Esta disciplina pretende apresentar, através de vários exemplos, a noção de modelagem em sistemas complexos. Paralelamente à exposição de modelos ilustrativos, apresenta-se ferramentas básicas que contribuem para enfrentá-los.
O objetivo desta disciplina é introduzir os alunos às ideias, os fundamentos e aos modelos de Sistemas Complexos numa perspectiva interdisciplinar. Com isso, os estudantes se apropriam dos conceitos básicos e gerais de sistemas complexos bem como das técnicas de modelagem mais usuais. Assim, espera-se que eles sejam capazes de propor e desenvolver projetos de pesquisa dentro da abordagem de sistemas complexos.

Equações diferenciais: Breve revisão de cálculo diferencial e integral (uma e várias variáveis), Noções de Equações diferenciais ordinárias e parciais (modelos de crescimento populacional, interpretação da equação mestra, etc). Álgebra Linear: Matrizes e Sistemas lineares, Autovalores e Autovetores. Probabilidade: Variáveis aleatórias, Distribuições de probabilidade, Esperança matemática. Introdução à programação, Método de Monte Carlo, Cálculo numérico.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP