Fitopatologia e Nematologia
Ajuda com Pesquisar cursos
A disciplina visa capacitar o aluno a reconhecer e resolver os problemas fitopatológicos que afetam as principais grandes culturas.
Treinamento em técnicas de fitopatologia e nematologia, permitindo aos alunos tomar contato com as principais técnicas experimentais utilizadas nos estudos dos mais importantes agentes causais (fungos, procariotos, vírus, nematóides) de doenças de plantas.
Capacitar o aluno para o entendimento dos conceitos e princípios fundamentais da fitopatologia. Conscientizar o acadêmico sobre a importância das doenças no processo produtivo. Prover conhecimentos sobre a interação patógenos-hospedeiros, métodos de diagnose e manejo de doenças visando a redução dos danos às culturas.
: Dotar os alunos de conhecimentos básicos sobre os diferentes grupos de microrganismos e suas atividades nos principais processos biológicos que se desenvolvem no ambiente.
Ministrar conhecimentos essenciais sobre os principais grupos animais, destacando sua importância econômica e ecológica no Brasil.
A disciplina visa transmitir conceitos de Patologia Florestal que permitam o aluno reconhecer os principais tipos de doenças arbóreas, bem como eleger os princípios e métodos de controle mais apropriados a serem adotados em cada caso.  O aprendizado se dá mediante estudos de pré-casos identificados pelos alunos, onde são analisados indivíduos arbóreos doentes encontrados no campus ou em outra localidade. Os estudos, que serão apresentados oralmente ao final da disciplina, devem abordar descrição detalhada de  sintomatologia, procedimentos de análises clínicas realizadas no laboratório sob supervisão do professor e da monitora (Lillian Bibiano), etiologia, ciclo da doença e princípios e métodos de controle. 
Ministrar conhecimentos essenciais sobre nematóides do solo, com destaque especial dos grupos nocivos à agricultura encontrados no Brasil, incluindo métodos de controle e revisão da literatura mais recente.
- Fornecer informações taxonômicas básicas sobre os principais grupos de microorganismos (fungos, bactérias, protozoários, vírus, viróides e príons) e destacar sua importância para as Ciências Agronômicas e Florestais com exemplos pertinentes a estas áreas. -Capacitar o aluno em técnicas elementares de microbiologia
Microbiologia Geral: Disciplina do curso de Ciência Biológicas Noturno - ESALQ/USP
Oferecer aos alunos conhecimentos atualizados sobre Zoologia Aplicada à Engenharia Agronômica e Florestal, portanto enfatizando os grupos animais e as espécies mais importantes ocorrentes no ambiente rural.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP