Jornalismo e Editoração
A disciplina tem como finalidade estudar e avaliar as manifestações jornalísticas no rádio, preparando os alunos para a utilização das técnicas de elaboração de programas jornalísticos, desenvolvendo o conhecimento das potencialidades do meio, aliado ao estudo crítico do jornalismo praticado no rádio atual.
- Docente: Luciano Victor Barros Maluly
Os alunos deverão produzir programas experimentando diferentes formatos do radiojornalismo. A disciplina tem como objetivo fornecer ao aluno a oportunidade de produzir programas que possam ser veiculados visando a desenvolver maior conhecimento e domínio das especificidades do meio radiofônico como divulgador de notícias.
- Docente: Luciano Victor Barros Maluly
Este curso proporciona ao aluno um contato com as ferramentas específicas do jornalismo esportivo, como forma de estimulá-lo para a compreensão e análise do esporte como um setor fundamental para a cobertura jornalística nos meios de comunicação de massa.
- Docente: Luciano Victor Barros Maluly
A produção de parágrafos em LÌngua Portuguesa. As regras ortográficas, a correção gramatical de termos e textos, a adequação vocabular e a aplicação dentro do universo jornalístico. A leitura e a interpretação de textos jornalísticos. As funções da linguagem. Teoria e elaboração de resumo a partir da técnica de sublinhar e esquematizar. Semântica e sintagma.
Aplicar as regras gramaticais da Língua Portuguesa de maneira correta na produçã de textos. Relacionar conceitos e idéias por meio da escrita e identificar tais relações por meio da leitura. Aprimorar o vocabulário e enriquecer a linguagem escrita. Interpretar o sentido de palavras e expressões. Desenvolver capacidade de abstração.
- Docente: Ricardo Alexino Ferreira
A produção de parágrafos em LÌngua Portuguesa. As regras ortográficas, a correção gramatical de termos e textos, a adequação vocabular e a aplicação dentro do universo jornalístico. A leitura e a interpretação de textos jornalísticos. As funções da linguagem. Teoria e elaboração de resumo a partir da técnica de sublinhar e esquematizar. Semântica e sintagma.
Aplicar as regras gramaticais da Língua Portuguesa de maneira correta na produçã de textos. Relacionar conceitos e idéias por meio da escrita e identificar tais relações por meio da leitura. Aprimorar o vocabulário e enriquecer a linguagem escrita. Interpretar o sentido de palavras e expressões. Desenvolver capacidade de abstração.
- Docente: Ricardo Alexino Ferreira
Os fundamentos da Teoria da Reportagem I se situam no âmbito do Jornalismo enquanto produção simbólica da Atualidade. Remetem-se às seguintes vertentes:
· Aprofundamento intuitivo-sintético pela via da sensibilização e subjetivação do real imediato, através dos contatos dialógicos com os protagonistas das situações sociais contemporâneos e com as próprias situações coletivas;
· Aprofundamento lógico-analítico ao mobilizar a racionalidade sistematizadora perante as idéias e conceitos em jogo no fato jornalístico, a fim de delinear diagnósticos e prognósticos;
· Aprofundamento motor-operacional pela via da reportagem e suas estratégias de trabalho de campo, intervenção do observador, do redator e do editor.
A grande reportagem, enquanto prática e enquanto teoria, se fundamenta, pois, numa ação, num esforço analítico e numa sensibilidade criativa.
1. Sensibilizar no produtor de sentidos da atualidade para a leitura cultural, profunda e sutil, das situações imediatas que comparecem à pauta jornalística.
2. Estimular a racionalidade analítica no sentido da competência sistematizadora das informações e sobretudo no sentido da capacidade de armar os nexos de tempo e espaço do fato jornalístico.
3. Desenvolver estratégias de reportagem tanto no domínio da observação e observação participante, quanto no domínio das formas de pesquisa dos antecedentes da pauta, quanto no Domínio das formas dialógicas com os protagonistas da ação social.
4. Motivar uma oficina permanente de construção de estilo capaz de dar conta do relato humanizado da atualidade.
- Docente: Ricardo Alexino Ferreira
Compreender os elementos de democratização do fazer jornalístico, por meio dos diálogos constantes durante a construção da notícia. O processo está centrado nas relações e nos espaços permitidos pelo conteúdo das transmissões radiojornalísticas, que traduzem o funcionamento dos meios de comunicação de massa.
- Docente: Luciano Victor Barros Maluly
A disciplina tem como finalidade estudar e avaliar as manifestações jornalísticas no rádio, preparando os alunos para a utilização das técnicas de elaboração de programas jornalísticos, desenvolvendo o conhecimento das potencialidades do meio, aliado ao estudo crítico do jornalismo praticado no rádio atual.
- Docente: Luciano Victor Barros Maluly
Os alunos deverão produzir programas experimentando diferentes formatos do radiojornalismo. A disciplina tem como objetivo fornecer ao aluno a oportunidade de produzir programas que possam ser veiculados visando a desenvolver maior conhecimento e domínio das especificidades do meio radiofônico como divulgador de notícias.
- Docente: Luciano Victor Barros Maluly