Programação

  • Regras para a elaboração dos relatórios:

    - Fonte: Times New Roman ou Arial

    - Quantidade de páginas: máximo quatro

    - Margens: padrão do Word

    - Alinhamento: justificado

    - Recuo: 1,25cm na primeira linha de cada parágrafo

    - O relatório deve conter os principais pontos abordados nas leituras. Os textos devem ser feitos separadamente, ou seja, cada leitura terá o seu próprio espaço no relatório. Não utilizar citações ou referenciar autores

    - Não copiar partes da obra ou de conteúdo encontrado na internet

    - Realizar entrega impressa e via sistema

    - Não fazer o relatório à lápis ou caneta

    - Atribuir o seu nome próprio como nome do arquivo para depositar no sistema

    Quaisquer pontos aqui definidos que não estiverem de acordo no relatório entregue acarretarão na perda de nota. Serão atribuídas notas de 0 a 1 para cada relatório.


  • Aula 01 - 03/08

    Gestão com Pessoas e Subjetividade


    Relatório do texto:

    - Capítulo 01 (DAVEL; VERGARA, 2001)

  • Aula 02 - 08/08

    Para onde vai a Gestão de Pessoas


    Relatório dos textos:

    - Para onde vai a Gestão de Pessoas? (WOOD JR.; TONELLI; COOKE, 2012)

    - Capítulos 01 e 02 (ULRICH et al., 2012)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • Aula 03 - 09/08

    Desenvolvimento histórico do RH no Brasil e no Mundo


    Relatório dos textos:

    - Cinco décadas de RH (LACOMBE; BENDASSOLI, 2004)

    - O desenvolvimento histórico do RH no Brasil e no Mundo (TONELLI, 2002)

    - Colonização e Neocolonização da Gestão de Pessoas (WOOD JR.; TONELLI; COOKE, 2011)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • Aula 04 - 15/08

    Visão Geral da Gestão de Recursos Humanos


    Relatório dos textos:

    - Capítulos 01 e 02 (BOHLANDER; SNELL, 2015)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • 2º Encontro de Diversidade e Inclusão nas Organizações - 16/08

  • Aula 05 - 23/08

    Falando sobre Diversidade


    Relatório dos textos:

    - A Crítica da Gestão da Diversidade nas Organizações (ALVES; GALEÃO-SILVA, 2004)

    - Políticas de Diversidade nas Organizações: Uma Questão de Discurso? (SARAIVA; IRIGARAY, 2009)

    - Páginas 99-117 (BOHLANDER; SNELL, 2015)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • Aula 06 - 29/08

    Processo de Recrutamento


    Relatório dos textos:

    - Capítulo 05 (BOHLANDER; SNELL, 2015)

    - Parte 01: A verdade sobre contratações (ROBBINS, 2015)

    - Vale tudo? Ética nos Processos de Recrutamento e Seleção (FERREIRA, 2013)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • Aula 07 - 30/08

    Processo de Seleção


    Relatório dos textos:

    - Capítulo 06 (BOHLANDER; SNELL, 2015)

    - The Strength of Weak Ties (GRANOVETTER, 1973)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • Semana da Pátria - 05/09 e 06/09

    Não haverá aula.

  • Aula 08 - 12/09

    Treinando Funcionários


    Relatório dos textos:

    - Capítulo 07 (BOHLANDER; SNELL, 2015)

    - Efeitos de Treinamento nos Desempenhos Individual e Organizacional (FREITAS; BORGES-ANDRADE, 2004)

    - Estudo de Caso (Atividade em sala)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema


    Definição do indivíduo que será acompanhado para o trabalho final

  • Aula 09 - 13/09

    Avaliação de Desempenho e Feedback


    Relatório dos textos:

    - Capítulo 08 (BOHLANDER; SNELL, 2015)

    - Capítulo 09 (ULRICH et al., 2013)

    - Caso Cecília (Atividade em sala)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • Aula 10 - 19/09

    Desenvolvendo um Plano de Remuneração


    Relatório dos textos:

    - Capítulos 09 e 10 (BOHLANDER; SNELL, 2015)

    - Mulheres na Gestão de Topo - A problemática do GAP de gênero e salarial (MARQUES; FERREIRA, 2015)

    - Equidade de Gênero nas Organizações: O Trabalho e os Desafios da Mulher na Construção Civil (SILVA et al., 2016)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • Aula 11 - 20/09

    Gestão e Remuneração por Competências


    Relatório dos textos:

    - A Gestão de Carreiras (DUTRA, 2002)

    - Remuneração e competências: retórica ou realidade? (RODRIGUES, 2006)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • Aula 12 - 26/09

    Gestão e Planejamento de Carreira


    Relatório dos textos:

    - Capítulo 07 (ALBUQUERQUE; LEITE, 2009)

    - Quais carreiras e para qual sociedade? (I) (CHANLAT, 1995)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • Aula 13 - 27/09

    Gestão Estratégica de Pessoas


    Relatório dos textos:

    - Capítulo 02 (ALBUQUERQUE, 2002)

    - Capítulo 03 (ULRICH et al., 2012)

    - O Discurso e a Prática (LACOMBE; TONELLI, 2001)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • EnAnpad - 03/10 e 04/10

    Não haverá aula.

  • Aula 14 - 10/10

    Semana Luiz de Queiroz - Não haverá aula


    LEITURA SUGERIDA: Benefícios Sociais

    - Capítulo 11 (BOHLANDER; SNELL, 2015)

    - Programas de Benefícios Sociais para Profissionais Brasileiros como Forma de Reter Talentos: Um Estudo Exploratório (CLARO; PROFETA, 2018)

  • Aula 15 - 11/10

    Semana Luiz de Queiroz
  • Aula 16 - 17/10

    Prova I

  • Aula 17 - 18/10

    Saúde e Segurança no Trabalho


    Relatório dos textos:

    - Capítulos 12 e 13 (BOHLANDER; SNELL, 2015)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • Aula 18 - 24/10

    Crítica ao Processo de Saúde e Segurança no Trabalho


    Relatório do texto:

    - Entre Vivos, Mutilados e Mortos: reflexões sobre saúde e segurança no trabalho a partir do documentário “Carne e Osso” (MENDES; BERLATO, 2014)

  • Aula 19 - 25/10

    Clima Organizacional


    Relatório dos textos:

    - Clima organizacional: um estudo em uma empresa de telecomunicações (GOMES, 2002)

    - Fatores de clima organizacional relevantes para a criatividade: estudo de caso em empresas brasileiras (SIERRA et al., 2017)

    - Parte VI: A verdade sobre gestão de conflitos (ROBBINS, 2015)

    - Parte VIII: A verdade sobre encarar mudanças (ROBBINS, 2015)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • Aula 20 - 31/10

    Cultura Nacional


    Relatório dos textos:

    - Capítulos 01 e 02: Cultura organizacional e cultura brasileira (MOTTA; CALDAS, 1997)

    - A Casa e a Rua (DAMATTA)

    - O Jeitinho Brasileiro (BARBOSA)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • Aula 21 - 01/11

    Cultura Organizacional


    Relatório dos textos:

    - A cultura das organizações é administrável? (PETTIGREW, 2007)

    - Introdução: The Rules of the Social Game (HOFSTEDE; HOFSTEDE, 2005)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema

  • Aula 22 - 07/11

    Liderança


    - Pipeline de liderança: Capítulos 01-07, 12-13 (CHARAN; DROTTER; NOEL, 2009)

    - Parte III: A verdade sobre liderança (ROBBINS, 2015)

  • Aula 23 - 08/11

    SEMEAD 2018 - Não haverá aula

  • Aula 24 - 14/11

    Liderança e Contribuição da Teoria das Organizações


    Relatório dos textos:


    * Considerando entregas do dia 07/11

    - Pipeline de liderança: Capítulos 01-07, 12-13 (CHARAN; DROTTER; NOEL, 2009)

    - Parte III: A verdade sobre liderança (ROBBINS, 2015)

    Relacionar com estudo de caso sobre o tema


    * Considerando entregas do dia 08/11

    - As armadilhas dos paradigmas da liderança (OUIMET, 2002)

    - Capítulo 09 (ARAUJO; GARCIA, 2009)

    - Da Informação à Argumentação (DÉRY, 2014)

  • Proclamação da República - 15/11

    Não haverá aula.

  • Aula 26 - 21/11

    O Processo de Banalização


    Relatório do texto:

    - A Banalização da Injustiça Social (DEJOURS)

  • Aula 27 - 22/11

    Prova 02

  • Aula 28 - 28/11

    Entrega e apresentação dos trabalhos finais

  • Aula 29 - 29/11

    Apresentação dos trabalhos finais