Programação

  • Tópico 1

    Bibliografia

    Antokoletz, Elliott. Twentieth Century Music. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1992.

    Berry, Wallace. Structural Functions in Music. New York: Dover, 1987.

    Caplin, William E. Classical Form: A Theory for Formal Functions to the Instrumental Music of Haydn, Mozart, and Beethoven. New York e Oxford: Oxford University Press, 1998.

    Cook, Nicholas. A Guide to Music Analysis. New York e London: Norton, 1987.

    Davie, Cedric T. Musical Structure and Design. New York: Dover, 1966.

    Dunsby, Jonathan e Whittall, Arnold. Análise Musical na Teoria e na Prática. Tradução de Norton Dudeque. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

    Ferraz, Silvio. Música e repetição: a diferença na composição contemporânea. São Paulo: EDUC, 1998.

    Hepokoski, James e Darcy, Warren. Elements of Sonata Theory: Norms, Types, and Deformations in the Late-Einghteenth-Century Sonata. Oxford/New York: Oxford University Press, 2006.

    LaRue, Jan. Guidelines for Style Analysis. 2nd ed. Michigan: Harmonie Park, 1992.

    Molina, Sérgio. Música de montagem: a composição de música popular no pós-1967. Rio de Janeiro: Funarte, 2018.

    Molina, Sérgio. A composição de música popular cantada: a construção de sonoridades e a montagem dos álbuns no pós-década de 1960. São Paulo: Tese de Doutorado, ECA/USP, 2014. 

    Moortele, Steven Vande. Two-Dimensional Sonata Form: Form and Cycle in Single-Movement Instrumental Works by Liszt, Strauss, Schoenberg, and Zemlinsky. Leuven (Belgium): Leuven University Press, 2009.

    Pankhurst, Tom. Schenker Guide: A Brief Handbook and Website for Schenkerian Analysis. New York: Routledge, 2008.

    Ratner, Leonard. Classic Music: Expression, Form, and Style. New York: Schiermer, 1980.

    Reti, Rudolph. The Thematic Process in Music. Westport, Connectcut: GreenWood Press, 1978.

    Rosen, Charles. The Classical Style: Haydn, Mozart, Beethoven. Expanded edition. London e New York: Norton, 1998.

    Rosen, Charles. A geração romântica. Tradução de Eduardo Seincman. São Paulo: Edusp, 2000.

    Salles, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: processos composicionais. Campinas: Ed. Unicamp, 2009.

    Salles, Paulo de Tarso e Dudeque, Norton E (org.). Villa-Lobos, um compêndio: novos desafios interpretativos. Curitiba: Ed. UFPR, 2017.

    Salzer, Felix. Structural Hearing: Tonal Coherence in Music. New York: Dover, 1962.

    Schoenberg, Arnold. Fundamentos da composição musical. Tradução de Eduardo Seincman. São Paulo: Edusp, 1993.

    Stoïanova, Ivanka. Manuel d'analyse musicale: variations, sonate, formes cycliques. Paris: Minerve, 2000.

    Straus, Joseph. Introdução à teoria pós-tonal. Tradução de Ricardo Bordini. São Paulo e Salvador: Ed. Unesp e EDUFBA, 2013.

    *

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    As aulas deste semestre iniciam em 01 de agosto, encerrando em 08 de dezembro.

    Horário: terças-feiras, das 10:00 às 12:40.

    De acordo com o calendário acadêmico da USP (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/jupCalendario2018_final.jsp?codmnu=6863), serão 17 dias letivos às terças.

    Avaliação: os alunos deverão fazer trabalhos individuais e em grupo ao longo do semestre. Os trabalhos poderão ser apresentados apenas em forma escrita ou também em formato de seminário, dependendo do cronograma da disciplina.


  • Tópico 2

    Objetivos da análise musical:

    1. Descrição de uma peça: aspectos estruturais (forma, harmonia, textura, timbre) ou contextuais (estilo, gênero, função, etc.).
    2. Comparação com outras peças de mesmo autor, ou estilo, ou gênero, buscando pontos de contato e peculiaridades; ou de peças contrastantes, buscando aproximações.
    3. Interpretação dos dados encontrados: verificar se corresponde ao que habitualmente se conhece como característico daquele autor, estilo, gênero, etc., ou se temos uma quebra de paradigma, exceção, extravagância, etc.
    Aspectos morfológicos (análise descritiva)

    Melodia, tema e motivo: diferenciação e pontos de contato.

    Frases, períodos e cadências. Seções.

    Definições de forma musical.

    Leituras sugeridas: Rosen (1998, pp. 57-98, "The Coherence of the Musical Language"); Schoenberg (1993, pp. 35-42; 125-144) e Caplin, (1998, pp. 9-22, "Some Basic Formal Functions: An Overview").


  • Tópico 3

    O método de Jan LaRue em Guidelines for Style Analysis: SHMRG

    1) Som

    2) Harmonia

    3) Melodia

    4) Ritmo

    5) Forma/Desenvolvimento [Growth]

  • Tópico 4

    Avaliação: os alunos deverão fazer trabalhos individuais e/ou em grupo ao longo do semestre. Os detalhamentos e critérios serão apresentados em breve.

    Esboço do cronograma de aulas:

    Aula 01 - Apresentação: bibliografia, critérios de avaliação, calendário, conteúdo.

    Aula 02 - Introdução: Análise musical: técnicas, objetivos, procedimentos e aplicações.

    Aula 03 - Estilo Clássico: institucionalização da música instrumental. Texto: Rosen (1998).

    Aula 04 - Exercícios de análise: sonata, sinfonia, abertura, concerto.

    Aula 05 - Trabalho: analisar uma obra em forma sonata de Haydn, Mozart ou Beethoven. Para 11/09. Valor: 3,0 (três) pontos.

    Aula 06 - Estilo Romântico: sonata cíclica. César Franck.

    Aula 07 - Sonata no romantismo: Liszt.

    Aula 08 - Estilos modernos: dodecafonismo e outras tendências. Músicas pós-tonais.

    Aula 09 - Debussy e Stravinsky: tríades sem funcionalidade tradicional. Centricidade.

    Aula 10

    Aula 11  - Música brasileira:

    Aula 12

    Aula 13

    Aula 14 - atendimento individual para preparação dos trabalhos.

    Aula 15

    Aula 16 - Entrega dos trabalhos.

    Aula 17


    OBS.: A AULA DO DIA 13/11 SERÁ REALIZADA EXCEPCIONALMENTE NA SALA 14A DO CMU

  • Tópico 5

    Trabalho para 11/09/2018

    Valor: 3,0

    Analisar a exposição de uma sonata para piano de Haydn (nº49 em Mib maior), Mozart (KV570 em Sib maior) ou Beethoven (Op. 2 nº1, em Fá menor). Essas três peças serão distribuídas entre a classe de modo que cada aluno(a) analise uma delas apenas.

    Identificar (e localizar) temas, transições (modulação), tonalidades principal e secundária. Comparar com as ideias de Rosen, Caplin e Schoenberg, a respeito da estruturação dos temas, textura, período, etc.

    Formato: 

    • capa, contendo a disciplina, nome do(a) aluno(a), título da obra analisada e data.
    • corpo do trabalho, contendo a análise. Não incluir dados biográficos nem históricos, apenas a descrição dos elementos solicitados acima, preferencialmente em forma de tabela. Não são necessárias ilustrações, mas é importante colocar a numeração de compasso dos eventos descritos.
    • bibliografia.

    Extensão: de 3 a 8 páginas, incluindo a capa e eventuais ilustrações.

  • Tópico 6

    Sonata no Romantismo

    O conceito cíclico: Liszt, Berlioz, César Franck.

    Vande Moortele (2009): sonata "bidimensional".

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    César Franck: quarteto de cordas (1889)

    O tema cíclico está no 1º violino, c. 1-3, I. Há um segundo tema importante no I movimento, mas que não reaparece nos demais movimentos.

    Esse tema reaparece no II movimento (cello), mas não é ouvido no III (que ocasionalmente apresenta arpejos descendentes de tríade que evocam o motivo inicial).

    No IV movimento, o tema cíclico reaparece diversas vezes, em Sib maior, La menor, etc. Na Introdução, os temas do II e III movimentos são reapresentados, à maneira do Finale da 9ª Sinfonia de Beethoven (influência que o próprio Franck admitiu). Ver a Figura 1a de Marianne Wheeldon (2005, p. 648).

    Segundo d'Indy, as reaparições do tema cíclico não devem ser confundidas com elementos de desenvolvimento temático, mas com princípios simples de variação, pois devem ser reconhecidos com facilidade.

  • Tópico 7

    Forma sonata e ópera

    Nicholas Cook, A Guide to Musical Analysis (1987, cap. 8).

    Análise do dueto inicial de As Bodas de Fígaro (Mozart).

  • Tópico 8

  • Tópico 9

    Trabalho

    Entrega dia 27/11/2018

    Escolher entre:

    1) ária ou abertura de ópera: Mozart 

    2) movimento de sonata clássica

    3) sonata cíclica (completa)

    4) Prelúdio para piano de Debussy (à escolha)

    5) Movimento da Prole do Bebê n.1 ou das 16 Cirandas para piano, de Villa-Lobos

    6) Estudo para violão de Villa-Lobos

    Formato:

    • Capa, com normatização equivalente à do TCC. Nome, disciplina, título, data.
    • Conteúdo de 6 a 15 páginas (excluindo capa e bibliografia)
    • Bibliografia
    • Valor: 7,0 pontos
    • Entrega somente impresso e na data.
    • A análise não precisa ser da obra completa, podendo tratar de apenas um trecho específico. No caso da sonata cíclica, deve demonstrar as reaparições do tema principal em todo o decorrer da obra.

  • Tópico 10

    Os trabalhos estão na secretaria do CMU, à disposição dos alunos. Foram deixados hoje, 04/12.

    As médias serão validadas na quinta-feira, quem tiver dúvidas favor entrar em contato até quinta feira.