Programação

  • Semana 1: Introdução

  • Semana 2: Como definir a agricultura familiar?



    Série especial TV USP Piracicaba sobre a agricultura familiar

  • Semana 3: O debate agrário clássico: por que Alexander Chayanov é uma importante referência sobre a agricultura familiar?



    Vídeo sobre a Cooperacra produzido com apoio da UNICAMP

    • Capítulo sobre a obra de Chyanovov no livro:

      WANDERLEI, Maria de Nazareth Baudel (2009), O mundo rural como espaço de vida, Série Estudos Rurais, Porto Alegre: UFRGS, 2009.



      Leitura recomendada para todos os alunos

    • Abramovay, Ricardo (1998), “O admirável mundo novo de Alexander Chayanov”, in Estudos Avançados, n° 32, São Paulo: USP, janeiro/abril.


    • Textos elaborados sobretudo com as referências de:

      SERVOLIN, Claude (1985), “Les politiques agricoles”, Traité de science politique : les politiques publiques, vol. IV, Paris : PUF.

      ANJOS, Flávio Sacco (2003), Agricultura familiar, pluriatividade e desenvolvimento rural no Sul do Brasil, Pelotas: Egufpel.




    • Quais ajustes e complementos podem contribuir para o aprimoramento do Texto 2?

      Respostas até quarta-feira, dia 20/03, ao meio-dia.

  • Semana 4: Escolha política em favor da agricultura familiar: como evolui a agricultura francesa?


    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo e BLEIL, Susana Inez (2000), “A identidade cultural desafia a globalização: o desabafo dos agricultores franceses”, in Estudos sociedade e agricultura, n° 15, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, pp. 158-177.


    • ANTIER, Clémentine & MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2011), “Concepções e modelos agrários em concorrência na gestão fundiária na França: questões oportunas para refletir sobre o caso brasileiro”. Revista de Políticas Públicas (UFMA), v. 1, pp. 13-20.

    • Quais complementos ou ajustes podem aperfeiçoar o T3?

      Respostas até dia 27/03 ao meio-dia.

  • Semana 5: Como emerge e com quais sentidos a noção de multifuncionalidade da agricultura?


    • MALUF, Renato (2002), “O enfoque da multifuncionalidade da agricultura: aspectos analíticos e questões de pesquisa”. In Inovação nas tradições da agricultura familiar. Brasília: CNPq e Paralelo 15, pp. 301-328.


    • Quais complementos e ajustes podem aprimorar o T4?

      Respostas até quarta-feira, dia 3/04, ao meio dia.

  • Semana 6: Como os significados sobre o rural mudam nos últimos anos, chegando a ser considerado como “território do futuro”?


    • FERREIRA, Angela Duarte Damasceno (2002), “Processos e sentidos sociais do rural na contemporaneidade: indagações sobre algumas especificidades brasileiras”, Estudos sociedade e agricultura, n° 18, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, pp. 28-46.


  • Semana 7: Como explicar a emergência da agricultura familiar no Brasil?

    • MEDEIROS, Leonilde (2002), “’Sem Terra’, ‘assentados’ e ‘agricultores familiares’: considerações sobre conflitos sociais e a organização dos trabalhadores brasileiros”. Una nueva ruralidad em América Latina? Buenos Aires: Clacso, pp.103-128.


    • Quais ajustes ou complementos podem contribuir para o aprimoramento do T6?

      Respostas até dia 24 de abril ao meio-dia.

  • Semana 8: Quais concepções em torno da agricultura familiar podem ser identificadas no nascimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF)?


    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2003), “Concepções em disputa na formulação das políticas públicas de apoio à agricultura familiar: uma releitura sobre a criação do PRONAF” Raízes, vol. 22, n° 2, Campina Grande: UFCG.


    • Quais ajustes podem aprimorar o R7?

      Respostas até dia 30/04 ao meio dia. 

  • Semana 9: Quais são as principais inovações dos programas de apoio à agricultura familiar PAA (Aquisição de Alimentos) e PNAE (Alimentação Escolar)?

    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo; MOAL, Marcos Le; ANDRADE, Ana Gianfrancesco. Freire (2014), “Programa de aquisição de alimentos (PAA) no estado de São Paulo: agricultura de proximidade em questão”. Ruris, v. 8, Campinas : UNICAMP, pp. 63-89.


    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo; RETIÈRE, Morgane Isabelle Hélène; ALMEIDA, Nayla & SANTOS, Carolina Ferraz (2017). A participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar: estudo de casos em municípios paulistas da região administrativa de Campinas. Segurança alimentar e nutricional, v. 24, nº 2, pp. 101-112.

    • Formule três questões que possam estimular discussões pertinentes com nossos interlocutores da Cooperacra até dia 9 de maio ao meio dia.

  • Semana 10: Excursão sobre iniciativas da agricultura familiar.

  • Semana 11: Quais são as questões em debate hoje sobre a reforma agrária?


    • BORSATTO, Ricardo Serra, & CARMO, Maristela Simões do. (2013), A construção do discurso agroecológico no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Revista de Economia e Sociologia Rural, 51(4), 645-660.


    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo; GASPARI, Luciane Cristina; ALMEIDA, Bruna (2017), “Organização de Controle Social (OCS) e engajamento agroecológico das famílias do assentamento Milton Santos no estado de São Paulo”. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 25, nº 3, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, p. 545-560.


    • Quais complementações podem aprimorar o T9?

      Envio das respostas até dia 27/05 ao meio-dia. 

  • Semana 12: Por que cresce a defesa da soberania alimentar diante da segurança alimentar? e 2º ER

  • Semana 13: ER repositivo