recompensa (prazer) que ele propicia. Descreva o sistema de recompensa e explique como ele se comporta: na ausência de estímulo-recompensa; quando surge um estímulo-recompensa e; em que condições pode desencadear sensações eufóricas e suas consequências.
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