Programação
Aula 1
Boas Vindaspor Marcos Sorrentino - domingo, 30 Jul 2017, 18:22Prezadas e prezados estudantes de Políticas Públicas, Legislação e Educação Florestal,
escrevo para dar-lhes boas vindas ao processo educador que espero seja por nós construído neste segundo semestre de 2017, em nossos encontros nas quintas-feiras pela manhã e em outros espaços e horários.
Neste próximo dia 03/08 proponho que trabalhemos individualmente, cada um/uma em sua casa, ou local de estudo preferido, realizando as seguintes atividades:
1. Vá para um local que lhe possibilite ficar em silêncio. Sentado, apoie os pés no chão, solte os braços, com as palmas das mãos para baixo, sobre as suas pernas. A espinha ereta, sentado nos ísquios, procurando respirar diafragmaticamente, em 4 tempos. Busque, em silêncio, conectar-se com seus propósitos existenciais.
2. pergunte-se sobre os aprendizados que gostaria de ter nas horas que estaremos dedicados, neste semestre, a nos formarmos como profissionais que incorporam no dia a dia a responsabilidade socioambiental?
3. Faça uma pintura que expresse isto. Em seguida escreva sobre a pintura e sobre os seus objetivos existenciais conectados aos aprendizados que deseja construir no campo das políticas públicas, legislação e educação florestal.
4. Faça um cartaz sobre a sua biografia. Utilize fotos pessoais e desenhos para conseguir fazer uma exposição didática de 03 minutos sobre você e sua história de vida.
5. Leia criticamente a proposta que elaborei para Programa da disciplina e traga os seus comentários por escrito, no seu Diário de Bordo (lendo o Programa, acredito que você entenderá o sentido desse instrumento de acompanhamento dos aprendizados).
6. Faça o fichamento de um livro ou texto ou vídeo ou música que expresse a sua utopia e também registre-o no seu diário de bordo.
Leve tudo para a nossa segunda aula, que será no dia 10/08.
Bom trabalho!
(por favor, avisem os colegas que sabem que irão fazer a disciplina mas ainda não se cadastraram no stoa)
Aula 2
Na aula de 10/08/2017 tivemos a presença de 18 estudantes. Por favor me corrijam se eu esqueci ou errei o nome de alguém:
Thiago; Yuri; Yuri; Marcela; Yasmin; Bruna; Samuel; Bianca; Vinicius; Marcos, Pedro, Larissa, Lais, Nathanael, Reinaldo, Mayara, Marcela, Rebeca .
Após um presente dado pelo professor, remetendo à história da ONG Litros de Luz, formamos uma roda, na qual falamos nossos nomes e expectativas com a disciplina. Todos repetiram o nome do colega e uma palavra que sintetizava a sua expectativa - aprofundamento; ferramentas; legislação; educação ambiental; interaçào diálogo; discussão; política pública; entender; compreender; (por favor complementem as palavras que esqueci).
Conversamos sobre as dúvidas que tiveram na leitura do Programa e já disponibilizei a primeira pergunta da prova do semestre:
sistematize em uma tabela (ou de outra forma que seja didática e acessível) as informações que tem e as que for acumulando sobre "políticas públicas, legislação e educação florestal". Essa sistematização pode estar em seu diário de bordo e ir sendo entregue ao professor várias vezes antes da prova final.
Um estudante chamou a atenção para uma necessária inclusão no Programa - os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Combinamos de todos postarem seus desenhos, textos e biografia no STOA, em uma pasta própria (vou criar algumas e depois cada um cria a sua, ao final dos tópicos do STOA).
Como tarefa para a próxima aula:
1) Preparar uma apresentação de 3 a 5 minutos com o material produzido sobre a sua biografia, propósitos e expectativas.
2) Em duplas ou trios, irem até as árvores do estacionamento do Supermercado Jaú, entrevistarem vizinhos, gerente, clientes ou quem quiserem, fotografarem as árvores, pesquisarem sobre o tema "Árvore" e começarem a desenhar uma Intervenção educadora, um produto educomunicativo, sobre o tema e suas possíveis variações (uma árvore em minha vida; árvores de nossas vidas; árvores do nosso cotidiano; árvore da vida; uma árvore resolve; ou outras ideias que tenham...). A primeira etapa dessa construção passa por pensarem em propostas para expressarmos o que sentimos sobre o corte das árvores do Jaú - pretendemos fazer uma intervenção no dia 19/08 (sábado) na hora do almoço, e na px quinta-feira estaremos colhendo seus depoimento e as suas possíveis propostas.
Por fim, precisamos encerrar a aula às 9:10, convidando a todos para participarem da prova didática da banca de livre docência da professora Teresa (foram apenas Yasmin e Reinaldo).
Na próxima aula faremos tb a divisão dos grupos responsáveis pelas resenhas e lanche de cada aula. Coloquei vocês como monitores da disciplina, para que possam postar seus materiais e textos ou informes que queiram socializar com toda a classe.
Abraço e por favor vejam na lista abaixo se há colegas que estão inscritos mas desistiram da disciplina.
email / Número USP Último acesso ao curso Papéis Grupos Métodos de inscrição Nathanael Camposnathanael.campos@usp.br85638794 dias 8 horas Daniel Abranches Poiatidaniel.poiati@usp.br856363211 dias 19 horas Lari Amarallarissa.pereira.amaral@usp.br7650798Nunca Caroline Américo da Silvacaroline.americo.silva@usp.br856365012 dias 8 horas Laís Ayume Lima Munelais.mune@usp.br89685151 dia 23 horas Maryane Bento Trindade de Andrademaryane.andrade@usp.br856338913 dias 7 horas Luiz Bispoluiz.bispo@usp.br7605567Nunca Lucas Boff Buch Pastorizalucas.pastoriza@usp.br89685993 dias 19 horas Gabriela Campos Aguiargabriela.aguiar@usp.br8968731Nunca Ana Carolina Yamaguchi de Andradeana.yamaguchi.andrade@usp.br8563692Nunca Yasmin Cristina Hessyasmin.hess@usp.br89685824 dias 15 horas Samuel de Mello Pintosamuel.mello@usp.br85634098 dias 20 horas mayara de oliveira biliatimayara.biliati@usp.br90143954 dias 11 horas Reinaldo Doniseti Pintoreinaldo.doniseti@usp.br9325304Nunca Oscar Estevesoscar.esteves@usp.br8607814Nunca Nazir Fernando Quarentani Hussninazir.hussni@usp.com80178623 dias 11 horas Letícia Ferrarezi Chiarileticiafchiari@gmail.com89686309 dias 16 horas Thiago Gomes Pilottothiago.pilotto@usp.br80858623 dias 6 horas Pedro Henrique Lopes Ferreirapedro.lopes.ferreira@usp.br86078003 dias 2 horas Bianca Limonge Avancinibianca.avancini@usp.br90521023 dias 21 horas Bruna Lopesbruna.santos.lopes@usp.br72231232 dias 16 horas Arnaldo Marques Caldeira da Silvaarnaldo.marques.silva@usp.br7982301Nunca Rebecca Montemagni Almeidarebecca.almeida@usp.br93251343 dias 12 horas gabrielle nogueira ferrari fernandesgaab.ferrari@gmail.com8563372Nunca Marcos Okagawamarcos.okagawa@usp.br9325005Nunca yuri oliveira alvesyuri.oliveira.alves@usp.br90144013 dias 8 horas Manuela Padilhamanuela.padilha2111@gmail.com85636113 dias 14 horas Marcela Passucci Fernandesmarcela.fernandes@usp.br80694433 dias 13 horas Vinicius Pizzo Ferreiravinicius.pizzo.ferreira@usp.br93253113 dias 10 horas Gabriela Ramos Andradegabriela.ramos.andrade@usp.br896749411 dias 12 horas Yuri Rezende Tavaresyuri.tavares@usp.br89686723 dias 9 horas Mayara Rúbia Budemberg Santos de Oliveiramayara.rubia.oliveira@usp.br9014422Nunca Jenifer Sadame Miyagawajenifer.miyagawa@usp.br8563563Nunca Karoline Silvakaroline2.silva@usp.br896844910 dias 16 horas Marcos Sorrentinomacsor@usp.br5424419 segundos Larissa Stefani Martins da Silvalarissa.stefani.silva@usp.br93251412 dias 20 horas Enrico Vecchioli de Limaenrico.lima@usp.br8018007Nunca João Vitor Tadini Marilhano Fábrijoao.vitor.fabri@usp.br8563591Nunca Aula 3
Equipes responsáveis pelas resenhas e lanches das próximas aulas (e se desejarem, por coordenar atividades previamente combinadas com o professor):
24/08: Nathanael; Yuri; Samuel; 31/08: Manuela, Pedro; Daniel; 14/09: Thiago; Yuri; Yasmin; 21/09: Bianca, Mayara, Laís;
28/09: Reinaldo, Vinicius, Marcos; 05/10: Bruno, Larissa, Rebeca; 19/10: Carol, Mayara Rubia; 26/10: Marcela, Nazir, Lucas, Arnaldo;
09/11: ; 23/11: ; 30/11: ; 07/12: .
Aula 4
Por favor, Nathanael, Yuri e Samuel, coloquem a resenha apresentada na aula de 24/08 (sobre a de 17/08) aqui. ou na aula de 17/08.
Resenha sobre a aula do dia 17/08
A aula iniciou com um presente dado pelo professor, sendo o vídeo . Em seguida, iniciou-se as apresentações da biografia de cada aluno. Nem todos conseguiram apresentar nesse dia em questão.
Felicito, Critico, Pergunto e Proponho
Algumas pessoas felicitaram a coragem dos alunos em contar suas vidas, a oportunidade de conhecer histórias de vida de outros, o poema de autoria da Karoline e a pró-atividade dos grupos em se interessar na intervenção no supermercado em relação ao corte de árvores.
Houveram críticas justamente pelo corte das árvores no estacionamento do supermercado e a falta de responsáveis. Também criticou-se a gestão do tempo na apresentação das biografias e a ausência de pessoas na aula.
As perguntas foram:
Como fazer políticas públicas favoráveis a todos?
Haverão aulas expositivas?
Estamos a conhecer nossa sociedade e trabalhar juntos?
Políticas públicas para quem, porque e como?
Em relação as propostas:
- Não ter prova
- Primeiramente aula expositiva e depois discussão do tema
- Os grupos responsáveis pela aula poderiam trazer dinâmicas para animar o início da aula
- Mais sugestões de leitura
- Aulas mais voltadas à legislação
- Intervenção em Itatinga para divulgação do espaço a ser aberto a comunidade
- Expandir a metodologia desse disciplina para outras
***************************************************************************************
Por favor, Manuela, Pedro e Daniel, coloquem a resenha apresentada hoje, sobre a aula passada, aqui ou na aula passada
Aula 5
Seguem os textos prometidos para leitura em setembro: Joseph Beuys - A Revolução Somos Nós e
Como Hacer un Proyecto escrito por uma ONG do campo popular da Costa Rica.
Ambos os textos objetivam contribuir para os trabalhos dos grupos, de setembro, para elaboração da MIP.
Postarei textos para fichamentos que visam ajudar tb na fundamentação da MIP, mas principalmente na elaboração do texto que vcs estão escrevendo (o segundo deste semestre) sobre "Novo Código Florestal e a Constituição do Brasil: como ficam as árvores?".
Para auxiliar nas reflexões e estudos de cada grupo ofereci, na última aula, dois textos, um para metade dos grupos e outro para a outra metade:
"Guia para a aplicação da Nova Lei Florestal em Imóveis Rurais", do Imaflora (vejam esta e outras publicações no site deste Instituto - www.imaflora.org.br e no youtube, vejam vídeos relacionadas ao novo Código Florestal - https://www.youtube.com/watch?v=IjM9xdo9jTI&feature=youtu.be
e o livro do ISA "Plantando florestas, mudando vidas", que busca dar voz às pessoas que participaram das formações de Agentes e Educadores Socioambientais do Xingu, com entrevistas realizadas entre 2007 e 2009, em 15 municípios matogrossenses localizados na bacia do Rio Xingu. Organizado por três autores, dois dos quais formados aqui na Esalq, em engenharia florestal e agronômica, através de entrevistas, contam histórias e relatam experiências que viveram durante e após o processo formativo - https://www.socioambiental.org/pt-br/o-isa/publicacoes/plantando-florestas-mudando-vida.
Nas aulas dos dias 21/09 e 05/10 entraremos nesse tema: "Novo Código Florestal e a Constituição do Brasil: como ficam as árvores?". No 21/09 teremos uma convidada da área jurídica para auxiliar na ampliação de nossos repertórios sobre hierarquia das leis e funcionamento do Estado brasileiro.
Nas aulas de 14 e 28/09 estaremos tendo a oportunidade de participar em nossa sala de aula das Oficinas "gerenciamento de stress" e "Empatia na vida profissional e cidadã" - enviarei oportunamente mais informações para vocês.
Vejam tb: https://www.youtube.com/watch?v=Za2M6t78n_o
https://www.youtube.com/watch?v=6uNzHUGbYSM e tantos outros com visões polêmicas e oportunidades de aprendizados sobre elas e sobre a legislacão florestal.
Na aula de 31/08 faltaram: Nazir, Carol, Nathanael, Marcos, Lucas - por favor fiquem atentos ao andamento do curso.
Thiago, Yuri e Yasmin, por favor postem a resenha da aula de hoje, aqui ou na próxima aula, mas a apresentação para a sala, ainda estou conversando com Rachel, que coordenará a Oficina do dia 14/09, se será melhor ser feita no dia 14 ou apenas no dia 21, junto com a apresentação da aula do dia 14, aser feita por Bianca, Mayara e Laís.
Qualquer dúvida escrevam para meu email: sorrentino.ea@gmail.com
Leiam o que conseguirem, para captar a história de Beuys, mas especialmente do final da p. 40 até a 43 e as páginas 49 a 55.
Este pequeno roteiro em espanhol, escrito em linguagem simples para agricultores da Costa Rica, pode ser útil para vocês pensarem na estrutura da formulação escrita da proposta de MIP.
Outros exemplos podemos colocar aqui, mas o mais importante é vocês definirem o que desejam fazer e depois se dedicarem a sistematizar as ideias.
Textos para leitura e fichamento. Escolham aquele(s) de seu interesse.
Aula 9 05/10 e palestra que fiz
Não deixem de postar as resenhas de cada aula. Consideraremos como aula 8 o conjunto de atividades realizadas com o apoio do Instituto Visão Futuro e o estudo do meio/ensino por solução de problemas realizado no sábado.
A palestra que fazia para vocês na aula de 05/10 e senti desmotivação da classe, realizei-a por inteiro na Escola do Legislativo de Piracicaba. Para aqueles e aquelas com interesse em conhecer o raciocínio completo que tentei expressar na aula, podem acessar pelo link:
Se tiverem interesse em conversar mais detalhadamente sobre esse tema de política pública (PP), que permite uma compreensão mais aprofundada sobre as conexões entre Utopia e Pedagogia, por meio da PP e seus instrumentos, permanecerei a disposição.
Segue um material interessante:
Novo post em Conexão Planeta
Estações de metrô de Londres ganham horta comunitária e miniusinas solares
por Suzana CamargoAo lado das plataformas, couve, repolho, manjericão, tomilho, lavanda. Tudo cuidado pela comunidade, que participa ativamente do projeto Energy Garden, que traz benefícios para todos!
Suzana Camargo | outubro 5, 2017 às 10:59 am | Tags: comunidade, energia solar, estação, horta comunitária, Londres, Metrô, plataforma, usina | URL: http://conexaoplaneta.com.br/?p=367520 Comente Ver todos os comentários para a Aula 10 - 19/10
Conforme combinamos, estou postando dois textos produzidos pela Oca. Este primeiro com os conceitos que fundamentam o fazer educador ambientalista da Oca e o próximo com o método em construção, que acreditamos possa conter os passos importantes a serem dados em intervenções pesquisantes de EA.
Por fim, posto um sobre Ensinagem na Educação Superior, para vocês ampliarem repertórios na área de educação.
Prova
Tomando por base o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e a Carta da Terra, a literatura e atividades apresentadas para a classe, bem como seus estudos e a sua capacidade de pensar no assunto a partir do vivenciado neste semestre, responda as seguintes questões:
1. "Responsabilidade": o que é?
2. "Responsabilidade Global": dialogando com a literatura estudada escreva sobre como ela pode se realizar?
3. O que são Sociedades Sustentáveis?
4. O que é a questão ambiental? o que é o ambientalismo ou ecologismo? leia na literatura anexa o capítulo 3 da tese de Tiago, a introdução do Rumo ao Paraíso e outros textos sugeridos pela disciplina e responda dialogando com eles.
5. Dialogando com a literatura apresentada pela disciplina escreva sobre "educação" e sobre como ela pode auxiliar em processos de transição para as sociedades sustentáveis descritas no item anterior. Não seja genérico. Procure exemplificar objetivos e processos educadores que possibilitem realizá-los.
6. Como você percebe a sua responsabilidade no processo educador que estamos vivenciando neste semestre, nesta disciplina, para atingir tudo que você respondeu acima?
7. Como a árvore, a floresta e os conhecimentos técnicos específicos que você vem adquirindo no curso de engenharia florestal podem por você serem utilizados para materializar as suas respostas às questões acima?
Em anexo coloquei a tese inteira Espiritualidade Laica e EA. - leiam o capítulo 3. Se tiverem interesse no tema, leiam toda ela e também a encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, textos na mesma linha, de outras tradições religiosas e espirituais, ou mesmo, para ateus e agnósticos, leiam o excelente livro de Bertrand Russel A Conquista da Felicidade. Também anexei uma pequena introdução do livro Rumo ao Paraíso, de John McCormick. Se quiserem ler mais sobre o movimento ecológico ou ambientalista, leiam o livro todo, que é publicado pela Relume Dumará. Tem tb outras opções boas e de fácil leitura para ampliar o repertório sobre este campo: O que é Ecologia (Antonio Lago e José Augusto Pádua) e outros, que se tiverem interesse me procurem para pedir referências.
Segue cap 7 tese tiago
A aula iniciou-se com 2 vídeos sobre agroecologia. Posteriormente o grupo responsável pela resenha se apoderou do espaço, retomando a aula passada, compartilhando as avaliações da disciplina e realizaram a "dinâmica dos problemas" com a turma. Apresentação sobre Educação em Agroecologia - práticas e saberes na perspectiva contra hegemonia (CBA-Marcos Sorrentino) e inicio da discussão sobre os livros: Guia para a aplicação da Nova Lei Florestal em Imóveis Rurais e Plantando florestas, mudando vidas. Sorrentino reforçou as datas da visita por Piracicaba, que foi realizada no fim de semana do dia 7 e 8 de Outubro.
Para a aula do dia 19/10 ficou combinado que os grupos preparariam um vídeo de 1 min com a emergência da ideia da intervenção, assim como os tópicos importantes que os alunos deveriam se atentar para elaborar e analisar a intervenção, como: Problemática; Local; Sonho/Utopia; Mergulho em si; Atores sociais; Método; Produto(s) Educativo(s); Relatos Descritivo Analítico.AVALIAÇÃO
Felicito:
- Lanche;
- Dinâmica dos problemas; 2
- Vídeos;
- Profundidade da discussão e reflexão na aula, necessária e interessante; 4
- Crítica do professor sobre a ignorância dos alunos da ESALQ sobre Piracicaba;
- Oportunidade de realizar uma visita por Piracicaba; 2
- Esclarecimento dos trabalhos;
- Aula expositiva, com conteúdo novo; 2
- A volta do professor;
Critico:
- Falta de organização do programa das aulas;
- Baixa participação da turma;
Proponho:
- Avisar com mais antecedência sobre a excursão;
- Aula começar as 8:30 e terminar 11:30;
- Organização do programa da disciplina;
- Possibilidade de contato com os ex-alunos esalqueanos que trabalharam na elaboração das atividades no Xingu descritas no livro “Plantando árvores, mudando vidas”;
- Outras aulas expositivas e em que esse pensamento crítico seja estimulado;
Aula 8
Instituto Visão Futuro e Gerenciamento do stress - dias 14 e 28/09.
Estudo do Meio e Ensino por Solução de Problemas.
Visita ao Tanquã (Tanquam) e à cidade de Anhembi, no dia 07/10.
pastas de cada estudante
Thiago, a proposta da MIPitanga foi muito boa, mas o relatório deixa muito a desejar. Você, Yuri e Yasmin podem aprofundar em muito e tenho certeza que não perderão nada se assim o fizerem.
Yuri, como disse nos comentários no início do Curso, tinha maiores expectativas em relação a você trazer os seus escritos para o diálogo. Vc conseguiu ver Humanos, do mm autor de Home?
Yuri, vc está pensando implantar em algum lugar esse modelo florestal? Foi vc que o desenvolveu? vamos conversar mais sobre isto.
Marcela, não encontrei os seus outros fichamentos e a prova, nem aqui nem entre os materiais escritos que ainda estão comigo. Se os tem em papel, por favor leve para a px aula. Abraço,
Yasmin, o relatório sobre a vivência no ERÊ está muito bom. O da MIP esperava muito mais, mas acredito que vc, Yuri e Thiago ainda estejam trabalhando nele. Aguardo-o, assim como outros textos sobre as leituras realizadas e a prova.
Bruna, seus fichamentos, impressos e os aqui postados no stoa, são densos, sinceros e carregam os desafios de sua utopia. Continue assim.
Em "É importante ainda, avaliar os conflitos de uma forma educadora, tal como diz Daniel Brandão e Rogério Renato Silva em “Avaliação Educadora”, isto é, medir, descrever e julgar menos para aprender mais" não entendi se foi retirado do artigo de Malagodi ou no de Brandão e Silva. Se destes, falta a referência bibliográfica .
Samuel, super legal a sua análise de conjuntura e a utopia enunciada. Mas ficou nisto? não vi o restante de seus escritos e aguardo o relatório da MIP. Sua presença em sala de aula, sua atenção atenta foram importantes para o grupo, mas fiquei na expectativa de uma contribuição ampliada, pois com isto vc também ampliaria as suas oportunidades de aprendizado.
Bianca, gostei muito do seu diário de bordo. Dos textos que escreveu a partir das leituras de filmes e artigos. Na prova acredito que perdeu um pouco o fôlego e dialogou pouco com a literatura. Aguardo ainda o relato da MIP. Bom trabalho!
Vinicius, interessantes e profundas as suas anotações no Diário de Bordo. Gostaria de ter mais material para ler. Fiquei aguardando. Sinto por não termos tido mais tempo para dialogar. Aproveitem o relato da MIP para colocarem melhor as ideias do grupo.
Vinicius, fiz meus comentários sobre a sua prova na versão escrita que entregou. Veja se tem dúvida e me procure.
Marcos, lamento não ter conseguido motivá-lo a se envolver com a problemática trabalhada pela disciplina. Acredito que você teria muito a contribuir com a turma e a aprender no processo.
Pedro, sua prova não está nada boa. Há trechos que são cópias sem citação de fonte. Sugiro que a refaça, lendo a literatura sugerida em aula, e entregue novamente. Venha conversar. A sua postura em sala de aula, agora percebo, já revelava que não estávamos conseguindo motivá-lo. Acredito que mereceríamos (eu e a sala) pelo menos um retorno crítico seu. Poderia ter vindo conversar e dizer do que não estava gostando. Quando você se envolveu, demonstrou a sua criatividade e capacidade de aprender, mas infelizmente foram poucos os momentos.
Não entendi pq postou o pdf do livro encontros e Caminhos e gostaria de saber a autoria do texto do outro produto educativo, assim nomeado por vc.
Aguardo o relato crítico e conceitual da MIP de seu grupo.
Larissa, que bom ver que você se esforçou para fazer fichamentos, diário de bordo, Mip e a prova, além de ter sido assertiva para que realizássemos o nosso dia de campo, mesmo com pouca gente e embaixo de chuva.
No conteúdo da prova acredito que você ainda possa se aplicar mais. relendo-a e procurando trazer um maior diálogo com a literatura e tb procurando corrigir a utilização de conceitos como preservação, quando talvez fosse mais adequado o de conservação, ou o de educação como sinônimo de transmissão de conhecimentos, qdo o mai adequado seria ode contribuir para que os participantes construam conhecimentos a respeito de um determinado assunto ou problemática. Reveja tb alguns erros de digitação com o a palavra "sépticos" qdo acredito que vc queria escrever "'eticos".
Ainda aguardo o texto sobre a MIP.
Lais, gostei muito de seu texto sobre utopia e dos demais escritos. na prova aguardava ainda mais diálogo com a literatura sugerida ao longo da disciplina. E a MIP?
Fico feliz por vc não ter desistido do curso e estar px de se formar.
Nathanael, gostei muito de sua participação e produção (conjuntura, biografia e utopia) no início do curso. Pena que ela não se manteve. Reafirmo a minha expectativa sobre a MIP sua, de Samuel e Yuri. Aguardo um bom relato.
Reinaldo, as minhas sugestões à produção sua neste semestre segue no material impresso que me entregou. Quero aqui apenas elogiar o seu esforço na MIP e por esclarecer dúvidas pessoalmente bem como por saber sobre o andamento do seu aproveitamento na disciplina. Aguardo o relato da MIP.
Mayara, gostei muito de sua prova. Alguns erros de digitação que não comprometem, mas merecem ser revistos. Por exemplo, na pergunta 6 vc fala do capítulo 3 da tese de Vinicius. Acredito que era de Tiago. Por falar na tese dele,a credito que você ainda possa extrair mais subsídios para o seu texto. Na última questão gostaria tb de ler mais sobre as suas ideias. Lhe agradeço pela atenção atenta em sala de aula e pelos esforços no aprimoramento da escrita. Isto nos anima a continuar.
Mayara, bom vc trazer o desenho, perspectivas sobre a disciplina, análise do plano de aulas e biografia. Gostaria de ler tb o fichamento de outras leituras. E aguardo o relato da MIP, com a devida fundamentação.
Karoline, seus textos iniciais, inclusive o poema, me animaram. A MIP tb, mas fico aguardando o relato crítico dela, trazendo, assim como na prova, que ainda não encontrei, o diálogo com a literatura da área. Bom trabalho,
Manuela, por favor explique o que é "transpassar" (termo por vc utilizado várias vezes na prova) e a sua relação com educação. Reveja a prova toda, pois acredito que você tem condições de fazer algo muito melhor. Aguardo também o relato da MIP do seu grupo.
Rebecca, aguardava um diálogo maior com a literatura, citando-a e referenciando-a no seu texto. Sugiro aprofundar na literatura visitada durante o curso, seja em fichamentos individuais, seja na prova ou na fundamentação da MIP. Independentemente disto, quero expressar a minha alegria e agradecimento a vc, Larissa, Bruna e Yuri por terem aceitado o convite para o estudo do meio naquele sábado de chuva no Tanquã.
Nazir
Mayara Rubia, gostei da análise de conjuntura e utopia. Não consegui abrir o questionário. Lamento não ter encontrado mais nenhum escrito seu. Aguardo pelo menos o texto relato da MIP. Procurem trazer nele os resultados de seus fichamentos. Também não encontrei a sua prova.
Arnaldo
Lucas