Kursthemen
-
I. EQUIPE
Professora Responsável: Prof. Margarete Boteon – margarete.boteon@usp.br
& Andreia Adami – adami@cepea.org.br
Monitora: Marina Maragon - marina.marangon@cepea.org.br
ATENÇÃO PROVAS:
PROVA I: 23/abr (19H00 até 22h00)
PROVA II: 25/06 (19H00 até 22h00)
PROVA REPOSITIVA/SUBSTITUTIVA: 02/07 (19H00 até 22h00)
-
Apresentação geral da disciplina, definição de grupos e introdução aos conceitos básicos de economia.
-
Importante e premiada tese de doutorado a respeito da importância do agronegócio na economia brasileira. Leitura obrigatória: Capítulo 1,2 e 6.
-
Série do estadão com Economistas que avaliam a situação atual do Brasil & saídas.
-
Marketing: principais conceitos
-
Recomendo o Capítulo 6 do livro.
-
PROPOSTA DE ESTUDO – ATIVIDADE PARA O DIA 02/04
No final da aula, decidimos que cada grupo vai fazer uma pesquisa prévia da empresa/tema que vai apresentar numa data futura. Assim, inicialmente, antes de entrar em contato diretamente com a empresa, peço que faça uma breve revisão sobre o tema de marketing a ser estudado (veja Kotler) e sobre a empresa. Se somente a pesquisa da internet, não for suficiente. Nos informe ainda essa semana, para enviar material completar sobre a empresa. No dia 02/04, cada grupo terá 5 minutos para fazer uma breve apresentação da empresa e do conceito de marketing e apontar quais serão dos dois questionamentos que farão para a empresa.
-
Anexar nesta tarefa as perguntas de cada grupo para as respectivas empresas, como foi comentado em aula.
-
Teoria Geral da Comercialização, em especial, os custos de comercialização.
-
-
Material completo a respeito do Custo Total de Produção - parte teórica + culturas perenes.
-
Matéria de capa da Revista Hortifuti Brasil onde aborda de um modo informal os principais conceitos a respeito do Custo de Produção agropecuário. Leitura das páginas 6-13. Ela é uma leitura completar para a Prova I, do dia 08/04.
-
Texto-Base: Alves, L.; Barros, C.S.C; Mosaki, M. Custo de produção e gestão operacional das fazendas 18-31p. IN: "Manual de Boas Práticas de Manejo do Algodoeiro em Mato Grosso” - IMA - 2012 (http://www.imamt.com.br/system/anexos/arquivos/187/original/manual_2_cap1_1_.pdf?1359743094)
-
BARROS, Gestão de negócios agropecuários com foco no patrimônio. Série Didática D-130 (janeiro de 2014).
-
-
-
Baixa a planilha em Excel acima e faça as três simulações dos exercícios e avalie qual é o mais viável e depois complete o formulário Verdadeiro e Falso a seguir.
-
-
Caros alunos
Por favor, submeta o trabalho (em grupo) até o dia 01/07. O desafio é transformar a entrevista do TRABALHO de marketing em um artigo padrão SIICUSP. O formato RESUMO padrão SIICUSP em 1 página encontra-se abaixo. Esse trabalho terá um peso maior que as demais atividades desenvolvidas até então. BOM TRABALHO!!
SEGUE OS CRITÉRIOS PARA A CONFIGURAÇÃO RESUMO - PADRÃO SIICUSP:
I. O Resumo deve conter apenas uma página.
II. O Resumo deve ser dividido em: a. Título; b. Objetivos; c. Métodos e Procedimentos; d. Resultados; e. Conclusões (parciais ou finais); f. Referências Bibliográficas.
IV.Deve ser utilizado o modelo que possui as seguintes configurações: a. Tamanho A4 (210x297mm); b. Margem superior de 3,3 cm, inferior de 4,2 cm, esquerda de 2,6 cm, direita de 2,6 cm (margens espelho); c. Texto em duas colunas, com 7,5 cm cada, com espaçamento de 0,8 cm entre as colunas; d. Fonte Arial, sendo: i. Títulos e subtítulos: 13pt, negrito, centralizado; ii. Nomes: 13pt, negrito, centralizado; iii. Faculdade/Universidade: 13pt, centralizado; iv. e-mail: 10pt, centralizado; v. Texto: Justificado, espaçamento simples, 10pt.
V. Equações devem ser colocadas em linhas diferentes e numeradas.
VI. Todas as tabelas devem ser numeradas e estar dentro das margens definidas, podendo ocupar duas colunas. Os títulos das tabelas devem ser colocados acima da tabela, centralizados em relação à tabela, utilizando fonte de tamanho 9pt, sem negrito ou itálico.
VII. Todas as figuras devem ser numeradas e estar dentro das margens definidas, podendo ocupar duas colunas. Os títulos das figuras devem ser colocados abaixo da figura, centralizados em relação à figura, utilizando fonte de tamanho 9pt, sem negrito ou itálico.
-