Programação
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OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de: 1) descrever as diferentes estruturas celulares e associá-las às suas funções, incluindo composição, estrutura e funções das membranas celulares e das diferentes organelas; 2) descrever as diferentes formas de interação célula-célula e célula-meio extracelular; 3) explicar os processos de transporte intracelular e organização do citoesqueleto e sua relação com a forma e movimento celular; 4) explicar os diferentes processos de sinalização celular; 5) descrever o núcleo (estrutura e funções) e as variações observadas nas diferentes fases do ciclo celular mitótico; 6) explicar os processos básicos da biologia do desenvolvimento, incluindo a formação de gametas (meiose) em machos e fêmeas, a fecundação e o desenvolvimento embrionário inicial (clivagem até formação do blastocisto, gastrulação, dobramentos embrionários, neurulação); 7) descrever e comparar o processo de placentação em diferentes espécies animais; 8) explicar o processo de diferenciação celular.
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Notícias e avisos
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Fórum a ser utilizado para discussões entre os estudantes em relação conteúdo e material de estudo para postar perguntas e sanar dúvidas. As discussões serão acompanhadas pelo docente que intervirá quando julgar necessário. A participação e qualidade das discussões poderão ser utilizadas como parte da pontuação para geração de nota.
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Teste 1 - Membranas Questionário
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Teste 2 - Organelas Questionário
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Teste 3 - Citoesqueleto Questionário
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Teste 4 - Matriz extracelular Questionário
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Teste 5 - Sinalização celular Questionário
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Introdução à disciplina
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Programa da disciplina com o calendário de distribuição das aulas (temas) e provas ao longo do semestre, além de normas e informações sobre a disciplina.
É de responsabilidade do aluno tomar ciência das informações. O desconhecimento do programa e das normas não será aceito como justificativa para seu não cumprimento.
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Membrana celular
Capítulo 5 Membrana plasmática pgs 83-86, 88-89, 90, 95, 97-103
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser
capazes de...–Descrever a estrutura da membrana celular incluindo seus componentes e sua organização espacial
–Explicar as funções das membranas celulares e estabelecer a relação com as funções dos seus diferentes componentes
–Listar e explicar as diferentes propriedades das membranas celulares
–Descrever as formas de transporte de substâncias através de membrana, considerando o tipo e quantidade de substância e o gasto energético
–Relatar e explicar as especializações das membranas relacionando sua estrutura e suas funções para a célula.
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Teste 1 - Membranas Questionário
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Organelas
Capítulo 10 Organelas - retículo endoplasmático; pgs 205-208; Rugoso 209-211; 212-213 (não precisa dos detalhes de complexo Sec61, TRAP, OST, BiP, só o processo geral de síntese proteica); Liso 213-216; complexo de Golgi 216-221; Vesículas de transporte 221-222 (não precisa de COP, Snare); Endossomos e lisossomos 223-228
Capítulo 4 - Mitocôndrias - 71-76; 77-79
•OBJETIVOS – ao final da aula os estudantes deverão ser capazes de …–Definir organelas e evidenciar as vantagens da existência de organelas para a função celular
–Relacionar as funções das organelas à estrutura da membrana celular e suas propriedades
–Descrever a estrutura/morfologia/localização das organelas e suas funções: Retículo endoplasmático (rugoso e liso), Complexo de Golgi, Vesículas de transporte, Endossomos, Lisossomos, Peroxissomos e Mitocôndrias
–Explicar a teoria endossimbiótica do surgimento das mitocôndrias e evidenciar as características que dão suporte à teoria
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Teste 2 - Organelas Questionário
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Citoesqueleto
Capítulo 7 - pgs 121-122; 125-129; 133-141
OBJETIVOS da aula – os estudantes deverão ser capazes de…
- Descrever os componentes do citoesqueleto (microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários), suas funções e como são formados-Descrever as estruturas celulares formadas pelos componentes do citoesqueleto (cílios/flagelos, centríolos/corpúsculos basais e microvilos), sua localização e suas funções-Explicar a atuação dos componentes do citoesqueleto e proteínas associadas (dineína e miosina 2) nos diferentes tipos de movimento celular (com e sem alteração da forma celular)-Descrever as proteínas motoras (cinesina, dineína e miosina 1) e explicar sua interação com o citoesqueleto para o transporte intracelular de vesículas/organelas -
SEMANA SANTA - não haverá aula
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Matriz extracelular
Capítulo 12 Matriz extracelular - pgs 247-255
•OBJETIVOS da aula – os estudantes deverão ser capazes de…–Descrever os componentes da matriz extracelular: Proteínas fibrosas (colágeno e elastina); Proteínas adesivas (laminina e fibronectina); Proteínas não fibrosas (glicosaminoglicanas, proteglicanas) e suas respectivas funções–Explicar como os componentes da matriz extracelular contribuem para a variedade funcional dos tecidos–Descrever a lâmina basal e suas funções–Explicar a estrutura e função das integrinas e sua relação com a interação entre matriz extracelular e o citoesqueleto -
Sinalização celular
Capítulo 6 - pgs 107-114; 114 (lipossolúveis)-118
•OBJETIVOS da aula - os estudantes deverão ser capazes de…Relacionar os diferentes tipos de sinalização celular e explicar como atuamRelatar como o tipo de ligante (natureza química do sinal) determina o tipo de receptor (localização na célula) utilizado na sinalizaçãoExplicar a transdução de sinal e amplificação de sinalExplicar o funcionamento dos diferentes tipos de receptores celulares de membrana (associados a canais iônicos, a proteína G, a enzimas)Descrever as vias de sinalização dependentes de segundo mensageiro (cálcio a AMPc)Explicar o funcionamento dos receptores citoplasmáticos -
Feriado - não haverá aula
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PROVA 1
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Núcleo celular e ciclo celular - Prof Felipe Perecin