Topic outline

  • Topic 1

    O curso irá abordar algumas técnicas de contraponto empregadas na música desde o século XX.

    Avaliação: cada aluno irá compor três peças curtas (de 1 a 5 minutos de duração), explorando em cada uma delas uma das diferentes estratégias composicionais discutidas nas aulas. As peças deverão ser apresentadas presencialmente no dia designado, tocadas ao vivo ou a partir de uma gravação, com comentários do autor e debate com a classe. Cada peça deve ser acompanhada de um breve texto no qual são comentadas as estratégias adotadas e como elas se relacionam com o conteúdo estudado.

    Bibliografia

    ANTOKOLETZ, Elliott. The music of Béla Bartók: a study of tonality and progression in Twentieth-Century musicBerkeley, CA: University of California Press: 1984.

    ANTOKOLETZ, Elliott. Twentieth-Century Music. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1992.

    BERIO, L. e DALMONTE, R. Berio: entrevista sobre a música contemporâneaRio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

    BERGER, Arthur. "Problems of Pitch Organization in Stravinsky". Perspectives in New Music, v.2, n.1, Autumn-WInter 1963, pp. 11-42.

    BERNARD, Jonathan. "Voice Leading as a Spatial Function in the Music of Ligeti". In: Music Analysis, v. 13, n. 2/3, pp. 227-253, 1994.

    BERRY, Wallace. Structural functions in music. New York: Dover, 1987.

    BOULEZ, Pierre. A música hoje. São Paulo: Perspectiva, 1981.

    BOULEZ, Pierre. A música hoje 2. São Paulo: Perspectiva, 1992.

    CAGE, John. Silence. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 1983.

    CLENDINNING, Jane P. Contrapuntal techniques in the music of György Ligeti. Tese de Doutorado, Yale University, 1989.

    CONE, Edward T. "Stravinsky, o progresso de um método". Tradução de Antenor F. Corrêa e Graziela Bortz. In: Música Hodie, Revista da UFG, v. 7, n. 1, 2007.

    COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. New York: Norton, 1992.

    CORREA, Antenor Ferreira. Análise musical como princípio composicional. Brasília: Editora UnB, 2014.

    FERRAZ, Silvio. Música e repetição: a diferença na composição contemporânea. São Paulo: EDUC, 1998.

    GUIGUE, Didier. Estética da sonoridade: a herança de Debussy na música para piano do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2011.

    KOSTKA, S. Materials and techniques of twentieth-century music. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2006.

    MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

    MENEZES, Flo (org.). Música Eletroacústica: história e estéticas. São Paulo: EDUSP, 1996.

    MESSIAEN, Olivier. Technique de mon langage musical. Paris: Alphonse Leduc, 1944.

    MESSIAEN, Olivier. Traité de rythme, de couleur e d'ornithologie. Tomo I, Paris: Leduc, 1994.

    MIRKA, Danuta. The Sonoristic Structuralism of Krzysztof Penderécki. Olkusz, Drukarnia: Musica Academy in Katowice, 1997.

    NATTIEZ, Jean-Jacques (ed.). The Boulez-Cage Correspondance. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

    OLIVEIRA, João Pedro. Teoria analítica da música do século XXLisboa: Calouste Gulbekian, 1998.

    OSMOND-SMITH, David. From myth to music: Lévi-Strauss's Mithologiques and Berio's Sinfonia. In: The Musical Quarterly, v. 67, n. 2, pp. 230-260, 1981.

    PERLE, George. Symmetrical formations in the String quartets of Béla Bartók. In: Music Review, n. 16, November 1955.

    PERLE, George. Twelve-Tone Tonality. 2nd ed. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1996.

    PERSICHETTI, Vincent. Twentieth century harmony: creative aspects and practice. London: Faber & Faber, 1978.

    POUSSEUR, Henry. Apoteose de Rameau. Tradução de Maurício Ayer e Flo Menezes. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

    SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: processos composicionais. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

    SALLES, Paulo de Tarso e DUDEQUE, Norton. Villa-Lobos, um compêndio: novos desafios interpretativos. Curitiba: Editora UFPR, 2017.

    SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical [1937-48]. Tradução de Eduardo Seincman. São Paulo: EDUSP, 1993.

    SHIMABUCO, Luciana Sayure. A forma como resultante do processo composicional de György Ligeti no Primeiro Livro de Estudos para piano. Campinas: Tese de Doutorado em Música, IA/UNICAMP, 2005.

    STRAUS, Joseph. Introdução à Teoria Pós-Tonal. Tradução de Ricardo Bordini. Salvador e São Paulo: EDUFBA e Editora UNESP, 2013 [2005].

    VAN DEN TOORN, Pieter C. The music of Igor Stravinsky. New Haven and London: Yale University Press, 1983.

    VISCONTI, Ciro. Simetria nos Estudos para violão de Villa-Lobos. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

    WEBERN, Anton. O caminho para a música nova. Tradução de Carlos Kater. São Paulo: Novas Metas, 1984.

    ZUBEN, Paulo. Ouvir o som. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.


  • Topic 2

    Atonalismo e dodecafonismo.

    Estratégias analíticas e composicionais: teoria dos conjuntos.

    João Pedro Oliveira (1998, pp. 134-143) e Joseph Straus (2013, p. 204): a matriz T/I e as 48 versões de uma série.

    • Matriz serial e as quatro formas de apresentação da série.
    • Propriedades da matriz T/I. 
      • Soma de O e I equivalem à classe de altura inicial da matriz.
    • Invariâncias e vetor intervalar.
    • Subconjuntos da série.
    • Combinatoriedade dos hexacordes seriais.
    Matriz serial da Sinfonia Op. 21 de Webern:

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  • Topic 3

    Teoria dos conjuntos aplicada a música não serial: Debussy, Stravinsky, Bartók, Villa-Lobos, etc. O conceito de música(s) pós-tonal(ais).

    Estratégias composicionais e analíticas para gerar música não serial a partir da teoria dos conjuntos.

    Análise do Prelúdio nº 10 (La Cathedrale Engloutie) de Debussy: perspectivas tonal/triádica e conjuntos.

    Ver STRAUS (2013), capítulo 4: "Centricidade, Coleções Referenciais e Pós-tonalidade Triádica" (pp. 143-198).

  • Topic 4

    Serialismo integral.

    • Messiaen e o Estudo de valores e intensidades.
    • Boulez e Stockhausen.
    • John Cage.
    • Ligeti e Berio.
    Os conceitos de associação entre altura/duração (PDA) e dinâmica/ataque (DAA).

    "Disciplina" e "indisciplina" na organização serial de Le Marteau sans maître (1954) de Boulez.

  • Topic 5

  • Topic 6

    Apresentação dos trabalhos:

    As peças compostas pelos alunos podem ser apresentadas no período de 02/11 a 07/12.

  • Topic 7

  • Topic 8

  • Topic 9

  • Topic 10