Programação

  • ZMV 0133 Biologia Celular e do Desenvolvimento

    OBJETIVOS DA DISCIPLINA

    Ao final da disciplina os estudantes serão capazes de: 1) descrever as diferentes estruturas celulares, incluindo composição, estrutura/morfologia, localização celular e funções e estabelecer sua relação com as membranas celulares e diferentes organelas; 2) descrever as diferentes formas de interação célula-célula e célula-meio extracelular; 3) explicar os processos de transporte intracelular e organização do citoesqueleto e sua relação com a forma e os movimentos celulares; 4) explicar os processos básicos da biologia do desenvolvimento, incluindo a formação de gametas, a fecundação, desenvolvimento embrionário inicial e formação dos tecidos e anexos fetais; 5) relatar os princípios básicos da expressão gênica e transmissão genética, incluindo a síntese de DNA, RNA e proteínas; 6) relacionar a estrutura da mitocôndria e sua origem endossimbiótica com sua função de síntese de energia; 7) descrever e comparar diferentes processos de proliferação e morte celular

    • Notícias e avisos
    • Fórum a ser utilizado para discussões entre os estudantes em relação conteúdo e material de estudo para postar perguntas e sanar dúvidas. As discussões serão acompanhadas pelo docente que intervirá quando julgar necessário. A participação e qualidade das discussões poderão ser utilizadas como parte da pontuação para geração de nota.

    • Questionário ícone
      Teste 1 Membrana celular Questionário
      Disponível até 10 maio 2017, 09:00 AM
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      Teste 2 Organelas Questionário
      Disponível até 10 maio 2017, 09:00 AM
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      Teste 3 Sinalização celular Questionário
      Disponível até 10 maio 2017, 09:00 AM
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      Teste 4 Citoesqueleto e Matriz extracelular Questionário
      Disponível até 10 maio 2017, 09:00 AM
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      Teste 5 Gametogênese e fecundação Questionário
      Disponível até 10 maio 2017, 09:00 AM
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      Teste 6 - Desenvolvimento Questionário
      Disponível até 10 maio 2017, 09:00 AM
  • 15 de março

    Introdução à disciplina

  • 22 de março

    Membrana celular

    Capítulo 5 Membrana plasmática pgs 83-86, 88-89, 90, 95, 97-103


    • Objetivos da aula – os estudantes deverão ser 
    capazes de...

    Descrever a estrutura da membrana celular incluindo seus componentes e sua organização espacial

    Explicar as funções das membranas celulares e estabelecer a  relação com as funções dos seus diferentes componentes

    Listar e explicar as diferentes propriedades das membranas celulares

    Descrever as formas de transporte de substâncias através de membrana, considerando o tipo e quantidade de substância e o gasto energético

    Relatar e explicar as especializações das membranas relacionando sua estrutura e suas funções para a célula.

  • 29 de março

    Organelas

    Capítulo 10 Organelas - retículo endoplasmático; pgs 205-208; Rugoso 209-211; 212-213 (não precisa dos detalhes de complexo Sec61, TRAP, OST, BiP, só o processo geral de síntese proteica); Liso 213-216; complexo de Golgi 216-221; Vesículas de transporte 221-222 (não precisa de COP, Snare); Endossomos e lisossomos 223-228


    OBJETIVOS – ao final da aula os estudantes deverão ser capazes de …

    Definir organelas

    Evidenciar as vantagens da existência de organelas para a função celular


    Relacionar as funções das organelas à estrutura da membrana celular e suas propriedades

    Descrever a estrutura/morfologia das organelas e suas funções: Retículo endoplasmático (rugoso e liso),  Complexo de Golgi, Vesículas de transporte, Endossomos, Lisossomos e Peroxissomos

    Reconhecer a morfologia e indicar a localização de cada organela

  • 05 de abril

    Sinalização celular

    Capítulo 6 - pgs 107-114; 114 (lipossolúveis)-118


    OBJETIVOS da aula - os estudantes deverão ser capazes de…


    • Relacionar os diferentes tipos de sinalização celular e suas funções: endócrina, parácrina/autócrina, e neurotransmissão

    • Explicar como atuam os diferentes tipos de sinalização


    • Relatar como o tipo de ligante (natureza química do sinal) determina o tipo de receptor (localização na célula) utilizado na sinalização

    • Explicar o mecanismo de ação dos receptores citoplasmáticos

    • Explicar o mecanismo de ação dos diferentes tipos de receptores celulares de membrana (canais iônicos, proteína G, associado a enzimas)

    • Descrever as vias de sinalização dependentes de segundo mensageiro (cálcio e AMPc)

    • Explicar a transdução de sinal e amplificação de sinal

  • 12 de abril

    SEMANA SANTA - não haverá aula

  • 19 de abril

    Citoesqueleto e Matriz extracelular

    Capítulo 7 Citoesqueleto - pgs 121-122; 125-129; 133-141

    Capítulo 12 Matriz extracelular - pgs 247-255


    OBJETIVOS da aula – os estudantes deverão ser pazer de…
    Descrever os componentes do citoesqueleto (microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários), suas funções e como são formados
    Descrever as estruturas celulares formadas pelo citoesqueleto (cílios/flagelos, centríolos/corpúsculos basais e microvilos) e suas funções
    Relatar o papel das proteínas associadas ao citoesqueleto (miosina 2 e dineína) nos diferentes tipos de movimentos celulares (com e sem alteração de forma celular)
    Citar e descrever as proteínas motoras (cinesina e dineína) e explicar sua atuação no transporte intracelular de organelas/vesículas
    Listar e descrever os componentes da matriz extracelular: Proteínas fibrosas (colágeno e elastina); Proteínas adesivas (laminina e fibronectina); Proteínas não fibrosas (glicosaminoglicanas, proteglicanas) e suas respectivas funções
    Explicar como os componentes da matriz extracelular contribuem para a variedade funcional dos tecidos
    Explicar a estrutura e função das integrinas e sua relação com a interação entre matriz extracelular e o citoesqueleto


  • 26 de abril

    Gametogênese e fecundação

    Livro - Embriologia Veterinária - Hyttel et al; Capítulos 4 e 5

    Embriologia Básica - Moore  & Persaud 5ª ed.

    Capítulo 2 - pgs 16-21; 27 (transporte de gametas)-28

    Capítulo 3 - pgs 32-35 (exceto clivagem)


    Objetivosos estudantes deverão ser capazes de…

    – descrever as etapas da meiose (meiose I e meiose II) e explicar a função do processo meiótico

    – descrever o processo de formação dos gametas (gametogênese) masculino (etapas da espermatogênese) e feminino (etapas da ovogênese)

    – evidenciar as diferenças entre espermatogênese e ovogênse em relação ao número de gametas formados em uma divisão meiótica e ao período da vida em que ocorre a meiose em machos e fêmeas

    – explicar o processo de fecundação e indicar o local em que ocorre no sistema reprodutor feminino


  • 03 de maio

    Desenvolvimento inicial e formação dos tecidos e anexos

    Livro -  Embriologia Veterinária - Hyttel et al; Capítulos 6, 7, 8 e 9

    Embriologia Básica - Moore  & Persaud 5ª ed.

    Capítulo 3 - pgs 32 (a partir de clivagem)-38; 40

    Capítulo 4 - pgs 43-47

    Capítulo 5 - pgs 54 (exceto linha primitiva); 58; 66-69

    Capítulo 6 - pgs 72 (só fases do desenvolvimento); 75 (derivados dos folhetos)

    Capítulo 8 - pgs 108; 121; 122; 125; 126; 129

    Capítulo 9 - pgs 135; 144;-147


    Objetivosos estudantes deverão ser capazes de…


    Descrever o desenvolvimento embrionário inicial (pré-implantação) e as características temporais e morfológicas e local em que ocorrem no sistema reprodutor feminino
    Exemplificar tecidos / órgãos formados a partir dos folhetos embrionários (endoderma, mesoderma e ectoderma)
    Explicar a diferenciação celular
    Listar os anexos fetais, seus componentes e suas respectivas funções gerais
    Caracterizar os processos de gemelidade (tipos de gêmeos) e de teratologia
    Indicar aplicações práticas de conhecimentos do desenvolvimento dos gametas e embrionário/fetal e relacionar a gravidade das alterações teratológicas com a fase do desenvolvimento


  • 10 de maio

    PROVA 1

  • 17 de maio

    Avaliação

  • 24 de maio

    Núcleo - DNA e RNA - Prof Flávio Meirelles