Kursthemen
-
-
Material explicativo preparado pelo professor sobre baixar o aplicativo para a avaliação final da disciplina.
-
Apresentações/resumo
T1: Stella Leme, Matheus Liasch, Giovanna Parras, Beatriz Lima, Mathieu Renou
T2: Ranulfo Felix, Jhony Guerra
T3: Ana Clara M., Luis Fernando S., Thais P., Laiane A., Juliana P., Fabiano F.
T4: Rafaela Genaro, Raphaela Marin, Vanda Barbosa, Lucas Gomes, Suzana Campos e Bruno Torche
T5: Gabriel A., Francis C., Henrique A., Gabriel R., Julia R., Paul M.
T6: Ana L., Osmar R., Dara A., Caroline P., Letícia P., Lucie, Lea
T7: Bárbara Garcia, Edimar Neto, Anna Goes, Larissa Lucianetti, Stefano Bota, Lorena Fiorucci
T8: Melissa, Robbe, Geovanna
T9: Julia A., Lou C., Fábio C., Gabrielle S., Julia Aparecida, Lucas Mourão
T10: Aliz Graciano, Alana Carleto, Beatriz Freire, Vitor de Freitas, Rafael Pedroso e Clarissa Bellon
Projeto Temático
Todos: ODS 17 – Parcerias e meios de implementação
Bloco I: ODS 1 e 10 – Erradicação da pobreza | Redução das desigualdades [Gabriel Arantes]
Bloco II: ODS 8 e 9 – Trabalho decente e crescimento econômico | Indústria, inovação e infraestrutura [Stephano]
Bloco III: ODS 2 e 3 – Fome zero e agricultura sustentável | Saúde e bem-estar [Ranulfo]
Bloco IV: ODS 4 – Educação de qualidade [Robbe]
Bloco V: ODS 5 – Igualdade de gênero [Aliz]
Bloco VI: ODS 12 – Consumo e produção responsáveis [Julia Alves]
Bloco VII: ODS 7 – Energia limpa e acessível [Dara]
Bloco VIII: ODS 6 e 14 – Água potável e saneamento | Vida na água [Estela]
Bloco IX: ODS 13 E 15 – Ação contra a mudança global do clima | Vida terrestre [Raphaela]
Bloco X: ODS 11 e 16 – Cidades e comunidades sustentáveis | Paz, justiça e instituições eficazes [Thaís Pompeu]
-
As entregas dos Ts originais e aprimorados devem ser feitas pelos grupos até quarta-feira ao meio dia, na véspera da aula na qual o tema será tratado e na seguinte da apresentação do trabalho, respectivamente.
Obs. As entregas atrasadas resultarão em desconto na nota.
Obs 2. e-mail do professor: pmarques@usp.br
-
-
MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2014), “Em defesa de uma sociologia em escala individual”. Contemporânea Revista de Sociologia da UFSCar, v. 6, nº 2, São Carlos: UFSCar, p. 487-492.
-
-
-
Damatta, Roberto (1987), Relativizando, uma introdução à antropologia social, Rio de Janeiro: Rocco (T1).
Para orientar a leitura e as elaborações:
•Como tratar a relação sujeito e objeto nas ciências naturais e sociais?•Por que identificar como “reinterpretação dos processos sociais” a produção nas ciências da sociedade?•Quais são os sentidos da comparação antropológica? -
Eventos gratuitos organizados pela Escola do Legislativo de Piracicaba em relação ao Dia da Mulher.
Lembrando que o 5º ODS da ONU é: "Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas", ou seja, o cumprimento deste objetivo é essencial para o desenvolvimento sustentável.
-
-
-
Löwy, Michael (1994), As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen, São Paulo: Cortez Editora
Para orientar leitura e elaborações:
•Como os autores positivistas concebem o estudo das sociedades?•Como evolui o pensamento positivista, considerando Condorcet, Saint-Simon e Comte?
-
-
-
ELIAS, Norbert (1995), O processo civilizador. Uma história dos costumes, volume 1, São Paulo: Jorge Zahar.
-
MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2014), “Reconhecimento de excelência nas Ciências Sociais: a trajetória de Norbert Elias em foco”. Estudos de Sociologia, v. 19, Araraquara: UNESP, p. 269-274.
-
Sobre a teoria do processo civilizador ELIAS, Norbert (1994), O processo civilizador. Formação do Estado e civilização, volume 2, São Paulo: Jorge Zahar.
Para orientar leitura e elaborações:
•Como interpretar a ênfase em Erasmus de Rotterdam no estudo de Elias?•Como evolui a agressividade da Idade Média aos nossos dias?•Como ocorrem as mudanças que Norbert Elias denomina o “processo civilizador”?•Como relacionar a formação do Estado absolutista (embrião do Estado moderno) e a estrutura psicológica dos indivíduos?•Quais tipos de problemas podem ser levantados em razão da incorporação de “auto-controle” nos indivíduos das sociedades civilizadas? -
Filme mencionado na aula sobre o isolamento de um ser humano, bloqueando seu processo de socialização.
-
-
-
Morais, Regis (1992), Estudos de filosofia da cultura, São Paulo: Edições Loyola.
Para orientar leitura e elaborações:
•Como diferenciar herança cultural e biológica?•Como evolui os sentidos/significados associados à noção de cultura?•Como interpretar a ideia do “plenamente humano” proposta por Régis de Morais?
-
-
-
Reportagem da Revista Carta Capital.
-
-
-
Tompson, John (1995), Ideologia e cultura moderna, Petrópolis: Editora Vozes.
-
Vídeo do Porta dos Fundos projetando como seria uma aula de "história sem partido", para agregar a discussão que tivemos em aula sobre ideologia.
-
Filme comentado em aula, disponível na Netflix. (Só tinha trailer dublado :P)
Link para o trailer em francês com legenda em inglês: https://youtu.be/2bFHdkzqSZA
-
-
-
Santos, Boaventura de Souza (2005), Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade, São Paulo: Cortez.
-
-
-
MOREIRA, Roberto José (2000). “Críticas ambientalistas à Revolução verde”. Estudos sociedade e agricultura, n° 15, Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, pp. 39-52. (A4)
-
Ecovila em Piracaia-SP e fundada por um esalqueano (Edson Hiroshi), comentada em sala de aula.
-
Policy Brief com referências elaborado pela monitora para a disciplina "Linking Human Rights and Conflict Resolution in Theory and Practice" da Universiteit van Amsterdam. [Não foquem nos meus erros de inglês, obrigada!].
-
Vídeo que não pôde ser exibido pelo grupo do T7 devido a problemas técnicos.
-
-
MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2010), “Embates em torno da segurança e soberania alimentar: estudo de perspectivas concorrentes”, Revista Segurança Alimentar e Nutricional, vol. 17(2), Campinas: Unicamp, pp. 78-87
-
Vídeo compartilhado pelo grupo do T8.
-
-
-
DIEGUES, Antônio Carlos (1996), O mito moderno da natureza intocada, São Paulo: Hucitec
Considerar sobretudo os capítulos 1, 2 e 7.
-
-
-
Nossa aula:
19h PRÊMIO PAULO KAGEYAMA DE AGROECOLOGIA, REFORMA AGRÁRIA E UNIVERSIDADE PÚBLICA
Abertura e encerramento musical com Pá Moreno. Homenageados: Plínio de Arruda Sampaio (in memorian), Sonia Maria P. Pereira Bergamasco e Rodolfo Hoffman.
Local: Câmara dos Vereadores de Piracicaba (R. Alferes José Caetano, 834 – Centro).
Após o prêmio haverá a celebração" JURA'S DE AMOR" (21h | Local: Instituto Terra Mater).
-
-
Souza, Jessé (2006), "Para compreender a desigualdade brasileira", Teoria e Cultura, vol. nº2, pp.83-100
Considerem as seguintes questões para a leitura e a preparação do trabalho em grupo:
Quais interpretações sobre o problema da desigualdade social no Brasil são criticados por Jessé Sousa?
Qual é sua explicação neste âmbito?
Como o conceito de ideologia é mobilizado em sua interpretação?
-
-
Semana 14: Apresentação dos trabalhos finais em torno do projeto temático da ESALQ/USP “Brasil, esperança alimentar do futuro”
-
Bloco I: ODS 1 e 10 – Erradicação da pobreza | Redução das desigualdades [Gabriel Arantes]
Bloco II: ODS 8 e 9 – Trabalho decente e crescimento econômico | Indústria, inovação e infraestrutura [Stephano]
Bloco III: ODS 2 e 3 – Fome zero e agricultura sustentável | Saúde e bem-estar [Ranulfo]
Bloco IV: ODS 4 – Educação de qualidade [Robbe]
Bloco V: ODS 5 – Igualdade de gênero [Aliz]
Bloco VI: ODS 12 – Consumo e produção responsáveis [Julia Alves]
Bloco VII: ODS 7 – Energia limpa e acessível [Dara]
Bloco VIII: ODS 6 e 14 – Água potável e saneamento | Vida na água [Estela]
Bloco IX: ODS 13 E 15 – Ação contra a mudança global do clima | Vida terrestre [Raphaela]
Bloco X: ODS 11 e 16 – Cidades e comunidades sustentáveis | Paz, justiça e instituições eficazes [Thaís Pompeu]
-