Diagrama de temas
-
Tema: Introdução à disciplina e aos mapas conceituais.
Bibliografia:
NOVAK J.D. e CAÑAS A.J. 2010. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, 5(1): 9-29 (Moodle).
Filmes de apoio:
Tutoriais mapas conceituais (http://www.mapasconceituais.com.br/author/admin/)
Dinâmica:
Aula expositiva
Compromisso do aluno: acessar e estudar os tutoriais sobre mapas conceituais.
-
Tema: A situação dos povos indígenas e tradicionais no Brasil
Bibliografia:
POZZOBON, J. 2013. Vocês Brancos não têm Alma. In: Vocês Brancos não têm Alma. São Paulo: Instituto Socioambiental. pp. 43-57 (Moodle)
Filmes de apoio:
Nações Indígenas - Manuela C. da Cunha (https://www.youtube.com/watch?v=mTlcoJv8kwM)
Intérpretes do Brasil - Saberes, por Manuela Carneiro da Cunha (https://www.youtube.com/watch?v=-PZWDWupnWQ)
Dinâmica: Exibição de filmes e debate em sala
Compromisso do aluno: assistir aos tutoriais sobre mapas conceituais (Aula 1)
-
Tema: Revolução Neolítica
Bibliografia:
HAVILAND W.A. et al. 2011. A Revolução Neolítica: domesticação de plantas e animais. In: Princípios de Antropologia, W.A. Haviland et al. (Eds). São Paulo: CENGAGE Learning. pp. 119-144 (Moodle).
Filmes de apoio:
1) Saindo do Jardim do Éden e 2) Home
Dinâmica: Aula expositiva e mapeamento conceitual
Compromisso do aluno: ler texto da aula e assistir aos tutoriais sobre mapas conceituais (Aula 1)
-
Semana de GA (conta como atividade de EH)
Bibliografia: HAVILAND et al. 2011. Evolução Humana. In: Princípios de Antropologia, W.A. Haviland et al. (Eds). São Paulo: CENGAGE Learning. pp. 87-118 (Moodle).
Compromisso do aluno: assistir à palestra da semana de GA correspondente ao horário da disciplina e assinar a lista de presença. Preparar um mapa conceitual em grupo sobre a bibliografia da aula e entregar até 1/9, via Moodle. Na Semana da Pátria, visitar a exposição “Do Macaco ao Homem” no Catavento Cultural (http://www.cataventocultural.org.br).
-
Tema: Cultura e adaptação humanas.
Bibliografia:
HAVILAND W.A. et al. 2011. Características da Cultura. In: Princípios de Antropologia, W.A. Haviland et al. (Eds). São Paulo: CENGAGE Learning. pp. 189-208 (Moodle).
Filmes de apoio:
A Caverna dos Sonhos Esquecidos - W. Herzog
Dinâmica: Aula expositiva e mapeamento conceitual.
Compromisso do aluno: ler texto da aula e assistir aos tutoriais sobre mapas conceituais (Aula 1)
-
AULA 6 - A MELIPONICULTURA COMO UMA ATIVIDADE TRADICIONAL
Método: Aula expositiva e mapeamento conceitual
Objetivos:
· Apresentar uma atividade tradicional comum a diversos países, e que propicia geração de renda e conservação de espécies de polinizadores através de um estudo de caso.
· Caracterizar as relações entre comunidades tradicionais, conservação biológica e tradições culturais
Bibliografia:
Leitura obrigatória:
- VILLAS-BÔAS, J. K. As abelhas nativas e a experiência da meliponicultura. In: VILLAS-BOAS, André. Xingu: Histórias dos Produtos da Floresta. São Paulo: ISA, 2017. cap. 3, p.93-120.
Leitura Complementar:
CAMARGO, João MF; POSEY, Darrell A. O conhecimento dos Kayapó sobre as abelhas sociais sem ferrão (Meliponidae, Apidae, Hymenoptera): notas adicionais. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Nova série. Zoologia, v. 6, n. 1, p. 17-42, 1990. -
Tema: trocas e subsistência
Bibliografia:
HAVILAND W.A. et al. 2011. Troca e Subsistência. In: Princípios de Antropologia, W.A. Haviland et al. (Eds). São Paulo: CENGAGE Learning. pp. 263-291 (Moodle).
Dinâmica: Aula expositiva e mapeamento conceitual; instruções para a elaboração da “cola oficial”
Compromisso do aluno: ler texto da aula e assistir aos tutoriais sobre mapas conceituais (Aula 1)
-
Todas as leituras anteriores, debates em sala de aula e informações da exposição “Do Macaco ao Homem”.
Compromisso do aluno: trazer “cola oficial”
ATENÇÃO: a consulta a seu MC durante a prova estará condicionada: 1) ao preenchimento do quadro desta página e 2) a impressão/confecção de seu MC no verso dessa folha. NÃO USE 2 FOLHAS!!
Caso as regras não sejam seguidas, a cola oficial será anulada e, dependendo da gravidade da falta cometida (mais de 25 conceitos, frases ao invés de conceitos, frases de ligação com conceitos, entre outros), a prova também.
Somente uma folha será admitida como cola oficial da P1 e deverá ser entregue junto com a prova!!
-
Tema: Antropologia Ecológica: Sistemas Adaptativos Complexos
Bibliografia:
MORAN, E.F. 1994. Teorias da Interação Homem/Hábitat + Da Ecologia Cultural à Antropologia Ecológica. In: Adaptabilidade Humana. pp. 81-92 (Moodle).
NEVES, W. 2002. Antropologia Ecológica. São Paulo: Ática. 2a edição. pp. 39- 56 (Moodle).
Filme de apoio:
The Use and Abuse of Vegetational Concepts
Dinâmica: Exibição de filme de apoio e mapeamento conceitual
Compromisso do aluno: ler textos da aula
-
Apresentação de estudo de caso no Vale do Ribeira (SP); exibição de filme de apoio; mapeamento conceitual
Compromisso do aluno: ler texto da aula
MUNARI, L.C. 2010. Ecologia Histórica: uma ferramenta para entender as mudanças. In: Memória Social e Ecologia Histórica. A agricultura de coivara das populações quilombolas do Vale do Ribeira e sua relação com a formação da Mata Atlântica local. Dissertação (Mestrado em Ecologia), Universidade de São Paulo. pp. 29-39 (Moodle).
Filme de apoio: Sistema Agrícola Quilombola (ISA)
-
Tema: Etnobiologia
Bibliografia:
PRADO, H. M., MURRIETA, R. S S. 2015. A Etnoecologia em Perspectiva: origens, interfaces e correntes atuais de um campo em ascensão. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. XVIII, n. 4, p. 139-160 (Moodle).
Filme de apoio:
Conhecimentos Tradicionais e Pesquisas Implicadas - Manuela Carneiro da Cunha (https://www.youtube.com/watch?v=2Sgbk6Siws4)
Dinâmica: Aula expositiva e mapeamento conceitual.
Compromisso do aluno: ler texto da aula e ver filme de apoio
-
Tema: Segurança alimentar e agrobiodiversidade
Bibliografia:
ENRIQUEZ, A. S. 2017. Bases teóricas e conceptuais. O arcabouço analítico. In: Uso e gestão florestal na Reserva de Biosfera Ciénaga de Zapata, Cuba: interações entre o homem e a floresta. Tese de Doutorado em Ambiente e Sociedade, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/UNICAMP). pp. 20-38 (Moodle).
Filme de apoio:
Foundations of Environmental Anthropology – Eduardo Brondízio (http://www.sesync.org/events-announcements/thu-2016-02-11-1624/immersion-lecture-foundations-of-environmental-anthropology)
Dinâmica: Mapeamento conceitual.
Compromisso do aluno: ler texto da aula
-
Tema: Agrobiodiversidade e segurança alimentar
Bibliografia:
SANTILLI, J. 2012. A Lei de Sementes brasileira e os seus impactos sobre a agrobiodiversidade e os sistemas agrícolas locais e tradicionais. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum, Belém, v. 7, n. 2, p. 457-475 (Moodle).
Dinâmica: Exibição de filme de apoio e mapeamento conceitual
Compromisso do aluno: ler texto da aula
-
Todas as leituras anteriores, mapas conceituais e debates em sala de aula.
Compromisso do aluno: trazer "cola oficial"