Programação

  • ZMV1002 Biologia Celular e Molecular

    OBJETIVOS DA DISCIPLINA

    Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de: 1) descrever as diferentes estruturas celulares e associá-las às suas funções, incluindo  composição, estrutura e funções das membranas celulares e suas especializações; 2) relatar os mecanismos de transporte de substâncias entre a célula e seu ambiente; 3) descrever as diferentes formas de interação e comunicação entre as células e o meio extracelular; 4) descrever a organização tecidual básica dos organismos animais; 5) relacionar a estrutura e função das diferentes organelas e do citoplasma para a sobrevivência celular; 6) relatar os princípios básicos da expressão gênica, incluindo a síntese de DNA e RNA; 7) descrever e comparar diferentes processos de proliferação e morte celular.

    • Teste 1 Membranas Questionário
      Restrito Disponível até 2 maio 2017, 12:00
    • Teste 2 Transporte celular Questionário
      Restrito Disponível até 2 maio 2017, 12:00
    • Teste 3 Sinalização celular Questionário
      Restrito Disponível até 2 maio 2017, 12:00
    • Teste 4 Tecido epitelial e conjuntivo Questionário
      Restrito Disponível até 2 maio 2017, 12:00
    • Teste 5 Tecido Muscular e Nervoso Questionário
      Restrito Disponível até 2 maio 2017, 12:00
  • 14 de março

    Introdução à disciplina

  • 21 de março

    Membrana celular

    Capítulo 5 Membrana plasmática pgs 83-86, 88-89 (Junqueira e Carneiro Biologia Celular e Molecular)

    No Fundamentos da Biologia Celular (Alberts) Capítulo 11



    Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...

    – Descrever a estrutura da membrana relacionando seus componentes e sua organização espacial
    – Explicar como a natureza química (anfipatia) dos fosfolipídios resultam na formação de uma bicamada lipídica
    – Defender o conceito de que a estrutura da membrana permite o funcionamento de uma célula
    – Listar as funções das membranas celulares e estabelecer relação com as funções dos seus diferentes componentes
    Explicar as diferentes propriedades das membranas celulares

  • 28 de março

    Transporte celular

    Capítulo 5 Membrana plasmática pgs 89-103 (Junqueira e Carneiro)

    No Fundamentos da Biologia Celular (Alberts) Capítulo 12


    OBJETIVOS da aula – os estudantes deverão ser capazes de...

    Relacionar e descrever os mecanismos de transporte de substâncias através de membrana
    pequenas quantidades
    transporte passivo e transporte ativo
    grandes quantidades
    endocitose e exocitose

    Relacionar o tipo de transporte com gradiente de concentração e gasto energético, bem como quantidade e tipo de material transportado

    Relatar o processo de síntese e a reciclagem de membranas

    Relacionar as especializações de membrana e descrever as suas funções: Microvilos;  Cílios e flagelos;  Estruturas juncionais (junção de oclusão, adesão, desmossomos / hemidesmossomos, junções comunicantes)

  • 04 de abril

    Sinalização celular

    Capítulo 6 - pgs 107-114; 114 (lipossolúveis)-118 (Junqueira e Carneiro)

    Capítulo 16 (Fundamentos de biologia celular - Alberts)

    OBJETIVOS da aula - os estudantes deverão ser capazes de…
    Relacionar os diferentes tipos de sinalização celular e explicar como atuam
    Relatar como o tipo de ligante (natureza química do sinal) determina o tipo de receptor (localização na célula) utilizado na sinalização
    Explicar o funcionamento dos receptores citoplasmáticos
    Explicar o funcionamento dos diferentes tipos de receptores celulares de membrana (canais iônicos, proteína G, associado a enzimas)
    Descrever as vias de sinalização dependentes de segundo mensageiro (cálcio e AMPc)
    Explicar a transdução de sinal e amplificação de sinal

  • 11 de abril

    SEMANA SANTA - não haverá aula

    • 18 de abril

      Organização tecidual I (tecido epitelial e conjuntivo)

      Livro Junqueira e Carneiro - Histologia Básica

      Capítulo 4 Tecido epitelial pgs 66-67, 72-79, 83

      Capítulo 5 Tecido conjuntivo pgs 91-103, 118-119



      Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...

      descrever as características gerais (constituintes e sua organização) do epitélio de revestimento e do epitélio glandular e suas funções gerais; indicar as diferenças entre os dois tipos de epitélio;

      listar e descrever os diferentes tipos (classificações) de epitélio de revestimento e glandular de acordo com sua estrutura/organização e indicar a localização de cada tipo de tecido

      comparar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de epitélios de revestimento e entre as glândulas exócrinas e endócrinas

      descrever as características gerais (constituintes e sua organização) do tecido conjuntivo comum e suas funções gerais;

      classificar e identificar os diferentes tipos tecido conjuntivo comum de acordo com sua estrutura/organização e relacionar a disposição das fibras de colágeno, direção da resistência à tração e função; indicar a localização de cada tipo de tecido

      comparar as semelhanças e diferenças morfológicas e funcionais entre os diferentes tipos de tecido conjuntivo e entre o tecido epitelial e conjuntivo

      explicar a relação funcional entre os tecidos epitelial e conjuntivo

    • 25 de abril

      Organização tecidual II (tecido muscular e nervoso)

      Livro Junqueira e Carneiro Histologia Básica

      Capítulo 10 Tecido muscular - pgs 182-195 (não precisa das linhas A, I, Z dos sarcômeros); 197-203

      Capítulo 9 Tecido nervoso - pgs  153-15158; 160; 161-166; 169-174



      Objetivos da aula – os estudantes deverão ser capazes de...

      Descrever a estrutura e funções gerais do tecido muscular

      Comparar semelhanças e diferenças entre os diferentes tipos de tecido muscular, considerando as características de contração, a morfologia, a localização e suas funções 

      Relacionar os constituintes do tecido nervoso (neurônios e células da glia) e suas funções

      Descrever a organização do tecido nervoso nos diferentes órgãos que compõem o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e periférico (gânglios nervosos e nervos)


    • 02 de maio

      PROVA 1

      • 09 de maio

        Avaliação

        • 16 de maio

          Citoplasma e suas organelas - Prof Heidge Fukumasu