Programação
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Tópicos:
- Empréstimo modal
- Modulação
- Análise harmônica
Avaliação: trabalho (análise harmônica) e prova.
BibliografiaBRISOLLA, Cyro. Princípios de Harmonia Funcional. Revisado e ampliado por Mario Ficarelli. São Paulo: Annablume, 2006 [1979].
DE LA MOTTE, Diether. Armonía. Trad. Luis Romano Haces. Barcelona: Idea, 2006 [1976].
HINDEMITH, Paul. Curso condensado de Harmonia Tradicional, com predomínio de exercícios e um mínimo de regras. Tradução de João Souza Lima. São Paulo: Irmãos Vitale, s/d [1949].
JANNERY, Arthur. Workbook for Piston/DeVoto Harmony 5th Edition. New York/London: Norton, 1987.
KOELLREUTTER, Hans-Joachim. Harmonia funcional: introdução à teoria das funções harmônicas. São Paulo: RIcordi, 1978.
KOSTKA, Stefan e PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal, com uma introdução à música do século XX. Tradução de Hugo Ribeiro e Jamary Oliveira. Salvador: UFBA, 2015 [6ª edição, 2012].
MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
PAZ, Ermelinda. O Modalismo na Música Brasileira. Brasília: MusiMed, 2002.
PISTON, Walter e DEVOTO, Mark. Harmony. 5th ed. New York/London: Norton, 1987 [1941].
SCHOENBERG, Arnold. Funções estruturais da harmonia. Tradução de Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera, 2004.
SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Tradução de Marden Maluf. São Paulo: Editora UNESP, 2001 [1922].
SPOSSOBIN, Igor Vladimirovitch. Manual de Harmonia. Tradução de Silvio Merhy. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007 [1955].
ZAMACÓIS, Joaquín. Tratado de Armonía. Libros I, II e III. Barcelona: Labor, 1980 [1945].
- Empréstimo modal
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Apresentação da bolsista/monitora PAE: Regina Rocha.
Modos.
Empréstimo modal (4ª Lei Tonal).
Modalismo na música brasileira.
- Exercícios: melodias.
- Guarnieri: Ponteios nº43, 45 e 46.
- Caetano Veloso: "Trilhos Urbanos" e "Joia"
- Exercícios: melodias.
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Acordes cromáticos
- Diminuto: função dominante e auxiliar.
- Sexta napolitana.
- Sexta italiana.
- Sexta Alemã.
- Sexta francesa.
- Funções mediantes.
- Diminuto: função dominante e auxiliar.
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Modulação (5ª Lei Tonal).
- Modulação diatônica.
- Modulação cromática.
- Modulação por
enarmonia.
- Modulação por uníssono.
- Modulação direta (sem preparação).
- Modulação por supressão.
- Modulação na exposição (transições).
- Modulação no desenvolvimento.
- Modulação diatônica.
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Análise harmônica
- Cifragem por graus (algarismos romanos).
- Cifragem por função.
Repertório:
- Corais de Bach.
- Peças para piano (Mozart, Beethoven, Schubert, Chopin, Brahms, etc.).
- Canções: Schubert, Wolff, Jobim, Cobain, etc.
- Cifragem por graus (algarismos romanos).
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Trabalho: análise harmônica
Beethoven: Sonata para piano Op. 57 ("Appasionata"), I; c. 1-41.
Entrega: 05 de novembro de 2018.
Formatação:
Capa, com nome da disciplina, nome do aluno, título do trabalho, ano. Pode ser feito individualmente ou em dupla.
Corpo do trabalho:
1) Análise harmônica (cifras funcionais ou algarismos romanos) detalhada do c. 1 ao c. 16;
2) redução harmônica (eliminando repetições e notas ornamentais) da transição (c. 16-41), com cifras (funcional ou algarismos romanos), análise de cadências, análise da(s) modulação(ões).
Entregar escrito a mão (com caligrafia legível, em papel sem rebarbas) ou escrito com aplicativo de notação musical (Sibelius, Finale, Encore, etc.).
Não acrescentar ilustrações desnecessárias, nem dados biográficos, apenas o conteúdo da análise pedido acima.
O trabalho deve ser grampeado.
Valor do trabalho: cinco (5,0).
Não será aceito após a data indicada. Não deve ser enviado por e-mail.
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Prova: 26 de novembro
Tópicos:
- Acordes cromáticos de Sexta
- Mediantes cromáticas
- Modulação
- Diminuto auxiliar
Tipos de questão:
1) Realização a 4 partes
2) Análise de trechos curtos
- Acordes cromáticos de Sexta
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