Apresentar temas relacionados à educação e metodologia do ensino superior, de forma a possibilitar ao discente uma reflexão sobre o papel da educação em nível superior na atualidade. Oferecer a compreensão do papel da ciência contemporânea em sua influência no ensino superior a partir de uma abordagem crítica das práticas e aspectos éticos e epistemológicos do ensino. Promover a prática de estratégias de ensino e acompanhamento do aprendizado. Apresentar temas relacionados ao ensino superior e sua relação com a pesquisa acadêmica. Promover a troca de experiências pedagógicas entre docentes experientes e futuros docentes.
Apresentar temas relacionados à educação e metodologia do ensino superior, de forma a possibilitar ao discente uma reflexão sobre o papel da educação em nível superior na atualidade. Oferecer a compreensão do papel da ciência contemporânea em sua influência no ensino superior a partir de uma abordagem crítica das práticas e aspectos éticos e epistemológicos do ensino. Promover a prática de estratégias de ensino e acompanhamento do aprendizado. Apresentar temas relacionados ao ensino superior e sua relação com a pesquisa acadêmica. Promover a troca de experiências pedagógicas entre docentes experientes e futuros docentes.
O objetivo desta disciplina é introduzir os alunos às ideias, os fundamentos e aos modelos de Sistemas Complexos numa perspectiva interdisciplinar. Com isso, os estudantes se apropriam dos conceitos básicos e gerais de sistemas complexos bem como das técnicas de modelagem mais usuais. Assim, espera-se que eles sejam capazes de propor e desenvolver projetos de pesquisa dentro da abordagem de sistemas complexos.