Mudança Social e Participação Política

Temos como proposta para a disciplina da pós-graduação, MPP5044 - Investigações sobre educação social e educação não formal no âmbito dos movimentos sociais, o exercício de investigação e pesquisa sobre ações mediadas por processos educacionais que se dão em diferentes espaços nos quais as ações de movimentos sociais são travadas na busca por melhores condições de vida.

Como o próprio título da disciplina nos remete, temos os processos investigativos como um dos eixos em que este curso está estruturado, sendo assim, ele está organizado de forma que as temáticas sobre o campo da educação não formal e da educação social serão debatidos a partir dos envolvimentos prévios dos/as alunos/as nas temáticas citadas.

O curso está estruturado de forma que cada aluna/o elencará problemas, dificuldades, curiosidades sobre o campo da educação não formal e sobre a educação social.

O curso terá seus desdobramentos a partir da interação e envolvimento dos/as alunos/as com as temáticas apresentadas.

Apresentamos abaixo os diferentes momentos do curso:

01- Conhecimento do envolvimento dos/as alunos/as com as temáticas a serem debatidas por meio de questionário investigativo;

02- Elaboração de um memorial de cada aluno/a relacionando as experiências e vivências de aprendizagens no campo da educação não formal e educação social com a escolha pela relaização dessa disciplina;

03- Elaboração de diagnóstico investigativo por parte de cada aluno;

04- Levantamento de bibliografia a ser debatida a partir da análise do questionário investigativo e do diagnóstico realizado. A partir desse momento haverá necessidade de pesquisa nas bases de dados científicos buscando publicações (artigos em periódicos, livros, dissertações e teses) tendo como diretriz a temática escolhida, que deverá ser utilizada como palavra-chave, considerando o período  a partir de 1960 e até os dias atuais como temporalidade para a pesquisa nas bases de dados. Dessa pesquisa inicial, os alunos/as deverão elaborar um relatório para entrega contendo os títulos das obras encontradas, autores, tipo de obra, data e citação da mesma, seguindo ABNT, conforme o modelo da tabela abaixo: 

DATA

TÍTULO

AUTOR

TIPO PUBLICAÇÃO

CITAÇÃO ABNT

 

 

 

(Ex: artigo, livro, dissertação, tese)

 

05- Elaboração de um plano de ação possível de ser realizado com a intenção de favorecer ou possibilitar uma mudança no projeto/programa/comunidade escolhida. Esse plano deve fundamentar-se na bibliografia fundamental realizada nas bases de dados (sendo o mínimo de 06 obras para àqueles que optarem por trabalhar com artigos ou 02 obras para àqueles que optarem por trabalhar com livros, dissertações e/ou teses completas) de forma a articular a bibliografia com o plano de ação.

Abaixo apresentamos o cronograma com datas já definidas.  A versão final com os temas e textos de cada uma das aulas estará disponível após o primeiro encontro. no dia 14 de agosto.

 Cronograma de Atividades

Dias e horários.

Sextas-feiras - Horário: das 14h às 18h – Horas utilizadas para o desenvolvimento de aulas expositivas, palestras, debates e atividades de estudo e atividades de campo e para a organização e elaboração de trabalhos da disciplina.

AGOSTO

Aula 1: 14/08 – Apresentação da disciplina, da dinâmica de estudos e das tarefas e estratégias de avaliação.

Tema: Pesquisas e pesquisadores recentes no campo da educação social e educação não formal.

Aula 2: 21/08 – Tema:

Aula 3: 28/08 – Tema:

SETEMBRO

Aula 4:  04/09 – Palestra e debate - Tema:

 Aula 5:11/09 - Tema:

 Aula 6: 18/09 – Tema:

 Aulas 07 e 08:  25 e 26/09 - Atividades em campo para coleta de dados e elaboração de pesquisa.

OUTUBRO

Aula 9:  02/10 - Palestra  e debate:  

Aula 10: 09/10 - Atividades de orientação individual e coletiva.

Aulas 11: 23/10 - Atividades de orientação individual e coletiva.

Aula 12: 30/10 - Seminário de encerramento da disciplina com apresentação de trabalhos, palestra e debates na IV Jornada de investigações sobre educação social e educação não formal no âmbito dos movimentos sociais