Kursthemen
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OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de: 1) descrever as diferentes estruturas celulares, incluindo composição, estrutura/morfologia, localização celular e funções e estabelecer sua relação com as membranas celulares e diferentes organelas; 2) descrever as diferentes formas de interação célula-célula e célula-meio extracelular; 3) explicar os processos de transporte intracelular e organização do citoesqueleto e sua relação com a forma e os movimentos celulares; 4) explicar os processos básicos da biologia do desenvolvimento, incluindo a formação de gametas, a fecundação, desenvolvimento embrionário inicial e formação dos tecidos e anexos fetais; 5) relatar os princípios básicos da expressão gênica e transmissão genética, incluindo a síntese de DNA, RNA e proteínas; 6) relacionar a estrutura da mitocôndria e sua origem endossimbiótica com sua função de síntese de energia; 7) descrever e comparar diferentes processos de proliferação e morte celular;
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Notícias e avisos
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Fórum a ser utilizado para discussões entre os estudantes em relação conteúdo e material de estudo para postar perguntas e sanar dúvidas. As discussões serão acompanhadas pelo docente que intervirá quando julgar necessário. A participação e qualidade das discussões poderão ser utilizadas como parte da pontuação para geração de nota.
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Teste 1 Membrana celular
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Teste 2 Organelas
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Teste 3 Sinalização celular
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Teste 4 Citoesqueleto e Matriz extracelular
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Teste 5 Gametogênese e fecundação
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Teste 6 - Desenvolvimento
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Introdução à disciplina
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Programa da disciplina com o calendário de distribuição das aulas (temas) e provas ao longo do semestre, além de normas e informações sobre a disciplina.
É de responsabilidade do aluno tomar ciência das informações. O desconhecimento do programa e das normas não será aceito como justificativa para seu não cumprimento.
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Membrana celular
Capítulo 5 Membrana plasmática pgs 83-86, 88-89, 90, 95, 97-103
• Objetivos da aula – os estudantes deverão ser
capazes de...–Descrever a estrutura da membrana celular incluindo seus componentes e sua organização espacial
–Explicar as funções das membranas celulares e estabelecer a relação com as funções dos seus diferentes componentes
–Listar e explicar as diferentes propriedades das membranas celulares
–Descrever as formas de transporte de substâncias através de membrana, considerando o tipo e quantidade de substância e o gasto energético
–Relatar e explicar as especializações das membranas relacionando sua estrutura e suas funções para a célula.
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Teste 1 Membrana celular
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Organelas
Capítulo 10 Organelas - retículo endoplasmático; pgs 205-208; Rugoso 209-211; 212-213 (não precisa dos detalhes de complexo Sec61, TRAP, OST, BiP, só o processo geral de síntese proteica); Liso 213-216; complexo de Golgi 216-221; Vesículas de transporte 221-222 (não precisa de COP, Snare); Endossomos e lisossomos 223-228
OBJETIVOS – ao final da aula os estudantes deverão ser capazes de …
–Definir organelas
–Evidenciar as vantagens da existência de organelas para a função celular–Relacionar as funções das organelas à estrutura da membrana celular e suas propriedades
–Descrever a estrutura/morfologia das organelas e suas funções: Retículo endoplasmático (rugoso e liso), Complexo de Golgi, Vesículas de transporte, Endossomos, Lisossomos e Peroxissomos
–Reconhecer a morfologia e indicar a localização de cada organela -
Sinalização celular
Capítulo 6 - pgs 107-114; 114 (lipossolúveis)-118
OBJETIVOS da aula - os estudantes deverão ser capazes de…
• Relacionar os diferentes tipos de sinalização celular e suas funções: endócrina, parácrina/autócrina, e neurotransmissão• Explicar como atuam os diferentes tipos de sinalização• Relatar como o tipo de ligante (natureza química do sinal) determina o tipo de receptor (localização na célula) utilizado na sinalização• Explicar o mecanismo de ação dos receptores citoplasmáticos• Explicar o mecanismo de ação dos diferentes tipos de receptores celulares de membrana (canais iônicos, proteína G, associado a enzimas)• Descrever as vias de sinalização dependentes de segundo mensageiro (cálcio e AMPc)• Explicar a transdução de sinal e amplificação de sinal-
Teste 3 Sinalização celular
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SEMANA SANTA - não haverá aula
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Citoesqueleto e Matriz extracelular
Capítulo 7 Citoesqueleto - pgs 121-122; 125-129; 133-141
Capítulo 12 Matriz extracelular - pgs 247-255
•OBJETIVOS da aula – os estudantes deverão ser pazer de…–Descrever os componentes do citoesqueleto (microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários), suas funções e como são formados–Descrever as estruturas celulares formadas pelo citoesqueleto (cílios/flagelos, centríolos/corpúsculos basais e microvilos) e suas funções–Relatar o papel das proteínas associadas ao citoesqueleto (miosina 2 e dineína) nos diferentes tipos de movimentos celulares (com e sem alteração de forma celular)–Citar e descrever as proteínas motoras (cinesina e dineína) e explicar sua atuação no transporte intracelular de organelas/vesículas–Listar e descrever os componentes da matriz extracelular: Proteínas fibrosas (colágeno e elastina); Proteínas adesivas (laminina e fibronectina); Proteínas não fibrosas (glicosaminoglicanas, proteglicanas) e suas respectivas funções–Explicar como os componentes da matriz extracelular contribuem para a variedade funcional dos tecidos–Explicar a estrutura e função das integrinas e sua relação com a interação entre matriz extracelular e o citoesqueleto-
Teste 4 Citoesqueleto e Matriz extracelular
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Gametogênese e fecundação
Livro - Embriologia Veterinária - Hyttel et al; Capítulos 4 e 5
Embriologia Básica - Moore & Persaud 5ª ed.
Capítulo 2 - pgs 16-21; 27 (transporte de gametas)-28
Capítulo 3 - pgs 32-35 (exceto clivagem)
•Objetivos – os estudantes deverão ser capazes de…– descrever as etapas da meiose (meiose I e meiose II) e explicar a função do processo meiótico– descrever o processo de formação dos gametas (gametogênese) masculino (etapas da espermatogênese) e feminino (etapas da ovogênese)– evidenciar as diferenças entre espermatogênese e ovogênse em relação ao número de gametas formados em uma divisão meiótica e ao período da vida em que ocorre a meiose em machos e fêmeas– explicar o processo de fecundação e indicar o local em que ocorre no sistema reprodutor feminino-
Teste 5 Gametogênese e fecundação
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Desenvolvimento inicial e formação dos tecidos e anexos
Livro - Embriologia Veterinária - Hyttel et al; Capítulos 6, 7, 8 e 9
Embriologia Básica - Moore & Persaud 5ª ed.
Capítulo 3 - pgs 32 (a partir de clivagem)-38; 40
Capítulo 4 - pgs 43-47
Capítulo 5 - pgs 54 (exceto linha primitiva); 58; 66-69
Capítulo 6 - pgs 72 (só fases do desenvolvimento); 75 (derivados dos folhetos)
Capítulo 8 - pgs 108; 121; 122; 125; 126; 129
Capítulo 9 - pgs 135; 144;-147
•Objetivos – os estudantes deverão ser capazes de…
Descrever o desenvolvimento embrionário inicial (pré-implantação) e as características temporais e morfológicas e local em que ocorrem no sistema reprodutor femininoExemplificar tecidos / órgãos formados a partir dos folhetos embrionários (endoderma, mesoderma e ectoderma)Explicar a diferenciação celularListar os anexos fetais, seus componentes e suas respectivas funções geraisCaracterizar os processos de gemelidade (tipos de gêmeos) e de teratologiaIndicar aplicações práticas de conhecimentos do desenvolvimento dos gametas e embrionário/fetal e relacionar a gravidade das alterações teratológicas com a fase do desenvolvimento -
PROVA 1
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Avaliação
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Núcleo - DNA e RNA - Prof Flávio Meirelles