Programação

    • Material explicativo preparado pelo professor sobre baixar o aplicativo para a avaliação final da disciplina. 

    • Apresentações/resumo

      T1: Stella Leme, Matheus Liasch, Giovanna Parras, Beatriz Lima, Mathieu Renou

      T2: Ranulfo Felix, Jhony Guerra

      T3: Ana Clara M., Luis Fernando S., Thais P., Laiane A., Juliana P., Fabiano F. 

      T4: Rafaela Genaro, Raphaela Marin, Vanda Barbosa, Lucas Gomes, Suzana Campos e Bruno Torche

      T5: Gabriel A., Francis C., Henrique A., Gabriel R., Julia R., Paul M.

      T6: Ana L., Osmar R., Dara A., Caroline P., Letícia P., Lucie, Lea 

      T7: Bárbara Garcia, Edimar Neto, Anna Goes, Larissa Lucianetti, Stefano Bota, Lorena Fiorucci

      T8: Melissa, Robbe, Geovanna 

      T9: Julia A., Lou C., Fábio C., Gabrielle S., Julia Aparecida, Lucas Mourão

      T10: Aliz Graciano, Alana Carleto, Beatriz Freire, Vitor de Freitas, Rafael Pedroso e Clarissa Bellon


      Projeto Temático 

      Todos: ODS 17 – Parcerias e meios de implementação

      Bloco I: ODS 1 e 10 – Erradicação da pobreza | Redução das desigualdades [Gabriel Arantes]

      Bloco II: ODS 8 e 9 – Trabalho decente e crescimento econômico | Indústria, inovação e infraestrutura [Stephano]

      Bloco III: ODS 2 e 3 – Fome zero e agricultura sustentável | Saúde e bem-estar [Ranulfo]

      Bloco IV: ODS 4 – Educação de qualidade [Robbe]

      Bloco V: ODS 5 – Igualdade de gênero [Aliz]

      Bloco VI: ODS 12 – Consumo e produção responsáveis [Julia Alves]

      Bloco VII: ODS 7 – Energia limpa e acessível [Dara]

      Bloco VIII: ODS 6 e 14 – Água potável e saneamento | Vida na água [Estela]

      Bloco IX: ODS 13 E 15 – Ação contra a mudança global do clima | Vida terrestre [Raphaela]

      Bloco X: ODS 11 e 16 – Cidades e comunidades sustentáveis | Paz, justiça e instituições eficazes [Thaís Pompeu] 

    • As entregas dos Ts originais e aprimorados devem ser feitas pelos grupos até quarta-feira ao meio dia, na véspera da aula na qual o tema será tratado e na seguinte da apresentação do trabalho, respectivamente. 

      Obs. As entregas atrasadas resultarão em desconto na nota. 

      Obs 2. e-mail do professor: pmarques@usp.br



  • Semana 1: Introdução

    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2014), “Em defesa de uma sociologia em escala individual”. Contemporânea Revista de Sociologia da UFSCar, v. 6, nº 2, São Carlos: UFSCar, p. 487-492.


  • Semana 2: As especificidades das ciências sociais

    • Capa do livro Relativizando de Roberto DaMatta

      Damatta, Roberto (1987), Relativizando, uma introdução à antropologia social, Rio de Janeiro: Rocco (T1).


      Para orientar a leitura e as elaborações:

      •Como tratar a relação sujeito e objeto nas ciências naturais e sociais?
      •Por que identificar como “reinterpretação dos processos sociais” a produção nas ciências da sociedade?
      •Quais são os sentidos da comparação antropológica?

    • Eventos gratuitos organizados pela Escola do Legislativo de Piracicaba em relação ao Dia da Mulher. 

      Lembrando que o 5º ODS da ONU é: "Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas", ou seja, o cumprimento deste objetivo é essencial para o desenvolvimento sustentável. 

  • Semana 3: O positivismo no nascimento da sociologia

  • Semana 4: Teoria do processo civilizador, a oposição entre civilidade e agressividade

    • ELIAS, Norbert (1995), O processo civilizador. Uma história dos costumes, volume 1, São Paulo: Jorge Zahar.


    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2014), “Reconhecimento de excelência nas Ciências Sociais: a trajetória de Norbert Elias em foco”. Estudos de Sociologia, v. 19, Araraquara: UNESP, p. 269-274.

    • Sobre a teoria do processo civilizador ELIAS, Norbert (1994), O processo civilizador. Formação do Estado e civilização, volume 2, São Paulo: Jorge Zahar.



      Para orientar leitura e elaborações: 

      •Como interpretar a ênfase em Erasmus de Rotterdam no estudo de Elias?
      •Como evolui a agressividade da Idade Média aos nossos dias?
      •Como ocorrem as mudanças que Norbert Elias denomina o “processo civilizador”?
      •Como relacionar a formação do Estado absolutista (embrião do Estado moderno) e a estrutura psicológica dos indivíduos?
      •Quais tipos de problemas podem ser levantados em razão da incorporação de “auto-controle” nos indivíduos das sociedades civilizadas?

    • Filme mencionado na aula sobre o isolamento de um ser humano, bloqueando seu processo de socialização.


  • Semana 5: Introdução ao conceito de cultura

    • Capa do livro Estudos de filosofia da cultura

      Morais, Regis (1992), Estudos de filosofia da cultura, São Paulo: Edições Loyola. 


      Para orientar leitura e elaborações:

      •Como diferenciar herança cultural e biológica?
      •Como evolui os sentidos/significados associados à noção de cultura?
      •Como interpretar a ideia do “plenamente humano” proposta por Régis de Morais?

  • Semana 6: Avaliação intermediária da disciplina e 1º Exercício de Redação (ER)

  • Semana 7: Os conceitos de ideologia e de midiação da cultura

  • Semana 8: A globalização

  • Semana 9: Revolução verde, sustentabilidade e crítica ambiental.

  • Semana 10: Segurança e soberania alimentar

    • MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo (2010), “Embates em torno da segurança e soberania alimentar: estudo de perspectivas concorrentes”, Revista Segurança Alimentar e Nutricional, vol. 17(2), Campinas: Unicamp, pp. 78-87

    • Vídeo compartilhado pelo grupo do T8. 

  • Semana 11: O mito moderno da natureza intocada


    • Capa do livro o mito moderno da natureza intocada de Diegues

      DIEGUES, Antônio Carlos (1996), O mito moderno da natureza intocada, São Paulo: Hucitec

      Considerar sobretudo os capítulos 1, 2 e 7. 


  • Semana 12: Atividades da JURA

    • Nossa aula: 

      19h PRÊMIO PAULO KAGEYAMA DE AGROECOLOGIA, REFORMA AGRÁRIA E UNIVERSIDADE PÚBLICA 

      Abertura e encerramento musical com Pá Moreno. Homenageados: Plínio de Arruda Sampaio (in memorian), Sonia Maria P. Pereira Bergamasco e Rodolfo Hoffman. 

      Local:  Câmara dos Vereadores de Piracicaba (R. Alferes José Caetano, 834 – Centro). 

      Após o prêmio haverá a celebração" JURA'S DE AMOR" (21h | Local: Instituto Terra Mater).

  • Semana 13: A desigualdade social brasileira

    • Souza, Jessé (2006), "Para compreender a desigualdade brasileira", Teoria e Cultura, vol. nº2, pp.83-100


      Considerem as seguintes questões para a leitura e a preparação do trabalho em grupo:

      Quais interpretações sobre o problema da desigualdade social no Brasil são criticados por Jessé Sousa?

      Qual é sua explicação neste âmbito?

      Como o conceito de ideologia é mobilizado em sua interpretação?

  • Semana 14: Apresentação dos trabalhos finais em torno do projeto temático da ESALQ/USP “Brasil, esperança alimentar do futuro”

    • Bloco I: ODS 1 e 10 – Erradicação da pobreza | Redução das desigualdades [Gabriel Arantes]

      Bloco II: ODS 8 e 9 – Trabalho decente e crescimento econômico | Indústria, inovação e infraestrutura [Stephano]

      Bloco III: ODS 2 e 3 – Fome zero e agricultura sustentável | Saúde e bem-estar [Ranulfo]

      Bloco IV: ODS 4 – Educação de qualidade [Robbe]

      Bloco V: ODS 5 – Igualdade de gênero [Aliz]

      Bloco VI: ODS 12 – Consumo e produção responsáveis [Julia Alves]

      Bloco VII: ODS 7 – Energia limpa e acessível [Dara]

      Bloco VIII: ODS 6 e 14 – Água potável e saneamento | Vida na água [Estela]

      Bloco IX: ODS 13 E 15 – Ação contra a mudança global do clima | Vida terrestre [Raphaela]

      Bloco X: ODS 11 e 16 – Cidades e comunidades sustentáveis | Paz, justiça e instituições eficazes [Thaís Pompeu] 


  • Semana 15: Resultados da disciplina e ER Repositivo