Fitopatologia e Nematologia
A disciplina visa capacitar o aluno a reconhecer e resolver os problemas fitopatológicos que afetam as principais grandes culturas.
Treinamento em técnicas de fitopatologia e nematologia, permitindo aos alunos tomar contato com as principais técnicas experimentais utilizadas nos estudos dos mais importantes agentes causais (fungos, procariotos, vírus, nematóides) de doenças de plantas.
Capacitar o aluno para o entendimento dos conceitos e princípios fundamentais da fitopatologia. Conscientizar o acadêmico sobre a importância das doenças no processo produtivo. Prover conhecimentos sobre a interação patógenos-hospedeiros, métodos de diagnose e manejo de doenças visando a redução dos danos às culturas.
: Dotar os alunos de conhecimentos básicos sobre os diferentes grupos de microrganismos e suas atividades nos principais processos biológicos que se desenvolvem no ambiente.
Ministrar conhecimentos essenciais sobre os principais grupos animais, destacando sua importância econômica e ecológica no Brasil.
Ministrar conhecimentos essenciais sobre nematóides do solo, com destaque especial dos grupos nocivos à agricultura encontrados no Brasil, incluindo métodos de controle e revisão da literatura mais recente.
- Fornecer informações taxonômicas básicas sobre os principais grupos de microorganismos (fungos, bactérias, protozoários, vírus, viróides e príons) e destacar sua importância para as Ciências Agronômicas e Florestais com exemplos pertinentes a estas áreas. -Capacitar o aluno em técnicas elementares de microbiologia
Microbiologia Geral: Disciplina do curso de Ciência Biológicas Noturno - ESALQ/USP
Oferecer aos alunos conhecimentos atualizados sobre Zoologia Aplicada à Engenharia Agronômica e Florestal, portanto enfatizando os grupos animais e as espécies mais importantes ocorrentes no ambiente rural.