Programação
Home
versão 2018
Tarefas
Sua nota será composta pela média simples das notas atribuídas ao seu desempenho nas três tarefas a seguir.
A participação na disciplina será utilizada, quando necessário, para compor o conceito final.
Envie aqui suas considerações em um arquivo único (word ou pdf) com até 1Mb
ATÉ DIA 11 DE ABRIL AS 12:00
Você tem de 09 de maio às 12:00, para enviar sua tarefa!
Elabore um PLANO DE AULA baseado em metodologia ativa de ensino. Para tal, escolha um único conteúdo (tópico) de um programa de disciplina de graduação (disciplina e conteúdo a sua escolha) incluindo: título da aula, objetivos de ensino, conteúdo, a estratégia para abordar o conteúdo, a descrição da dinâmica da atividade proposta, o material utilizado (caso necessário), referências bibliográficas mínimas, e método de avaliação. Pense especialmente em como você apresentaria essa proposta se estive participando de um concurso de ingresso para carreira docente ("prova didática").
Para ajudar a escolher sua estratégia e a descrevê-la, vocês podem consultar o texto "Estratégias de Ensinagem" da Profa Léa das Graças Camargos Anastasiou e Leonir Pessate Alves.
Critério de Avaliação: sua nota será realizada de maneira comparativa, ou seja, os melhores planos de aula obterão nota máxima e os demais notas proporcionais. Serão considerados "melhores" (conceito A) aqueles que, além de uma metodologia ativa para desenvolver o tema da aula, 1) apresentarem com detalhes suficientes para elucidar a forma de implantação (a estratégia) dessa metodologia, 2) usarem sempre verbos para definir os objetivos de aprendizagem (devemos sempre usar verbos nesse tópico) e 3) considerarem auto-avaliação entre os métodos de avaliação do estudante, apresentando um formulário para realiza-la e 4) considerar o engajamento do estudante no desenvolvimento da aula
Enviar seu projeto aqui até dia 25 de maio às 23:00.
Diretrizes nacionais curriculares para os cursos de graduação em saúde
Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia.
Processo de ensino aprendizagem: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar
Material de leitura obrigatória para apresentação da Pedagoga Convidada Cristiane Martins Peres do CAEP-FMRP
Material de leitura obrigatória
Léa da Graças Camargos Anastasiou
Modelo da UEL
Use o link de eventos, procure mesmo sem ser da FMRP
Esse ciclo acontece anualmente, acompanhe a página da pró reitoria
A extensão universitária
Texto de leitura complementar, sugerido pela Profa. Dra. Maria de Lourdes Veronese Rodrigues, ex-presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
O método científico para pesquisas qualitativas e mistas
Material recomendando pelo Prof. Domingo P Cena da Universidade Rei Juan Carlos da Espanha
Östlund U1, Kidd L, Wengström Y, Rowa-Dewar N. Combining qualitative and quantitative research within mixed method research designs: a methodological review. Int J Nurs Stud. 2011 Mar;48(3):369-83. doi: 10.1016/j.ijnurstu.2010.10.005. Epub 2010 Nov 16.
Agências de fomento e linhas de financiamento
Instruções Fapesp