Kursthemen
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Prof. Simone Diniz e prof. Jefferson Drezzet
Temas:
Ciclos de vida e saúde pública: Introdução
Transição de gênero, tendências demográficas, nutricional de saúde pública: a saúde reprodutiva
Contracepção e fecundidade
Perguntas norteadoras:
Introdução aos ciclos de vida- Defina ciclos de vida e os desafios desta abordagem para a Saúde Pública, para a Nutrição e para as noções de prevenção e promoção da saúde- Descreva o que mudou na distribuição da população brasileira quanto a estes ciclos / grupos etários, e por quê.- Descreva as implicações para a Saúde Pública na mudança na pirâmide etária.- Defina "risco" e "vulnerabilidade"Gênero, fecundidade e saúde pública- Descreva a taxa e tendências atuais da fecundidade no país, e os fatores associados à queda da fecundidade.- Como políticas públicas podem contribuir para reduzir as desigualdades de gênero na conciliação entre trabalho produtivo / remunerado e as responsabilidades familiares?- Porque as mulheres vivem mais do que os homens? -
Prof.ª Simone Diniz
Prof. Jefferson Drezzet
Temas:
- Revisão das bases biológicas: ciclo fértil
- Contracepção
- Gestação normal e atenção pre-natal
- Gestação normal e necessidades nutricionais
- Atenção pre-natal - PAISM e Rede Cegonha
Perguntas norteadoras
- Descreva o ciclo menstrual, suas fases e os hormônios envolvidos
- Como uma mulher pode saber quando está ovulando e com grandes chances de engravidar?
Contracepção e saúde pública
- Cite os métodos contraceptivos de barreira, hormonais e definitivos, suas vantagens e desvantagens
- Como se distribui o uso de contraceptivos no Brasil, nos setores público e privado? Por quê?
Qual é a duração, em semanas, da gestação?
As gestações estão ficando ficando mais curtas? Justifique.
Descreva duas modificações ou alterações que o organismo da mulher sofre durante a gestação.
Cite as queixas digestivas mais comuns durante a gestação, e suas causas.
Quais as principais mudanças nas necessidades nutricionais das gestantes?
Toda gestante necessita de suplementação nutricional? Justifique.
Video gravidez e parto - https://www.youtube.com/watch?v=_fQBjuFEPE0
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Prof.ª Simone Diniz
Prof. Jefferson
- Assistência ao parto como questão de saúde pública : impactos no curto e longo prazo na saúde e estado nutricional.
- Evidências e direitos na assistência ao parto
- Importância do parto e da primeira hora para a amamentação e para a saúde da mãe e do bebê
Perguntas norteadoras
- Quais as principais fases do trabalho de parto e parto?
- Quais os principais hormônios envolvidos no trabalho de parto e parto?
- Porque no Brasil as crianças de famílias mais ricas têm gestações mais curtas?
- Qual a diferença entre a dor do parto e a dor iatrogênica?
- O que é considerado hoje em dia o “padrão-ouro” da assistência ao parto?
- Por que a taxa de cesárea no Brasil é tão alta?
- O que é a “hora dourada” e qual a sua importância?
- Justifique a importância do modo de nascer para o estado nutricional dos nascidos
- Quais os efeitos de curto e longo prazo dos modos de nascer, em termos de doenças crônicas?
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Prof.ª Simone Diniz
Prof. Jefferson Drezzet- O SUS que dá certo - Experiências bem-sucedidas de mudança (vídeo H. Sofia Feldman)
- Inovação em Saúde da Mulher: desafios
- Inovação em Nutrição na Saúde Pública
Sobre o vídeo "Sofia Feldman - o SUS que dá certo", comente:
- Quais as principais inovações na assistência
a) à gestante,
b) à parturiente,
c) à puérpera,
d) ao bebê e
e) ao acompanhante?
- Quais as inovações quanto à alimentação e nutrição?
- Quais as principais inovações na gestão do serviço?
- Quais as principais inovaçãoes na gestão dos recursos humanos?
Video "Experiências do SUS que dá certo - Hospital Sofia Feldman"
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Prof.ª Simone Diniz e prof. Jefferson Drezzet
Com a inestimável colaboração de duas palestrantes visitantes:
- Gabriela Buccini e Viviane Vieira
Promoção do aleitamento e do bem-estar materno na assistência materna
- Saúde no pós-parto e no aleitamento
- Consultoria de lactação
- Bancos de leite e a Iniciativas IHAC e IHAMC.
- Promoção da relactação
- Prevenção da retenção de peso pós-filhosPerguntas norteadoras:
1. O que é puerpério e quais as suas fases
2. Descreva a fisiologia da lactação
3. Fale sobre a assistência ao pós-parto, e sua relação com os modos de parto
4. Porque a amamentação foi desestimulada durante décadas na assistência ao parto, e porque tem sido retomada?
5. Quais as principais vantagens da amamentação para mães e bebês?
6. Porque a amamentação na primeira hora é fundamental para o estabelecimento da lactação?
7. Quais as principais formas de promover a amamentação, nas ações de saúde?
8. Descreva as Iniciativas Hospital Amigo da Criança (IHAC) e Hospital Amigo da Mãe e da Criança (IHAMC)
Vídeo: amamentação à luz da primeira hora (IBFAN/Instituto de Saúde- SES)
https://www.youtube.com/watch?v=pZAv0ulozZg
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Bibliografia:Giugliani, Elsa RJ. "Problemas comuns na lactação e seu manejo." J Pediatr80.5 (2004): 147-54.Bueno, Lais Graci dos Santos, and Keiko Miyasaki Teruya. "Aconselhamento em amamentação e sua prática." J. pediatr.(Rio J.) 80.5, supl (2004): s126-s130.Brasil. Decreto nº 7.272, de 25 de agosto de 2010a. Regulamenta a Lei no 11.346, de 15 de setembro de 2006, que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada, institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - PNSAN, estabelece os parâmetros para a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e dá outras providências [decreto na internet]. [acesso em 30 dez 2010]. Disponível em: http://www.mds.gov.br/sobreoministerio/ legislacao/segurancaalimentar/ decretos/2010/Decreto%207.272-2010.pdf.
Brasil. Constituição (1988). Emenda constitucional no 64, de 4 de fevereiro de 2010. Altera o art. 6º da Constituição Federal, para introduzir a alimentação como direito social. Diário Oficial da União. 05 dez 2010b; Seção 1:1.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança : aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. 184 p. : il. – (Cadernos de Atenção Básica ; n. 23)
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Prof. Paulo Gallo
Viviane Vieira, nutricionista, doutora pela FSP
Introdução à infância
O lugar do nutricionista na saúde da mulher
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Prof.ª Simone Diniz
Prof. Jefferson Drezzet
TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA HSM 0129 – Ciclo de Vida – Parte de Saúde da Mulher
- Alunos apresentarão suas produções sobre orientações nutricionais no último dia de aula. O trabalho será feito em grupo. Planejem 10-15 minutos de apresentação.
TEMAS:
1. Gestante saudável
2. Gestante com excesso de peso
3. Promoção da amamentação na assistência ao parto e no pós-parto (hora dourada)
4. Prevenção do desmame precoce
5. Técnicas de relactação (para puérperas e mães adotivas)
6. Puérpera eutrófica amamentando:
7. Puérpera com excesso de peso amamentando: Mariane
8. Prevenção da retenção de peso no pós-parto
9. Prevenção de incômodos digestivos na gravidez (azia, máusea, constipação)
10. Prevenção do corte prematuro do cordão: Giovana
11. Indução à cesárea / dificuldade de ter um parto espontâneo: Maria, Bárbara, Débora Cioffi, Jessica Mirana, Eder Rosa
12. Método Canguru
(sugestões de temas são bem-vindas)
FORMATO:
- As orientações podem ser em vários formatos – folder, cartaz, infográfico ou video, ou outro, desde que possam ser compartilhados depois para usuárias, com linguagem adequada.
- Todos os trabalhos devem incluir pelo menos duas receitas simples.
- Além do folder/produto, deve ter uma versão do trabalho em texto de 2-5 páginas, incluindo a bibliografia consultada
COMO SERÃO AVALIADOS:
- Serão avaliados por: correção da informação; clareza da mensagem; apresentação; adequação da linguagem para o público de usuárias do SUS; links "para saber mais".
- Deve haver uma bibliografia de referência, a ser enviado junto com o trabalho.
QUEM AVALIARÁ:
- Usuárias do SUS, convidadas (em geral, estudantes da FSP)
- Profa. Simone e professores convidados
COMO É FEITA A AVALIAÇÃO DA 1ª. PARTE DA DISCIPLINA:
50% trabalho final
50% prova de múltipla escolha, com base nas perguntas norteadoras.
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Prof. Claudio Leone
- Curvas padronizadas e avaliação do crescimento infantil
- Curvas de crescimento (aulas 1 e 2) -
Prof. Ciro Bertolli
- Doença diarreica e desidratação na infância
- Alterações nutricionais e alimentação no 1o. ano de vida
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Profa. Dafne Herrero
- Desenvolvimento cognitivo da criança (Piaget)
- Motricidade e Vida social
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Prof. Paulo Gallo
Enf. Ma. Cristina Bernat
- Programa de imunização no Estado de São Paulo
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- Comentários da prova 1 (Profa. Simone)
Prof. Paulo Gallo
- Doenças respiratórias na infância
- Alimentação saudável? Como e por que interagir.
- Distribuição das perguntas da prova 2
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Avaliação da prova 2
- Entrega da prova 2 respondida
- Discussão das perguntas e respostas
- Atividade em grupo