Diagrama de temas
-
- Fazer uma abordagem dos conteúdos de matemática dos primeiros anos do ensino fundamental procurando-se atender às necessidades de formação do pedagogo, possibilitando-lhe o acesso às diversas concepções sobre a matemática, a sua aprendizagem e principais métodos de ensino decorrentes destes pressupostos teóricos.
- Subsidiar o futuro professor para estruturar o ensino de matemática às crianças do 1º ao 5º ano, estabelecendo uma linha longitudinal que leve em conta as relações que os conteúdos deste período tem com aquele da educação infantil e, igualmente, com os demais anos do ensino fundamental
-
1ª Parte: Apresentação do curso e orientações complementares
2ª Parte: A Matemática e o seu ensino: significados e perspectivas
-
1ª Parte: Número natural e sistema de numeração decimal (abordagem histórica);
OBSERVAÇÕES:
- Efetuar a leitura prévia do texto indicado e, a partir disso, destacar uma ideia/afirmação que considera relevante. Comente a afirmação ou formule uma questão para discutir com a classe;
- Envie os comentários/descrições em forma de texto online através do link disponível em cada semana. De preferencia, enviar antes do prazo.
-
1ª Parte: Número natural e sistema de numeração decimal (Abordagem didática);
2ª Parte: Escolha do tema de trabalho e organização dos grupos para a elaboração de uma unidade didática (U.D.) sobre um tema do curso.
-
1ª Parte: Operações com números naturais: fundamentos e técnicas operatórias.
2ª Parte: Relatos de estágio.
ATENÇÃO! Entrega do plano da Unidade Didática (U.D.)
-
1ª Parte: Grandezas e Medidas
2ª Parte: Grupos de Trabalho (reunião).
-
1ª Parte: Números racionais, suas representações e operações;
2ª Parte: Relatos de estágio.
-
1ª Parte: Relações espaciais em geometria (vivências);
2ª Parte: Grupos de trabalho (reunião).
-
1ª Parte: Tratamento da informação
-
Grupos de Trabalho (reunião)
Discussão da primeira versão da U.D. -
1ª Parte: Avaliação no ensino e aprendizagem da Matemática;
2ª Parte: Apresentação de trabalhos dos grupos (1 e 2)
-
1ª Parte: Síntese de concepções e orientações para a Matemática e seu ensino;
2ª Parte: Apresentação de trabalhos dos grupos (3 e 4)
-
1ª Parte: Jogos e resolução de problemas.
2ª Parte: Apresentação de trabalhos em grupo (5 e 6).
-
1ª Parte: Tratamento da informação. Noções de estatística.
2ª Parte: Acompanhamento de estágio.
-
1ª Parte: Apresentação de trabalhos em grupo (7, 8, 9 e 10)
-
1ª Parte: Prova;
2ª Parte: Entrega da U. D. e dos relatórios de estágio.
ENTREGA DAS UNIDADES DIDÁTICAS - TODOS OS GRUPOS!!!
-
Participação/Leituras.............(15%)
Relatório de Estágio...............(25%)
Prova.................................(30%)
Trabalho em grupo.................(30%)
TOTAL ...............................(100%)
-
-
-
-
-