Programação
-
OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de: 1) descrever as diferentes estruturas celulares e associá-las às suas funções, incluindo composição, estrutura e funções das membranas celulares e suas especializações; 2) relatar os mecanismos de transporte de substâncias entre a célula e seu ambiente; 3) descrever as diferentes formas de interação e comunicação entre as células e o meio extracelular; 4) descrever a organização tecidual básica dos organismos animais; 5) relacionar a estrutura e função das diferentes organelas e do citoplasma para a sobrevivência celular; 6) relatar os princípios básicos da expressão gênica, incluindo a síntese de DNA e RNA; 7) descrever e comparar diferentes processos de proliferação e morte celular.
-
Notícias e avisos
-
Fórum a ser utilizado para discussões entre os estudantes em relação conteúdo e material de estudo para postar perguntas e sanar dúvidas. As discussões serão acompanhadas pelo docente que intervirá quando julgar necessário. A participação e qualidade das discussões poderão ser utilizadas como parte da pontuação para geração de nota.
-
Teste 1 Membranas Questionário
-
Teste 2 Transporte celular Questionário
-
Teste 3 Sinalização celular Questionário
-
Teste 4 Tecido epitelial e conjuntivo Questionário
-
Teste 5 Tecido Muscular e Nervoso Questionário
-
Introdução à disciplina
-
Programa da disciplina com o calendário de distribuição das aulas (temas) e provas ao longo do semestre, além de normas e informações sobre a disciplina.
É de responsabilidade do aluno tomar ciência das informações. O desconhecimento do programa e das normas não será aceito como justificativa para seu não cumprimento.
-
-
Membrana celular
Capítulo 5 Membrana plasmática pgs 83-86, 88-89 (Junqueira e Carneiro Biologia Celular e Molecular)
No Fundamentos da Biologia Celular (Alberts) Capítulo 11
•Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...– Descrever a estrutura da membrana relacionando seus componentes e sua organização espacial– Explicar como a natureza química (anfipatia) dos fosfolipídios resultam na formação de uma bicamada lipídica– Defender o conceito de que a estrutura da membrana permite o funcionamento de uma célula– Listar as funções das membranas celulares e estabelecer relação com as funções dos seus diferentes componentes- Explicar as diferentes propriedades das membranas celulares-
Teste 1 Membranas Questionário
-
-
Transporte celular
Capítulo 5 Membrana plasmática pgs 89-103 (Junqueira e Carneiro)
No Fundamentos da Biologia Celular (Alberts) Capítulo 12
•OBJETIVOS da aula – os estudantes deverão ser capazes de...–Relacionar e descrever os mecanismos de transporte de substâncias através de membrana•pequenas quantidades–transporte passivo e transporte ativo•grandes quantidades–endocitose e exocitose–Relacionar o tipo de transporte com gradiente de concentração e gasto energético, bem como quantidade e tipo de material transportado–Relatar o processo de síntese e a reciclagem de membranas–Relacionar as especializações de membrana e descrever as suas funções: Microvilos; Cílios e flagelos; Estruturas juncionais (junção de oclusão, adesão, desmossomos / hemidesmossomos, junções comunicantes)-
Teste 2 Questionário
Transporte celular
-
-
Sinalização celular
Capítulo 6 - pgs 107-114; 114 (lipossolúveis)-118 (Junqueira e Carneiro)
Capítulo 16 (Fundamentos de biologia celular - Alberts)
•OBJETIVOS da aula - os estudantes deverão ser capazes de…•Relacionar os diferentes tipos de sinalização celular e explicar como atuam•Relatar como o tipo de ligante (natureza química do sinal) determina o tipo de receptor (localização na célula) utilizado na sinalização•Explicar o funcionamento dos receptores citoplasmáticos•Explicar o funcionamento dos diferentes tipos de receptores celulares de membrana (canais iônicos, proteína G, associado a enzimas)•Descrever as vias de sinalização dependentes de segundo mensageiro (cálcio e AMPc)•Explicar a transdução de sinal e amplificação de sinal -
SEMANA SANTA - não haverá aula
-
Organização tecidual I (tecido epitelial e conjuntivo)
Livro Junqueira e Carneiro - Histologia Básica
Capítulo 4 Tecido epitelial pgs 66-67, 72-79, 83
Capítulo 5 Tecido conjuntivo pgs 91-103, 118-119
Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...
- descrever as características gerais (constituintes e sua organização) do epitélio de revestimento e do epitélio glandular e suas funções gerais; indicar as diferenças entre os dois tipos de epitélio;
- listar e descrever os diferentes tipos (classificações) de epitélio de revestimento e glandular de acordo com sua estrutura/organização e indicar a localização de cada tipo de tecido
- comparar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de epitélios de revestimento e entre as glândulas exócrinas e endócrinas
- descrever as características gerais (constituintes e sua organização) do tecido conjuntivo comum e suas funções gerais;
- classificar e identificar os diferentes tipos tecido conjuntivo comum de acordo com sua estrutura/organização e relacionar a disposição das fibras de colágeno, direção da resistência à tração e função; indicar a localização de cada tipo de tecido
- comparar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de tecido conjuntivo e entre o tecido epitelial e conjuntivo
- explicar a relação funcional entre os tecidos epitelial e conjuntivo
-
Organização tecidual II (tecido muscular e nervoso)
Livro Junqueira e Carneiro Histologia Básica
Capítulo 10 Tecido muscular - pgs 182-195 (não precisa das linhas A, I, Z dos sarcômeros); 197-203
Capítulo 9 Tecido nervoso - pgs 153-15158; 160; 161-166; 169-174
Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...Descrever a estrutura e funções gerais do tecido muscularComparar semelhanças e diferenças entre os diferentes tipos de tecido muscular, considerando as características de contração, a morfologia, a localização e suas funçõesRelacionar os constituintes do tecido nervoso (neurônios e células da glia) e suas funçõesDescrever a organização do tecido nervoso nos diferentes órgãos que compõem o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e periférico (gânglios nervosos e nervos)-
Teste 5 Tecido Muscular e Nervoso Questionário
-
-
PROVA 1
-
Avaliação
-
Citoplasma e suas organelas - Prof Heidge Fukumasu