Programação
-
Regras para a elaboração dos relatórios:
- Fonte: Times New Roman ou Arial
- Quantidade de páginas: máximo quatro
- Margens: padrão do Word
- Alinhamento: justificado
- Recuo: 1,25cm na primeira linha de cada parágrafo
- O relatório deve conter os principais pontos abordados nas leituras. Os textos devem ser feitos separadamente, ou seja, cada leitura terá o seu próprio espaço no relatório. Não utilizar citações ou referenciar autores
- Não copiar partes da obra ou de conteúdo encontrado na internet
- Realizar entrega impressa e via sistema
- Não fazer o relatório à lápis ou caneta
- Atribuir o seu nome próprio como nome do arquivo para depositar no sistema
Quaisquer pontos aqui definidos que não estiverem de acordo no relatório entregue acarretarão na perda de nota. Serão atribuídas notas de 0 a 1 para cada relatório.
-
Gestão com Pessoas e Subjetividade
Relatório do texto:
- Capítulo 01 (DAVEL; VERGARA, 2001) -
Para onde vai a Gestão de Pessoas
Relatório dos textos:
- Para onde vai a Gestão de Pessoas? (WOOD JR.; TONELLI; COOKE, 2012)
- Capítulos 01 e 02 (ULRICH et al., 2012)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Desenvolvimento histórico do RH no Brasil e no Mundo
Relatório dos textos:
- Cinco décadas de RH (LACOMBE; BENDASSOLI, 2004)
- O desenvolvimento histórico do RH no Brasil e no Mundo (TONELLI, 2002)
- Colonização e Neocolonização da Gestão de Pessoas (WOOD JR.; TONELLI; COOKE, 2011)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Visão Geral da Gestão de Recursos Humanos
Relatório dos textos:
- Capítulos 01 e 02 (BOHLANDER; SNELL, 2015)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
-
Falando sobre Diversidade
Relatório dos textos:
- A Crítica da Gestão da Diversidade nas Organizações (ALVES; GALEÃO-SILVA, 2004)
- Políticas de Diversidade nas Organizações: Uma Questão de Discurso? (SARAIVA; IRIGARAY, 2009)
- Páginas 99-117 (BOHLANDER; SNELL, 2015)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Processo de Recrutamento
Relatório dos textos:
- Capítulo 05 (BOHLANDER; SNELL, 2015)
- Parte 01: A verdade sobre contratações (ROBBINS, 2015)
- Vale tudo? Ética nos Processos de Recrutamento e Seleção (FERREIRA, 2013)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Processo de Seleção
Relatório dos textos:
- Capítulo 06 (BOHLANDER; SNELL, 2015)
- The Strength of Weak Ties (GRANOVETTER, 1973)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Não haverá aula.
-
Treinando Funcionários
Relatório dos textos:
- Capítulo 07 (BOHLANDER; SNELL, 2015)
- Efeitos de Treinamento nos Desempenhos Individual e Organizacional (FREITAS; BORGES-ANDRADE, 2004)
- Estudo de Caso (Atividade em sala)
Relacionar com estudo de caso sobre o temaDefinição do indivíduo que será acompanhado para o trabalho final
-
Avaliação de Desempenho e Feedback
Relatório dos textos:
- Capítulo 08 (BOHLANDER; SNELL, 2015)
- Capítulo 09 (ULRICH et al., 2013)
- Caso Cecília (Atividade em sala)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Desenvolvendo um Plano de Remuneração
Relatório dos textos:
- Capítulos 09 e 10 (BOHLANDER; SNELL, 2015)
- Mulheres na Gestão de Topo - A problemática do GAP de gênero e salarial (MARQUES; FERREIRA, 2015)
- Equidade de Gênero nas Organizações: O Trabalho e os Desafios da Mulher na Construção Civil (SILVA et al., 2016)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Gestão e Remuneração por Competências
Relatório dos textos:
- A Gestão de Carreiras (DUTRA, 2002)
- Remuneração e competências: retórica ou realidade? (RODRIGUES, 2006)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Gestão e Planejamento de Carreira
Relatório dos textos:
- Capítulo 07 (ALBUQUERQUE; LEITE, 2009)
- Quais carreiras e para qual sociedade? (I) (CHANLAT, 1995)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Gestão Estratégica de Pessoas
Relatório dos textos:
- Capítulo 02 (ALBUQUERQUE, 2002)
- Capítulo 03 (ULRICH et al., 2012)
- O Discurso e a Prática (LACOMBE; TONELLI, 2001)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Não haverá aula.
-
Semana Luiz de Queiroz - Não haverá aula
LEITURA SUGERIDA: Benefícios Sociais
- Capítulo 11 (BOHLANDER; SNELL, 2015)
- Programas de Benefícios Sociais para Profissionais Brasileiros como Forma de Reter Talentos: Um Estudo Exploratório (CLARO; PROFETA, 2018)
-
Semana Luiz de Queiroz
-
Prova I
-
Saúde e Segurança no Trabalho
Relatório dos textos:
- Capítulos 12 e 13 (BOHLANDER; SNELL, 2015)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Crítica ao Processo de Saúde e Segurança no Trabalho
Relatório do texto:
- Entre Vivos, Mutilados e Mortos: reflexões sobre saúde e segurança no trabalho a partir do documentário “Carne e Osso” (MENDES; BERLATO, 2014) -
Clima Organizacional
Relatório dos textos:
- Clima organizacional: um estudo em uma empresa de telecomunicações (GOMES, 2002)
- Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras (SIERRA et al., 2017)
- Parte VI: A verdade sobre gestão de conflitos (ROBBINS, 2015)
- Parte VIII: A verdade sobre encarar mudanças (ROBBINS, 2015)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Cultura Nacional
Relatório dos textos:
- Capítulos 01 e 02: Cultura organizacional e cultura brasileira (MOTTA; CALDAS, 1997)
- A Casa e a Rua (DAMATTA)
- O Jeitinho Brasileiro (BARBOSA)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Cultura Organizacional
Relatório dos textos:
- A cultura das organizações é administrável? (PETTIGREW, 2007)
- Introdução: The Rules of the Social Game (HOFSTEDE; HOFSTEDE, 2005)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema -
Liderança
- Pipeline de liderança: Capítulos 01-07, 12-13 (CHARAN; DROTTER; NOEL, 2009)
- Parte III: A verdade sobre liderança (ROBBINS, 2015)
-
SEMEAD 2018 - Não haverá aula
-
Liderança e Contribuição da Teoria das Organizações
Relatório dos textos:
* Considerando entregas do dia 07/11
- Pipeline de liderança: Capítulos 01-07, 12-13 (CHARAN; DROTTER; NOEL, 2009)
- Parte III: A verdade sobre liderança (ROBBINS, 2015)
Relacionar com estudo de caso sobre o tema
* Considerando entregas do dia 08/11
- As armadilhas dos paradigmas da liderança (OUIMET, 2002)
- Capítulo 09 (ARAUJO; GARCIA, 2009)
- Da Informação à Argumentação (DÉRY, 2014)
-
Não haverá aula.
-
O Processo de Banalização
Relatório do texto:
- A Banalização da Injustiça Social (DEJOURS)
-
Prova 02
-
Entrega e apresentação dos trabalhos finais
-
Apresentação dos trabalhos finais